Author Topic: duvida na tecnica  (Read 121725 times)

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: duvida na tecnica
« Reply #135 on: April 26, 2017, 08:05:47 pm »
0


O blooming é uma preferência pessoal.
Atenção que certos sabões trazem instruções para o deixar secar, como o Martin de Candre e sobretudo o Savonnerie du Moulin.
Eu deixo sempre o sabão aberto e passado umas horas fecho de modo a que possa secar.

O "blooming" tem um contra.
Faz o sabão ficar com rachaduras.
Observei isso com o SDM e com o
Osma ... com o Musgo e o
DVH , (por exemplo)... não acontece
isso.
Isto é apenas estetico , não
afecta a funcionalidade.





Enviado do meu GT-I9301I através de Tapatalk

"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Offline PauloF

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1142
  • Respect: +518
    • Email
Re: duvida na tecnica
« Reply #136 on: April 26, 2017, 08:07:41 pm »
+2
Só por curiosidade, neste vídeo que vai ser o meu método de usar o sabonete para a espuma, o sabonete que ele usa foi dado/vendido por um Rui de Portugal, porventura será alguém daqui? :)

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=0LI5LaGp9Zw" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=0LI5LaGp9Zw</a>
É que foi mesmo, foi o @goaman.

http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=7561.msg219778#msg219778

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: duvida na tecnica
« Reply #137 on: April 27, 2017, 12:11:18 am »
0

O "blooming" tem um contra.
Faz o sabão ficar com rachaduras.
Observei isso com o SDM e com o
Osma ... com o Musgo e o
DVH , (por exemplo)... não acontece
isso.
Isto é apenas estetico , não
afecta a funcionalidade.





Enviado do meu GT-I9301I através de Tapatalk
Ainda não notei isso em nenhum sabão meu.

Offline rcoutada

  • Trade Count: (0)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2198
  • Até ser Homem é uma Arte
  • Respect: +1073
    • Email
Re: duvida na tecnica
« Reply #138 on: April 27, 2017, 08:13:33 am »
0
Ainda não notei isso em nenhum sabão meu.
Eu tb não, o único sabão que me rachou foi o que racha sempre, o Mitchell's Wool Fat.
E atenção que o meu blooming são umas gotas de água durante uns 30 segundos

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: duvida na tecnica
« Reply #139 on: April 27, 2017, 01:47:22 pm »
0
Eu tb não, o único sabão que me rachou foi o que racha sempre, o Mitchell's Wool Fat.
E atenção que o meu blooming são umas gotas de água durante uns 30 segundos

Sim... no caso do MWF, faz parte da "mística" do sabão :D
Nunca tinha reparado no uso do termo "blooming" associado ao humedecer prévio do sabão. Os "camones" inventam cada coisa...! :D

Muito sinceramente, e com sabões, o que faço é deixar o sabão a secar ao ar quando acabo de me barbear. De seguida, vou à minha vida. No final do dia, quando regresso a casa, já o sabão está mais que seco e pronto para fechar e arrumar.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline XF-17

  • Trade Count: (+2)
  • Leve como uma Feather
  • ************************
  • Posts: 2569
  • O Indiana Jones de produtos portugueses
  • Respect: +922
    • Email
Re: duvida na tecnica
« Reply #140 on: April 27, 2017, 01:53:33 pm »
0
Faço o mesmo. No final do dia, fecho o sabão.
"A música é a mais elevada forma de arte. É também a mais nobre. É emoção humana, capturada, cristalisada e encastrada - e depois passada a outros."

Offline Corto

  • Trade Count: (+1)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1640
  • Respect: +849
    • Email
Re: duvida na tecnica
« Reply #141 on: April 27, 2017, 03:28:23 pm »
0
Faço o mesmo. Deixo meio dia o sabão aberto para secar. Fica um cheirinho na sala onde tenho a parafernália de barbear... Mmmmmmmm

Offline cvigti

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 53
  • Respect: +4
    • Email
Re: duvida na tecnica
« Reply #142 on: April 27, 2017, 03:50:19 pm »
0
Pelos vídeos e descrição feita neles sobre o blooming, não é bem só humedecer o sabão. É deixá-lo com àgua morna em cima por uns bons minutos, normalmente antes de se ir ao duche. Pelo que não considero blooming o acto de meter umas gotas e deixar durante 30 segundos...isso pouco deve fazer ao sabonete.

Este tipo explica:
https://youtu.be/bkVm5y1oMrs?t=7m7s

E o Chris também explica se sim ou não ;)
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=MLqL-wsOHfU" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=MLqL-wsOHfU</a>
I intend to live forever. So far, so good.

Offline rcoutada

  • Trade Count: (0)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2198
  • Até ser Homem é uma Arte
  • Respect: +1073
    • Email
Re: duvida na tecnica
« Reply #143 on: April 27, 2017, 03:57:41 pm »
0
Sim... no caso do MWF, faz parte da "mística" do sabão :D
Nunca tinha reparado no uso do termo "blooming" associado ao humedecer prévio do sabão. Os "camones" inventam cada coisa...! :D

Muito sinceramente, e com sabões, o que faço é deixar o sabão a secar ao ar quando acabo de me barbear. De seguida, vou à minha vida. No final do dia, quando regresso a casa, já o sabão está mais que seco e pronto para fechar e arrumar.
+1

Offline DrogbaPT

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 6
  • Respect: +1
Re: duvida na tecnica
« Reply #144 on: October 22, 2017, 07:48:30 pm »
+1
Não sei se é o sítio mais apropriado mas queria deixar o testemunho aqui;
Acho que finalmente hoje acertei com o ângulo da safety razor. Na 2ª passagem lá peguei no bicho de maneira diferente e ouvi um "cantar" diferente ao cortar a barba e pareceu-me muito melhor. Arrisquei ir ATG (against the grain) e zero irritação e zero cortes (apenas nao fui à zona mais inferior do pescoço porque é a minha zona mais sensível).
Tenho é uns spots na parte inferior do pescoço com razor burn mas acho que foi mais da primeira passagem do que pelas passagens seguintes.

A minha questão é: com os outros users também foi assim? Um dia deu um clique e aquilo começou a andar bem? Eu ainda tenho que experimentar mais vezes a ver se realmente aprendi ou se tive "sorte".

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re: duvida na tecnica
« Reply #145 on: November 07, 2017, 05:40:27 am »
0
Não sei se é o sítio mais apropriado mas queria deixar o testemunho aqui;
Acho que finalmente hoje acertei com o ângulo da safety razor. Na 2ª passagem lá peguei no bicho de maneira diferente e ouvi um "cantar" diferente ao cortar a barba e pareceu-me muito melhor. Arrisquei ir ATG (against the grain) e zero irritação e zero cortes (apenas nao fui à zona mais inferior do pescoço porque é a minha zona mais sensível).
Tenho é uns spots na parte inferior do pescoço com razor burn mas acho que foi mais da primeira passagem do que pelas passagens seguintes.

A minha questão é: com os outros users também foi assim? Um dia deu um clique e aquilo começou a andar bem? Eu ainda tenho que experimentar mais vezes a ver se realmente aprendi ou se tive "sorte".
Comigo foi assim também. Penso que demorei um ano até chegar a esse ponto.
Há um processo de ajuste, não só da técnica mas também da pele do rosto que se torna mais elástica (mais jovem :) ) devido ao tratamento de hidratação diário.
Para mim era totalmente impossível ir contra o pêlo. O cabeçal da máquina prendia como se tivesse uma barba de meses. Hoje consigo fazer contra o pêlo, mas faço só muito levemente, ou para ocasiões especiais.
No dia a dia não é notória a diferença visual entre o "rabinho de bebé" e o um bom barbeado.

Muitos parabéns pelo marco alcançado :)
É sempre cada vez melhor!

Se na próxima vez não correr tão bem, é porque houve algum factor que influenciou, e não "sorte". Eu notava que colocando creme hidratante na noite anterior facilitava o barbear na manhã seguinte.
Óleos de pré barbear 15 minutos antes também ajudavam (mas isso não dá para fazer todos os dias). Hoje acho os óleos de pré barbear mais incómodos do que ajuda :)

Fico satisfeito de ter atingido este patamar, afinal é esse o propósito deste site :)
« Last Edit: November 07, 2017, 05:50:49 am by nunogrl »

Offline Corto

  • Trade Count: (+1)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1640
  • Respect: +849
    • Email
Re: duvida na tecnica
« Reply #146 on: November 08, 2017, 02:26:57 pm »
0
Não sei se é o sítio mais apropriado mas queria deixar o testemunho aqui;
Acho que finalmente hoje acertei com o ângulo da safety razor. Na 2ª passagem lá peguei no bicho de maneira diferente e ouvi um "cantar" diferente ao cortar a barba e pareceu-me muito melhor. Arrisquei ir ATG (against the grain) e zero irritação e zero cortes (apenas nao fui à zona mais inferior do pescoço porque é a minha zona mais sensível).
Tenho é uns spots na parte inferior do pescoço com razor burn mas acho que foi mais da primeira passagem do que pelas passagens seguintes.

A minha questão é: com os outros users também foi assim? Um dia deu um clique e aquilo começou a andar bem? Eu ainda tenho que experimentar mais vezes a ver se realmente aprendi ou se tive "sorte".

Exactamente como a mim. Houve um click que a partir daí tudo encaixou. Mas é como diz o Nuno por vezes não é o angulo ou a máquina, é mais a combinação de vários factores: o sabão usado, preparação, lâmina que usaste. O divertido é tentar replicar com outras variáveis e confirmar se foi mesmo da técnica.

Offline xxlpack

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1292
  • Respect: +1379
Re: duvida na tecnica
« Reply #147 on: April 13, 2018, 11:53:57 pm »
0
confrades, sempre usei cremes, recebi ontem o proraso verde em pote, queria saber como vcs usam ele? eu gosto de espumar os cremes no rosto. como faço com esse? carrego um tempo no próprio pote depois faço a espuma no rosto ou tiro um pedaço dele do pote e coloco no pincel pra carregar no rosto como os cremes em bisnaga? (Image removed from quote.)

Se gostas e estás acostumado a fazer a espuma na face carrega um tempo no próprio pote depois faz a espuma no rosto tal e qual como com um creme, é assim que eu faço  ;)

Offline Barba negra

  • Trade Count: (0)
  • Dia de Derby
  • *****
  • Posts: 89
  • Respect: +10
    • Email
Re: duvida na tecnica
« Reply #148 on: April 14, 2018, 06:08:12 pm »
0
Boas, eu uso diretamente do pote, ou seja, primeiro deixo o pincel mergulhado em água quente durante uns minutos depois tiro o excesso de água e passo no sabão, depois vou pondo na cara.

Quando acabo limpo com a mão os excesso de espuma que ficaram por fora no pote, fecho-o e depois arrumo-o na gaveta e está pronto para o dia seguinte.

Esse proraso verde é muito bom, é o que mais gosto de usar no verão.
« Last Edit: April 14, 2018, 06:10:00 pm by Barba negra »

Offline xxlpack

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1292
  • Respect: +1379
Re: duvida na tecnica
« Reply #149 on: April 14, 2018, 11:13:01 pm »
0
depois é só lavar com água o sabão no pote e deixar secar algumas horas antes de fechar, né?

Eu só lavo o "pote" por fora e o tempo que está aberto para secar é só o tempo que demoro a fazer a barba e arrumar tudo, quando acabo o barbear limpo e arrumo tudo e só no fim é que fecho a embalagem do sabão até ao próximo uso. Mas também há quem deixe umas horas para secar ou deixe aberta a embalagem todo o dia e só a vá fechar á noite, isto é como em tudo "cada cabeça sua sentença" mas desde que resulte bem e quem o faz se sinta bem da maneira que o faz então essa é maneira adequada e correcta para o fazer  ;)

Tags: lâminas 
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal