Author Topic: Escrita  (Read 9128 times)

Offline henrique

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1329
  • Respect: 0
Escrita
« on: March 09, 2012, 11:58:33 pm »
0
As canetas de aparo que por aqui tenho não fazem aquela escrita um bocado mais artística (ok a mão do escritor também não o é muito), para aqueles com mais experiência que tipo de aparo, ou caneta recomendam para dar um efeito visual mais interessante?

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Escrita
« Reply #1 on: March 10, 2012, 12:26:05 am »
0
Oa aparos ou nibs podem ter diferentes larguras (à ponta que assenta no papel) e diversos cortes: rectos/horizontais ou em ângulo (para a esquerda ou direita)

Quanto mais grosso for o nib mais confortável é a escrita.Um nib fino assenta no papel como uma faca, um grosso como uma bola.

O fino terá tendência a cortar o papel e a afundar-se, um grosso não.Porquê? Questão de distribuir o mesmo peso de 40 kls por exemplo, aplicados pela mão, numa superficie de metal de 1 mm ou de 2 mm. Quanto mais largo for o nib mais o peso se distribui por toda a área da ponta e isto exponencialmente.

Para começar bem e sem problemas, na arte da caligrafia, por exemplo, ou mesmo no dia-a-dia, sem sentir nenhum arrastamento/fricção ao papel? A Joy 3.50 vermelha da Lamy.

A escrita em itálico tem um nib cortado em ângulo: olhando para ela à contra-luz vê-se que não é horizontal mas é cortado "em rampa" por assim dizer.

Nos nibs apesar de cada fabricante ter, frequentemente, a sua própria largura e standard, é mais ou menos aceite que 3 F's será extra fino (FFF) M  médio (e é quase sempre este que vem de fábrica para alcançar o maior consenso possível entre todos os eventuais compradores) e o B será o mais largo de todos (1 Bold, BB, BBB).

Nos últimos dez anos a tendência é para a escrita fina e extra-fina devido a uma certa standartização que as rollers de gel trouxeram, cuja pigmento da tinta está diluído em óleo, e já não numa solução mais aquosa.

Este gosto pela escrita fina, migra assim para as permanentes, apesar do nib fino marcar mais o papel fazendo sulcos e gastar-se mais depressa porque menor área por onde distribuir o peso, logo mais atrito/fricção.

Hoje qualquer nib pode ser substituído (sem excepção) variando os preços dos dois euros aos 200 e 300 euros, ver mais, daqueles feitos à mão de ouro (ou banhados a ouro) para uma caneta especifica (cuja linha da tinta/o conduto que traz a tinta do depósito para a frente do aparo) é cortado com uma micro-serra rotativa de diamante com micróns de largura ou um trabalho de precisão e alta-joalharia.
« Last Edit: March 10, 2012, 12:31:59 am by lamina »

Offline orlandosn

  • Trade Count: (0)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2226
  • Portimão, Portugal
  • Respect: +2
    • Email
Re:Escrita
« Reply #2 on: March 10, 2012, 01:50:48 am »
0
Para começar bem e sem problemas, na arte da caligrafia, por exemplo, ou mesmo no dia-a-dia, sem sentir nenhum arrastamento/fricção ao papel? A Joy 3.50 vermelha da Lamy.

Gil, sabe se esta Lamy Joy 3.50 é coisa para custar horrores de euros ? ??? E já agora... a Lamy Safari ?  ???
« Last Edit: March 10, 2012, 02:10:39 am by orlandosn »
Orlando

Offline maxlawbr

  • Trade Count: (0)
  • A Mühle da cooperativa
  • ************
  • Posts: 540
  • Respect: 0
    • Email
Re:Escrita
« Reply #3 on: March 13, 2012, 11:05:49 pm »
0
Caramba,

O Gil é também, o guru da caneta, perfeita a explicação.

Uma Lamy Safari está na faixa dos 35 dólares, nos EUA, e é uma caneta excelente. Usei uma nos tempos de colégio e ela aguentou firme todas as suas provações, só não a tenho porque perdi na época da faculdade, daí começei a usar umas mais caras e a tomar mais cuidado.

Veja no site oficial.

http://www.lamyusa.com/fountain_main_safari.php

Eu acho que a Lamy é uma excelente caneta para quem quer começar, sem contar que é uma caneta bonita e estilosa.

Para fazer as coisas de calígrafo, eu andei vendo um kit da Sheaffer, que tem monte de ponta diferente para usar para cada tipo de letra e de escrita, chama Sheaffer Calligraphy, e vi no site oficial da marca que tem até uma caneta de escrita regular.

http://www.sheaffer.com/writing/index.php?catID=3

É um assunto deveras interessante.

Max

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Escrita
« Reply #4 on: March 13, 2012, 11:42:30 pm »
0
As canetas de aparo que por aqui tenho não fazem aquela escrita um bocado mais artística (ok a mão do escritor também não o é muito), para aqueles com mais experiência que tipo de aparo, ou caneta recomendam para dar um efeito visual mais interessante?
Lamy Safari, Parker Frontier, Waterman Phileas, Sheaffer Prelude... (penas M ou B)
Todas ótimas canetas! ;)
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline Rui

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 834
  • Respect: +1
Re:Escrita
« Reply #5 on: March 14, 2012, 12:35:17 pm »
0
Existe outra solução interessante, mas só para casa ou escritorio, que eu utilizo para desenhar com tinta da china e que funciona com tinta normal também.
É um suporte "cabo" onde se podem prender varios tipos de aparo e isso dá para fazer uma escrita mais artistica.

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Escrita
« Reply #6 on: March 15, 2012, 12:32:26 am »
0
Existe outra solução interessante, mas só para casa ou escritorio, que eu utilizo para desenhar com tinta da china e que funciona com tinta normal também.
É um suporte "cabo" onde se podem prender varios tipos de aparo e isso dá para fazer uma escrita mais artistica.
Sim, um tinteiro de mesa, muito bem pensado! ;)
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline secretum

  • Trade Count: (+15)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1571
  • PT - Coimbra
  • Respect: +32
    • Email
Re: Escrita
« Reply #7 on: October 15, 2014, 12:17:17 pm »
0
Olhó desenterranço!!!

Só para partilhar isto:

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=4_SnUEttx3U" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=4_SnUEttx3U</a>

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Escrita
« Reply #8 on: October 15, 2014, 01:15:29 pm »
0
Olhó desenterranço!!!

Só para partilhar isto:

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=4_SnUEttx3U" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=4_SnUEttx3U</a>
Parece-me ser esta caneta que esta agora no massdrop "Pilot Falcon Fountain Pen"

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Escrita
« Reply #9 on: October 15, 2014, 07:48:52 pm »
0
Damn, damn... Gostava de ter um aparo desses mas não estou preparado para um investimento tão avultado...

Já agora, as coisas do massdrop são enviadas de onde?

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Escrita
« Reply #10 on: October 15, 2014, 08:20:27 pm »
0
Damn, damn... Gostava de ter um aparo desses mas não estou preparado para um investimento tão avultado...

Já agora, as coisas do massdrop são enviadas de onde?
Parece que é tudo enviado dos USA (https://www.massdrop.com/faq>:( , se eles tivessem distribuição na Europa mandava vir uma.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Escrita
« Reply #11 on: October 15, 2014, 09:25:16 pm »
0
Pois, a alfândega... Porque pensando bem, o valor que se dá pela caneta é o valor que pedem por quase qualquer caneta com aspeto mais premium numa loja. Custa pagar o montante mas o negócio é bom. Atualmente, abaixo da Justus, é a caneta que me desperta mais interesse.

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Escrita
« Reply #12 on: October 15, 2014, 09:53:28 pm »
0
Pois, a alfândega... Porque pensando bem, o valor que se dá pela caneta é o valor que pedem por quase qualquer caneta com aspeto mais premium numa loja. Custa pagar o montante mas o negócio é bom. Atualmente, abaixo da Justus, é a caneta que me desperta mais interesse.
Já tive com uma Pilot Justus na mão, vendem-se em Portugal, é muito bonita o problema foi mesmo o preço.  ::)

Offline jctsoares

  • Trade Count: (+1)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 332
  • Respect: +11
    • Email
Re: Escrita
« Reply #13 on: October 12, 2015, 09:39:53 pm »
0


Caramba,

O Gil é também, o guru da caneta, perfeita a explicação.

Uma Lamy Safari está na faixa dos 35 dólares, nos EUA, e é uma caneta excelente. Usei uma nos tempos de colégio e ela aguentou firme todas as suas provações, só não a tenho porque perdi na época da faculdade, daí começei a usar umas mais caras e a tomar mais cuidado.

Veja no site oficial.

http://www.lamyusa.com/fountain_main_safari.php

Eu acho que a Lamy é uma excelente caneta para quem quer começar, sem contar que é uma caneta bonita e estilosa.

......

Max

Para quem possa interessar. Vi recentemente Lamy Safari com aparo M à venda na FNAC (na GUIA Shopping), salvo erro, por volta de 20 euros.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal