Author Topic: Tintas para canetas de aparo  (Read 58559 times)

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8210
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: Tintas para canetas de aparo
« Reply #120 on: October 03, 2016, 03:49:34 pm »
0
Opa, interessante.
As tintas Compactor eram bem tradicionais e ainda tenho uma caneta de aparo/tinteiro dela. Um a caneta simples, porém bem boazinha.
Voltando a tinta, lembro de quando eu era garoto, e estas tintas Compactor eram usuais e muito usadas em escritórios p.ex, que elas realmente tendiam a ressecar, Não chegavam a obstruir a caneta, mas sempre deixavam uma camada residual, seca.
Acho que a última vez que utilizei esta tinta foi em 1982. Até ano passado ao pesquisar tintas fáceis e baratas de se encontrar no BR, dei-me com ela novamente, mas com a lembrança do que ocorria, me esquivei de comprá-la. E com teu relato, vejo que ela continua com esta característica :(

Uso de forma costumaz a azul real da Sheaffer para o dia-a-dia. Gosto da cor e me satisfaz bastante.
Tenho também a Pelikan - azul real - que também é boa, mas acheo a cor menos viva que a Sheaffer.
Ambas tem um preço bem em conta.

Offline Cavnet

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 29
  • Respect: 0
    • Email
Re: Tintas para canetas de aparo
« Reply #121 on: October 03, 2016, 04:56:42 pm »
0
Andei a pesquisar e realmente a Compactor tem esse problema de ressecamento. Comprei minha caneta com Ravil, lá de São Paulo e ele mesmo não comercializa mais as tintas compactor justamente por tal razão. Tanto a tinta azul quanto a preta causam entupimento.

Encontrei aqui na cidade que moro a Azul da Sheaffer por R$55,00. Vou seguir o conselho do amigo e comprar esta tinta então.

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8210
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: Tintas para canetas de aparo
« Reply #122 on: October 04, 2016, 12:39:42 am »
0
Andei a pesquisar e realmente a Compactor tem esse problema de ressecamento. Comprei minha caneta com Ravil, lá de São Paulo e ele mesmo não comercializa mais as tintas compactor justamente por tal razão. Tanto a tinta azul quanto a preta causam entupimento.

Encontrei aqui na cidade que moro a Azul da Sheaffer por R$55,00. Vou seguir o conselho do amigo e comprar esta tinta então.
É uma situação engraçada. A Compactor investiu em canetas e deixou de lado as tintas.
Uma outra coisa, evite a cor azul negro da Sheaffer, pois ela tem a tendência a da mofo. Tive este problema e em varias pesquisas que fiz na época, a azul negro apresentou este problema. A azul real não.
Não sei se seria problema de lotes, mas é melhor não arriscar.
Um bom vendedor de tinta no mercadolivre é este: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-716331303-vidro-de-tinta-sheaffer-cor-azul-royal-_JM
Mas como já encontrastes em sua cidade, vale mais a pena comprar no local :)

Offline manuel

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 108
  • Respect: +17
    • Email
Re:Tintas para canetas de aparo
« Reply #123 on: October 04, 2016, 12:56:04 am »
0
Aqui vai uma foto da relíquia que achei aqui em casa: Azul Quink Solv-X da Parker. Tem praí mais de 15 ou 20 anos...


Tá praticamente cheio. Tenho que pôr isto a mexer. Só a caneta e o conversor é que andam desaparecidos em combate. mas já estou a tratar disso...
Também tenho um, não faço a menor ideia quantos anos tem, mas certamente muitos


Offline Merkurocromo

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 103
  • Respect: +129
Re: Tintas para canetas de aparo
« Reply #124 on: November 24, 2020, 11:11:42 pm »
0
Se alguém encontrar um tinteiro de Parker Penman Sapphire, há por aí coleccionadores dispostos a pagar uma fortuna, nem que seja por uma amostra de 2ml dessa tinta. A Quink é uma tinta mais moderna, razoável sem ser nada de especial, sem grande valor.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal