Author Topic: Pre de Provence, savon à raser  (Read 12666 times)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Pre de Provence, savon à raser
« on: March 29, 2012, 12:08:01 am »
0
Pre de Provence, savon à raser

Ora bem, para não dizerem por aí que gosto de tudo, e que só faço revisões de material que gosto, e mais não-sei-quantas, resolvi escrever esta revisão acerca do Pre de Provence. ;D

É um sabão de barbear bem conhecido, supostamente fabricado em França, que no entanto apenas é produzido para (e vendido no) mercado norte-americano. De origem vegetal, baseado em óleo de palma, glicerina e com manteiga de karité.

A origem desta marca é objecto de debate - supostamente seria francesa, mas alguns produtos têm erros gramaticais de língua francesa que fazem pensar que a origem pode ser outra... desde logo, nesta imagem podemos ver um deles... a palavra "crème", em francês, será feminino, logo o adjectivo correcto será "enrichie", como está na caixa, e não "enrichi" como está no tubo, um erro que nem um miúdo da primária cometeria. :P O tubo e a caixa tem dizeres diferentes, é um de cada naçon, carago... :P E desde logo a ausência de um fabricante ou da sua morada, não ajuda a esclarecer o mistério.

Mas bom, deixemo-nos de pormenores de somenos importância e passemos à review do sabão. Para esta review, vou usar novamente usar o "formato" roubado ao nosso fórum-irmão, o foroafeitado. ;D

1 -  Formulação:

Quote
Potassium Palmate - Sodium Palmate - Potassium Palm Kernelate - Sodium Palm Kernelate - Glycerin - Water (Aqua) - Palm Kernel Acid - Fragance (Parfum) - Sodium Chloride - Shea Butter (Butyrospermum Parkii) - Pentasodium Pentetate - Tetrasodiun Etidronate - Rosemary (Rosmarinus Officinalis) Extract - Sunflower (Helianthus Annuus) Seed Oil - Citronellol - Coumarin - D - Limonene - Eugenol - Hexyl Cinnamal - Linanool.

Trata-se, portanto, de um sabão de base vegetal, baseado em óleo de palma e glicerina. Tem como componentes mais exóticos a manteiga de karité, o extracto de alecrim e o óleo de girassol.

Tão-pouco se vislumbram ingredientes como parabenos, sorbatos, benzoatos, propilenoglicóis, corantes ou conservantes, o que deve agradar a quem tenha problemas com esses componentes, quer sejam de ordem alergológica ou "ideológica". :D

2 - Apresentação:

É um sabão duro, talvez tripple-milled, de 150g de peso. O sabão tem uma gravação na parte de cima em alto-relevo, com o logótipo da marca. Na parte de baixo supostamente terá a mesma gravação mas em baixo relevo, mas infelizmente nunca consegui tirar o meu sabão de dentro da lata, talvez por a mesma me ter chegado amolgada, obra dos serviços postais portugueses. :P A lata é em si muito prática e leve, isso sim, e apesar de não ser (nem pretender ser) propriamente luxuosa, é uma apresentação leve, simples, bonita e eficaz, sem dúvida.
Uma nota talvez para o rótulo, que é de papel simples e pouco resistente à água. Se tiverem o azar de pousar a lata numa superfície molhada, é natural que o rótulo inferior desapareça, e que tenham que consultar este tópico para saber a composição do sabão. Por exemplo, os rótulos da Nanny's são bem mais resistentes. Mas sinceramente  não acho que isto seja um pormenor importante.


3 - Duração:

Elevada. São 150g de um sabão que provavelmente até será um tripple-milled. O que quer dizer que será um sabão duradouro, provavelmente vários meses, mesmo usado diariamente.

4. - Carga de sabão:

Algo demorada. A espuma que sai ao início é muito arejada, e é preciso carregar durante mais tempo que outros sabões, mesmo os tripple-milled do género DR Harris, Provence Santé ou L'Occitane Cade. Há que ter um pouco de paciência, caso contrário, a espuma sairá demasiado arejada. Ajuda bastante humedecer previamente a superfície do sabão.


5 - Capacidade para formar espuma:

Média. Como disse anteriormente, a espuma que sai em primeiro lugar é muito leve e arejada. Diz quem sabe que isto se deve a uma elevada concentração de óleos de alecrim e girassol - sinceramente não posso confirmar se isto é verdade ou não. Após carregar o pincel, requer um pouco de trabalho, quer se faça a espuma na cara ou na tigela, com texugo ou com cerda.

6 - Rácio água/sabão:

Não é um sabão muito tolerante ao excesso de água. A espuma tem uma tendência irritante para se tornar arejada e fina com alguma facilidade, logo não convém juntar demasiada água.


7 - Qualidade da espuma:

Média. Para mim, é uma das minhas principais questões com este sabão. Apesar da espuma resultante ser volumosa e perfeitamente apta para o barbear, não apresenta o brilho ou a densidade que se podem encontrar em outros sabões, como o Provence Santé, o Valobra ou o stick Wilkinson. Eu tenho uma preferência pessoal por espumas densas (se quisesse espumas arejadas, usava espuma de lata, ora!) porque me resultam mais protectoras e hidratantes. Com este sabão, a espuma nunca fica propriamente no ponto que gosto.
Curiosamente, não vejo muito navalheiros a preferir este sabão, e consigo perceber porquê. Essa espuma ligeira  e pouco densa transmite pouca segurança.

8.- Proteção e deslize:

Regular. O deslize é, em geral, muito bom. Em termos de protecção, apesar da espuma ser volumosa, não é propriamente muito densa, e não me transmite a mesma segurança de outros sabões cuja espuma é mais densa.


9 - Sensação na cara:

Boa. É uma sensação neutra, não se sente qualquer sensação refrescante, mentolada ou outra sensação esquisita. O óleo de alecrim pode causar reacção em pessoas sensíveis ou alérgicas a esse componente.

10 - Hidratação e sensação após barbear:

Boa. É certo que tem manteiga de karité, e isso nota-se. A pele fica bem hidratada após o escanhoado, com uma sensação fresca e limpa.


11 - Aroma:

Um aroma fresco e limpo, com um toque herbal/cítrico, mas tampouco nada de extraordinário ou que acrescente algo de novo ao mundo o barbear tradicional. No mundo dos aromas, cada um terá a sua opinião e todas serão válidas, mas devo dizer que não fiquei propriamente impressionado. É verdade que é um aroma fresco, limpo e agradável - mas o aroma do meu detergente de roupa também o é. ;D

12 - Preço e disponibilidade:

Nas lojas norte-americanas, um sabão destes custa cerca de usd$14. Um bom preço, mas a que se tem que juntar as despesas de envio desde o país do Tio Sam. Estranhamente, este sabão supostamente francês apenas se vende nos mercados dos Estados Unidos e do Canadá.

13 - Conclusão:

Um bom sabão de barbear, com qualidade e com uma quantidade duradoura que proporcionará muitos e bons escanhoados.

No entanto, torna-se para mim difícil recomendar positivamente este sabão. A performance não é má, mas tampouco se destaca nesse aspecto. O aroma é fresco, limpo e tal, mas nada para se atirar foguetes. O facto de apenas estar disponível no mercado norte-americano decididamente não ajuda, pois o torna difícil de obter na Europa. Tem um bom pós-barba, é certo, mas o mesmo posso eu dizer de uma data de sabões semelhantes.

Sinceramente, não acho que valha a pena ir a uma loja dos USA para encomendar este sabão. Pessoalmente, acho que se forem à loja da esquina comprar uns sticks Wilkinson ou La Toja, ficam melhor servidos e gastam menos dinheiro. Se querem mesmo comprar algo vindo dos US of A, um Provence Santé ou um RazoRock são opções bem melhores. Se mesmo assim, a curiosidade vos picar, pois adiante!, que eu sinceramente não o recomendo pelas razões que expus acima, mas cada um é como cada qual, e se o comprarem, certamente vos dará muitos e bons escanhoados, pois acaba por ser um produto correcto.

Sei que esta review pode não reflectir o gosto de alguns e até mesmo desagradar a outros (tenho que ir buscar o capacete que já deve vir aí o Lusitano com um cacete na mão :P ;D). Mas muito sinceramente, são estas as minhas impressões acerca deste sabão, e não poderia escrever nada diferente.
« Last Edit: March 30, 2012, 10:10:24 am by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Pre de Provence, savon à raser
« Reply #1 on: March 29, 2012, 12:26:03 am »
0
Excelente review, Caro oversaturn e concordo que é um bom sabão, mas não é o melhor que já usei! :D
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline mlmoraes01

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2784
  • Respect: 0
Re:Pre de Provence, savon à raser
« Reply #2 on: March 29, 2012, 01:14:01 am »
0
Excelente review, Caro oversaturn e concordo que é um bom sabão, mas não é o melhor que já usei! :D

+1!!! Mas gosto do aroma, o que isso vem a ser um gosto pessoal, como todos os aromas!!!

Um grande quebra-costelas, Márcio

Offline Madaíl

  • Vendedor
  • Trade Count: (0)
  • Cella na tigela
  • *
  • Posts: 407
  • Respect: +1
    • ThePortugalOnlineShop
    • Email
Re:Pre de Provence, savon à raser
« Reply #3 on: March 29, 2012, 01:36:19 am »
0
Obrigado caríssimo! Excelente exposição! Há tempos quando vi julgo eu, as tuas fotos com o sabão achei catita e pesquisei, mas nem cheguei ao ponto de ver mesmo as várias opiniões...O que automaticamente me puxou o pé para trás foi o tal "made in France" que muito provavelmente será United Estates of Francerica ou Franadá ou qq coisa assim.. "Hmmmm não me cheira" pensei eu.. :)

Parabéns e obrigado pelo trabalho! 5*!
--Miguel Madaíl

www.ThePortugalOnlineShop.com - Produtos nacionais de excelência para o barbear e não só!
- Facebook - | - BC10 - Cupão de Desconto para confrades do fórum -

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Pre de Provence, savon à raser
« Reply #4 on: March 29, 2012, 10:23:39 am »
0
Obrigado pelos vossos comentários, pessoal!

Obrigado caríssimo! Excelente exposição! Há tempos quando vi julgo eu, as tuas fotos com o sabão achei catita e pesquisei, mas nem cheguei ao ponto de ver mesmo as várias opiniões...O que automaticamente me puxou o pé para trás foi o tal "made in France" que muito provavelmente será United Estates of Francerica ou Franadá ou qq coisa assim.. "Hmmmm não me cheira" pensei eu.. :)

Parabéns e obrigado pelo trabalho! 5*!

Exactamente! Geralmente um produto fabricado em França é marcado como "Fabriqué en France", "Produit de France" ou quanto muito, "Made in France" ou algo do género - os franceses são muito ciosos neste aspecto, e até concordo. Este põe "Product of France", o que não bate certo com o espírito Francês...

Não é essencialmente um mau produto, (tem até uma boa quantidade de adeptos nos fóruns norte-americanos), acaba por ser um produto bastante correcto, mas sinceramente a mim não me impressionou...
« Last Edit: March 29, 2012, 10:25:50 am by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline bleddyn

  • Trade Count: (+6)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1842
  • Porto, Portugal
  • Respect: +16
Re:Pre de Provence, savon à raser
« Reply #5 on: March 29, 2012, 11:00:10 am »
0
O sabão pode ser feito em França e o rótulo impresso nos Estados Unidos pelo importador, daí os erros de gramática.

Média. Para mim, é uma das minhas principais questões com este sabão. Apesar da espuma resultante ser volumosa e perfeitamente apta para o barbear, não apresenta o brilho ou a densidade que se podem encontrar em outros sabões, como o PdP, o Valobra ou o stick Wilkinson.


Não percebi a parte que está sublinhada. O PdP não é o Pré de Provence?

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Pre de Provence, savon à raser
« Reply #6 on: March 29, 2012, 11:09:07 am »
0

Não percebi a parte que está sublinhada. O PdP não é o Pré de Provence?

Tens razão, foi uma gralha da minha parte. Queria referir-me ao Provence Santé. Baralhei-me no meio de tanto sabão Provençal. :P Corrigido! ;D Obrigado, Bleddyn! :D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Pre de Provence, savon à raser
« Reply #7 on: March 29, 2012, 10:59:01 pm »
0
O que tenho a dizer sobre isto:

1. O facto da tua lata estar amolgada não é a razão pela qual não consegues tirar o sabão. A minha não está e também não sai. O que impede que o sabão salte é o rebordo da rosca da lata. Claro que é sempre possível desbastar um pouco o sabão, mas para quê?

2. Meteste aí logo em cima uma foto do creme em tubo, acho que faz um bocado de confusão.

3. Concordo que a espuma sai muito fina e arejada no início, mas isso também acontece com o MWF e quase todos o apreciam.

4. Quanto a mim é um produto que vale a pena adquirir, tanto pelo aroma, como pela qualidade, que eu discordo ser banal. É um aroma fresco, limpo e agradável, mas não é banal, no sentido de haverem por aí no supemercado produtos com esse aroma.

5. Pela nossa mini-conjunta, este sabão saiu a 11€ metido cá em Portugal. Acho que esse valor é mais do que bom para um produto desta qualidade.

6. Todas as reviews são bem-vindas, e tens direito ao teu ponto de vista. Este pode não ser o melhor sabão do mundo, mas também não é o pior. O que não falta aí são produtos caros como um raio, e vejo-os aos pontapés neste e noutros fóruns.

E para terminar, estou-me pouco nas tintas se o sabão é realmente feito em França, ou em alguma cave obscura e sombria no meio do Arkansas  :D
« Last Edit: March 29, 2012, 11:01:54 pm by Lusitano »

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Pre de Provence, savon à raser
« Reply #8 on: March 29, 2012, 11:53:51 pm »
0
O que tenho a dizer sobre isto:

Eu sabia que iria ter que colocar o capacete, que vinha aí fogo... ;D 8) E com direito a raios, pontapés e tudo! :o Nossa, que biolência, carago! ;D :D ;D :D ;D :D


1. O facto da tua lata estar amolgada não é a razão pela qual não consegues tirar o sabão. A minha não está e também não sai. O que impede que o sabão salte é o rebordo da rosca da lata. Claro que é sempre possível desbastar um pouco o sabão, mas para quê?


Daí o meu "talvez", como escrevi na review.
Nesta review do foroafeitado, podemos ver fotos do sabão fora da lata, e pelos vistos não foi preciso desbastá-lo. Foi assim que soube que o sabão tinha uma gravação no fundo.
Estes que nós temos, pelos vistos não saem da lata, e eu limitei-me a constatar esse facto.

2. Meteste aí logo em cima uma foto do creme em tubo, acho que faz um bocado de confusão.

Concordo contigo. Vou modificar a review e colocar um link. Obrigado por este comentário construtivo. :)

3. Concordo que a espuma sai muito fina e arejada no início, mas isso também acontece com o MWF e quase todos o apreciam.

O problema não é no início, é no fim... conforme podes ler na review, a espuma nunca fica a 100% no ponto em que gosto. Isto não me acontece com outros sabões.


4. Quanto a mim é um produto que vale a pena adquirir, tanto pelo aroma, como pela qualidade, que eu discordo ser banal. É um aroma fresco, limpo e agradável, mas não é banal, no sentido de haverem por aí no supemercado produtos com esse aroma.

Sinceramente não é a minha opinião.
A verdade é que consigo uma espuma melhor com um stick La Toja ou Wilkinson, com a vantagem de poder comprá-los na loja da esquina (ou mesmo com o creme Nivea do supermercado). Ora, no meu ponto de vista, acho contraproducente importar um produto do outro lado do mundo que tem um desempenho inferior, quando localmente tenho algo que funciona melhor e é mais barato.

Se tivesse um aroma excepcional, ou outra característica qualquer que o diferenciasse e tornasse numa mais-valia,ainda se compreendia. Mas não sou especialmente fã deste aroma, e isso é a minha opinião pessoal apenas. Em aromas não há consenso, e ainda bem. Vive la différence! :D

Claro que há produtos com este aroma no supermercado. Basta passar no corredor dos detergentes para a roupa ;D Se fores ver as reviews deste sabão no fórum do texugo e da lâmina, encontras lá a palavra "laundry" umas quantas vezes - e não é por acaso ;D Andas a procurar na secção errada do supermercado...! :D

5. Pela nossa mini-conjunta, este sabão saiu a 11€ metido cá em Portugal. Acho que esse valor é mais do que bom para um produto desta qualidade.

Não sei porque trazes o factor preço à baila. Nunca me queixei do preço - nem nesta review, nem em lado nenhum.


6. Todas as reviews são bem-vindas, e tens direito ao teu ponto de vista. Este pode não ser o melhor sabão do mundo, mas também não é o pior. O que não falta aí são produtos caros como um raio, e vejo-os aos pontapés neste e noutros fóruns.

Nunca disse que esta sabão era o pior do mundo, nem na review nem em lado nenhum. Eu mesmo digo, na review, que é um produto correcto. Para mim, o prémio para o pior sabão está reservado para o Erasmic veggie - esse é difícil de destronar. ;D

Caro que há produtos "caros como o raio". Uns valem o preço que custam - outros não. Mas como te disse, nem me queixei do preço deste.


E para terminar, estou-me pouco nas tintas se o sabão é realmente feito em França, ou em alguma cave obscura e sombria no meio do Arkansas  :D

Nossa, que biolência, carago!!! :o
É a tua opinião pessoal e eu respeito.
Na minha, pode afectar a credibilidade da marca. Seriedade e transparência são factores que considero importantes no estabelecer de uma marca. Fabricar um "genuíno sabão da Provença" numa "cave do Arkansas" seria um pouco como fabricar "vinho do Porto" na Austrália ou na Califórnia. ;D Mas como digo acima, será um pormenor de somenos importância... 8)

Um grand'abraço! ;)
« Last Edit: March 30, 2012, 09:49:45 am by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Islander

  • Trade Count: (+1)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2196
  • Respect: +9
Re:Pre de Provence, savon à raser
« Reply #9 on: March 30, 2012, 04:59:25 pm »
0
Concordo com boa parte da review excepto talvez no seguinte:
-o aroma acho agradável e acima da média dos sabões que conheço;
-o deslize  é também acima da média(talvez a única característica que sobressaia um pouco?);
-não o acho dificil de carregar, o normal para sabões duros...

Também provavelmente não o recomendaria, mas é um sabão com desempenho correcto.
5$ de desconto com iHerb referral code: GOM606

Offline mlmoraes01

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2784
  • Respect: 0
Re:Pre de Provence, savon à raser
« Reply #10 on: March 30, 2012, 05:35:16 pm »
0
Concordo com boa parte da review excepto talvez no seguinte:
-o aroma acho agradável e acima da média dos sabões que conheço;Concordo plenamente!!!
-o deslize  é também acima da média(talvez a única característica que sobressaia um pouco?)Também concordo, o deslize é ótimo, muito, mas muito melhor que do Acca Kappa;
-não o acho dificil de carregar, o normal para sabões duros...também concordo, acho normal o carregamento e diria mais, mais fácil de carregar que muitos

Também provavelmente não o recomendaria, mas é um sabão com desempenho correcto.

Para finalizar, eu recomendaria o sabão Pré de Provence, quando o meu acabar pretendo comprar outro, gosto muito dos produtos que possuem karité...

Vejam bem, eu não estou criticando o Emanuel, até concordo com algumas coisas que ele falou, e já mencionei no EdD que este sabão é bom, não ótimo; do meu ponto de vista eu ainda prefiro ele ao Valobra!!!

Um grande quebra-costelas, Márcio

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Pre de Provence, savon à raser
« Reply #11 on: March 30, 2012, 09:51:53 pm »
0
O Emanuel fala fala, mas adora o sabão  ;D Quando propus ficar com o dele para um amigo meu, disse logo que não vendia, porque o aroma podia não ser bom, mas o desempenho era bom  :D E mais não digo, cala-te boca...

Offline mlmoraes01

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2784
  • Respect: 0
Re:Pre de Provence, savon à raser
« Reply #12 on: March 30, 2012, 09:57:07 pm »
0
O Emanuel fala fala, mas adora o sabão  ;D Quando propus ficar com o dele para um amigo meu, disse logo que não vendia, porque o aroma podia não ser bom, mas o desempenho era bom  :D E mais não digo, cala-te boca...

 :D :D :D :D :D

Um grande quebra-costelas, Márcio

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Pre de Provence, savon à raser
« Reply #13 on: March 30, 2012, 10:07:36 pm »
0
O Emanuel fala fala, mas adora o sabão  ;D Quando propus ficar com o dele para um amigo meu, disse logo que não vendia, porque o aroma podia não ser bom, mas o desempenho era bom  :D E mais não digo, cala-te boca...

Foi aquele que me chamou "cigano" depois de saber o preço das Bleue?!?! Não admira eu não lhe vender nada. ;)
Se ele quer material dado, que vá à Santa Casa da Misericórdia.

E mais não digo, cala-te boca, que isto não é sítio para se lavar roupa suja. :-X
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Pre de Provence, savon à raser
« Reply #14 on: March 30, 2012, 10:11:13 pm »
0
Foi aquele que me chamou "cigano" depois de saber o preço das Bleue?!?! Não admira eu não lhe vender nada. ;)
Se ele quer material dado, que vá à Santa Casa da Misericórdia.
E mais não digo, cala-te boca, que isto não é sítio para se lavar roupa suja. :-X

Foi mesmo esse  :D :D :D Ora, o rapaz até te ficava com o sabão, não pediu nada oferecido  ;)

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal