Author Topic: As "multilâminas" e as Clássicas  (Read 11934 times)

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
As "multilâminas" e as Clássicas
« on: December 11, 2009, 05:23:54 pm »
0
Pode parecer estranho.. mas ganhei um medo às multilâminas!   ::)

No meu historial (aliás.. num canto a apanhar pó) pode-se encontrar:
  • Gillette Sensor Excel,
  • Gillette Mach 3
  • Gillette Mach 3 Turbo
  • recargas Mach 3/Mach 3 Turbo

Neste momento não vejo utilidade naquilo e não me revejo a utilizá-las.
Possivelmente associo às recordações de "cara irritada sem razão nenhuma".
Recordo-me de nos dias de casamento de alguém, me pedirem para fazer a barba.. e  eu justificar que já a tinha feito no dia anterior.. com esses brinquedos é-me impossível fazer a barba dois dias seguidos sem que uma irritação se manifestar no terceiro dia.

Qual a vossa opinião neste assunto?

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:As "multilâminas" e as Clássicas
« Reply #1 on: December 11, 2009, 05:33:12 pm »
+1
Eu nem me lembro da última vez que gastei dinheiro em multilâminas...
Só sei que continuam a subir de preço e que não me tenho que preocupar com isso  ;D

As multilâminas, se formos a ver, são uma declaração de incapacidade do fabricante. Passo a explicar.
Uma DE ou uma navalha (que é o que eu uso exclusivamente) cortam com uma única lâmina numa passagem. Na passagem seguinte, põe-se mais creme e faz-se a passagem noutra direcção. Este procedimento funciona lindamente, como tem funcionado há séculos (literalmente).
As multilâminas pretendem cortar o pêlo 3 (Mach 3) ou 5 (Fusion) vezes seguidas. Para além de isto ser uma declaração do fabricante do género "As nossas lâminas são tão más que precisamos de passar várias vezes no mesmo sítio para cortar o pêlo", também é mau para a pele, já que a primeira lâmina corta (bem ou mal) o pêlo e remove o creme deixando a pele desprotegida à mercê das lâminas seguintes.
E depois fica-se com a pele toda vermelha, não admira...
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:As "multilâminas" e as Clássicas
« Reply #2 on: December 11, 2009, 09:42:00 pm »
0
As "multilâminas" que usava eram as diferentes variedades da M3. A ideia na altura era que o novo seria sempre melhor. Mas só fui até à M3 Turbo, porque a partir do momento em que se começou a meter pilhas no cabo da máquina comecei a achar aquilo tudo muito estranho. O que aprendi rapidamente ao começar a usar creme e pincel foi a ter um "pó" enorme às faixas lubrificantes. Não posso com aquelas coisas agora...

Por estranho que pareça, a "multilâminas" que mais gostei foi a Quattro Titanium descartável, talvez pelo facto de a dita faixa ser pequena e estar à frente das lâminas. Depois de ter carregado no botão "reset" com a DE, aprendi que nem sempre mais lâminas significa melhor barbear. Já comprei uma GII e uma Contour, planeio ainda experimentar a Sensor um dia destes. A experiência com a GII não foi muito positiva, mas fiquei com a ideia de que consegui um barbear tão apurado como com a M3 de "antigamente", mas mais suave.

Ainda assim, a DE com a lâmina certa é capaz de obter melhores resultados.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re:As "multilâminas" e as Clássicas
« Reply #3 on: December 12, 2009, 04:43:41 am »
0
Quote
Ainda assim, a DE com a lâmina certa é capaz de obter melhores resultados.

Não tenho qualquer dúvida nisso!

Mas se vais experimentar, não sejas guloso!!
A técnica aperfeiçoa-se, e não vais obter o barbear apurado nas primeiras vezes...
A tua pele terá de reaprender a ser cortada, mas acredita que vale mesmo a pena!

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:As "multilâminas" e as Clássicas
« Reply #4 on: December 12, 2009, 02:28:42 pm »
0
Eu não o referi no post anterior, mas já uso DE exclusivamente desde Abril. E já obtenho excelentes resultados com a 34C (adquirida em Junho). É o suficiente para não ter vontade de voltar às "multilâminas"...
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re:As "multilâminas" e as Clássicas
« Reply #5 on: December 12, 2009, 04:34:16 pm »
0
eu entrei no "clube" em março...  Desde então é sempre a melhorar :D

estava-te a dar a dica de não ser guloso, porque eu fui um bocado..
apesar de ter a barba bem feita, n posso esconder que tinha alguas irritações por "excesso de zelo"

A última não foi à muito tempo, foi quando experimentei uma feather.
um barbeado "rabinho de bebé" mais rápido que me lembro! mas nesse dia à noite e nos dias seguintes surgiram as famosas manchas de irritação.

Mas acho que não foi por gulodice, mas mais por não conhecer a lâmina.. a sacana corta estupidamente
« Last Edit: December 13, 2009, 01:10:41 am by nunogrl »

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Re:As "multilâminas" e as Clássicas
« Reply #6 on: December 14, 2009, 11:10:42 am »
+1
Ainda bem que se abriu um forum multilaminas porque vai haver muitos companheiros futuros destas andanças que virão desse lado negro da Força, onde nós outrora também circulamos mas felizmente vimos a Luz, e hoje damos testemunho!! :D :D

Multilaminas então...Houve uma altura em que a Gillette tinha uma boa imagem geral, máquinas (DE bem entendido) bem construídas e acabadas, as Fatboy, as SS e tantas outras, estão aí para o provar e muitos ainda possuem esses cavalos de trabalho, que ao longo de anos prestaram, e prestam ainda, bons e leais serviços, passando de geração em geração. Eu próprio possuo várias e todas são máquinas de carácter e personalidades diferentes.Uma Red Tip será mais agressiva e uma Lady Gillete mais suave. Havia-as para todos os gostos e bolsas. Respect então e Hats off por serviços prestados a milhões de cavalheiros ao longo dos tempos!!

No entanto, esse tempo hoje é Passado. Glorioso é certo, mas morto. Tão morto que mais morto não pode estar  :( . A própria marca Gillette deixou de existir em bolsa tendo sido comprada pela Procter & Gamble (da Braun, Tampax ou Eukanuba) Existe sim mas apenas como marca nos produtos porque já enraizada na cultura popular.

Assim poderíamos dividir, e salvo melhor opinião, a Gillette ante-multilaminas (ou grosso modo até à Sensor) e pós-multilaminas. A transição começou nos anos 70 com a TRACII   :D nos EUA ou GII aqui na Europa. Era o que mais se assemelhava a uma DE:cabeçal fixo em cabo leve, duas laminas. Bem manuseada dava um barbear RB. Como toda a gente vinha das DEs (ou navalhas) era uma técnica muito similar aquilo que todos conheciam ou não era preciso nenhuma curva de aprendizagem.

Já nos anos 80 surgirá um outro conceito: as mesmas duas lâminas mas aplicadas num cabeçal móvel.Será a ATRA nos EUA e Gillette Contour aqui na Europa. Máquina com que a geração saída de Abril, teens dos anos 80 chegarão a este mundo. Cabo bem construído, em metal, liga de aluminio dava um barbear bem interessante e tb RB.Alguns usavam a técnica de não pressionar muito na face fazendo com que o cabeçal não mexesse agindo assim como se fosse uma DE. Mas não era óbvio este movimento e quase todos a usavam da forma para a qual ela foi construída, ou seja, deixar o cabeçal ondular naturalmente sobre os contornos do rosto.

Nos anos 90 surgiu a Sensor Excel. Cabo plástico/borracha cinza, não tolerava bem os ambientes húmidos onde se inseria, desenvolvendo no cabo bolores e outras manchas negras de humidade.Foi introduzida nesta máquina uma espécie de mola debaixo de cada lamina fazendo com que elas se movimentassem independentes uma do outra. Foram ainda acrescentados uns sulcos de borracha suave por debaixo da lamina para erguer o pêlo e uma faixa lubrificadora, que já vinha aliás do modelo Atra/Contour, onde tinha surgido. Hoje continua à venda esta Sensor mas de cabo preto.

Claro que todos estes gadgets (Lubastrip, sulcos, laminas sobre molas) carecem de confirmação cientifica ou tudo o que sabemos resulta de publicidade maçiça na TV e outros pela Gillette.Coisas como a Lubastrip, a tal faixa lubrificante, vem depois das laminas.Se vem após, que influência tem? Aliado ao facto de com a água quente tinha por vezes o mau hábito de derreter todo de vez na pele fazendo com que ao levantar o cabeçal da pele ficassem uns fios tipo mel na face. Servia ainda de indicador, era publicitado, ao usa da lamina:qdo desaparecesse a cor ou a própria faixa desaparecesse estava na altura de mudar. Bem, resumindo procurava substituir-se a um bom sabão.


No inicio deste século chegará a Mach3 e posteriormente toda a parafernália associada, Fusion e Turbos afins.Não me espantava nada que um destes dias fosse criado um cabo com 6, 7 ou 8 laminas. Chegou-se ao excesso de pôr um cabo a vibrar...pode ser que o cabo vibrando a barba trema de medo  ;D e fique bem feita!! Nonsense!!

Claro que com tudo isto os preços foram aumentando vertiginosamente sem que com isso aumentasse vertiginosamente a qualidade.Muito pelo contrário:estando o centro de uma Mach3 deslocado para baixo (e não imediatamente atrás) onde encaixa o cabo na lamina, nunca se conseguirá um barbear RB porque o cabeçal é móvel. Consegue-se sim mais irritação porque se insiste em atingir uma boa barba fazendo multiplas passagens...irritando ainda mais a pele.

Ouço frequentemente dizer que as DF (duplo fio ou DE) irritam... Porque se uma lamina bem afiada irrita com uma só passagem e um unico fio cortante, devo então assumir que passando 5 laminas terei menos irritação!?! ??? ??? Vamos, vamos, esperem lá..o que é que me escapa!?  :-\ Fazendo uma passagem N-S no sentido do grão terei encostada à pele uma só lamina a cortar...com uma de 5 é como se fosse cinco, claro.Que é que irritará mais? É fazer as contas em múltiplos de 5 e estamos conversados.

Ou a versão 2 do  mesmo tema: as laminas DF cortam muito...Costumo perguntar: que versão usa? Pode ser falta de técnica, má preparação ou má lamina...Pois isso não sei, não uso nenhuma, oiço dizer...E se não fosse bem assim? Se aquilo que se diz e ouve afinal não fosse verdade?! Estará na altura de nos interrogarmos sobre alguns preconceitos talvez e desempoeirarmos o neurónio!! ;D Alguém disse...educarmo-nos?!?  ::)

Sem falar nos preços elevados que levam cada vez mais gente a abandonar as ML.A Gillette já percebeu que as pessoas estão a um passo do abandono e não é sustentável no longo prazo.Procura-se aligeirar o que todos já vimos (os preços estratosféricos) ou a a pressão com campanhas de "...menos de um euro dia..." mas parece mais uma vez uma campanha de marketing/vendas do que propriamente um beneficio.

Com tudo isto é possivel regressar à qualidade de um bom barbear sem irritação.Basta uma boa máquina DF (duplo fio ou DE) ou navalha, uma boa lâmina, um bom pincel e um creme/sabão à altura.Felizmente, isto já está ao alcance de qualquer um.






« Last Edit: December 16, 2009, 10:47:26 am by lamina »

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:As "multilâminas" e as Clássicas
« Reply #7 on: December 14, 2009, 09:47:28 pm »
0
Muito bom post, Gil, parabéns.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline fpessanha

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 7
  • Respect: 0
Re:As "multilâminas" e as Clássicas
« Reply #8 on: December 16, 2009, 01:59:52 am »
0
Boas postagens aqui... :)
Eu, pela parte que me toca, sou do clube do nosso amigo Bruno. Navalhas de barbear (quase) em exclusivo. Por vezes vejo-me forçado a usar a minha DE, mas só quando estou em viagem ou instalado em casa de amigos - como hoje, por exemplo. Os resultados com a navalha são, para mim, melhores dos que os da DE. Apesar de tudo, a DE não é uma ferramenta má. Uso lâminas razoáveis e a gilette é bastante aceitável. Eu é que obtenho sempre resultados melhores com a navalha... e não julguem que sou um iniciante! Ando nestas coisas há mais de 2 anos! ;)

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Re:As "multilâminas" e as Clássicas
« Reply #9 on: December 16, 2009, 10:50:09 am »
0
Neste país à beira-mar plantado está tudo por fazer!! Mas não desanimemos que um dia seremos mais... :D

Offline Paulo_s

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 27
  • Respect: 0
    • Email
Re:As "multilâminas" e as Clássicas
« Reply #10 on: December 16, 2009, 10:56:11 am »
0
Excelente post, muito esclarecedor.

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Re:As "multilâminas" e as Clássicas
« Reply #11 on: December 16, 2009, 07:01:28 pm »
0
Obrigado.  :D

Offline Barbeiro

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 381
  • Respect: 0
Re:As "multilâminas" e as Clássicas
« Reply #12 on: December 21, 2009, 05:20:59 pm »
0
Caríssimos,

Acabo de me registar no forum. Pelo português que escrevem, percebo que muitos (se não todos) são amigos do velho continente. Já me empolgo e vejo que será incrível a troca de informações que poderemos ter. Sendo de terras brasileiras acredito que poderemos trocar muitas bagagem acerca de produtos, testes, experiências e tudo mais.

Mudando um pouco de assunto (e me inserindo no assunto do tópico), acredito que as multilâminas são boas sim (logicamente que conseguimos o mesmo resultado com os safety razors). Um dos grandes prolemas daqueles que tem irritação ou cortes está na falta de preparo ou técnica...na realidade, ao menos no Brasil, não temos "aulas" de como fazer a barba, simplesmente "imitamos" a propaganda da TV...

Outro problema está, na minha opinião, no valor dessas lâminas e aparelhos que é absurdo. Pelos comentários vejo que esse é um problema que abrange homens de diversas localidades!

Obrigado pela atenção de todos e espero que possamos trocar idéias!

Abraços fraternos.




Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Re:As "multilâminas" e as Clássicas
« Reply #13 on: December 21, 2009, 07:22:49 pm »
0
Bem-vindo!!

No Brasil as multi-laminas também estão caras então!?

Offline Barbeiro

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 381
  • Respect: 0
Re:As "multilâminas" e as Clássicas
« Reply #14 on: December 22, 2009, 03:45:44 pm »
0
O preço de todas as coisas é bem relativo, certo? Mas tendo em vista o custo & benefício de um artigo desses, na minha humilde opinião, são caras sim.

Existem diversos modelos disponíveis e com uma amplitude de preços também muito grande. Encontramos modelos de poucos Reais (alguns centavos de Euro) até modelos de 50 a 60 reais (cerca de 30 euros?).

Abraços fraternos.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal