Author Topic: Como fazer uma boa espuma usando a palma da mão  (Read 53180 times)

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Como fazer uma boa espuma usando a palma da mão
« on: April 28, 2010, 05:12:56 pm »
0
Apresento-vos um tutorial de como extrair uma boa espuma a partir de um sabão de barba usando a técnica da palma da mão.
Como só tenho duas mãos, tenham paciência quanto à qualidade das fotos.
OK, vamos começar:

1. Material necessário

  • Um sabão de barbear
  • Um bom pincel de cerda com os pêlos já espigados e amolecidos. O 1305 da Semogue é ideal.
  • Uma tijela
  • Acesso a água da torneira



2. Preparação

Encher a tijela com água nem quente nem fria.
Colocar o sabão submerso na água. Colocar também o pincel.



Após alguns minutos, drenar a água da tijela e sacudir o pincel.
Colocar o sabão na palma da mão.



3. Carregar o pincel

Começar a a desenhar circulos com o pincel na superfície do sabão com uma leve pressão, não é necessário espalmar o pincel contra o sabão.



Após um minutos, um minuto e meio o pincel já deve estar bem carregado de sabão.

4. Fazer a espuma

Tipicamente nesta fase parte-se para a criação de espuma directamente na cara. Podia fazer isso, mas vamos fazer com que o sabão dentro do pincel se transforme numa espuma densa e cremosa usando a sensibilidade da palma da mão.
A palma da mão é uma das zonas mais sensiveis do corpo, por isso consegue detectar a textura e consistência da espuma com muita exatidão, quase gota após gota de água.
Reparem como a espuma inicialmente está seca e sem "corpo".



Em cada 15 segundos, adiciono 3 gotas de água e continuo a pincelar.



Mais 3 gotas



E mais 3. Notem como ao usar esta técnica, o sabão consegue absorver bastantes gotas de água sem fazer com que a espuma fique muito porosa e com bolhas.



OK, já chega.

5. Fim

Consigo sentir que a espuma na palma da minha mão é cremosa, hidratada e ao mesmo tempo tem uma boa textura que é que pretendemos numa boa espuma.
A espuma está pronta a ser aplicada na cara.
Este é o aspecto de uma passagem do pincel pelo meu braço:



E este é o aspecto do pincel carregado de espuma pronto para "trabalhar"!



Divirtam-se!
« Last Edit: April 28, 2010, 05:16:17 pm by Leon »
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline BanD

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 182
  • Respect: 0
Re:Como fazer uma boa espuma usando a palma da mão
« Reply #1 on: April 28, 2010, 05:57:25 pm »
0
Bom tutorial. Parabéns

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Como fazer uma boa espuma usando a palma da mão
« Reply #2 on: April 28, 2010, 07:35:52 pm »
0
Excelente ideia. Será que funciona bem com stick? Ainda tenho alguma dificuldade em extrair toda a espuma possível, por vezes restam alguns pedaços de sabão inteiros.

Por outro lado, uso esta técnica da palma da mão normalmente com os cremes de barbear. Se for um creme mais mole (como o Lavanda) posso fazer directamente espuma na cara, quando é um creme mais "rijo" (ex. Confiança) costumo "carregar" o pincel na palma da mão alguns segundos antes de fazer espuma na cara.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:Como fazer uma boa espuma usando a palma da mão
« Reply #3 on: April 29, 2010, 11:10:05 am »
0
Bem, é costume usar-se o stick directamente na cara. Os pêlos da barba tratam de ir escavando o sabão do stick e retêm pedaços quase microscópicos junto aos poros que depois o pincel tratará de tornar esses bocados de sabão em espuma.

Excelente ideia. Será que funciona bem com stick? Ainda tenho alguma dificuldade em extrair toda a espuma possível, por vezes restam alguns pedaços de sabão inteiros.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline hg.neto

  • Trade Count: (0)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 462
  • Respect: 0
    • Email
Re:Como fazer uma boa espuma usando a palma da mão
« Reply #4 on: April 29, 2010, 02:47:52 pm »
0
Belo tutorial, realmente interessante.

Obrigado e parabéns!

Offline Barbeiro

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 381
  • Respect: 0
Re:Como fazer uma boa espuma usando a palma da mão
« Reply #5 on: May 10, 2010, 02:54:45 pm »
0
Achei muito interessante. Já tinha ouvido falar nessa técnica através de videos no youtube mas sempre me pareceu muito desastrada. Talvez tenha sido pela forma com que foi apresentada...

Com certeza voce fez a espuma com muito menos "sujeira" do que nos videos que vi!

Abraços!


-Barbeiro

Offline fgabrieljunior

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 145
  • Respect: 0
    • Email
Re:Como fazer uma boa espuma usando a palma da mão
« Reply #6 on: May 21, 2010, 12:26:06 pm »
0
Excelente post!
Vou experimentar no final de semana e, quando tiver um tempo sobrando, posto aqui os resultados!
Francisco Gabriel
Rio de Janeiro - RJ
Brasil

Offline nogueiraf

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 157
  • Respect: +1
    • Email
Re:Como fazer uma boa espuma usando a palma da mão
« Reply #7 on: May 26, 2010, 11:05:14 pm »
0
HAA não se esqueçam de algo importante que uma vez o leon me disse "SABÃO NUNCA É DEMAIS!!"

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Como fazer uma boa espuma usando a palma da mão
« Reply #8 on: May 26, 2010, 11:39:35 pm »
0
HAA não se esqueçam de algo importante que uma vez o leon me disse "SABÃO NUNCA É DEMAIS!!"

Sem dúvida. Tenho feito algumas espumas com o stick BEA que pouco deixam a dever aos cremes em termos de volume. Sabão em quantidade suficiente e mais água funciona muito bem.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Como fazer uma boa espuma usando a palma da mão
« Reply #9 on: June 01, 2010, 12:04:14 am »
0
Boa!

Experimentei esta técnica com o CADE da L'Occitane e resultou lindamente! :)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline nogueiraf

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 157
  • Respect: +1
    • Email
Re:Como fazer uma boa espuma usando a palma da mão
« Reply #10 on: June 01, 2010, 02:14:28 pm »
0
já agora uma duvida, quando tem muitas bolhas de ar isso significa muita ou pouca água?

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re:Como fazer uma boa espuma usando a palma da mão
« Reply #11 on: June 09, 2010, 07:41:02 pm »
0
já agora uma duvida, quando tem muitas bolhas de ar isso significa muita ou pouca água?

Muitas bolhas de ar só quer dizer maior volume de espuma... por deifinição, pois idealmente pretende-se usar o pincel para que com a fricção das cerdas entre si, se introduza bolhas de ar na mistura água + sabão para criar a espuma.

O facto de se obter uma espuma liquida, é o melhor indicador de que se tem demasiada água, resolve-se escorrendo o excendente e dando à manivela para desenvolver o  resto. Se a espuma está pouco volumosa, ou se simplesmente a mão/caneca tem o aspecto "suja de sabão" então precisa de água.

Tenho a sensação que não respondi a pergunta nenhuma .. mas pareceu-me a coisa óbvia de se dizer ... mais bolhas=mais espuma  :-\
abraço
Nuno

Offline nogueiraf

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 157
  • Respect: +1
    • Email
Re:Como fazer uma boa espuma usando a palma da mão
« Reply #12 on: June 14, 2010, 03:26:01 pm »
0
já agora uma duvida, quando tem muitas bolhas de ar isso significa muita ou pouca água?

Muitas bolhas de ar só quer dizer maior volume de espuma... por deifinição, pois idealmente pretende-se usar o pincel para que com a fricção das cerdas entre si, se introduza bolhas de ar na mistura água + sabão para criar a espuma.

O facto de se obter uma espuma liquida, é o melhor indicador de que se tem demasiada água, resolve-se escorrendo o excendente e dando à manivela para desenvolver o  resto. Se a espuma está pouco volumosa, ou se simplesmente a mão/caneca tem o aspecto "suja de sabão" então precisa de água.

Tenho a sensação que não respondi a pergunta nenhuma .. mas pareceu-me a coisa óbvia de se dizer ... mais bolhas=mais espuma  :-\
abraço
Nuno

tenho esta duvida pois tenho um sabão artesanal, e fica com muitas bolhas de ar, sem nunca ficar creme.
E pode ser que esteja a trabalhar pouco a espuma ou que é um bom sabão para as mãos ;)

Offline karpediem

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 124
  • Respect: 0
    • Email
Re:Como fazer uma boa espuma usando a palma da mão
« Reply #13 on: July 16, 2010, 03:42:06 pm »
0
Eu já tive as mesmas duvidas que tu, dúvidas essas que vão desaparecendo com a experiência. Eu comecei nestas "andanças" em Novembro de 2009 e passados mais de 6 meses começo a perceber melhor como fazer uma boa espuma e uma boa utilização da lamina. O que mais me ajudou foram os videos do youtube pois ai podes perceber onde erras.
Carpe diem quam minimum credula postero

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re:Como fazer uma boa espuma usando a palma da mão
« Reply #14 on: July 16, 2010, 04:35:28 pm »
0
já agora uma duvida, quando tem muitas bolhas de ar isso significa muita ou pouca água?

Muitas bolhas de ar só quer dizer maior volume de espuma... por deifinição, pois idealmente pretende-se usar o pincel para que com a fricção das cerdas entre si, se introduza bolhas de ar na mistura água + sabão para criar a espuma.

O facto de se obter uma espuma liquida, é o melhor indicador de que se tem demasiada água, resolve-se escorrendo o excendente e dando à manivela para desenvolver o  resto. Se a espuma está pouco volumosa, ou se simplesmente a mão/caneca tem o aspecto "suja de sabão" então precisa de água.

Tenho a sensação que não respondi a pergunta nenhuma .. mas pareceu-me a coisa óbvia de se dizer ... mais bolhas=mais espuma  :-\
abraço
Nuno

tenho esta duvida pois tenho um sabão artesanal, e fica com muitas bolhas de ar, sem nunca ficar creme.
E pode ser que esteja a trabalhar pouco a espuma ou que é um bom sabão para as mãos ;)

Se a espuma nunca fica cremosa é porque o sabão não é bom para barbear.
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal