Author Topic: Restauro de Safety Razor  (Read 6590 times)

Offline Paco Nassa

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 142
  • Respect: 0
Restauro de Safety Razor
« on: May 02, 2010, 05:51:58 pm »
0
Boas,

Acabo de chegar a casa depois de ter ido a uma feira da velharias onde aquiri 3 DE por uma tuta e meia. Estão em mau estado, mas vou iniciar o restauro.

Alguem tem dicas de como restaurar? E sobre as DE, alguem consegue identificar os modelos? Só consigo identificar que 2 são Gillete Mede in England e a outra diz Star Star Made in USA, mas modelos não os consigo identificar.

Paco Nassa

Offline Paco Nassa

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 142
  • Respect: 0
Re:Restauro de Safety Razor
« Reply #1 on: May 02, 2010, 05:54:59 pm »
0
Mais Fotos...

Offline Paco Nassa

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 142
  • Respect: 0
Re:Restauro de Safety Razor
« Reply #2 on: May 02, 2010, 05:57:07 pm »
0
Mais uma...

Offline BanD

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 182
  • Respect: 0
Re:Restauro de Safety Razor
« Reply #3 on: May 02, 2010, 06:29:38 pm »
0
Era o tópico que estava precisando. Comprei uma Schick Krona devo receber em 30 dias e irei ter que recuperar. Estava lendo inclusive no badger a respeito de restauração. Restauração/limpeza seria a finalidade do tópico.

Offline ISilva

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 37
  • Respect: 0
Re:Restauro de Safety Razor
« Reply #4 on: May 02, 2010, 10:13:07 pm »
0
As duas Gillette são modelos Tech, um deles é conhecido como "Fat Tech" devido ao cabo "gordo". A outra é uma Tech "ball end" , porque tal como o nome indica, no final do cabo tem uma "bola".

Quanto ao restauro, coloca numa panela com água a escaldar durante 10 minutos (não fazer isto em máquinas douradas).

Vai a um hipermercado e compra um daqueles produtos de limpeza de casa de banho para limpeza e cromados SEM LIXÍVIA, versão espuma se possível (aerossol), CIF por exemplo.

Pega neste CIF, cria uma mistura deste + água, com bastante CIF (alguns nem adicionam água), deixa as máquinas lá dentro durante algumas horas (tipo 12). Há quem prefira em vez de deixar muito tempo aquecer esta solução até uns 50c mas durante menos tempo.

Retira as ditas da solução CIF e agora com uma escova dos dentes suave, suavemente esfrega/limpa bem as máquinas.

Depois de estar bem limpa é altura de utilizar um bom composto de polir, recomendo o "Autosol", é um produto alemão. Para aplicar o Autosol em superfícies não regulares utiliza a tal escova de dentes. Para dar a polidela final no cabo e na cabeça, autosol + pano de microfibras, para garantir o efeito "espelhado" final.

Faz tudo isto com as maquinas desmontadas. :)
« Last Edit: May 03, 2010, 03:03:28 am by ISilva »
Cumprimentos,
Ivo

Offline BanD

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 182
  • Respect: 0
Re:Restauro de Safety Razor
« Reply #5 on: May 02, 2010, 10:40:48 pm »
0
As duas Gillette são modelos Tech, um deles é conhecido como "Fat Tech" devido ao cabo "gordo". A outra é uma Tech "ball end" , porque tal como o nome indica, no final do cabo tem uma "bola".

Quanto ao restauro, coloca numa panela com água a ferver durante 10 minutos (não fazer isto em máquinas douradas).

Vai a um hipermercado e compra um daqueles produtos de limpeza de casa de banho para limpeza de cromados SEM LIXÍVIA, versão espuma se possível (aerossol), CIF por exemplo.

Pega neste CIF, cria uma mistura deste + água, com bastante CIF (alguns nem adicionam água), deixa as máquinas lá dentro durante algumas horas (tipo 12).

Retira as ditas da solução CIF e agora com uma escova dos dentes suave, suavemente esfrega/limpa bem as máquinas.

Depois de estar bem limpa é altura de utilizar um bom composto de polir, recomendo o "Autosol", é um produto alemão. Para aplicar o Autosol em superfícies não regulares utiliza a tal escova de dentes. Para dar a polidela final no cabo e na cabeça, autosol + pano de microfibras, para garantir o efeito "espelhado" final.

Faz tudo isto com as maquinas desmontadas. :)
Bom posts. Vai a um hipermercado e compra um daqueles produtos de limpeza de casa de banho para limpeza de cromados SEM LIXÍVIA, versão espuma se possível (aerossol), CIF por exemplo. Teria alguma imagem de um produto, para ter noção?

Offline ISilva

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 37
  • Respect: 0
Re:Restauro de Safety Razor
« Reply #6 on: May 02, 2010, 10:56:33 pm »
0
É tipo isto:



Mas não tem que ser CIF, por norma estas soluções são sempre "parecidas", é só ter atenção a comprar sem lixívia e que possa (deva até) ser aplicado nos cromados, em formato mousse se possível (não tem que ser aerossol, embora este ajude na aplicação por vezes)
Cumprimentos,
Ivo

Offline Paco Nassa

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 142
  • Respect: 0
Re:Restauro de Safety Razor
« Reply #7 on: May 03, 2010, 04:26:48 pm »
0
Boa Tarde a todos...

Vou experimentar... Parece-me que após isso até posso fazer a barca com elas, pois os micróbios devem morrer todos... LOL.
Depois coloco fotos.

PAco Nassa

Offline BanD

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 182
  • Respect: 0
Re:Restauro de Safety Razor
« Reply #8 on: May 03, 2010, 04:52:21 pm »
0
As duas Gillette são modelos Tech, um deles é conhecido como "Fat Tech" devido ao cabo "gordo". A outra é uma Tech "ball end" , porque tal como o nome indica, no final do cabo tem uma "bola".

Quanto ao restauro, coloca numa panela com água a escaldar durante 10 minutos (não fazer isto em máquinas douradas).

Vai a um hipermercado e compra um daqueles produtos de limpeza de casa de banho para limpeza e cromados SEM LIXÍVIA, versão espuma se possível (aerossol), CIF por exemplo.

Pega neste CIF, cria uma mistura deste + água, com bastante CIF (alguns nem adicionam água), deixa as máquinas lá dentro durante algumas horas (tipo 12). Há quem prefira em vez de deixar muito tempo aquecer esta solução até uns 50c mas durante menos tempo.

Retira as ditas da solução CIF e agora com uma escova dos dentes suave, suavemente esfrega/limpa bem as máquinas.

Depois de estar bem limpa é altura de utilizar um bom composto de polir, recomendo o "Autosol", é um produto alemão. Para aplicar o Autosol em superfícies não regulares utiliza a tal escova de dentes. Para dar a polidela final no cabo e na cabeça, autosol + pano de microfibras, para garantir o efeito "espelhado" final.

Faz tudo isto com as maquinas desmontadas. :)
Em uma Gillette Slim não sairia os números (1 a 9)?
Na Redtip teria algum problema colocar por 10 min escaldar?

Offline ISilva

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 37
  • Respect: 0
Re:Restauro de Safety Razor
« Reply #9 on: May 03, 2010, 05:53:05 pm »
0
A água não tem que ferver, uns 50c basta, a redtip que te enviei imagens restaurada não sofreu mazelas a 50c numa solução de palmolive + cilit bang.

Quanto à numeração, não me lembro de ter visto reports de saírem com água quente (mesmo a ferver), e nas minhas não aconteceu (tenho 3 slims), já vi sim que saem com as máquinas de limpeza ultrasonicas, cuidado com essas em máquinas com pinturas.

À água quente podem também juntar um pouco de vinagre, ajuda a soltar aquelas sujidades mais duras.
Cumprimentos,
Ivo

Offline Paco Nassa

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 142
  • Respect: 0
Re:Restauro de Safety Razor
« Reply #10 on: May 04, 2010, 02:52:10 pm »
0
Boas,

Mostro fotos  do restauro.

A primeira ficou muito boa, as outras duas ficaram uma porcaria. Uma perdeu o resto do cromado, e a outra tambem. a ultima como é fabricada em niquel esta não se deve dar bem com a limpeza.

Posso fazer mail alguma coisa? tipo metalização a frio?

PAco Nassa

Offline ISilva

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 37
  • Respect: 0
Re:Restauro de Safety Razor
« Reply #11 on: May 04, 2010, 03:52:14 pm »
0
As cabeças das Gillettes todas elas são cromadas a níquel (fora as que utilizam metais preciosos), na ultima o níquel parece ter permanecido no pescoço mas perdeu totalmente no cabo, o que leva a querer que o metal utilizado nas outras partes para o cromado não será o mesmo e estaria mais fragilizado na secção do cabo e cabeça.

O problema não é portanto o facto de ser cromada a níquel ou também a segunda (a que ficou bem) teria perdido o dito na cabeça, uma vez que é níquel de certeza na cabeça e no cabo não terá cromado é o alumínio polido.

É sempre possível fazer algo, nomeadamente o "replating" a níquel, mas isso já é algo complicado e os custos provavelmente não compensam tendo em conta o valor dos modelos em questão.

P.S - Algumas Tech tinham acabamento a prata, mas honestamente não sei quais ao certo.
« Last Edit: May 04, 2010, 04:19:12 pm by ISilva »
Cumprimentos,
Ivo

Offline filipe_azevedo

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Navalhador Maçarico
  • Respect: 0
    • Email
Re:Restauro de Safety Razor
« Reply #12 on: May 04, 2010, 04:39:52 pm »
0
Olá a todos,
O "niquelar" não fica muito dispendioso, tenho mandado fazer imensos em caixas de relógios, deve é ter-se o cuidado de ter a base a "niquelar" imaculada de corrosão e de riscos, pois estes aparecem depois do banho. Se necessitarem de informações e orçamentos contactem-me.
Um abraço

Offline Paco Nassa

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 142
  • Respect: 0
Re:Restauro de Safety Razor
« Reply #13 on: May 04, 2010, 04:49:52 pm »
0
Sim, realmente junto à cabeça ficou boa.

Offline ISilva

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 37
  • Respect: 0
Re:Restauro de Safety Razor
« Reply #14 on: May 04, 2010, 05:55:31 pm »
0
Olá a todos,
O "niquelar" não fica muito dispendioso, tenho mandado fazer imensos em caixas de relógios, deve é ter-se o cuidado de ter a base a "niquelar" imaculada de corrosão e de riscos, pois estes aparecem depois do banho. Se necessitarem de informações e orçamentos contactem-me.
Um abraço

Sim, caro não é, mas tendo em conta o valor que se encontram alguns deste modelos no ebay alguns em estado imaculado, muitas vezes não valerá a pena niquelar. Eu por exemplo comprei uma Tech "NOS" (New old stock) ou seja, nova, nunca utilizada, de 1961, por 10€ no ebay. :)

Mas claro, pode valer a pena, depende, vale sobre tudo nos modelos mais caros. Eu mesmo já comprei uma gillette "replated", onde todo o níquel foi removido e depois colocado nova camada e polido, ficando com aspecto de nova de fábrica, pronta a durar mais 60 anos (é uma gillette Fat Boy de 1959).

Estou para receber uma Gillette Aristocrata dourada, que perdeu alguma desta camada dourada e estou com ideias de a mandar niquelar em níquel claro, vai ficar com o aspecto da Gillette Presidente. Em princípio vou enviar para uma pessoa conhecida no fórum B&B pelos excelentes trabalhos de replating (o otoman), o custo são 15 libras neste caso para a remoção da camada original+limpeza+niquelagem+polir. Um dia destes tenho que perguntar aqui nos ourives locais se fazem isso também e o custo.
« Last Edit: May 04, 2010, 06:01:11 pm by ISilva »
Cumprimentos,
Ivo

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal