Author Topic: Semogue Limited Edition Horn Handle  (Read 15191 times)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Semogue Limited Edition Horn Handle
« on: June 07, 2012, 10:01:09 pm »
0
Já aqui apresentei alguns pincéis da Semogue, alguns de Edição Limitada, como o LE2009, LE2010 e o LE2011.

E pensava eu que dificilmente faria esta apresentação. Mas entretanto, o destino tratou de fazer com que esta maravilhosa criação da Semogue me viesse parar às mãos. Mas isso é outra história, que contarei lá mais para a frente...

Como nasceu este pincel, que foi, tanto ao que sei, a primeira edição limitada da Semogue?

No ano de 2008, surgiu a ideia de fazer um pincel de edição limitada, com cabo em chifre e pelo de texugo silvertip. A densidade destes pincéis foi aumentada, sendo essa característica posteriormente adoptada nas versões HD (por exemplo, nos modelos em 730HD e 2015HD).
Alguns tópicos podem ser ainda encontrados, tal como este no SRP.

O Bruno (Leon) foi um dos participantes nesse processo, certamente saberá contar melhor a história que eu.

Um primeiro protótipo foi feito:


Posteriormente chegaram mais cabos em corno, 30 no total. Foi até hoje a edição mais limitada da Semogue (ou seja, com menos unidades produzidas). Todo o processo acabou por demorar um pouco, e os cabos chegaram já em 2009. Aqui podemos ver mais algumas fotos dos cabos na fábrica da Semogue, com o Sr. Gomes:




Já depois de prontos, a apresentação oficial, com direito a bandeira e tudo. De notar a individualidade de cada um dos cabos - o chifre tem muitas variações de cor, e cada peça é, de facto, única:




Estas unidades foram vendidas em 2009 entre os utilizadores de 4 fóruns de barbear: ShaveMyFace, TheShaveDen, Badger&Blade e StraightRazorPlace, a um preço de ~ usd$130 cada um.

E devido à raridade deste, nunca pensava eu alguma vez colocar as mãos num pincel destes. Raramente se vêem nas secções de compra-venda, por isso já tinha perdido toda a esperança.

Mas por vezes, o destino tem destas coisas... e foi graças a um distinto membro deste fórum (aliás, um dos pioneiros, presente quase desde a sua fundação) que generosamente me proporcionou a oportunidade de ter este pincel.

Tal como aqui, também fiz a apresentação das outras edições limitadas da Semogue que possuo no Shavenook. E foi aí que, na sequência de um comentário meu, o Murray (a.k.a. CMur12) me contactou.

Basicamente o Murray disse que preferia largamente os pincéis de texugo tradicionais da Semogue, pois são menos densos e com a "copa" mais plana, o que se adapta melhor à sua maneira de espumar. Como tal, não usava muito este pincel da Semogue, que por azar, tinha desenvolvido uma ligeira fissura no cabo. E que teria todo o gosto em ver o pincel nas mãos de alguém que o apreciasse mais - como tal, se eu o quisesse nestas condições, bastaria reembolsá-lo pelo envio! :o

Desde que me meti nesta coisa dos fóruns, barbear tradicional e todo este mundo, há cerca de dois anos, por vezes sou agradavelmente surpreendido pela generosidade de alguns amigos que fui fazendo ao longo do caminho. Mas esta foi, sem sombra de dúvida, o gesto mais generoso com que eu me deparei até hoje! Por isso, serve este tópico não só para apresentar o pincel, como também para apresentar publicamente os meus agradecimentos (que pecam por tardios, ao menos publicamente) ao Murray pela sua generosa oferta!

Respondi que não me sentia bem em aceitar tal oferta, mas que teria todo o gosto em aceitar o pincel se fizéssemos uma troca por algo que lhe interessasse. Ora, muitos de nós conhecemos o Murray: ele tem as suas preferências bem definidas, e um bom stock dos itens de que mais gosta! Mas por sugestão dele, chegámos a um acordo de troca: ele enviou-me o pincel e eu comprei-lhe uma Edwin Jagger DE8911 (barley mas com o cabo liso), escolhida por ele, num fornecedor americano, sendo posteriormente entregue em casa dele. Mas tenho plena consciência que foi uma troca desigual, e na minha opinião fiquei a ganhar bastante, por isso só tenho que agradecer a generosidade do Murray.

Bom, e quanto ao pincel, eu estava a contar tirar umas fotos com outro equipamento, mas enquanto tal não acontece, aqui ficam. O pincel apresenta um cabo em chifre de ~55mm de altura, nó de 22mm e sensivelmente 55mm de altura de pelo. Foto do pincel, à chegada:


A rama é de "Special grade Silvertip", com maior densidade de pelo que os modelos tradicionais, e também com um formato mais arredondado.


O pincel pesa, ao todo, 71g... De notar as várias cambiantes do material que cosntitui o cabo (chifre). De facto, não conheço material mais bonito para o cabo de um pincel - YMMV, como sempre! :D






Nesta foto pode-se ver a tal fissura de que me falava o Murray. Aparenta estar estabilizada, e nem sequer tem o tamanho/espessura que aparenta nessa foto (realcei a foto para que se visse melhor). Talvez um dia a estabilize com cianoacrilato ou cola bicomponente, mas por enquanto aparenta estar estável - e obviamente não perturba o desempenho do pincel! :D


Os pincéis estão numerados com uma inscrição gravada a Laser na base, e com o ano (2009). A gravação parece ter sido feita por cima de uma ligeira camada de resina aplicada na base. Todo o pincel parece estar torneado a partir de uma peça única, ao contrário do que possa parecer olhando para aqueles círculos concêntricos. Este é o exemplar número 9:


Em suma, um pincel alucinante, e que me sinto afortunado por ter na minha colecção. De novo, o meu agradecimento ao Murray, sempre me faltam as palavras quando penso nesta oportunidade que ele me proporcionou!


Muito obrigado, Murray!


Algumas fotos do Escanhoado do dia:




Espero que tenham gostado de ler isto! 8)

Outras referências no Shavenook, Foroafeitado, Afeitadoclasico, Afeitadovintage.

E o excelente post do Murray no ShaveMyface, que considero uma referência e que me ajudou a compreender e apreciar melhor os pincéis tradicionais de texugo da Semogue: What I like about the Semogue 2015 and 730 silvertip brushes
« Last Edit: May 27, 2014, 12:14:33 am by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline orlandosn

  • Trade Count: (0)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2226
  • Portimão, Portugal
  • Respect: +2
    • Email
Re:Semogue Limited Edition Horn Handle
« Reply #1 on: June 07, 2012, 10:10:44 pm »
0
Este pincel é lindíssimo!  :o  Não conhecia este !!

Parabéns aos dois: ao Emanuel pela sua feliz aquisição, e ao Murray pela sua generosidade!

Não há dúvida, isto é hobby de Cavalheiros!  :)
Orlando

Offline Arpeggio

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 322
  • Respect: 0
Re:Semogue Limited Edition Horn Handle
« Reply #2 on: June 07, 2012, 10:22:50 pm »
0
Faço minhas as palavras do Orlando!!!  ;D Esse pincel é mesmo espectacular!!! :o

Offline pgp

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1378
  • Respect: 0
Re:Semogue Limited Edition Horn Handle
« Reply #3 on: June 07, 2012, 10:40:08 pm »
0
Não sei o que é mais bonito: se o fantástico pincel, se a acção do Murray!

Parabéns a ambos!
Com 6 cremes Musgo Real diferentes, só sobra espaço para 1 MdC :)

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Semogue Limited Edition Horn Handle
« Reply #4 on: June 07, 2012, 10:53:27 pm »
0
Que história bonita! E esse pincel? Deve espumar como se não houvesse amanhã!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Semogue Limited Edition Horn Handle
« Reply #5 on: June 07, 2012, 10:56:00 pm »
0
Bela história!
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline Colcurinho

  • Trade Count: (+1)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1903
  • Respect: +16
Re:Semogue Limited Edition Horn Handle
« Reply #6 on: June 07, 2012, 11:04:25 pm »
0
Não sei o que é mais bonito: se o fantástico pincel, se a acção do Murray!

Parabéns a ambos!

Uma bonita acção de um homem é algo mais grandioso que quaquer objecto.

Offline Arpeggio

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 322
  • Respect: 0
Re:Semogue Limited Edition Horn Handle
« Reply #7 on: June 07, 2012, 11:17:16 pm »
0
Não sei o que é mais bonito: se o fantástico pincel, se a acção do Murray!

Parabéns a ambos!

Uma bonita acção de um homem é algo mais grandioso que quaquer objecto.
Sem dúvida!!!

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Semogue Limited Edition Horn Handle
« Reply #8 on: June 07, 2012, 11:23:07 pm »
0
Esse fica bem ao lado Kim Son  ;)

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Semogue Limited Edition Horn Handle
« Reply #9 on: June 07, 2012, 11:44:57 pm »
0
Linda história, belo pincel, belas pessoas! ;)
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline Arpeggio

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 322
  • Respect: 0
Re:Semogue Limited Edition Horn Handle
« Reply #10 on: June 08, 2012, 12:51:53 am »
0
Linda história, belo pincel, belas pessoas! ;)
E que bela espuma que aquilo deve fazer! ;D

Offline alhkar

  • Trade Count: (0)
  • A Mühle da cooperativa
  • ************
  • Posts: 548
  • Respect: 0
    • Email
Re:Semogue Limited Edition Horn Handle
« Reply #11 on: June 08, 2012, 11:35:38 am »
0
Linda história, belo pincel, belas pessoas! ;)
100% de acordo!


Sent from my iPhone using Tapatalk

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Semogue Limited Edition Horn Handle
« Reply #12 on: June 08, 2012, 11:42:24 am »
0


Excelente!! Absolutamente tudo: as pessoas, o gesto e o artigo!!

"Hats Off"

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re:Semogue Limited Edition Horn Handle
« Reply #13 on: June 08, 2012, 01:52:14 pm »
0
Linda história, belo pincel, belas pessoas! ;)
100% de acordo!


Sent from my iPhone using Tapatalk

+1  ;)
But the tigers come at night

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:Semogue Limited Edition Horn Handle
« Reply #14 on: June 08, 2012, 02:22:52 pm »
0
Eu tenho o nr 1, eu tenho o nr 1, eu tenho o nr 1  ;) ;) ;) ;)

Parabéns Emanuel, pertences ao restrito grupo de Semogueiros portadores do LE2008.

Chamo-lhe LE2008, mas na prática foi terminado em 2009, apesar de ter começado a ser feito em 2008. Demorou vários meses até o fornecedor de corno nos enviar os cabos acabados. A espera foi uma eternidade e o desespero foi muito, tanto meu como do pessoal que já o tinha  brindado com um "sneek peak".

O resultado foi muito gratificante. Uma rama densa, com mais pêlo que qualquer pincel de produção normal e com o pêlo selecionado propositadamente para esta edição. Um cabo luxuoso, muito bem acabado com um aspecto requintado.

Foi a minha primeira "aventura" em edições limitadas. O sucesso foi tão grande que a partir daí, decidiu-se introduzir as variantes "HD" nas ramas silvertip dos pinceis de produção normais da Semogue.

E o resto é História, como se diz.
« Last Edit: June 08, 2012, 02:29:15 pm by Leon »
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal