Author Topic: A minha primeira Safety Razor  (Read 14128 times)

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
A minha primeira Safety Razor
« on: December 12, 2009, 01:42:14 pm »
0
Com 5 euros compra-se uma Wilkinson Sword Classic e um pacote de lâminas do Continente, já é o suficiente para ir "testando as águas". Chega bem para ir apurando a técnica nas primeiras semanas/meses.

Pois é... mas vale a pena "poupar"? Tenho uma dessas, foi a minha primeira DE! Um bocado por falta de escolha por falta de mercado  (eu não sabia onde procurar)

Comprei essa instrumento por 4.50 eur com um pack de 10 lâminas Wilkinson (essas ainda não acabei o pack,, e não sei quando/se vou acabar  :P )
Em todo o caso esse aparelho acabei por  o largar, pois achei-o de tão gentil que não cortava em condições..
mas cada pessoa é diferente das outras.. pode haver quem goste. E sempre pode fazer parte do "kit de viagem" mais tarde.

uma semana depois comprei uma Merkur HD 33c, o dinheiro custou a dar na altura, mas é dinheiro que neste não me arrependo de ter gasto.

podem procurar safety razors nas feiras de velharias.. podem encontrar pechinchas extraordinárias!
por ex, comprei uma gillette tech por 5 eur, uma wilkinson sticky por 1 eur e uma shick injector por 1 eur

Quais as vossas dicas de material a  comprar para  quem se está a iniciar nisto?

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:A minha primeira Safety Razor
« Reply #1 on: December 12, 2009, 02:39:54 pm »
0
A minha Wilkinson Classic só custou 2.75 e trazia 5 lâminas (dica: lojas Schlecker). Serviu bem para começar a habituar-me à técnica, mas a combinação da DE com aquelas lâminas é um bocado fraca. As lâminas que traz são muito pouco afiadas, mais vale comprar um pack de lâminas melhores para não ficar assustado com a falta de apuramento logo à partida  ;D.

Depois comprei uma Merkur HD 34C, tem uma curva de aprendizagem ao início porque o ângulo não é bem o mesmo da Wilki'. Mas a partir de uma altura começou a dar os resultados desejados: barbear apurado e confortável. Até as lâminas Wilkinson conseguem dar resultados decentes nesta DE. Resumindo, estou satisfeito com a aquisição. Não é a DE com os melhores acabamentos, mas é uma ferramenta com a qual se obtém bons resultados facilmente.

Não tinha ideia que era fácil encontrar DE "vintage" cá em PT. Já procurei por algumas NOS, mas não consegui encontrar. A próxima aquisição deve ser uma Mühle 89R/EJ DE89L ou uma Futur. Estou interessado em algo que consiga um barbear ainda mais apurado que a 34C. Algum de vocês tem experiência com uma destas?
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline nogueiraf

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 157
  • Respect: +1
    • Email
Re:A minha primeira Safety Razor
« Reply #2 on: December 29, 2009, 02:31:20 pm »
0
Bem eu vou arriscar mas apenas só para o ano  ;D
comprei uma wilkinson Classic e estou a ganhar coragem para tentar domar o bicho

Offline Barbeiro

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 381
  • Respect: 0
Re:A minha primeira Safety Razor
« Reply #3 on: December 30, 2009, 01:36:56 am »
0
A falta de "mercado" é um grande problema. Além da internet não existem lojas que vendam safety razors ou navalhas de boa qualidade (aqui no Brasil, claro). Em algumas cidades encontra-se as equivalentes chinesas (Weishi, principalmente) mas essas, no geral, são muito ruins.

Dessa forma sobra apenas as lojas estadunidenses ou européias para a aquisição de safety razors. Para a grande maioria ainda é complicado comprar produtos de outros países e ainda mais pela internet! Enfim, os problemas vão desde a lingua inglesa (que é necessária para saber como e onde comprar) até a forma de pagamento (cartão de crédito liberado para compras internacionais, paypal ou equivalentes).

Apesar de tantas barreiras acredito que vale a pena o custo & benefício de se adiquirir um bom safety razor em uma dessas lojas virtuais. Gasta-se pouco mais do que se gastaria com um produto de "ponta" (vide o preço dos últimos lançamentos da Gillette) e tem-se uma grande aquisição que durará, quem sabe, uma vida inteira. Seguindo esse pensamento, vale a pena comprar um Parker, Merkur ou um modelo vintage qualquer.

Amigos europeus...voces estão com a faca e o bolo nas mãos. Aproveitem! :)

Abraços fraternos

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Re:A minha primeira Safety Razor
« Reply #4 on: January 04, 2010, 11:06:04 am »
0
Dada a dimensão do Brasil pensava que esse mercado estava mais pujante... :-\

Offline Barbeiro

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 381
  • Respect: 0
Re:A minha primeira Safety Razor
« Reply #5 on: January 06, 2010, 05:30:12 pm »
0
Acredito que a empresa que quiser investir nesse ramo "alternativo" com certeza ganhará um bom público. Entretanto esbarramos na concorrência desleal das grandes empresas e indústrias da área.

O que existe são grandes monopólios desse mercado de cosméticos e produtos para barbear. Pequenas empresas com certeza seriam quase que esmagadas ou o preço que teriam que impor aos seus produtos seria impraticável.

Existe uma loja que fabria sabões sem produtos animais (vegan) e de fabricação artezanal. Eles tem uma ótima linha de produtos para barbear porém os preços são inacreditáveis. Se houvesse a possibilidade de um preço mais justo (e acesso ao mercado consumidor) com certeza haveria uma popularização da coisa.

Enfim...são alguns gargalos que insistem em fazer com que eu compre pela internet!  ;D

Abraços fraternos.

Barbeiro


Offline CMur12

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1310
  • Moses Lake, Washington, EUA
  • Respect: +349
    • Email
Re:A minha primeira Safety Razor
« Reply #6 on: January 07, 2010, 05:23:17 am »
0
A minha primeira máquina foi uma Merkur que achei muito agressiva.  Troquei por uma Weishi tipo TTO que foi muito melhor, e acabei com uma Tech da Gillette que é a minha favorita ainda hoje.  Eu prefiro máquina gentil com uma das lâminas mais afiadas.

   - Murray

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal