Author Topic: Pincel Artesanía Romera, cabo Ebano Africano, nó texugo Finest  (Read 8271 times)

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
0
Venho desta forma dar-vos a minha opinião sobre um pincel de texugo Finest (2 bandas) da Artesanía Romera (representado no fórum pelo confrade aremor) que tenho vindo a usar nas últimas semanas. Vou tentar fazê-lo da forma mais objetiva e sucinta possível.

0 - Vista geral

Comecemos por algumas fotos do pincel.

Mais fotos, agora com o menino molhado e visto de cima.

1 - Dimensões, cabo e nó

Segundo as minhas medições:
  - nó: 24mm
  - loft: 52mm
  - cabo: 46mm
  - altura total: 98mm

O cabo em madeira tem forma, dimensões e peso que me agradam e adapta-se muito bem à minha mão (este é sempre um aspeto um pouco pessoal). O acabamento da madeira é bom.

O nó é de texugo Finest (2 bandas) e apresenta uma densidade considerável. O nó não me parece completamente uniforme em termos de altura, apresentando uma pequena zona que me parece um pouco mais alta do que a zona correspondente do outro lado do "anel", digamos assim.

Este é o único defeito que lhe consigo apontar, se é que lhe posso chamar defeito porque esse pormenor não se faz sentir na utilização.

2 - Utilização

Em geral, posso dizer que na minha experiência este pincel se porta bastante bem com sabões, criando espuma com facilidade, sem "comer" produto. Eis uma espuma criada com o sabão TOBS Jermyn Street (tempo de carregamento aproximadamente 30s). Esta espuma demorou cerca de 45 segundos a desenvolver, o que não considero nada mau, para o sabão em causa.



Com cremes comporta-se igualmente bastante bem. Eis uma espuma do creme Via Men criada a partir da amostra ilustrada.


3 - Conclusões sobre desempenho

Apresentando uma suavidade muito assinalável, é um pincel "firmo e hirto" na proporção certa. O resultado disto é uma sensação muito boa na cara.

Creio que estamos perante um vencedor no que toca a estes dois pontos fundamentais na avaliação de um pincel. Parece-me claramente que o artesão fez um trabalho muito bom na composição deste nó, conjugando muito bem a densidade do nó com a qualidade do pêlo usado.

Utilizei diversas vezes este pincel em contextos diferentes e, na minha análise, este pincel apresenta um desempenho bastante bom em todos os domínios, isto é, cumpre bem a sua função em face/hand/bowl lathering, bem como com sabões e cremes.

Em suma, estamos perante um pincel muito versátil, ou se preferirem "um pincel todo-o-terreno" (como li o Emanuel escrever diversas vezes - o crédito a quem de direito), capaz de trabalhar bem e ao mesmo nível em todos os "quadrantes" do desenvolvimento da espuma.

4 - Comparativo

As avaliações não valem muito quando não existe referencial. Para terem uma ideia mais balizada desta avaliação, vou terminar fazendo algumas apreciações comparativas com as minhas 2 referências de Texugo da Semogue, já que é a marca de pincéis dominante no fórum e na minha coleção, a saber, o SOC 2Band e o Semogue 2015HD.

Em termos de densidade, creio que este pincel se equipara ao SOC 2Band.

Em termos de firmeza e suavidade, diria que este pincel fica entre o SOC 2Band e o 2015HD, ou seja, é ligeiramente mais suave de pontas e praticamente tão firme como o SOC 2Band, sendo mais firme e menos suave que o 2015HD.

Em termos de cabo, apesar de gostar da forma deste, creio que em termos de acabamentos, fica ligeiramente a perder quer para o SOC como para o 2015HD.

No cômputo geral, creio que este pincel compete no mesmo campeonato do SOC 2Band, sendo, para o meu gosto, um belíssimo pincel.

Nesta gama de preço (ronda os 55€), diria mesmo que é muito difícil conseguir melhor.
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Pincel Artesanía Romera, cabo Ebano Africano, nó texugo Finest
« Reply #1 on: January 05, 2014, 01:09:47 am »
0
Obrigado pelo review Igor  ;)

Estou analisando mandar fazer um pincel no nosso colega, mas o dymondwood anda em falta...de qualquer forma é bom saber dos predicados do artesão  :)

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Pincel Artesanía Romera, cabo Ebano Africano, nó texugo Finest
« Reply #2 on: January 05, 2014, 01:24:40 am »
0
Obrigado e parabéns pelo review, e isto que nos faz coçar o bolso. ;) de forma segura. ;D

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re: Pincel Artesanía Romera, cabo Ebano Africano, nó texugo Finest
« Reply #3 on: January 06, 2014, 06:51:01 am »
0
Obrigado pelo review.
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline cutkiller

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 197
  • Respect: +3
    • Email
Re: Pincel Artesanía Romera, cabo Ebano Africano, nó texugo Finest
« Reply #4 on: January 06, 2014, 09:30:00 am »
0
Viva malta..

O confrade classic_shaver concedeu-me a oportunidade de poder experimentar este pincel, sendo a primeira vez que iria testar um pincel de texugo.

No geral gostei bastante de o utilizar, e revejo-me inteiramente no que foi dito, à excepção das comparações com os Semogues, porque isso já desconheço! :)

Offline ClaudioBP

  • Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • *************************************
  • Posts: 6453
  • Respect: +316
    • Email
Re: Pincel Artesanía Romera, cabo Ebano Africano, nó texugo Finest
« Reply #5 on: January 06, 2014, 09:35:58 am »
0
Já encomendei um em ébano africano com um nó de 26mm. Aguardo a entrega.
Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Offline pgp

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1378
  • Respect: 0
Re: Pincel Artesanía Romera, cabo Ebano Africano, nó texugo Finest
« Reply #6 on: January 27, 2014, 10:19:06 am »
0
Ao fim de alguns dias com este pincel, cabe-me fazer uma review. Gostaria que levassem em conta que a nível de pincéis de texugo com alguma qualidade apenas uso um Frank Shaving Finest Badger 24mm e um SOC duas-bandas.

A primeira coisa que salta à vista é a beleza do pincel, particularmente do cabo. Muito bonito mesmo. Ao pegar nele, fiquei admirado com o peso. Mais pesado que os pincéis que conheço, o que sinceramente me agradou muito.

Infelizmente, não achei o cabo muito ergonómico. Ao fim de todo este tempo a usar o pincel, a minha opinião não mudou. Claro que me fui habituando, mas mesmo ao fim de semana e meia continuo a achar que a ergonomia não é o ponto forte.

Apercebi também que se nota significativamente a cola do nó, uns 7mm acima do cabo. Isso não quer dizer que seja mau, porque até no SOC se nota a cola (menos, mas nota-se). No entanto, creio que isso acaba por dar até mais firmeza ao pincel e fazer dele um verdadeiro todo-o-terreno.

Com respeito ao desempenho, este pincel é basicamente o melhor pincel de texugo que já usei. De longe mais macio de pontas que o SOC, muito firme. Usei este pincel com o MWF na maioria das vezes e posso dizer que nunca antes consegui fazer espuma com esta facilidade. Hoje, para terminar em beleza, testei um creme: o Top-Secret. Cinco estrelas!

Em todo o uso perdeu um único pelo. Nada de mais.

Se no futuro pensar em adquirir um pincel, este nó está na lista, e sem dúvida um cabo de madeira personalizado.

Muito obrigado ao aremor pelo oportunidade em testar o pincel e ao Igor pela PM!

Conto enviar o pincel para o Emanuel ainda hoje.
Com 6 cremes Musgo Real diferentes, só sobra espaço para 1 MdC :)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Pincel Artesanía Romera, cabo Ebano Africano, nó texugo Finest
« Reply #7 on: February 18, 2014, 08:02:23 pm »
0
Bom, depois das impressões dos confrades, pouca coisa tenho a acrescentar... cá vão as minhas impressões acerca do pincel:


A madeira do cabo é muito bonita, e continua em forma mesmo depois de tanta rotação. Nota-se o bom trabalho do artesão. O cabo está bem polido e é pesado, e a ligeira concavidade no fundo do cabo é um bonito detalhe.

Também não achei o formato ergonómico, nem sequer o mais visualmente atractivo - muito sinceramente o artesão tem formatos bem mais bonitos. Este não é um formato que eu escolheria, mas opções não faltam.


Permito-me aqui discordar do pgp, pois não acho que este pincel tenha as pontas mais suaves que o SOC 2-bandas; no entanto, o meu SOC 2-bandas é dos primeiros lotes a ser produzidos, e pelo que li, lotes mais recentes não serão tão bons em suavidade. Eu diria que pouca diferença existe entre eles, nesse parâmetro.

Comparando com o BC Texugo 2-bandas, este último sim, tem pontas muito suaves, mais suaves que este pincel da Artesanía Romera.

Tem uma quantidade bem saudável de firmeza, capaz de devorar qualquer sabão, mas sem "tragar a espuma, e liberta-a com facilidade. É um pincel muito equilibrado, que fará as delícias de quem faz a espuma na cara. Na tigela, porta-se igualmente bem, mas recomendaria um cabo diferente deste. :)
Faz espuma muito rapidamente, quer com sabões, quer com cremes - confirmo, um bom "todo-o-terreno"!


De agradecer ao artesão da Artesanía Romera a oportunidade que me proporcionou para experimentar este pincel. :)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Pincel Artesanía Romera, cabo Ebano Africano, nó texugo Finest
« Reply #8 on: July 07, 2014, 12:07:06 am »
0
Não tenho experiência com outros pinceis de texugo ... agora somente com o BC Mistura ... mas vamos lá.

Cabo com acabamento muito bom ... atravessou o oceano e continua muito bem polido ... a junção do nó com o cabo e perfeita ... pegada muito confortável.

Pelo fantástico ... muito macio ... muito bem distribuído pelo nó ... com uma abertura linda ... espuma fácil ... cria uma espuma linda ... mas é um comilão de espuma ... proporciona uma verdadeira massagem na aplicação da espuma no rosto ... parece um espanador ... a impressão que dá e que com duas pinceladas já cobre o rosto todo.





 

Offline Dsuisso

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 39
  • Respect: +3
    • Email
Re: Pincel Artesanía Romera, cabo Ebano Africano, nó texugo Finest
« Reply #9 on: July 09, 2014, 02:47:56 am »
0
Belo review...
Sempre bom aprender sobre novos produtos... ainda mais no meu caso que estou escolhendo um pincel.

Offline marcodelima

  • Trade Count: (+4)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1051
  • Guarulhos - São Paulo - Brasil
  • Respect: +7
Re: Pincel Artesanía Romera, cabo Ebano Africano, nó texugo Finest
« Reply #10 on: July 09, 2014, 02:55:39 am »
0
Belo review...
Sempre bom aprender sobre novos produtos... ainda mais no meu caso que estou escolhendo um pincel.

Esse pincel é um protótipo, mas o mesmo fabricante possuí excelentes pincéis.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal