Author Topic: Protótipo Semogue "Pata Negra" em cerda de porco preto ibérico  (Read 9744 times)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Como alguns de vós notaram, o Bruno teve a gentileza de me enviar um dos protótipos de um pincel com um tipo de pelo nunca antes usado pela Semogue: o “Semogue Pata Negra”, fabricado com cerdas de porco preto ibérico!

Desde há três semanas (mais coisa menos coisa), tenho vindo a testá-lo, e por vezes lá está ele a aparecer no meu escanhoado do dia.

Uma foto do dito cujo, que chegou já meio desbravado, o que se agradece também ;D :D


Este tipo de pelo é muito espesso, bastante mais espesso que qualquer outro tipo de pelo que eu tenha visto num pincel de barba. Também não absorve a água da mesma maneira que outros tipos de pelo de cerda, pois este tipo de pelo parece ser bastante menos permeável à água. Absorve sempre uma quantidade mais pequena, o que obriga a juntar mais água durante a preparação da espuma.
Uma das vantagens imediatas é a de que este pincel não traga espuma, como o fazem outros pincéis de cerda densos.

A espessura do pêlo usado dá-lhe uma firmeza extraordinária, como nunca vi antes em qualquer pincel – esta é talvez a sua característica mais notável, mesmo sendo um pincel com uma altura de pêlo elevada (~55mm). Não é um nó que tenha tendência a abrir muito, como por exemplo o 2000, um pincel de dimensões aproximadas mas totalmente diferente deste.


Funciona muito bem com sabões, quer duros, quer moles, e também com cremes, especialmente se gostarem de fazer a espuma na tigela ou na scuttle, basta deixar as pontas trabalhar que a firmeza natural deste pincel faz o resto, mesmo com os sabões mais duros. :D A espuma aparece em quantidade e com muita rapidez, assim adicionem a quantidade de água necessária.


Também funciona bem a fazer a espuma na cara – apesar de ter um loft elevado, este tipo de pelo tem muita firmeza, como nunca vi antes num pincel. No entanto, talvez prefiram usá-lo em movimentos laterais ou de pintor em vez de movimentos circulares. Mas, para mim, isso não é problema, eu já uso pincéis de barba há quase ~20 anos e nunca fui grande apreciador desses movimentos circulares… 8)


O pincel irá demorar bastante tempo a quebrar, isso é certo. As pontas, com o tempo, ficarão suaves, mas não tão suaves como outros tipos de cerda. Se tiveres a pele sensível ou se apenas aprecias a suavidade de um bom silvertip, este provavelmente não será um pincel adequado para ti.


No entanto, se aprecias um pincel com uma acção ligeiramente esfoliante e com uma firmeza (backbone) elevada, então este bem poderá ser o teu pincel de sonho.


Recomendaria este pincel? Sim, mas apenas a quem apreciar as suas características intrínsecas. Não seria um pincel que recomendaria a toda a gente. É um pincel muito diferente, com características próprias e pouco comuns. A grande dose de firmeza é a sua característica mais notável, aliada a um ligeiro efeito esfoliante. Como disse atrás, se és um adepto ferrenho dos silvertips, este não é o teu pincel de sonho.

No entanto, eu gosto de ter variedade, e este pincel é seguramente algo muito diferente dos meus outros pincéis – e um excelente complemento à minha rotação, de maneiras que é muito natural que apareça nos meus futuros escanhoados do dia.  :)

Outros tópicos de interesse: Semogue Porco Preto - Protótipo e vídeo feito pelo mestre Nuno ;D
« Last Edit: December 18, 2012, 02:45:55 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline orlandosn

  • Trade Count: (0)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2226
  • Portimão, Portugal
  • Respect: +2
    • Email
Re:Protótipo Semogue "Pata Negra" em cerda de porco preto ibérico
« Reply #1 on: July 18, 2012, 01:22:36 pm »
0
Se um dia este pincel "subir à produção", creio que um Pata Negra virá cá para casa, pois além das suas características me agradarem, acho que é um pincel muito bonito,  diria  mesmo exótico! 
Orlando

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Protótipo Semogue "Pata Negra" em cerda de porco preto ibérico
« Reply #2 on: July 18, 2012, 01:28:37 pm »
0
Ah, um pormenor: este cabo, semelhante ao do 2000, é apenas o cabo do protótipo que eu, o Teiste e o Soeren recebemos. Por exemplo, o protótipo do Nuno tem o cabo do SOC. Se o pincel passar à produção, o cabo tanto pode ser um destes, como algo completamente diferente.

Pessoalmente, acho este cabo um dos meus favoritos da Semogue, tem uma ergonomia muito boa e acho bonito. Mas a versão final é provável que seja algo diferente disto (digo eu... :P).
« Last Edit: July 18, 2012, 02:02:31 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:Protótipo Semogue "Pata Negra" em cerda de porco preto ibérico
« Reply #3 on: July 18, 2012, 02:10:32 pm »
0
Como alguns de vós notaram, o Bruno teve a gentileza de me enviar um dos protótipos de um pincel com um tipo de pelo nunca antes usado pela Semogue: o “Semogue Pata Negra”, fabricado com cerdas de porco preto ibérico!

Desde há três semanas (mais coisa menos coisa), tenho vindo a testá-lo, e por vezes lá está ele a aparecer no meu escanhoado do dia.

Uma foto do dito cujo, que chegou já meio desbravado, o que se agradece também ;D :D

Emanuel, disseste bem "meio desbravado". Será que algum dia este bicho fique totalmente domado? É que o pêlo, para além de ser muito duro, não é fácil de ficar suavizado. Apenas o tempo dirá como se comportará depois de muuuuuito uso.

É um pincel interessante, mas não para todos. Metade irá adorá-lo, metade detestá-lo.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline henrique

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1329
  • Respect: 0
Re:Protótipo Semogue "Pata Negra" em cerda de porco preto ibérico
« Reply #4 on: July 18, 2012, 03:37:13 pm »
0
Ta engraçado! Mas neste momento, depois de ler tudo, parece quando no top gear testam um carro que não está em produção... Fica um tipo com água na boca, mas não pode ir à drogaria do costume buscar um!!

Offline RedNight

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1146
  • Respect: +5
Re:Protótipo Semogue "Pata Negra" em cerda de porco preto ibérico
« Reply #5 on: July 18, 2012, 03:47:46 pm »
0
Cabo preto... cabo preto... cabo preto... cabo preto... cabo preto

...

...cabo preto!


 ;D

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Protótipo Semogue "Pata Negra" em cerda de porco preto ibérico
« Reply #6 on: July 18, 2012, 04:58:18 pm »
0
Um cabo cinza rajado de preto ou em ébano ficaria supimpa!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Gabriel Maia

  • Trade Count: (+2)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1810
  • Respect: +5
    • Email
Re:Protótipo Semogue "Pata Negra" em cerda de porco preto ibérico
« Reply #7 on: July 18, 2012, 05:15:45 pm »
0
Este é do tipo que qualquer que seja o cabo cairá por aqui.
A rama é muito bonita!
Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Offline Cervejeiro Maia

  • Trade Count: (+5)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 866
  • Cervejeiro amador e barbeiro aprendiz
  • Respect: +1
    • Email
Re:Protótipo Semogue "Pata Negra" em cerda de porco preto ibérico
« Reply #8 on: July 18, 2012, 06:38:47 pm »
0
Mais um para a lista de compras  ;D
Jornalista profissional, cervejeiro amador e barbeiro aprendiz.

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Protótipo Semogue "Pata Negra" em cerda de porco preto ibérico
« Reply #9 on: July 19, 2012, 07:00:19 am »
0
Bela análise, Confrade oversaturn, mas este, acho (não sei, quem sabe um cabo de acrílico :-\) que passo.
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Protótipo Semogue "Pata Negra" em cerda de porco preto ibérico
« Reply #10 on: August 07, 2013, 01:46:57 am »
0
Este protótipo nunca chegou a avançar?  ::)

Cumps.
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Protótipo Semogue "Pata Negra" em cerda de porco preto ibérico
« Reply #11 on: August 07, 2013, 09:47:34 am »
0
Tanto quanto sei, não.
Apesar de ser visualmente muito atractivo, não sei se este nó, com características muito especiais, resultaria no mercado.

É, sem dúvida, o pincel mais rígido e firme que já usei. E demora imenso a desbravar. Sei que existe actualmente toda uma tendência geral para preferir pincéis firmes, mas...
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re: Protótipo Semogue "Pata Negra" em cerda de porco preto ibérico
« Reply #12 on: August 07, 2013, 09:51:35 am »
0
Tanto quanto sei, não.
Apesar de ser visualmente muito atractivo, não sei se este nó, com características muito especiais, resultaria no mercado.

É, sem dúvida, o pincel mais rígido e firme que já usei. E demora imenso a desbravar. Sei que existe actualmente toda uma tendência geral para preferir pincéis firmes, mas...

... mas este não é apenas firme... É firme e hirto! :D
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re: Protótipo Semogue "Pata Negra" em cerda de porco preto ibérico
« Reply #13 on: August 18, 2013, 03:37:09 pm »
0
Tanto quanto sei, não.
Apesar de ser visualmente muito atractivo, não sei se este nó, com características muito especiais, resultaria no mercado.

É, sem dúvida, o pincel mais rígido e firme que já usei. E demora imenso a desbravar. Sei que existe actualmente toda uma tendência geral para preferir pincéis firmes, mas...

... mas este não é apenas firme... É firme e hirto! :D

É um piaçaba, palavras do próprio Sr. Gomes. Eventualmente amolece um pouco, mas não será para os utilizadores comuns da Semogue, será mais para os "excêntricos" e "die-hard fans" da marca.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Protótipo Semogue "Pata Negra" em cerda de porco preto ibérico
« Reply #14 on: August 18, 2013, 04:39:40 pm »
0
Tanto quanto sei, não.
Apesar de ser visualmente muito atractivo, não sei se este nó, com características muito especiais, resultaria no mercado.

É, sem dúvida, o pincel mais rígido e firme que já usei. E demora imenso a desbravar. Sei que existe actualmente toda uma tendência geral para preferir pincéis firmes, mas...

... mas este não é apenas firme... É firme e hirto! :D

É um piaçaba, palavras do próprio Sr. Gomes. Eventualmente amolece um pouco, mas não será para os utilizadores comuns da Semogue, será mais para os "excêntricos" e "die-hard fans" da marca.

Mas é um piaçaba bem bonito! ;)

Cumps.
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal