Author Topic: Instruções de uso: pincéis Thäter e Simpson  (Read 10168 times)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Instruções de uso: pincéis Thäter e Simpson
« on: August 06, 2012, 10:59:56 pm »
0
Navegando pelas net, pouco depois de ter chegado o meu pincel Thäter, encontrei isto, que aparentemente são as instruções de uso e manutenção que acompanham (ou acompanhavam) os pincéis Thäter.

Algumas informações ali contidas serão no mínimo polémicas - "Soap is traditionally lathered in a bowl" ou "We do not recomend lathering in the face". O que não deixa de ser estranho - este pincel é dos melhores que conheço para fazer espuma na cara, de uma suavidade luxuosa. :)

Mas aqui ficam...




Que pensam vocês sobre isto? Que a discussão comece! :D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Gabriel Maia

  • Trade Count: (+2)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1810
  • Respect: +5
    • Email
Re:Instruções de uso: pincéis Thäter
« Reply #1 on: August 06, 2012, 11:10:01 pm »
0
De fato é curioso não recomendarem espumar na cara, o que creio ser o que a maioria dos usuários destes pincéis devem fazer.

Outra coisa que me chamou a atenção é a recomendação do uso de movimentos circulares na cara, algo que geralmente não é incentivado.

Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Offline Pitolas

  • Trade Count: (+6)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4653
  • Respect: +11
    • Pitolashaving
    • Email
Re:Instruções de uso: pincéis Thäter
« Reply #2 on: August 06, 2012, 11:13:15 pm »
0
Não sabia que espumar na cara tinha impacto negativo da durabilidade dos pinceis. Estamos sempre a aprender :D :D
Já vi que os Thater não devem ser usados por aficionados do face lather, até me admira como é que não aconselham a espalhar a espuma com as mãos na cara. Que bela estratégia de Marketing.
« Last Edit: August 06, 2012, 11:19:22 pm by Pitolas »

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Instruções de uso: pincéis Thäter
« Reply #3 on: August 06, 2012, 11:35:34 pm »
0
Eu penso que essas instruções são antigas, típicas de outra era - hoje em dia nenhuma empresa teria a coragem (o desplante? ;D) de dizer ao cliente para não fazer a espuma de uma determinada maneira ou de outra! :D

Comparemos com estas instruções da Simpsons, da chamada "era Sommerset" (anterior a 1990):




Hoje em dia, as instruções são muito mais abreviadas e sintéticas. Nada de dizer ao cliente como diabo deve fazer a sua espuma! :D Nanananana...! Aqui estão as instruções que acompanhavam o meu Duke 3 (actual, de 2010/2011, praí, já em plena era Vulfix...) - um papelito bem mais singelo...


« Last Edit: November 06, 2014, 09:49:27 am by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Madaíl

  • Vendedor
  • Trade Count: (0)
  • Cella na tigela
  • *
  • Posts: 407
  • Respect: +1
    • ThePortugalOnlineShop
    • Email
Re:Instruções de uso: pincéis Thäter
« Reply #4 on: August 07, 2012, 12:55:22 am »
0
Essa do Boiled é boa - Não seria a 1ª vez que me perguntariam se deveriam ferver o pincel antes de usar...

Naturalmente, porco ou texugo "cozido" é melhor que frito, mas mesmo assim recomendo após a cozedura aplicar um fiozinho de azeite e uma pitada de sal. É bem melhor. E espuma que é maravilha.

Além disso é um excelente método para literalmente abrir o pincel....e ver os pelos cair...
--Miguel Madaíl

www.ThePortugalOnlineShop.com - Produtos nacionais de excelência para o barbear e não só!
- Facebook - | - BC10 - Cupão de Desconto para confrades do fórum -

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Instruções de uso: pincéis Thäter
« Reply #5 on: August 07, 2012, 01:10:56 am »
0
Para o pincel durar mais, é só guardá-lo e não usá-lo!!! :D ;D :D
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline Madaíl

  • Vendedor
  • Trade Count: (0)
  • Cella na tigela
  • *
  • Posts: 407
  • Respect: +1
    • ThePortugalOnlineShop
    • Email
Re:Instruções de uso: pincéis Thäter
« Reply #6 on: August 07, 2012, 01:15:56 am »
0
Criogénese...ouvi dizer que ajuda :)
--Miguel Madaíl

www.ThePortugalOnlineShop.com - Produtos nacionais de excelência para o barbear e não só!
- Facebook - | - BC10 - Cupão de Desconto para confrades do fórum -

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Instruções de uso: pincéis Thäter
« Reply #7 on: August 07, 2012, 01:40:51 pm »
0
Essa do Boiled é boa - Não seria a 1ª vez que me perguntariam se deveriam ferver o pincel antes de usar...


:o :o :o :o :o

Naturalmente, porco ou texugo "cozido" é melhor que frito, mas mesmo assim recomendo após a cozedura aplicar um fiozinho de azeite e uma pitada de sal. É bem melhor. E espuma que é maravilha.


Quanto ao porco, prefiro assado no forno, ou estufado! Agora texugo... nunca provei, mas nunca se sabe, talvez um dia  ;D :D ;D :D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline PTShaves

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 696
  • AFINADOR DE PIANOS
  • Respect: 0
    • www.pianodream.pt
    • Email
Re:Instruções de uso: pincéis Thäter
« Reply #8 on: August 07, 2012, 01:47:52 pm »
0
Belas instruções.

Caro Madail, un no início punha o meu em água a ferver.  ;D ;D ;D ;D

Caro Gadrel, concordo que um pincel sem ser usado dura mais. Mas acrescento que ter vários pincéis é a melhor das soluções. Vai-se rodando e os pincéis duram mais.  ;D ;D ;D ;D
www.pianodream.pt

Cumprimentos.

PT Shaves

A escanhoar é a a gente se entende.

Offline bleddyn

  • Trade Count: (+6)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1842
  • Porto, Portugal
  • Respect: +16
Re:Instruções de uso: pincéis Thäter
« Reply #9 on: August 07, 2012, 02:34:12 pm »
0
O meu pai que faz a espuma exclusivamente na cara com cremes tinha um pincel de cerda com uns anos largos em que o nó ainda estava no sítio, mas os pelos deviam ter sensivelmente um 1/3 da altura original. Tive de lhe comprar um 1470 para substituir aquilo e a minha pena foi não ter tirado uma fotografia ao mesmo.

Suponho que isto varia conforme as pessoas, mas no meu caso que tenho a barba tipo lixa, ou pelo menos é o que a minha mulher diz, o fato de usar um pincel para fazer a espuma na cara vai fazer com que ao longo do tempo as pontas se vão gastando mais do que se fizesse a espuma na tigela, é como eles dizem "...hair tips will wear faster."
É óbvio que demora muito tempo para isto acontecer, mais ainda se tivermos em linha de conta que a maior parte das pessoas aqui fazem rotação de pincéis não usando apenas um, no entanto não acho que as instruções da Thäter sejam completamente descabidas.

Dito isto cada um que faça como gosta mais, e eu tenciono continuar a fazer a espuma na cara. Com a quantidade que cá tenho em casa ainda vão durar mais do que eu.

Offline Colcurinho

  • Trade Count: (+1)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1903
  • Respect: +16
Re:Instruções de uso: pincéis Thäter
« Reply #10 on: August 07, 2012, 03:02:15 pm »
0
O dono da Gentlemans Shop ensina a não fazer espuma na cara em circulos, tal como indica as instruções da Simpson

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=YKg5r_JkgQA" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=YKg5r_JkgQA</a>

minuto 1:23

Belas instruções.

Caro Madail, un no início punha o meu em água a ferver.  ;D ;D ;D ;D

+1  É caso para se dizer: Grandes malucos que eramos!!

Offline Madaíl

  • Vendedor
  • Trade Count: (0)
  • Cella na tigela
  • *
  • Posts: 407
  • Respect: +1
    • ThePortugalOnlineShop
    • Email
Re:Instruções de uso: pincéis Thäter
« Reply #11 on: August 07, 2012, 03:09:42 pm »
0
...

Caro Madail, un no início punha o meu em água a ferver.  ;D ;D ;D ;D

...

E nada de grave aconteceu? AKA comprometer a qualidade da cola, cairem os pelos, etc...


O dono da Gentlemans Shop ensina a não fazer espuma na cara em circulos, tal como indica as instruções da Simpson


minuto 1:23

Belas instruções.

Caro Madail, un no início punha o meu em água a ferver.  ;D ;D ;D ;D

+1  É caso para se dizer: Grandes malucos que eramos!!

É natural que os movimentos circulares afectem mais rapidamente o bom estado dos pêlos, principalmente se o fizermos com força e bruscamente. Não me preocupo muito com essa fase, já que alterno entre um e outro modo. Preocupa-me mais com a fase de retirar a espuma a mais ou mesmo a secar o pincel, é aí que porventura faço mais força ao apertar o loft todo. Basta um pouco mais de pressão no intuito de retirar o máximo de água e lá se vai um pelo :)
--Miguel Madaíl

www.ThePortugalOnlineShop.com - Produtos nacionais de excelência para o barbear e não só!
- Facebook - | - BC10 - Cupão de Desconto para confrades do fórum -

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Instruções de uso: pincéis Thäter
« Reply #12 on: August 07, 2012, 03:27:52 pm »
0
...

Caro Madail, un no início punha o meu em água a ferver.  ;D ;D ;D ;D

...

E nada de grave aconteceu? AKA comprometer a qualidade da cola, cairem os pelos, etc...


Não há melhor maneira de descolar o nó que mergulhar o pincel em água a ferver. Foi o que fiz aqui... ;D

Essa recomendação de não ferver o pêlo tem "raízes" históricas. Num dado momento da história (anos 20, praí), houve uma histeria acerca do pêlo dos pincéis vir contaminado com antraz (anthrax). Isto porque se atribuiu a culpa de alguns casos de antraz facial a pincéis de texugo vindos do Japão.

Verdade ou não, conclusivo ou não, o facto é que tal caso gerou uma "histeria" tamanha... semelhante a algumas mais recentes como a gripe das aves ou as vacas loucas... ;D

Assim, muitos fabricantes passaram a esterilizar o pêlo - e é por isso que muitos pincéis ingleses põem a palavra "sterilized" no cabo, que se pode ver inclusivé em modelos actuais, até aos dias de hoje, por exemplo nos Vulfix. Alguns fabricantes americanos chegavam a ter as palavras "Free from Anthrax" :o estampadas nos cabos dos pincéis!

Claro que muito boa gente não confiava, e toca a "botar" o pincel para a panela e dar-lhe lume e água, para matar o "bicho", não fosse o diabo tecê-las! Assim, os fabricantes passaram a incluir essa recomendação também, pois uma das melhores de soltar o nó de um pincel é fervê-lo, pois claro...

De resto, acredito que fazer a espuma na cara, movimentos circulares, pressionar demasiado (este ponto é comum aos dois fabricantes) pode diminuir o tempo de vida de um pincel. Mas com as rotações, etc, acredito que quando o pincel se "gastar", já devem ter passado muitos anos, já o pincel se pagou a si próprio... se é que se gasta de todo...

Cada um que faça a espuma onde quer que lhe apeteça e sejam felizes! :D

Já o guardá-lo com restos de espuma, em ambiente húmido, ferver, etc, já é algo que entra no campo da negligência, e aí já estamos noutro nível - e acredito que isso contribua bastante mais para danificar o pincel que o fazer espuma na cara ou os movimentos circulares.

De resto, qualquer destes fabricantes já cá anda há várias décadas (a Simpsons quase à 100 anos). Ou seja, acerca de pincéis, alguma coisa devem saber...
« Last Edit: August 07, 2012, 03:29:30 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Madaíl

  • Vendedor
  • Trade Count: (0)
  • Cella na tigela
  • *
  • Posts: 407
  • Respect: +1
    • ThePortugalOnlineShop
    • Email
Re:Instruções de uso: pincéis Thäter e Simpson
« Reply #13 on: August 07, 2012, 04:18:19 pm »
0
Eu confesso que nunca vi um episódio dos Simpsons com pincéis... tens a certeza que percebem disso?? ;)
--Miguel Madaíl

www.ThePortugalOnlineShop.com - Produtos nacionais de excelência para o barbear e não só!
- Facebook - | - BC10 - Cupão de Desconto para confrades do fórum -

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Instruções de uso: pincéis Thäter e Simpson
« Reply #14 on: August 07, 2012, 04:37:56 pm »
0
Eu confesso que nunca vi um episódio dos Simpsons com pincéis... tens a certeza que percebem disso?? ;)

...parece que não..! :(



 :D ;D :D ;D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal