Author Topic: Restauro de Paddle Strop II  (Read 6622 times)

Offline orlandosn

  • Trade Count: (0)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2226
  • Portimão, Portugal
  • Respect: +2
    • Email
Restauro de Paddle Strop II
« on: September 04, 2012, 11:03:31 pm »
0
Olá a todos!

Na sequência deste tópico aqui, decidi restaurar o paddle strop que está em bom estado.

Para encontrar quem trabalhasse com couro, fui visitar hoje 3 barbeiros já bem entrados na idade e perguntei no tempo deles como é que faziam para arranjar os assentadores. Todos me indicaram o mesmo artesão. O barbeiro mais velho (e mais falador) ainda me disse: "Não se esqueça: couro de vaca; a pele tem de ser da barriga da vaca!"

Fui falar com o artesão, também já  bem idoso, expliquei-lhe o que queria e ele disse de imediato "P'ra isso tem de ser couro da barriga de vaca. Há muitos anos que não me pedem nada disso."

A minha pergunta é: haverá melhor alternativa que o couro da bendita barriga da vaca ?  ???

O paddle strop em questão é o debaixo...

Orlando

Offline henrique

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1329
  • Respect: 0
Re:Re: Restauro de Paddle Strop II
« Reply #1 on: September 05, 2012, 09:33:41 am »
0
O Leon tinha falado no de cavalo...

Estou interessado em algum couro, se for a bom preço, para restaurar un que cá tenho! Vais dando noticias ;)

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk

Offline orlandosn

  • Trade Count: (0)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2226
  • Portimão, Portugal
  • Respect: +2
    • Email
Re:Restauro de Paddle Strop II
« Reply #2 on: September 05, 2012, 11:07:57 am »
0
Ok, Henrique.

Esta semana vou falar com outra vez com o homem, a ver o que ele arranja e a que preços. ;D
Orlando

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Restauro de Paddle Strop II
« Reply #3 on: September 05, 2012, 11:22:50 am »
0
Depois diz qualquer coisa, que o assunto tb me interessa :)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:Restauro de Paddle Strop II
« Reply #4 on: September 05, 2012, 12:07:36 pm »
0
Depois diz qualquer coisa, que o assunto tb me interessa :)

E a mim, especialmente se "relinchar"  ;D ;D ;D

Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
  • Respect: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Restauro de Paddle Strop II
« Reply #5 on: September 05, 2012, 12:14:14 pm »
0
Não sou profundo conhecedor do assunto, mas ja fiz das minhas.
Então, tenho a tendência a pensar qeu mais importa o tipo de curtimento. O tipo "atanado", destes que os artesões usam para entalhar e gravar, curtido em material vegetal, é melhor.
Alguns falam em couro de cavalo, outros de anta, e até de cervo.. Não pegue o vizinho...
Uma coisa é certa, tem que ser macio.
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Restauro de Paddle Strop II
« Reply #6 on: September 05, 2012, 12:59:38 pm »
0
Desde que estou nessa, vejo falarem muito em couro de cavalo. Da barriga da vaca, nunca li nada.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Restauro de Paddle Strop II
« Reply #7 on: September 05, 2012, 01:19:12 pm »
0

Talvez falando com alguém da indústria dos curtumes?!

http://www.hotfrog.pt/Produtos/Curtumes/Aveiro/S%C3%A3o-Jo%C3%A3o-da-Madeira

Offline orlandosn

  • Trade Count: (0)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2226
  • Portimão, Portugal
  • Respect: +2
    • Email
Re:Restauro de Paddle Strop II
« Reply #8 on: September 05, 2012, 07:56:13 pm »
0
Cá estou eu, de novo.

Ora bem, da conversa que tive hoje com este correeiro, artesão com mais de 80 anos, deixo aqui algumas das suas indicações e todas apontam no sentido do que o Callega já indicou.

1º) Tem de ser couro. E tem de ser macio.

2º) Para assentadores de navalhas sempre usou couro da barriga da vaca, porque é muito macio.

3º)A maneira de curtir o couro faz muita diferença. O couro limpo para assentar a navalha deve ser "atanado" (curtido com extratos vegetais), porque fica extremamente suave. O couro onde se põe a pasta tem de ser também muito macio, mas não precisa de ser "atanado".

4º) Nunca usou (nem o seu pai usou) couro de cavalo para um assentador. Na sua opinião o couro de cavalo não é mais macio que o de vaca, e por isso não há ganho em usar o couro de cavalo. Por outro lado o couro de cavalo será muito difícil de arranjar no comércio local, porque quase não tem utilização para o pequeno comerciante. Sugeriu que talvez o contacto com os armazéns da industria de curtumes dê resultado, mas duvida que vendam a particulares.

5º) Para manutenção do couro do assentador, basta passar a mão no couro atanado: a gordura da mão é suficiente. Outros produtos, se de má qualidade, podem estragar  o couro.

Duas tiras de 22 x 3,5 cm, sendo uma de couro atanado e a outra não, ficaram-me em 4 euros, mas o homem demorou uma eternidade a escolher os couros.

Espero que isto ajude a todos.

Nota: já iniciei o restauro do assentador...  ;D

Orlando

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Re:Restauro de Paddle Strop II
« Reply #9 on: September 05, 2012, 08:20:56 pm »
0



Nota: já iniciei o restauro do assentador...  ;D



This thread is worthless without...   :D :D

Offline orlandosn

  • Trade Count: (0)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2226
  • Portimão, Portugal
  • Respect: +2
    • Email
Re:Restauro de Paddle Strop II
« Reply #10 on: September 05, 2012, 08:22:26 pm »
0



Nota: já iniciei o restauro do assentador...  ;D



This thread is worthless without...   :D :D

 :D :D :D

... still in the camera.  ;)
Orlando

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:Restauro de Paddle Strop II
« Reply #11 on: September 06, 2012, 10:31:34 pm »
0
4º) Nunca usou (nem o seu pai usou) couro de cavalo para um assentador. Na sua opinião o couro de cavalo não é mais macio que o de vaca, e por isso não há ganho em usar o couro de cavalo. Por outro lado o couro de cavalo será muito difícil de arranjar no comércio local, porque quase não tem utilização para o pequeno comerciante. Sugeriu que talvez o contacto com os armazéns da industria de curtumes dê resultado, mas duvida que vendam a particulares.

Respeito a opinião do Sr., mas o couro que tenho aqui, um Shell Horsehide que parece vidro, é a pele mais macia que alguma vez experimentei, quase igual aos Kanayama do Japão. Por outro lado, os assentadores que tive de couro bovino eram macios, mas não tão macios quanto este.

"YMMV", I suppose.

Orlando, depois coloca aqui as tuas fotos! Não escapas!
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline orlandosn

  • Trade Count: (0)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2226
  • Portimão, Portugal
  • Respect: +2
    • Email
Re:Restauro de Paddle Strop II
« Reply #12 on: September 06, 2012, 11:17:22 pm »
0
4º) Nunca usou (nem o seu pai usou) couro de cavalo para um assentador. Na sua opinião o couro de cavalo não é mais macio que o de vaca, e por isso não há ganho em usar o couro de cavalo. Por outro lado o couro de cavalo será muito difícil de arranjar no comércio local, porque quase não tem utilização para o pequeno comerciante. Sugeriu que talvez o contacto com os armazéns da industria de curtumes dê resultado, mas duvida que vendam a particulares.

Respeito a opinião do Sr., mas o couro que tenho aqui, um Shell Horsehide que parece vidro, é a pele mais macia que alguma vez experimentei, quase igual aos Kanayama do Japão. Por outro lado, os assentadores que tive de couro bovino eram macios, mas não tão macios quanto este.

"YMMV", I suppose.

Orlando, depois coloca aqui as tuas fotos! Não escapas!

Bruno, creio que as opiniões deste correeiro são isso mesmo: opiniões.  É a sua realidade, resultante da sua experiência num cidade pequena de província, e por isso será certamente limitada. O couro que ele me arranjou é de facto extremamente macio, mas quanto a couro de cavalo ele não terá grande experiência, e daí a resposta que me deu. Afinal, o couro de cavalo não terá sido certamente o seu dia-a-dia.

Resulta disto tudo que fiquei com vontade de construir um assentador, e procurar couro de cavalo; talvez seguindo a dica que o homem deu (e o nosso Gil!):  contactar a nossa indústria de cortumes e ver o que se arranja .

Quanto às fotos... vão sendo tiradas! O restauro está quase concluído, e depois coloco tudo aqui. Mas já sei que já fiz m#rd@...
Orlando

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Restauro de Paddle Strop II
« Reply #13 on: September 07, 2012, 11:17:04 am »
0


Couro de cavalo é grande artigo, mas raro (antigamente ainda tombavam em batalha e faziam-se umas coisas jeitosas). Hoje, ainda existem alguns fabricantes de sapatos que os fazem e quando os têm em mãos percebem o porquê do custo, que a pele nunca mais tem fim aliada a um grão lindissimo.

Daria uma grande tertúlia que este espaço e o tempo não permitem, mas a nivel de suavidade e longevidade é de facto superior à pele de bovideos e suínos que actualmente se usam nos sapatos.


Offline Colcurinho

  • Trade Count: (+1)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1903
  • Respect: +16
Re:Restauro de Paddle Strop II
« Reply #14 on: May 11, 2013, 12:38:07 pm »
0



Nota: já iniciei o restauro do assentador...  ;D



This thread is worthless without...   :D :D

Reitero as palavras do lamina :D

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal