Author Topic: Datando uma navalha Joseph Rodgers & Sons  (Read 24588 times)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Datando uma navalha Joseph Rodgers & Sons
« on: September 05, 2012, 01:08:09 am »
+1
Como puderam ver no tópico das aquisições, adquiri na Feira das Vaid... oops, ahem, quero dizer, Feira da Ladra, uma navalha Joseph Rodgers and Sons. Sabia que era uma das marcas míticas inglesas... a navalha aparentava estar bastante íntegra, sem desgaste aparente, o cabo estava simplesmente impecável, como raramente vi uma nessas feiras de velharias, e até a caixa correspondia à navalha (coisa rara...!). Em suma, e apesar dos pontos de oxidação bem visíveis, a navalha seduziu-me o suficiente para dar €10 por ela, depois de regatear um pouco, claro está. ;D


Um dos comentários do Bruno acerca da idade da navalha deixou-me curioso. Aparentemente a navalha teria mais de 100 anos! Achei impressionante... 100 anos é muito tempo, safa! E pus-me a investigar. Seria possível datar a navalha com precisão?
Assim, como podem ver na foto, a navalha tem os seguintes dizeres na haste:


Joseph Rodgers & Sons
Cutlers to Their Majesties
Nº 6 Norfolk Street
Sheffield

Tem ainda o símbolo da marca (uma estrela e a cruz de Malta) e ainda a palavra "England" escrita de lado, em semicírculo.

Por vezes, as peças de cutelaria inglesas (especialmente as mais antigas) tinham também um símbolo com uma coroa encimando duas letras, indicando o reinado em que foram fabricadas. Como por exemplo aqui:


Nessa imagem, podemos ver as letras WR, o que denota um fabrico durante o reinado do rei William IV. Mas no caso concreto da minha navalha, não havia esse tipo de marcação.

E foi então que comecei a investigar. A Joseph Rodgers & Sons é uma marca muito antiga, remonta ao século XVII. Para saber um pouco mais acerca desta marca, aconselho uma vista de olhos neste livro que podem descarregar em pdf. É um pequeno tesouro, com muita informação, gravuras da época, etc. Uma delícia de ler.

Joseph Rodgers and Sons - Under Five Sovereigns - um livro ao qual vale a pena dar uma ohadela :)

E encontrei também um par de tópicos no SRP (este e este) muito interessantes, que me puseram na pista correcta e que me permitiram datar a navalha com alguma precisão.

Ora, de acordo com os links acima, durante o reinado da rainha Vitória (que morreu em 1901), os fabricantes usavam os dizeres "Cutlers to Their Majesties" nas navalhas para não ofender a Rainha - assim homenageavam ambos os monarcas (a Rainha Vitória e o seu marido) e não corriam o risco de insinuar que a Rainha precisava de navalhas de barbear, o que seria considerado extremamente desadequado!

Decerto Sua Majestade não precisaria de uma navalha de barbear. Certo?!?!
Vá, não sejam maldosos... :D

Pois, os ingleses são um povo estranho :D mas eram bastante cuidadosos com pormenores como este. :D O que é certo é que os cuteleiros fabricavam inúmeros outros artigos (talheres, facas, espadas, sei lá...) onde aparecia a marcação "Cutlers to Her Majesty". Mas navalhas de barbear é que não! :D

Mesmo depois do marido da Rainha Vitória ter falecido (em 1861), continuaram a gravar "Cutlers to Their Majesties" exactamente pelas mesmas razões, mas também como homenagem ao falecido príncipe consorte.



O marido da Rainha Vitória parecia apreciar as virtudes de um bom escanhoado - ainda que parcial... :)


Quando o filho Eduardo VII subiu ao trono, em 1901, passaram a gravar "Cutlers to His Majesty" nas navalhas, em homenagem ao novo monarca. Se bem que a avaliar pelas fotos da época, ele era bem barbudo, não devia usar navalhas com muita frequência :D



Sua Majestade, não estará na hora de ir chamar o seu barbeiro ali à St. James St.? ;D


Por esta altura, a maioria dos fabricantes já tinha abandonado o hábito de gravar 2 letras por baixo de uma coroa para indicar o reinado - essa prática parece ter caído em desuso durante o looooooooooooongo reinado da rainha Vitória, especialmente na fase final. Provavelmente, o reinado foi tão longo que eles já nem se recordavam como era ter outro monarca. :D

Mas uma coisa parecia certa: por ter gravada a expressão "Cutlers to Their Majesties", a minha navalha parecia ter sido produzida durante o reinado da rainha Vitória, ou seja, entre 1837 e 1901.

Por outro lado, a palavra "England" só começou a ser gravada após o Acordo de Madrid de 1891, que passou a regular o registo internacional das "trademarks".

Assim, juntando estas duas informações, pode-se dizer que esta navalha foi produzida algures entre 1891 e 1901, durante o reinado da Rainha Vitória, mas numa data posterior a 1891 - o que lhe dá entre 111 e 121 anos de idade. :) Uma navalha vitoriana! :D Sinceramente, quando a comprei, nunca pensei que fosse tão antiga. :o

Ainda ponderei vender a navalha, mas agora, perante evidência de tão respeitável idade, acho que a vou manter. Cento e tal anos de idade merecem todo o meu respeito!


O próximo passo - tentar identificar de que material é feito o cabo. De preferência usando um método não-destrutivo...! ;D
« Last Edit: September 05, 2012, 11:01:01 am by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Re:Datando uma navalha Joseph Rodgers & Sons
« Reply #1 on: September 05, 2012, 01:18:29 am »
0
Caramba, que história, Emanuel!

Mantenha ela, sim! Com uma história e idade destas, merece o respeito! ;D
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re:Datando uma navalha Joseph Rodgers & Sons
« Reply #2 on: September 05, 2012, 03:14:08 am »
0
já tive uma joseph rodgers de 1851 (era comemorativa do nascimento de algum príncipe, então ficou fácil datar). Uma pena que uma experiência com um líquido anti-ferrugem destruiu a coitada.
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline Renato Ferreira

  • Trade Count: (+2)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 816
  • Respect: +4
Re:Datando uma navalha Joseph Rodgers & Sons
« Reply #3 on: September 05, 2012, 10:49:06 am »
0
God Save The Queen  ;D
Hay que barbear cada dia mas!

Offline SLB04

  • Trade Count: (+3)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1780
  • Respect: +27
Re:Datando uma navalha Joseph Rodgers & Sons
« Reply #4 on: September 05, 2012, 10:50:06 am »
+1
Linda navalha e belo post! Eu não a ia polir demasiado. Acho que uma navalha antiga devia mostrar a sua idade. As minhas duas Wade & Butcher têm as suas manchas vintage. Eu deixava assim como está na última foto.

O cabo parece ser de osso. O cabo tem uma estrutura com ondas que parecem igais a minha Wacker Gut Rasiert 2012 com cabo de osso:



Se tiveres sorte até pode ser marfim, mas os cabos de marfim para navalhas normalmente são mais finos.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Datando uma navalha Joseph Rodgers & Sons
« Reply #5 on: September 05, 2012, 11:20:57 am »
0
Por enquanto, estou completamente à nora quanto ao material do cabo. Tanto pode ser plástico (celulóide), como osso, como marfim. Ainda não consegui chegar a uma conclusão.

No shavenook, tive este feedback por parte do Lee da loja asharperrazor.com:

Quote
Plastic feels like plastic. So does celluloid. It also looks like plastic and would have a plastic wedge.

Your wedge is lead.

Bone & ivory feel cold to the touch being made of calcium. Bone has holes for the blood vessels. Ivory has a tight grain pattern. Ivory feels like ivory, bone feels like bone.

If you rub celluloid (not modern plastic), it gives off a camphor like odor.

It looks like ivory to me.

O espaçador (não sei se se chama assim) desta navalha é realmente de metal, em vez de plástico ou madeira. Provavelmente, o cabo talvez seja osso ou celulóide (mais provável)... tenho que pensar numa maneira de descobrir.

Quanto ao polimento, não penso dar nada de muito violento. Na última foto, o brilho dado pelo óleo "mascara" um pouco as manchitas de ferrugem. Gostava de a polir mais um pouco, mas se calhar fica como está.

P.S.: essa wacker é linda :P
« Last Edit: September 05, 2012, 11:55:24 am by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:Datando uma navalha Joseph Rodgers & Sons
« Reply #6 on: September 05, 2012, 12:05:53 pm »
0
O espaçador (não sei se se chama assim) desta navalha é realmente de metal, em vez de plástico ou madeira. Provavelmente, o cabo talvez seja osso ou celulóide (mais provável)... tenho que pensar numa maneira de descobrir.

Chama-lhe "cunha"  ;)

O osso liberta um cheiro horrivel quando se lima, e o modo como se desfaz é diferente de qualquer material sintético.

Sem desgastar o cabo, será dificil achar de que material é feito, mas diria que é osso.

A cunha é provável que seja de chumbo, era algo relativamente vulgar usar-se na época.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
  • Respect: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Datando uma navalha Joseph Rodgers & Sons
« Reply #7 on: September 05, 2012, 12:16:51 pm »
0
Esquente uma agulha e espete a parte interna do cabo. SE for plastico é facil de perceber.
Se o cheiro for de osso, tambem. Se for marfim, percebe-se pequenas bandas (linhas) de origem circular.
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline SLB04

  • Trade Count: (+3)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1780
  • Respect: +27
Re:Datando uma navalha Joseph Rodgers & Sons
« Reply #8 on: September 05, 2012, 12:38:30 pm »
0
Permiti-me de fazer a pergunta aqui também.

Offline audax

  • Vendedor
  • Trade Count: (+12)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2097
  • Respect: +48
Re:Datando uma navalha Joseph Rodgers & Sons
« Reply #9 on: September 05, 2012, 12:40:40 pm »
0
Muito bonita! Adoro ver estas histórias de datação etc, neste caso de navalhas, mas também de relógios. E tal como no relógios, também não a deixaria completamente polida, uma peça com 100 anos, neste caso até um pouco mais, terá que reflectir o seu passado e uma certa patine, sem afectar a funcionalidade, dá um certo charme!!

Também fico curioso para saber de que é feito o cabo.

Parabéns pelo achado!

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Datando uma navalha Joseph Rodgers & Sons
« Reply #10 on: September 05, 2012, 12:55:47 pm »
0
Esses ingleses são uns afrescalhados! Tem pormenor pra tudo!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Datando uma navalha Joseph Rodgers & Sons
« Reply #11 on: September 05, 2012, 01:49:50 pm »
0

A ser celuloide é da "primeira leva" de fabrico. Mas o cheiro a cânfora permitirá saber com precisão.Ler "Uses":

http://en.wikipedia.org/wiki/Celluloid

Para identificar osso ou marfim, que existiam em ambas as versões para diversas bolsas, aqui ficam umas sugestões:

http://reviews.ebay.com/How-to-Identify-Ivory-Bone-and-Resin-Start-Here?ugid=10000000004233695

A ser osso é de bovino e principalmente dos ossos longos da perna.

Outra técnica particular, apesar de ser relativamente lateral, mas a trabalhar com os mesmos materiais, dentes de mamífero:

http://en.wikipedia.org/wiki/Scrimshaw

Indo aos Açores é levar a navalha e perguntar ali no Peter à volta de um "gin on the rocks" que eles têm lá um museu e ainda há gente a realizar essa arte, agora com fémures de vacas.Pegando na navalha e perguntando...  8) 8)

Não dá é para ir no sábado de manhã!!  ;D ;D ;)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Datando uma navalha Joseph Rodgers & Sons
« Reply #12 on: September 05, 2012, 03:10:36 pm »
0
Aqui também vi umas técnicas engraçadas para identificar celulóide. Huummm... :)


Esses ingleses são uns afrescalhados! Tem pormenor pra tudo!

Não é bem isso.

Se te atrevesses a faltar ao respeito à rainha, por exemplo, sugerindo isso:

God Shave The Queen  ;D

O mais provável era seres barbeado logo sem contemplações, com uma lâmina bem maior e mais pesada, e logo pela raiz... do pescoço! :D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Datando uma navalha Joseph Rodgers & Sons
« Reply #13 on: September 05, 2012, 03:43:42 pm »
0
É claro que eu estava exagerando um pouco. O respeito à figuras reais é necessário, mas eles não são semi-deuses, mas simples mortais como nós.
« Last Edit: September 05, 2012, 04:25:40 pm by jltgonca »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Datando uma navalha Joseph Rodgers & Sons
« Reply #14 on: September 05, 2012, 04:17:36 pm »
0
É claro que eu estava exagerando um pouco. O respeito à figuras reais é necessário, mas eles não são semi-deuses, mas simples mrtais como nós.

Claro que sim! Mas aqueles tempos eram outros...! :P :D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal