Author Topic: Pedras para afiação  (Read 86519 times)

Offline Castro

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 49
    • Email
Pedras para afiação
« on: June 08, 2010, 02:27:08 am »
Olá!

Resolvi abrir este tópico para trocar idéias sobre este tema ainda não discutido neste fórum:  pedras para afiação de navalhas!  Pois me parece ser algo tão ou até mais difícil de se encontrar do que uma boa navalha!
         Se houver alguém apto a dizer quais são, e aonde encontra-se as boas pedras? E estas arkansas stones, muito usadas para bisturis e instrumentos cirúrgicos, teriam algum aproveitamento com navalhas? Com a palavra os entendidos! e/ou curiosos como eu! :) ...

« Last Edit: June 08, 2010, 02:32:33 am by Castro »

Offline Arzo

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 60
  • O que escrevo aqui?
    • Projeto Sonho.com
    • Email
Re:Pedras para afiação
« Reply #1 on: June 08, 2010, 04:49:08 am »
Olá!

Resolvi abrir este tópico para trocar idéias sobre este tema ainda não discutido neste fórum:  pedras para afiação de navalhas!  Pois me parece ser algo tão ou até mais difícil de se encontrar do que uma boa navalha!
         Se houver alguém apto a dizer quais são, e aonde encontra-se as boas pedras? E estas arkansas stones, muito usadas para bisturis e instrumentos cirúrgicos, teriam algum aproveitamento com navalhas? Com a palavra os entendidos! e/ou curiosos como eu! :) ...

Já ouvi falar destas pedras, mas para facas e canivetes (o que não deixa de ser uma navalha, certo?!)
Thiago Oliveira
Teresina-PI
Visitem: www.ProjetoSonho.com
Hardware: SR Merkur 1904, Um navalhete Parker (lâmina descartável) e uma Navalha Dovo Astrale .
Lãminas Chrome Platinum (Bic), Super -max (made in India), Feather e Wilkson.

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
Re:Pedras para afiação
« Reply #2 on: June 08, 2010, 01:27:26 pm »
Olá!

Resolvi abrir este tópico para trocar idéias sobre este tema ainda não discutido neste fórum:  pedras para afiação de navalhas!  Pois me parece ser algo tão ou até mais difícil de se encontrar do que uma boa navalha!
         Se houver alguém apto a dizer quais são, e aonde encontra-se as boas pedras? E estas arkansas stones, muito usadas para bisturis e instrumentos cirúrgicos, teriam algum aproveitamento com navalhas? Com a palavra os entendidos! e/ou curiosos como eu! :) ...

Já ouvi falar destas pedras, mas para facas e canivetes (o que não deixa de ser uma navalha, certo?!)

Errado, as pedras (principalmente as encontradas no brasil) para afiação de facas e canivetes tem tamanho do grão (grana) entre 160-320. As pedras de afiar navalha geralmente são de grana 4000-8000 (quanto maior o número, menor o tamanho do grão, e melhor o acabamento do fio). Para navalhas completamente cegas e começa a afiar numa pedra de grão 2000.

Infelizmente, este tipo de pedra é bem caro e não se encontra no brasil. As soluções mais práticas para os brasileiros são, então,  duas: comprar uma  pedra combinada norton 4000/8000 ( http://www.amazon.com/Norton-24336-Japanese-Style-Combination-Waterstone/dp/B0006NFDPI/ref=sr_1_1?ie=UTF8&s=hi&qid=1276000083&sr=8-1 ) ou fazer o próprio conjunto de "pedras" utilizando pedaços de vidro, esparadrapo micropore e um conjunto de pastas de diamante ( http://www.thk.hk/onlinestore_details.php?id=134 ).

Eu expliquei como fazer o conjunto de "pedras" em outro tópico aqui mesmo no barbearclassico.com
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
    • Vintage Scent
Re:Pedras para afiação
« Reply #3 on: June 08, 2010, 04:22:27 pm »
As Norton são as mais populares. Algumas são "combos" de 4000 e 8000 de grão, muito útil para fazer a grande parte do trabalho de afilamento.
Depois há as naturais, principalmente as belgas, alemãs e japonesas que deixam um fio muito suave e constante.
Pessoalmente tenho pedras desde o grão 320 até 16.000. A de 320 é só usada para lâminas que tenham o fio bastante danificado. Normalmente começo com 1000 para constriur o fio, depois 4000 para redefinir e 8000 para polir.
Se tiverem alguma questão sobre o uso das pedras, digam.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline Arzo

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 60
  • O que escrevo aqui?
    • Projeto Sonho.com
    • Email
Re:Pedras para afiação
« Reply #4 on: June 08, 2010, 07:18:35 pm »
As Norton são as mais populares. Algumas são "combos" de 4000 e 8000 de grão, muito útil para fazer a grande parte do trabalho de afilamento.
Depois há as naturais, principalmente as belgas, alemãs e japonesas que deixam um fio muito suave e constante.
Pessoalmente tenho pedras desde o grão 320 até 16.000. A de 320 é só usada para lâminas que tenham o fio bastante danificado. Normalmente começo com 1000 para constriur o fio, depois 4000 para redefinir e 8000 para polir.
Se tiverem alguma questão sobre o uso das pedras, digam.


Na verdade eu tenho.
1-Qual o sentido da navalha no momento da afiação? como strop ou com a lâmina na frente?
2-E qual seria o grão do óxido de cromo?
3- No caso do óxido, qual o sentido da navalha, como strop (espinha na frente) ou ao contrário?
Thiago Oliveira
Teresina-PI
Visitem: www.ProjetoSonho.com
Hardware: SR Merkur 1904, Um navalhete Parker (lâmina descartável) e uma Navalha Dovo Astrale .
Lãminas Chrome Platinum (Bic), Super -max (made in India), Feather e Wilkson.

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
Re:Pedras para afiação
« Reply #5 on: June 08, 2010, 08:16:27 pm »
As Norton são as mais populares. Algumas são "combos" de 4000 e 8000 de grão, muito útil para fazer a grande parte do trabalho de afilamento.
Depois há as naturais, principalmente as belgas, alemãs e japonesas que deixam um fio muito suave e constante.
Pessoalmente tenho pedras desde o grão 320 até 16.000. A de 320 é só usada para lâminas que tenham o fio bastante danificado. Normalmente começo com 1000 para constriur o fio, depois 4000 para redefinir e 8000 para polir.
Se tiverem alguma questão sobre o uso das pedras, digam.


Na verdade eu tenho.
1-Qual o sentido da navalha no momento da afiação? como strop ou com a lâmina na frente?
2-E qual seria o grão do óxido de cromo?
3- No caso do óxido, qual o sentido da navalha, como strop (espinha na frente) ou ao contrário?

1) com lâmina na frente, se for em pedra de afiar.
2) não existe uma tabela de conversão muito precisa pra isso, mas acredita-se que o óxido de cromo seja algo em torno de 15000-20000
3) espinha na frente.
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
    • Vintage Scent
Re:Pedras para afiação
« Reply #6 on: June 09, 2010, 11:41:10 am »
1) com lâmina na frente, se for em pedra de afiar.
2) não existe uma tabela de conversão muito precisa pra isso, mas acredita-se que o óxido de cromo seja algo em torno de 15000-20000
3) espinha na frente.

O Cegadede foi mais rápido  ;D

Creio que o óxido de crómio tenha o grão um pouco mais alto, entre os 25k e 32k, pelo menos foi o que tenho vindo a ler noutros foruns...
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline Arzo

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 60
  • O que escrevo aqui?
    • Projeto Sonho.com
    • Email
Re:Pedras para afiação
« Reply #7 on: June 09, 2010, 02:36:32 pm »
1) com lâmina na frente, se for em pedra de afiar.
2) não existe uma tabela de conversão muito precisa pra isso, mas acredita-se que o óxido de cromo seja algo em torno de 15000-20000 begin_of_the_skype_highlighting              15000-20000      end_of_the_skype_highlighting
3) espinha na frente.

Obrigado! Dúvida sanada.
Thiago Oliveira
Teresina-PI
Visitem: www.ProjetoSonho.com
Hardware: SR Merkur 1904, Um navalhete Parker (lâmina descartável) e uma Navalha Dovo Astrale .
Lãminas Chrome Platinum (Bic), Super -max (made in India), Feather e Wilkson.

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
Re:Pedras para afiação
« Reply #8 on: June 09, 2010, 06:10:43 pm »
1) com lâmina na frente, se for em pedra de afiar.
2) não existe uma tabela de conversão muito precisa pra isso, mas acredita-se que o óxido de cromo seja algo em torno de 15000-20000
3) espinha na frente.

O Cegadede foi mais rápido  ;D

Creio que o óxido de crómio tenha o grão um pouco mais alto, entre os 25k e 32k, pelo menos foi o que tenho vindo a ler noutros foruns...

Falha minha, é isto mesmo, 25000 a 32000 como o leon falou. Depende do sistema de medição.
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Pedras para afiação
« Reply #9 on: October 07, 2010, 09:24:42 pm »
Ola, sou novo aqui.
Sou cuteleiro custom, e uso navalhas para fazer minha barba.
Afio minhas navalhas e dos outros tambem.
Uso uma pedra arkansas translucida como pedra final para afiação.
antes, uso uma DMT 1200 diamantada, uma preta arkansas.
A minha arkansas translucida (que é a mais fina delas), comprei na santarelli
http://www.santarelli.com.br/Default.aspx
depois dela, uso couro com pasta diamantada chinesa, na mais fina das pastas uso uma base de madeira de balsa.
E acabo tudo com um strop de pita.
Espero ter ajudado
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline Jerry

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 115
Re:Pedras para afiação
« Reply #10 on: October 08, 2010, 01:45:36 am »
Olá Callega, não sou cuteleiro mas admiro muito a arte, acompanho o forum www.cutelariaartesanal.com.br e acredito que voce seja o mesmo Callega de lá.
Ao admirar os incríveis trabalhos do forum de Cutelaria, sempre me pergunto porque os mestres nesta arte não fabricam navalhas. Fica aqui minha pergunta.

Divulgue seu trabalho por aqui, pois é muito interessante.

abraço


Ola, sou novo aqui.
Sou cuteleiro custom, e uso navalhas para fazer minha barba.
Afio minhas navalhas e dos outros tambem.
Uso uma pedra arkansas translucida como pedra final para afiação.
antes, uso uma DMT 1200 diamantada, uma preta arkansas.
A minha arkansas translucida (que é a mais fina delas), comprei na santarelli
http://www.santarelli.com.br/Default.aspx
depois dela, uso couro com pasta diamantada chinesa, na mais fina das pastas uso uma base de madeira de balsa.
E acabo tudo com um strop de pita.
Espero ter ajudado
Jerry
Ilhabela - SP - Brasil
 23°48'51.58"S
 45°22'4.05"O

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Pedras para afiação
« Reply #11 on: October 08, 2010, 12:03:19 pm »
Oi Jerry
Sim, sou o mesmo.
Mas nao tenho mais participado daquele forum.
NO E-Zine,  tem um forum mais polpupdo, que esta temporariamente fechado para escrita. http://www.e-zine.com.br/forum/
Ah, este forum nao é pra facas..
As navalhs sao muito complicadas pra fazer o desbaste. Eu, nao as faco, so as uso e reformo..
Abracos
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
    • Email
Re:Pedras para afiação
« Reply #12 on: October 08, 2010, 01:47:41 pm »
Muito bom este tópico :D muito esclarecedor :D

estou certo que agora haverá mais gente com o bichinho de comprar uma navalha (ou uma pedra)!

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Pedras para afiação
« Reply #13 on: October 10, 2010, 01:52:45 am »
Aqui tambem tem arkansas translucidas
http://www.excelrio.com.br/abradiv.htm
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
    • Vintage Scent
Re:Pedras para afiação
« Reply #14 on: October 11, 2010, 11:14:34 am »
Aqui tambem tem arkansas translucidas
http://www.excelrio.com.br/abradiv.htm

Olá,

Que grão equivalente são as Arkansas?
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Tags: tidea 
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal