Author Topic: Compras internacionais (experiência e dúvidas)  (Read 10649 times)

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Compras internacionais (experiência e dúvidas)
« on: December 10, 2012, 01:01:37 am »
0
Aproveito uma situação de uma compra "barbística" internacional que me está a colocar em pulgas para iniciar um tópico que penso ainda não existir no fórum e o mesmo estar de acordo com o clima de interajuda, correção e camaradagem que se vive aqui.

O que proponho é que os confrades coloquem aqui as suas dúvidas e experiências nas suas compras internacionais.

Assim sendo, começo com o que me trouxe aqui.

Dúvidas:

-Fiz uma compra nos EUA e para poupar nos portes decidi optar pela expedição mais barata sem seguimento do objeto. Sucede que nunca esperei tanto por uma encomenda, será que a greve dos estivadores está a influenciar os tempos de entrega? Ou devo começar a preocupar-me?

-Por várias vezes estive tentado a comprar uma Gillette antiga em ouro ou prata a preços interessantes fora da UE, no entanto nunca o fiz por receio de aquilo ir parar à alfândega e ter problemas. Algum dos senhores já importou algum peça em ouro ou outro metal precioso para Portugal que tenha parado na alfandega e não tenha originado problemas (para além das habituais taxas e impostos)?

Experiências:

- Comprar na UE é quase como comprar em Portugal desde que o correio seja registado, apenas sobe o preço de transporte e o tempo. Já se o correio não for registado, as coisas podem dar para o torto com certos países e a coisa desaparecer (nestes casos recomendo o pagamento através de paypal para segurança).

- O tempo de espera por uma encomenda geralmente não excede muito uma semana (se não parar na alfândega no caso de países fora da UE).

- O preço de transporte é muito variável, mesmo dentro do mesmo país já vi transporte a preços equivalentes aos praticados dentro de Portugal ou 8 vezes mais caros (para não falar nalguns absurdos). Neste quesito, aconselho a verificarem os custos de transporte no site dos correios do país onde estão a comprar para não serem enganados.

- O paypal é a opção mais segura para compras internacionais pois pode-se sempre abrir uma disputa e tentar recuperar o dinheiro. Quando se transfere dinheiro para a conta paypal é preciso ter em atenção que o paypal cobra uma comissão para efetuar o câmbio de moeda e como tal convém transferir um pouco mais que o preço do produto a comprar (se houver conversão de moeda na compra, claro).

- Comprar fora da UE é uma lotaria e pode não compensar pois se parar na alfândega vão acrescer os impostos aduaneiros, o IVA e as taxas de desalfandegamento o que pode tornar um bom negócio num mau negócio (para além da chatice que pode gerar com burocracia e tempo de espera).

Agora uma opinião mais pessoal, todas as compras internacionais correram mais ou menos bem (correram muitas mais bem do que mal), sendo que, depois de estabelecer negociações, tentaram enganar-me umas cinco vezes e duas ou três vezes fui efetivamente enganado. Por opção evito ao máximo fazer compras fora da UE pelas razões supra expostas e se a diferença não for muita, prefiro dar mais um pouco comprando a nível nacional, pois os correios portugueses em regra são bastante bons, não existe a barreira linguística, são mais facilmente acionadas garantias e não estou a colocar divisas no estrangeiro.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Compras internacionais (experiência e dúvidas)
« Reply #1 on: December 10, 2012, 08:44:14 am »
0

Dúvidas:

-Fiz uma compra nos EUA e para poupar nos portes decidi optar pela expedição mais barata sem seguimento do objeto. Sucede que nunca esperei tanto por uma encomenda, será que a greve dos estivadores está a influenciar os tempos de entrega? Ou devo começar a preocupar-me?

A minha experiência com compras dos USA: geralmente entre 2 a 3 semanas, máximo. Já tive encomendas a chegar em 5 dias (uma do Teiste, outra da TGN, etc.). Pode chegar a 1 mês, e até passar, se parar na alfândega, mas até agora nunca falharam.


-Por várias vezes estive tentado a comprar uma Gillette antiga em ouro ou prata a preços interessantes fora da UE, no entanto nunca o fiz por receio de aquilo ir parar à alfândega e ter problemas. Algum dos senhores já importou algum peça em ouro ou outro metal precioso para Portugal que tenha parado na alfandega e não tenha originado problemas (para além das habituais taxas e impostos)?


As Gillettes não são "de ouro" ou "de prata". São geralmente de latão, apenas o revestimento (alguns microns) pode ser ouro, prata, ródio, etc., portanto não será por aí. A alfândega pode é exigir o pagamento normal dos impostos aduaneiros, o IVA e as taxas de desalfandegamento.

Experiências:

- Comprar na UE é quase como comprar em Portugal desde que o correio seja registado, apenas sobe o preço de transporte e o tempo. Já se o correio não for registado, as coisas podem dar para o torto com certos países e a coisa desaparecer (nestes casos recomendo o pagamento através de paypal para segurança).

- O tempo de espera por uma encomenda geralmente não excede muito uma semana (se não parar na alfândega no caso de países fora da UE).

Concordo... se bem que o tempo de espera por vezes pode ser maior.

- O preço de transporte é muito variável, mesmo dentro do mesmo país já vi transporte a preços equivalentes aos praticados dentro de Portugal ou 8 vezes mais caros (para não falar nalguns absurdos). Neste quesito, aconselho a verificarem os custos de transporte no site dos correios do país onde estão a comprar para não serem enganados.

Isto tem lógica se o vendedor usar o serviço postal, o que nem sempre acontece. Muitos vendedores jogam pelo seguro e enviam apenas por transportadora, sendo isso o que encarece os portes. Por exemplo, em França, encomendas a partir de um certo peso seguem mandatoriamente por Colissimo, e são entregues por transportadora em Portugal - é uma opção cara, mas basicamente não existe melhor :P


- O paypal é a opção mais segura para compras internacionais pois pode-se sempre abrir uma disputa e tentar recuperar o dinheiro. Quando se transfere dinheiro para a conta paypal é preciso ter em atenção que o paypal cobra uma comissão para efetuar o câmbio de moeda e como tal convém transferir um pouco mais que o preço do produto a comprar (se houver conversão de moeda na compra, claro).


No geral, concordo, se bem que seja possível fazer uma reclamação com o cartão de crédito. No entanto, o processo é sem dúvida mais demorado e complexo.


- Comprar fora da UE é uma lotaria e pode não compensar pois se parar na alfândega vão acrescer os impostos aduaneiros, o IVA e as taxas de desalfandegamento o que pode tornar um bom negócio num mau negócio (para além da chatice que pode gerar com burocracia e tempo de espera).


Para compras inferiores a ~€22,5 não há esse problema :)

Agora uma opinião mais pessoal, todas as compras internacionais correram mais ou menos bem (correram muitas mais bem do que mal), sendo que, depois de estabelecer negociações, tentaram enganar-me umas cinco vezes e duas ou três vezes fui efetivamente enganado. Por opção evito ao máximo fazer compras fora da UE pelas razões supra expostas e se a diferença não for muita, prefiro dar mais um pouco comprando a nível nacional, pois os correios portugueses em regra são bastante bons, não existe a barreira linguística, são mais facilmente acionadas garantias e não estou a colocar divisas no estrangeiro.

Também já me desapareceram coisas nos correios Portugueses (assim como nos espanhóis e nos ingleses), mas em geral são fiáveis, sim.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline bleddyn

  • Trade Count: (+6)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1842
  • Porto, Portugal
  • Respect: +16
Re:Compras internacionais (experiência e dúvidas)
« Reply #2 on: December 10, 2012, 09:33:28 am »
0
-Fiz uma compra nos EUA e para poupar nos portes decidi optar pela expedição mais barata sem seguimento do objeto. Sucede que nunca esperei tanto por uma encomenda, será que a greve dos estivadores está a influenciar os tempos de entrega? Ou devo começar a preocupar-me?

As minhas encomendas vindas dos Estados Unidos têm chegado todas por via aérea, independentemente de terem ou não número de seguimento. Regra geral demoram uma semana caso não parem na alfândega e sensivelmente um mês caso sejam inspecionadas.
Antigamente pediam um comprovativo da compra com um valor, mas as últimas que me pararam foram taxadas pelo valor declarado e chegaram-me às mãos contra reembolso sem me terem pedido nada.

Quanto ao resto concordo com o oversaturn.

Offline Marques

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1123
  • Puro carisma!
  • Respect: 0
Re:Compras internacionais (experiência e dúvidas)
« Reply #3 on: December 10, 2012, 12:39:03 pm »
0
-Fiz uma compra nos EUA e para poupar nos portes decidi optar pela expedição mais barata sem seguimento do objeto. Sucede que nunca esperei tanto por uma encomenda, será que a greve dos estivadores está a influenciar os tempos de entrega? Ou devo começar a preocupar-me?
Ja recebi varias encomendas vindas tanto dos EUA, Europa até Ásia e sempre chegaram sem problema...não so referente a produtos de barbear, mas dos mais variados tipos como jogos eletrônicos, revistas em quadrinho e até bicho de pelúcia para minha namorada.  ;D

Offline splendini

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 241
  • Respect: +4
Re:Compras internacionais (experiência e dúvidas)
« Reply #4 on: December 10, 2012, 02:04:58 pm »
0
Nunca tive qualquer problema com as encomendas que fiz do estrangeiro, sempre pagas via PayPal.
No entanto, ao longo de todo este tempo, ainda só fiz uma encomenda proveniente dos EUA (uma SuperSpeed), que demorou, sem qualquer problema, menos de uma semana a chegar.
De resto, tudo proveniente da UE (UK e Irlanda, essencialmente), sem problemas de qualquer tipo.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re:Compras internacionais (experiência e dúvidas)
« Reply #5 on: December 10, 2012, 04:56:23 pm »
0
Este fórum é realmente fantástico, obrigado pelas vossas respostas.

Realmente as encomendas dos EUA costumam ser muito rápidas, as que não pararam na alfândega demoraram todas 5 dias úteis (já não me lembrava era se tinham vindo de barco ou de avião).

Como bem alertou o confrade Oversaturn, esqueci-me de mencionar as transportadoras, mas neste caso também se pode verificar o preço nos respetivos sites. Estas são sempre mais caras e compensam somente em objetos grandes ou caros (também param amiúde na alfândega).

Por outro lado, existem isenções de impostos como a isenção de IVA em transações inferiores a €22,50 que não sejam efetuadas através da internet (se vier escrito ebay ou outra loja online vai pagar) e a isenção de impostos aduaneiros em transações inferiores a €45.

edit: isenção de IVA em pequenas remessas para valores inferiores a €22.

Isto tem lógica se o vendedor usar o serviço postal, o que nem sempre acontece. Muitos vendedores jogam pelo seguro e enviam apenas por transportadora, sendo isso o que encarece os portes. Por exemplo, em França, encomendas a partir de um certo peso seguem mandatoriamente por Colissimo, e são entregues por transportadora em Portugal - é uma opção cara, mas basicamente não existe melhor :P

Já me meti em trabalhos, foi-me enviada uma encomenda do ebay.fr em Colissimo e não fazia ideia que aquilo era entregue por transportadora... Ficou na morada de casa e não vai estar lá ninguém para receber durante o dia. Sabem como proceder nestes casos?
« Last Edit: February 16, 2014, 11:28:24 pm by FML »

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Compras internacionais (experiência e dúvidas)
« Reply #6 on: December 10, 2012, 05:04:43 pm »
0

Isto tem lógica se o vendedor usar o serviço postal, o que nem sempre acontece. Muitos vendedores jogam pelo seguro e enviam apenas por transportadora, sendo isso o que encarece os portes. Por exemplo, em França, encomendas a partir de um certo peso seguem mandatoriamente por Colissimo, e são entregues por transportadora em Portugal - é uma opção cara, mas basicamente não existe melhor :P

Já me meti em trabalhos, foi-me enviada uma encomenda do ebay.fr em Colissimo e não fazia ideia que aquilo era entregue por transportadora... Ficou na morada de casa e não vai estar lá ninguém para receber durante o dia. Sabem como proceder nestes casos?

Se a encomenda for pequena, chega por Correio normal.
Se for grande (a partir de um certo peso, não me lembro qual), é entregue por transportadora, lembro-me que no meu caso (conjunta Comptoir des Savonniers) foi a Chronopost.

Se não estiveres em casa, deixam-te um aviso na caixa do correio com um nº de telefone para onde telefonar, e a referência da  encomenda. Com esse nº de telefone, podes combinar uma segunda entrega, que até pode ser noutro sítio. Agora convém que não falhes essa segunda entrega, senão adieu... :P

Também podes pedir para levantar pessoalmente a dita cuja nas instalações da Chronopost (foi o que fiz na altura).
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Marques

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1123
  • Puro carisma!
  • Respect: 0
Re:Compras internacionais (experiência e dúvidas)
« Reply #7 on: December 10, 2012, 05:17:24 pm »
0
Uma dúvida me veio agora...do valor total da compra até que ponto a compra ainda é viável por conta do frete??

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re:Compras internacionais (experiência e dúvidas)
« Reply #8 on: December 11, 2012, 02:27:33 am »
0

Isto tem lógica se o vendedor usar o serviço postal, o que nem sempre acontece. Muitos vendedores jogam pelo seguro e enviam apenas por transportadora, sendo isso o que encarece os portes. Por exemplo, em França, encomendas a partir de um certo peso seguem mandatoriamente por Colissimo, e são entregues por transportadora em Portugal - é uma opção cara, mas basicamente não existe melhor :P

Já me meti em trabalhos, foi-me enviada uma encomenda do ebay.fr em Colissimo e não fazia ideia que aquilo era entregue por transportadora... Ficou na morada de casa e não vai estar lá ninguém para receber durante o dia. Sabem como proceder nestes casos?

Se a encomenda for pequena, chega por Correio normal.
Se for grande (a partir de um certo peso, não me lembro qual), é entregue por transportadora, lembro-me que no meu caso (conjunta Comptoir des Savonniers) foi a Chronopost.

Se não estiveres em casa, deixam-te um aviso na caixa do correio com um nº de telefone para onde telefonar, e a referência da  encomenda. Com esse nº de telefone, podes combinar uma segunda entrega, que até pode ser noutro sítio. Agora convém que não falhes essa segunda entrega, senão adieu... :P

Também podes pedir para levantar pessoalmente a dita cuja nas instalações da Chronopost (foi o que fiz na altura).

Menos mal, aquilo deve ter menos de um quilo. Espero que seja mesmo entregue por correio pois só o carteiro tem acesso à caixa de correio. Obrigado Oversaturn, a tua experiência tem-me sido valiosa.

Uma dúvida me veio agora...do valor total da compra até que ponto a compra ainda é viável por conta do frete??

Desculpa, não entendi a dúvida.

Offline FatSlim

  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2378
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
Re:Compras internacionais (experiência e dúvidas)
« Reply #9 on: December 11, 2012, 11:12:39 am »
0
Uma dúvida me veio agora...do valor total da compra até que ponto a compra ainda é viável por conta do frete??
~

Se percebo bem a pergunta, isso já é do teu foro pessoal. Se estás a comprar um produto que queres mesmo, mesmo e o frete acaba sendo mais caro que o preço do produto em si, isso já é uma decisão que tens de tomar. Ainda há pouco tempo comprei uma Gillette Old Type no ebay francês em que o vendedor só enviava registado e essse envio ficou mais caro que o preço que paguei por ela (mesmo assim ficou um bom preço).
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline Marques

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1123
  • Puro carisma!
  • Respect: 0
Re:Compras internacionais (experiência e dúvidas)
« Reply #10 on: December 11, 2012, 03:56:23 pm »
0
Desculpa, não entendi a dúvida.

Desculpe meu Caro, eu percebi que minha pergunta foi um pouco confusa. O que quis perguntar foi até que ponto o valor do frete influencia na compensação da compra de algum produto.

Uma dúvida me veio agora...do valor total da compra até que ponto a compra ainda é viável por conta do frete??
~

Se percebo bem a pergunta, isso já é do teu foro pessoal. Se estás a comprar um produto que queres mesmo, mesmo e o frete acaba sendo mais caro que o preço do produto em si, isso já é uma decisão que tens de tomar. Ainda há pouco tempo comprei uma Gillette Old Type no ebay francês em que o vendedor só enviava registado e essse envio ficou mais caro que o preço que paguei por ela (mesmo assim ficou um bom preço).
É isso mesmo que quis perguntar, desculpem por minha pergunta ter sido confusa.
Então creio que valha a compra do produto vindo de fora se o total ficar a abaixo do preço que é (ou seria) praticado em alguma loja local.
Isso claro...também tem que pesar o gosto e satisfação pessoal de cada um, avaliando se vale ou não a compra.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re:Compras internacionais (experiência e dúvidas)
« Reply #11 on: December 11, 2012, 07:17:19 pm »
0
Desculpa, não entendi a dúvida.

Desculpe meu Caro, eu percebi que minha pergunta foi um pouco confusa. O que quis perguntar foi até que ponto o valor do frete influencia na compensação da compra de algum produto.

Uma dúvida me veio agora...do valor total da compra até que ponto a compra ainda é viável por conta do frete??
~

Se percebo bem a pergunta, isso já é do teu foro pessoal. Se estás a comprar um produto que queres mesmo, mesmo e o frete acaba sendo mais caro que o preço do produto em si, isso já é uma decisão que tens de tomar. Ainda há pouco tempo comprei uma Gillette Old Type no ebay francês em que o vendedor só enviava registado e essse envio ficou mais caro que o preço que paguei por ela (mesmo assim ficou um bom preço).
É isso mesmo que quis perguntar, desculpem por minha pergunta ter sido confusa.
Então creio que valha a compra do produto vindo de fora se o total ficar a abaixo do preço que é (ou seria) praticado em alguma loja local.
Isso claro...também tem que pesar o gosto e satisfação pessoal de cada um, avaliando se vale ou não a compra.

Agora entendi, realmente é isso mesmo, mas convém não descurar a hipótese de incidirem impostos sobre o preço total da compra.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal