Author Topic: Gillette slim  (Read 4789 times)

Offline ki_ko

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 145
  • Respect: 0
Gillette slim
« on: December 20, 2012, 03:59:41 pm »
0
Comprei uma gillette slim ajustavel, a peça que ajusta roda mas não roda até fim e além disso mesmo rodando a lamina não se mexe.
Deve estar com um problema e precisava de ajuda , alguem já lhe aconteceu o mesmo ?? como resolver?
obrigado a todos

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Gillette slim
« Reply #1 on: December 20, 2012, 04:06:54 pm »
0
Olha, vê as dicas deste tópico e depois diz alguma coisa :)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline ki_ko

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 145
  • Respect: 0
Re:Gillette slim
« Reply #2 on: December 20, 2012, 04:15:47 pm »
0
obrigado este fim de semana com tempinho ja tento ver se resolvo o problema.

Offline FatSlim

  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2378
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
Re:Gillette slim
« Reply #3 on: December 21, 2012, 10:30:03 pm »
0
Tens de abrir as "portas" da máquina antes de ajustares a lâmina. Abres um bocado, ajustas e voltas a fechar, tendo o cuidado de rodar o 1/4 de volta final para "trancar" a máquina (o que faz é recomprimir a mola interior).
As ajustaveis Gillette só ajustam assim. Se estiveres a ajustar com a máquina fechada e trancada, arriscas a estragá-la de vez.
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Gillette slim
« Reply #4 on: June 11, 2013, 11:21:17 pm »
0
  Tendo eu comprado a Gillette Slim - K2 - 1965, verifico que a lamina tem uma folga lateral, isto é normal?

Offline Pitolas

  • Trade Count: (+6)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4653
  • Respect: +11
    • Pitolashaving
    • Email
Re:Gillette slim
« Reply #5 on: June 11, 2013, 11:30:09 pm »
0
Tens de abrir as "portas" da máquina antes de ajustares a lâmina. Abres um bocado, ajustas e voltas a fechar, tendo o cuidado de rodar o 1/4 de volta final para "trancar" a máquina (o que faz é recomprimir a mola interior).
As ajustaveis Gillette só ajustam assim. Se estiveres a ajustar com a máquina fechada e trancada, arriscas a estragá-la de vez.
+1

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re:Gillette slim
« Reply #6 on: June 11, 2013, 11:41:49 pm »
0
Tens de abrir as "portas" da máquina antes de ajustares a lâmina. Abres um bocado, ajustas e voltas a fechar, tendo o cuidado de rodar o 1/4 de volta final para "trancar" a máquina (o que faz é recomprimir a mola interior).
As ajustaveis Gillette só ajustam assim. Se estiveres a ajustar com a máquina fechada e trancada, arriscas a estragá-la de vez.
+1

 Pois, eu percebi que com a maquina "fechada" não é possível ajusta-la para posições mais agressivas. Portanto, fecho a tampa e depois rodo mais 1/4 para trancar a maquina?
Para ajustar devo ter a maquina destrancada?
« Last Edit: June 12, 2013, 12:10:08 am by Caramelo »

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Gillette slim
« Reply #7 on: June 11, 2013, 11:56:25 pm »
0
  Tendo eu comprado a Gillette Slim - K2 - 1965, verifico que a lamina tem uma folga lateral, isto é normal?

Sim, é normal e se reparares tem umas pequenas reentrâncias na barra central que servem para prender a lâmina quando sai do dispensador Gillette (ou outro), essa reentrância é que faz com que haja folga. Se abrires as portas todas, a lâmina perde a folga, pois a barra é mais comprida no fundo. Se mantiveres a máquina na vertical e fechares imediatamente, a lâmina faca alinhada.

Tens de abrir as "portas" da máquina antes de ajustares a lâmina. Abres um bocado, ajustas e voltas a fechar, tendo o cuidado de rodar o 1/4 de volta final para "trancar" a máquina (o que faz é recomprimir a mola interior).
As ajustaveis Gillette só ajustam assim. Se estiveres a ajustar com a máquina fechada e trancada, arriscas a estragá-la de vez.
+1

Discordo, mas é o procedimento indicado para quem não tem a mínima ideia de como a máquina funciona. Mas esqueçam essa parte de trancar e de 1/4 de volta porque se levarem isso à risca, vão estragar a máquina de certeza.

O melhor procedimento para não haver stress mecânico é ajustar somente com as portas abertas, conforme foi dito acima, e fechar a máquina até a lâmina vergar completamente, assim que sentirem uma resistência maior parem!

PS: Uma maquina em perfeitas condições não dá sempre 1/4 de volta para "trancar" e pode ser ajustada trancada. Cuidado que algumas não foram feitas para funcionar assim como a Fatboy red dot.




Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Gillette slim
« Reply #8 on: June 12, 2013, 01:23:41 pm »
0
  Tendo eu comprado a Gillette Slim - K2 - 1965, verifico que a lamina tem uma folga lateral, isto é normal?

Sim, é normal e se reparares tem umas pequenas reentrâncias na barra central que servem para prender a lâmina quando sai do dispensador Gillette (ou outro), essa reentrância é que faz com que haja folga. Se abrires as portas todas, a lâmina perde a folga, pois a barra é mais comprida no fundo. Se mantiveres a máquina na vertical e fechares imediatamente, a lâmina faca alinhada.

Tens de abrir as "portas" da máquina antes de ajustares a lâmina. Abres um bocado, ajustas e voltas a fechar, tendo o cuidado de rodar o 1/4 de volta final para "trancar" a máquina (o que faz é recomprimir a mola interior).
As ajustaveis Gillette só ajustam assim. Se estiveres a ajustar com a máquina fechada e trancada, arriscas a estragá-la de vez.
+1

Discordo, mas é o procedimento indicado para quem não tem a mínima ideia de como a máquina funciona. Mas esqueçam essa parte de trancar e de 1/4 de volta porque se levarem isso à risca, vão estragar a máquina de certeza.

O melhor procedimento para não haver stress mecânico é ajustar somente com as portas abertas, conforme foi dito acima, e fechar a máquina até a lâmina vergar completamente, assim que sentirem uma resistência maior parem!

PS: Uma maquina em perfeitas condições não dá sempre 1/4 de volta para "trancar" e pode ser ajustada trancada. Cuidado que algumas não foram feitas para funcionar assim como a Fatboy red dot.

 FML

A tua sugestão tem mais lógica...mas com o tempo/experiencia chega-se lá.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Gillette slim
« Reply #9 on: June 12, 2013, 02:18:58 pm »
0
Já agora explico o mecanismo de "trancar" nas Gillette ajustáveis que têm esse mecanismo. Cuidado que a máquina tem que estar em perfeito funcionamento para isto ser verdade e por vezes um bocadinho de sujidade pode comprometer o funcionamento correto do mecanismo.

Quando se fecham as portas da máquina através do punho que se encontra no fim do cabo ocorrem três fases:
- Fecho das portas;
- Contato das portas com a lâmina e consequente torção da lâmina até ficar entre as portas e o prato de ajuste; e (se continuarmos a rodar, coisa que não é preciso)
. Compressão da mola interna, as portas e a lâmina não mexem, o rodar o punho só comprime a mola que está no punho. A isto vou chamar "trancar".

O que sucede na fase de "trancar" é o seguinte:

A haste que segura as portas está ligada ao punho por uma mola, a mola não tem tensão.

Quando as portas param de mexer por terem sido apertadas contra o prato de ajuste, a haste também para de mexer. Se continuarmos a apertar o punho, a mola comprime mas a haste não mexe.

Se a máquina estiver na posição 9, na fase de trancar, o punho vai dar cerca de 1/4 de volta até parar. A mola vai ficar comprimida.

Se a máquina estiver ajustada na posição 4 ou 5, o punho vai dar mais 1/8 de volta até parar.

Se a máquina estiver ajustada na posição 1, o punho vai andar mais 1 ou 2mm até parar.

Para que serve a mola afinal e o trancar?

A mola permite a folga necessária a que não se precise de abrir a máquina para ajustar. Como a mola está sempre sob tensão quando a maquina está trancada, a lâmina estará sempre segura.

Exemplificando:
Ajustamos a 9 e fechamos a máquina até trancar. A mola está totalmente comprimida, Se ajustarmos para 4, aliviamos a mola que continua sob tensão, mas que agora não está tão comprimida. Se ajustarmos até 1, a mola vai ficar praticamente aliviada, restando um bocadinho de tensão, tensão essa suficiente para manter as portas fechadas e a lâmina vergada.

Se fizermos o caminho inverso, tencionaremos e comprimiremos a mola cada vez mais que subirmos um set.

Qual o inconveniente de trancar?

Desgaste mais acentuado dos componentes e maior dificuldade de ajustar subindo o set.

Nota: é bastante difícil encontrar uma máquina com este mecanismo de tranque a 100%, já tive máquinas que funcionavam bem e depois de estarem paradas, deixaram de funcionar por causa de sujidade que solidificou. É preciso ter muito cuidado e sensibilidade para perceber se o mecanismo está a funcionar corretamente, caso contrário, pode-se danificar a máquina tentando-a trancar ou ajustar.

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Gillette slim
« Reply #10 on: June 12, 2013, 03:34:09 pm »
0
  Mais uma vez obrigado,FML. ;)

Bem, parece que já fiquei vacinado quanto a vintages...

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Gillette slim
« Reply #11 on: June 12, 2013, 03:42:02 pm »
0
  Mais uma vez obrigado,FML. ;)

Bem, parece que já fiquei vacinado quanto a vintages...

 ;D ;D ;D

As Gillette são uma obra de engenharia, não aplicando força bruta são quase indestrutíveis.

A tua slim está em tão bom estado que eu experimentaria colocar no set 9 e trancar com o 1/4 de volta, depois descer até ao 1 e subir novamente, certificando-me que as portas permaneciam sempre fechadas. Se não encontrares muita resistência, está a funcionar perfeitamente.  ;)

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Gillette slim
« Reply #12 on: June 13, 2013, 11:12:57 pm »
0
  Mais uma vez obrigado,FML. ;)

Bem, parece que já fiquei vacinado quanto a vintages...

 ;D ;D ;D

As Gillette são uma obra de engenharia, não aplicando força bruta são quase indestrutíveis.

A tua slim está em tão bom estado que eu experimentaria colocar no set 9 e trancar com o 1/4 de volta, depois descer até ao 1 e subir novamente, certificando-me que as portas permaneciam sempre fechadas. Se não encontrares muita resistência, está a funcionar perfeitamente.  ;)

 Bem, amanhã nova experiência...

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Gillette slim
« Reply #13 on: June 14, 2013, 04:25:26 pm »
0
  Hoje a "coisa" já correu muito bem, usei a maquina com a lamina bem fixa, na posição 3, mas senti que posso ir mais longe. De qualquer maneira já fiquei com uma ideia mais positiva da Slim. :)

  Obrigado FML.

Offline FatSlim

  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2378
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
Re: Gillette slim
« Reply #14 on: June 14, 2013, 07:24:28 pm »
0
  Hoje a "coisa" já correu muito bem, usei a maquina com a lamina bem fixa, na posição 3, mas senti que posso ir mais longe. De qualquer maneira já fiquei com uma ideia mais positiva da Slim. :)

  Obrigado FML.

Posição 3? Conseguiste fazer a barba assim? Comigo menos que 5 e não sinto nada a ser cortado. Normalmente uso sempre entre 6 a 9.
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal