Author Topic: A escolha da primeira máquina de barbear  (Read 111467 times)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:A escolha da primeira máquina de barbear
« Reply #30 on: November 17, 2012, 09:06:28 pm »
0
Não vejo problema nenhum em alguém gostar de multilâminas (apesar de não partilhar da opinião) e de participar no fórum. Faltaria mais, ora.
Até que para mim, a componente principal do barbear tradicional é o pincel e o creme/sabão. E são perfeitamente compatíveis com mutilâminas.

Vou ser politicamente incorrecto.

Quem quiser uma barba rápida, extremamente suave, consistente de barba em barba e altamente bem feita, muito curta, opte por Gillette Proglide a tal de 5 laminas e mais uma ainda para aparar debaixo do nariz e nas patilhas.

Experimentei nos últimos meses todas as laminas à venda em Potugal e todas ficaram aquém da Proglide numa Merkur Progress com cremes Proraso verde e vermelho e pincel Silvertips da VP que já uso há unas anos largos com excelentes resultados.

É possível fazer de vez em quando uma barba melhor com uma lamina dupla mas é raro.

Ao contrário é frequente os pequenos cortes que acabam por marcar a cara para sempre.

A única vantagem da dupla face é que a pela da cara é menos repuxada o que tem as suas vantagens na  aparência.

[...]

O que penso depois de décadas de barbas com todo o tipo de laminas e máquinas que a Proglide corta mais e melhor do que as laminas DE que conheço.

Quando comecei, também tinha essa impressão. Mas a inexperiência era muita.
À medida que fui ganhando o jeito à coisa, fui conseguindo um melhor apurado, e mais suave, com as DE. Agora, não quero multilâminas para nada.

Serve isto para dizer que as DE têm uma curva de aprendizagem bem mais demorada que qualquer multilâminas. E para mim, essa é a vantagem das ML: qualquer pessoa pode aprender a usar aquilo, mesmo que se levante meio a dormir. Com as DE, tem que se ganhar um pouco de prática, mas a longo prazo, compensa. :)

Claro que tudo depende sempre da pele de cada um. Há quem se dê muito bem com as ML, e se não se importarem de pagar o preço, força.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:A escolha da primeira máquina de barbear
« Reply #31 on: November 18, 2012, 05:39:02 am »
0
O que penso depois de décadas de barbas com todo o tipo de laminas e máquinas que a Proglide corta mais e melhor do que as laminas DE que conheço.
Confrade Jokka, faça um teste com a lâmina Super Iridium, ou Feather, e uma máquina Fatip, que mudarás de ideia! ;)
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline orlandosn

  • Trade Count: (0)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2226
  • Portimão, Portugal
  • Respect: +2
    • Email
Re:A escolha da primeira máquina de barbear
« Reply #32 on: November 18, 2012, 12:26:44 pm »
0
Não vejo problema nenhum em alguém gostar de multilâminas (apesar de não partilhar da opinião) e de participar no fórum. Faltaria mais, ora.

Até que para mim, a componente principal do barbear tradicional é o pincel e o creme/sabão. E são perfeitamente compatíveis com mutilâminas.

+1! :)

Aliás, o que seria de nós sem o pincel e creme/sabão ? Uns esfolados! :D

E até há fóruns com um cantinho para o barbear moderno. Veja-se aqui mesmo ao lado...  ;)
Orlando

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:A escolha da primeira máquina de barbear
« Reply #33 on: November 18, 2012, 04:14:21 pm »
0
o barbear moderno.

Let me fix that for you:

"barbear pós-clássico" ;)
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline orlandosn

  • Trade Count: (0)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2226
  • Portimão, Portugal
  • Respect: +2
    • Email
Re:A escolha da primeira máquina de barbear
« Reply #34 on: November 18, 2012, 07:42:29 pm »
0
o barbear moderno.

Let me fix that for you:

"barbear pós-clássico" ;)

 :D :D :D
Ou isso...  ;D
Orlando

Offline exasimoes

  • Trade Count: (0)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 762
  • PT - Lisboa
  • Respect: 0
Re:A escolha da primeira máquina de barbear
« Reply #35 on: November 18, 2012, 09:42:44 pm »
0
Cada um usa o que mais lhe convém. Eu mudei, e não me arrependo, no meu caso foi uma questão de preços.
"O senso comum não é tão comum assim."

Offline Jokka

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 6
  • Respect: 0
Re:A escolha da primeira máquina de barbear
« Reply #36 on: November 19, 2012, 11:08:56 am »
0
Bom vejo que a maioria dos post recusam sequer a ideia de experimentar a Proglide, que será bom ter em conta é muitíssimo superior às anteriores Fusion em suavidade e capacidade de cortar rente devido às laminas serem as mais finas e cortantes que existem.

Eu voltei

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:A escolha da primeira máquina de barbear
« Reply #37 on: November 19, 2012, 11:12:53 am »
0
Bom vejo que a maioria dos post recusam sequer a ideia de experimentar a Proglide, que será bom ter em conta é muitíssimo superior às anteriores Fusion em suavidade e capacidade de cortar rente devido às laminas serem as mais finas e cortantes que existem.

Eu voltei

Eu já experimentei uma Proglide e é inferior a minhas DEs e navalhas.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Rui

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 834
  • Respect: +1
Re:A escolha da primeira máquina de barbear
« Reply #38 on: November 19, 2012, 12:45:12 pm »
0
Da minha parte também não tenho nada contra alguem utilizar multilaminas e andar por aqui, até porque falamos de mais coisas do que de objetos de corte, os sabões e pinceis são do agrado de todos e assim ha tema para todos irmos falando.
Em relação ou nivel de corte eu uso navalha e não tenho vontade de mudar, antes tinha a Mach 3 que voltei a testar há uns meses só para tentar perceber se a navalha era mesmo boa ou se só funcionava melhor na minha cabeça, e o que verifiquei é que a pele fica mais suave e sem RB com a navalha e o apurado no meu caso também é melhor.
Há ainda outro factor que faz da navalha uma belissimo equipamento de barbear e que é toda a sua manutenção e a capacidade de transformar o barbear num momento de prazer que se prolonga ao longo do dia sempre que passo a mão na cara e sinto o resultado do barbear classico.
E para terminar há ainda a questão estética e de evolução da técnica, é mais bonita uma navalha do que qualquer ML e a dificuldade técnica para atingir a perfeição também contribuem para que o barbear seja um constante desenvolvimento e não apenas uma tarefa obrigatória.
E já agora porque acham que até o Bond mudou para a navalha? porque não há maneira mais elegante e distinta de fazer a barba do que o barbear classico.

Offline Ovomaltine

  • Trade Count: (+2)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3097
  • Respect: +11
Re:A escolha da primeira máquina de barbear
« Reply #39 on: November 19, 2012, 05:28:51 pm »
0
Bom vejo que a maioria dos post recusam sequer a ideia de experimentar a Proglide, que será bom ter em conta é muitíssimo superior às anteriores Fusion em suavidade e capacidade de cortar rente devido às laminas serem as mais finas e cortantes que existem.

Eu voltei

Eu gosto da Proglide e acho que foi uma evolução em relação a Fusion tradicional. Mas minha preferência, dentro das ML, fica com Wilkinson Hidro 5.
Agora, não tenho nada contra quem prefere as ML e compartilho da opinião do Oversaturn de que o "barbear clássico" é mais do SR ou navalhas, passando pelo uso de pincel, sabão ou creme, ASL etc...
Aliás, partindo-se da premissa de raciocínio exposta por alguns confrades, clássico de verdade seria usar produtos que já existiam em meados do século passado e, no entanto, vemos aqui ASB "de última geração".

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re:A escolha da primeira máquina de barbear
« Reply #40 on: November 19, 2012, 06:00:39 pm »
0
Aliás, partindo-se da premissa de raciocínio exposta por alguns confrades, clássico de verdade seria usar produtos que já existiam em meados do século passado e, no entanto, vemos aqui ASB "de última geração".

Pelas reacções, sinto que talvez não tenha usado as melhores palavras nas minha intervenções e sinto necessidade de me explicar um pouco melhor.

Para prolongar mais um pouco o OFF TOPIC ;D, que isto não tem nada que ver com o fim primeiro do tópico, mais algumas ideias para uma saudável discussão:

- Eu não quis, em momento algum, nem creio que alguém o tenha feito, expressar discordância ou condenar de alguma forma a utilização de MLs (apenas não a encorajo :D)...

- Também não quis dizer que acho que quem usa ML não pode ou deve usar o fórum! Longe de mim!!! Não tenho essa opinião e mesmo que tivesse, não teria a prepotência para o sugerir! Pelo contrário, acho que quanto maior for a comunidade, maior é o seu potencial de conhecimento e riqueza! E se temos membros que usam multi-lâmina e contribuem para o know-how colectivo noutras frentes que não as Single ou Double Edge Safety razors ou Straight razors, eu aplaudo!

Permitam-me ainda filosofar um pouco:

- Relativamente à discussão sobre o conceito de Barbear Clássico, a maioria do que tenho lido na internet sobre o tema, aponta para que o "Traditional" Wet Shaving seja visto como uma atividade centrada na utilização de safety ou straight razors. Vejo aqui algumas opiniões diferentes bastante respeitáveis, que complementam até a ideia que descrevi. Talvez possamos ver o barbear clássico como um conceito mais lato.

Enquanto fórum, consideram que seria interessante, quanto mais não seja para efeitos de apresentação, formalizarmos esse conceito?
Ou estou a delirar, acham que a minha sugestão é uma "palhaçada" :D e o barbear clássico é, para cada um de nós, o que cada um quiser ? (inspirei-me naquela do "Natal é quando o homem quiser" :P)

Para não restar qualquer resquício de dúvida relativamente à minha posição, permitam-me dirigir-me a 2 confrades em particular:

Caro Jokka e cutkiller, reconhecidamente utilizadores de MLs, é para mim um prazer contar com a vossa participação no fórum!
« Last Edit: November 19, 2012, 06:06:07 pm by classic-shaver »
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline cutkiller

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 197
  • Respect: +3
    • Email
Re:A escolha da primeira máquina de barbear
« Reply #41 on: November 19, 2012, 06:16:27 pm »
0
Caro confrade classic-shaver, tem as suas desculpas aceites!!!

Sei bem que não é um apoiante das MLs, mas respeita quem as prefere :)

Bons barbeares clássicos ou não  ;D

Offline Jokka

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 6
  • Respect: 0
Re:A escolha da primeira máquina de barbear
« Reply #42 on: November 20, 2012, 06:32:32 am »
0
Felizmente não estou só e firmas como Edwin Jaegar, reputada ao mais alto nível mundial, vendem há muitos anos máquinas  para o sistema Gillette multilaminas: http://www.edwinjagger.com/razors_gillette.php

Para mim, o único senão com as Proglide é o uso incorrecto pressionando a maquina em vez de a deixar cortar deslizando suavemente o que dá o conhecido resultado de deixar a cara avermelhada.

A técnica a usar deverá ser em tudo semelhante a uma DE.

Se assim usada a barba demora menos de metade do tempo de uma DE, é consistente de barba em barba, não exige o mesmo cuidado e evita 90% dos cortes que mesmo usando hemostáticos acabam por ir marcando a cara.

Claro que, em décadas, já fiz excelentes barbas com laminas DE. O problemas são as outras muitas barbas que deixam a desejar por multiplas razões enumeradas sistematicamente neste e noutros forums.

Agradeço a simpatia das palavras dos confrades para comigo.

Eu frequentei durante anos outros Forums internacionais e o principio era o de Wet Shaving e não do Classic Shaving que realmente dá azo a interpretações diversas quanto ao sei âmbito.


Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:A escolha da primeira máquina de barbear
« Reply #43 on: November 20, 2012, 09:19:19 am »
0
Caro Jokka,
Gostaria de salientar que as minhas opiniões são sempre baseadas no que é bom pra minha cara. Já usei de quase tudo para desfazer a barba! Ainda não experimentei laser e depilação com cera, métodos que talvez nunca vá utilizar. Acertei quando troquei as ML por DE e navalha, minha pele ficou ótima. Só pra você ter uma ideia, meu rosto ficava extrememente irritado se eu desfizesse a barba em 2 dias seguidos com ML! Após tinha que dar rintervalo de 3-4 dias para recuperação! No presente, chego a me barbear 2 vezes no mesmo dia se tenho algum compromisso à noite, por exemplo. Eu encontrei o meu caminho. Se você encontrou o seu, que maravilha!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Rui Marques

  • Trade Count: (+17)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3134
  • PT - Lisboa
  • Respect: +93
    • Email
Re:A escolha da primeira máquina de barbear
« Reply #44 on: January 29, 2013, 04:40:56 pm »
0
Bom dia a todos. Há cerca de 5 meses abandonei as MLs (Fusion Proglide Power) devido ao excessivo preço das recargas, mas a minha pele dava-se bem com elas devido a ter pele um pouco sensível. Resolvi dar o salto para DE e não estou nada arrependido. No entanto e devido ao falecimento de um familiar meu que usava Gillette Contour Plus, ficaram ainda perto de 30 destas lâminas e como não as irei deitar fora, já encomendei ao nosso Confrade Gil o cabo para as mesmas afim de as usar lá de vez enquanto e ir fazendo rotação com as minhas DE que gosto muito.

De momento uso as MLs (mach 3 turbo) mas estou a estudar a situação de mudar para uma DE devido, exatamente ao excessico preço das recargas.
Confrade Filipe, Qual a DE que adoptou e as respetivas lâminas? Claro que teve em conta o tipo de pelo e pele da cara...
Bem haja.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal