Author Topic: Viver no Brasil...Custos de vida  (Read 14920 times)

Offline carraro

  • Trade Count: (+8)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 662
  • Respect: +6
    • Email
Re:Viver no Brasil...Custos de vida
« Reply #60 on: February 22, 2013, 12:18:29 pm »
0
Eu lamento profundamente, muito profundamente mesmo, que alguns brasileiros, referindo-se ao nosso próprio País, tenham passado ao confrade português a imagem do Afeganistão.

Com certeza, prestaram um grande desserviço ao Brasil.

Aos confrades portugueses eu digo: aqui não é nada disso que falaram.

Offline Ovomaltine

  • Trade Count: (+2)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3097
  • Respect: +11
Re:Re: Re:Viver no Brasil...Custos de vida
« Reply #61 on: February 22, 2013, 12:35:18 pm »
0
Eu lamento profundamente, muito profundamente mesmo, que alguns brasileiros, referindo-se ao nosso próprio País, tenham passado ao confrade português a imagem do Afeganistão.

Com certeza, prestaram um grande desserviço ao Brasil.

Aos confrades portugueses eu digo: aqui não é nada disso que falaram.

Nada a ver... só falei que é violento. Não falei nada de Afeganistão, até pq não tenho os dados de lá...

Enviado de meu Nexus S usando o Tapatalk 2

Offline Marques

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1123
  • Puro carisma!
  • Respect: 0
Re:Viver no Brasil...Custos de vida
« Reply #62 on: February 22, 2013, 01:11:22 pm »
0
Eu lamento profundamente, muito profundamente mesmo, que alguns brasileiros, referindo-se ao nosso próprio País, tenham passado ao confrade português a imagem do Afeganistão.

Com certeza, prestaram um grande desserviço ao Brasil.

Aos confrades portugueses eu digo: aqui não é nada disso que falaram.
Respeito, mas discordo Confrade. Apenas foram mostrados dados. O Brasil é o 20º país mais violento do mundo. Passar dados não é um desserviço. Apenas constatação de uma realidade. Desserviço é não ver as mazelas do país. Seria o mesmo que dizer que é um desserviço com o paciente ao dizer que o mesmo está doente por conta de uma certa doença.
Mas claro nem so isso conta, para a pessoa vir morar aqui ou em outro lugar. É apenas um dos fatores.

Offline carraro

  • Trade Count: (+8)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 662
  • Respect: +6
    • Email
Re:Viver no Brasil...Custos de vida
« Reply #63 on: February 22, 2013, 01:45:57 pm »
0
Diante das informações que foram prestadas e, principalmente, pela forma como foram prestadas, o amigo de além-mar não errou ao pensar que o Brasil se parece com o Afeganistão.

O cidadão nunca veio aqui e pouco sabe a nosso respeito. Ele perguntou sobre o custo de vida e acerca das oportunidades de trabalho. Mas logo advertiram-no que jamais venha, que tivemos não sei quantos milhões de homicídios em 1 mês, que os funcionários públicos só fazem roubar, que todo salário será pouco para sobreviver, que não se pode sair à rua, que nada funciona, que a população é miserável...

Aí o confrade lusitano concluiu - e com razão: Brasil = Afeganistão, exceto pelas mulheres gostosas que andam peladas.

E qual seria o proveito, a vantagem ou a utilidade de fazer o confrade português supor que isso aqui é o Afeganistão, quando nós sabemos que não é? Espantá-los todos para que não venham "tomar nossos empregos"?

Me desculpem pelos excessos, mas eu defendo meu País, apesar de não concordar, obviamente, com muitas coisas que acontecem por aqui.

Alguém já leu neste fórum os confrades portugueses criticando Portugal de tal forma? Já viram um americano fazendo isso? Um inglês, um francês, ou um coreano?  

Muito ao contrário, o que eu percebo são vários portugueses privilegiando sua nação até nas menores coisas, como, por exemplo, quando dão preferência absoluta aos produtos "barbísticos" de Portugal.

Não é ufanismo. É apenas patriotismo.

Minha terra tem palmeiras, onde canta o sabiá. As aves que aqui gorjeiam, não gorjeiam como lá.
« Last Edit: February 22, 2013, 01:57:44 pm by carraro »

Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Re:Viver no Brasil...Custos de vida
« Reply #64 on: February 22, 2013, 02:00:23 pm »
0
Para quem quer dados, vão os do Rio de Janeiro:

(...) os registros de letalidade violenta - soma dos indicadores de homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, latrocínio (roubo seguido de morte) e auto de resistência (morte em confronto com a polícia) (...)

(...) O total de incidências de letalidade violenta nos sete primeiros meses do ano caiu de 3.559, em 2010, para 3.088 em 2011. Esse foi o melhor resultado no período de janeiro a julho desde 2000. Já o número de roubo de veículo no Estado teve redução de 12.522 (2010) para 10.605 este ano, sendo também o melhor resultado desde 2000. O indicador de roubo de rua diminuiu de 47.337 (2010) para 40.556 no mesmo período deste ano. É o segundo ano consecutivo de queda do indicador - em 2009, o total havia sido de 55.149. (...)

Fonte: http://noticias.terra.com.br/brasil/policia/rj-registra-queda-em-indices-estrategicos-de-violencia-em-2011,3b7e0970847ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html


Para comparação com Portugal, lembrar de que o Rio de Janeiro tem 15M de Habitantes e Portugal tem 10M de Habitantes.


PS: Não acho que violência deve ser comparado, acho que ela deve ser reduzida sempre. Se conseguisse acabar totalmente com ela, seria perfeito. Sempre acho que coisas mais graves não devem ser comparadas para saber se estamos melhor ou pior que os outros, temos apenas que acabar com elas.

Na verdade, como já disse antes 2 vezes, cada pessoa tem uma experiência de vida tanto no Brasil como em qualquer país do mundo, então achar o lugar tranquilo ou perigoso é relativo. De qualquer forma, sou contra todo o tipo de mascaração de dados sentimental, onde se tira a razão e consta unicamente a emoção para passar uma informação, por isso tentei ser o mais racional possível nas minhas mensagens.

Não escrevi para trazer ou afastar ninguém do Brasil, escrevi tentando passar a maior quantidade de informações possíveis que tenho e ainda deixei um bom espaço para que qualquer confrade me contrariasse caso eu estivesse errado. Acho que toda informação extra é válida, tanto as positivas quanto as negativas. Só acredito que sentimentalismo não é exatamente o que o nosso amigo português está querendo saber sobre o nosso país.
« Last Edit: February 22, 2013, 02:20:37 pm by brunofontes »
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline carraro

  • Trade Count: (+8)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 662
  • Respect: +6
    • Email
Re:Viver no Brasil...Custos de vida
« Reply #65 on: February 22, 2013, 02:04:59 pm »
0
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Offline Ovomaltine

  • Trade Count: (+2)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3097
  • Respect: +11
Re:Viver no Brasil...Custos de vida
« Reply #66 on: February 22, 2013, 02:28:58 pm »
0
Diante das informações que foram prestadas e, principalmente, pela forma como foram prestadas, o amigo de além-mar não errou ao pensar que o Brasil se parece com o Afeganistão.

O cidadão nunca veio aqui e pouco sabe a nosso respeito. Ele perguntou sobre o custo de vida e acerca das oportunidades de trabalho. Mas logo advertiram-no que jamais venha, que tivemos não sei quantos milhões de homicídios em 1 mês, que os funcionários públicos só fazem roubar, que todo salário será pouco para sobreviver, que não se pode sair à rua, que nada funciona, que a população é miserável...

Aí o confrade lusitano concluiu - e com razão: Brasil = Afeganistão, exceto pelas mulheres gostosas que andam peladas.

E qual seria o proveito, a vantagem ou a utilidade de fazer o confrade português supor que isso aqui é o Afeganistão, quando nós sabemos que não é? Espantá-los todos para que não venham "tomar nossos empregos"?

Me desculpem pelos excessos, mas eu defendo meu País, apesar de não concordar, obviamente, com muitas coisas que acontecem por aqui.

Alguém já leu neste fórum os confrades portugueses criticando Portugal de tal forma? Já viram um americano fazendo isso? Um inglês, um francês, ou um coreano?  

Muito ao contrário, o que eu percebo são vários portugueses privilegiando sua nação até nas menores coisas, como, por exemplo, quando dão preferência absoluta aos produtos "barbísticos" de Portugal.

Não é ufanismo. É apenas patriotismo.

Minha terra tem palmeiras, onde canta o sabiá. As aves que aqui gorjeiam, não gorjeiam como lá.

Não criticamos, expusemos dados. É diferente. Veja os norte-americanos: insurgem-se contra uma recessão que os faz crescer um Chile por ano. Mas tecnicamente ainda é uma recessão, já que, apesar de um crescimento grande em comparação com outros países, é menor do que o que estão acostumados.
Não falei que os brasileiros são selvagens, mas que há selvagens entre nós, assim entendidos, no caso, aqueles que trocam uma vida por uns trocados, por um celular touchscreen, um relógio ou um óculos de sol...
Thomas Jefferson, ao se despedir da Presidência norte-americana, no início do séc. XIX, disse que legava um país onde qualquer camponês seria capaz de ler Homero. Aqui, hoje, não podemos dizer nem que qualquer pessoa seja capaz de escrever seu nome. Isso me torna menos patriota? A violência é, muitas vezes, invisível, relegada aos bairros e comunidades mais pobres. Nunca disse que todo brasileiro iria morrer assassinado, mas acho que os números não são aceitáveis, sob pena de se menosprezar o valor de uma vida.
Claro que há lugares piores.
Mas não podemos esquecer dos vários crimes cometidos, e do baixo índice de elucidação dos mesmos. Se você fosse morto em uma assalto, por exemplo, sua família teria menos de 10% de chances de identificar o agente criminoso.

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re:Viver no Brasil...Custos de vida
« Reply #67 on: February 22, 2013, 02:30:24 pm »
0
É fato que todo cidadão do país tende a achar muitos problemas em sua pátria.

E sim, se reparar nos posts dos confrades portugueses, eles reclamam da corrupção, dos custos, da falta de empregos. Nem por isto deixam de gostar de Portugal.

Tenho um cliente que é francês e veio morar aqui em Curitiba, com a função de iniciar uma filial de sua empresa. Ele reclama da França, sob alguns aspectos e, sob alguns aspectos, prefere o Brasil, sobretudo na cordialidade e facilidade de fazer amizades.

Agora uma coisa não tem a ver com outra. Vc. pode gostar do Brasil e ver os problemas ao mesmo tempo.

E todos aqui reclamando da insegurança, é porque estamos todos inseguros mesmo. A estatística assusta mas são números, até que passamos a fazer parte deles, ou que nosso vizinho, ou nosso parente.

Dificilmente eu trocaria o Brasil por outro país, mas não deixo de enxergar os problemas por isto.

Mas nos meus posts, se reparar, verá que respondi a pergunta do tópico. Ele perguntou o custo e respondi o custo.

Agora, confrade carraro, esta terra que canta o sabiá tem mesmo estas estatísticas negativas, não há como negar...

Tem grandes belezas naturais, sem dúvida, mas a realidade é o que é.
But the tigers come at night

Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Re:Viver no Brasil...Custos de vida
« Reply #68 on: February 22, 2013, 02:38:21 pm »
0
Perfeito, Mota!

Só não digo que concordo em 100% pois se eu tivesse oportunidade, tinha vontade de morar em outros países. Conhecer mais o mundo no cotidiano, sentir na pele culturas e temperaturas diferentes, como morador e não apenas turista.

Por dentro do Brasil eu me identifico mais com a temperatura de Curitiba e/ou o Sul. Tinha muita vontade de morar em um destes lugares! Curitiba eu tenho parentes e já visitei a cidade, achei linda demais, porém o Sul eu nem conheço.
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline carraro

  • Trade Count: (+8)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 662
  • Respect: +6
    • Email
Re:Viver no Brasil...Custos de vida
« Reply #69 on: February 22, 2013, 02:42:48 pm »
0
Não estou apelando para o sentimentalismo, muito menos pretendo esconder qualquer coisa. O recurso à Canção do Exílio foi apenas para desanuviar o debate.  

A questão é: vai um abismo entre informar e fazer o homem pensar que isto aqui é o Afeganistão.

Perceberam que quase todos (há exceções) que responderam à pergunta do confrade só fizeram apresentar relatos os mais negativos possíveis? Esta a minha insatisfação.


Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Re:Viver no Brasil...Custos de vida
« Reply #70 on: February 22, 2013, 03:21:47 pm »
0
Perceberam que quase todos (há exceções) que responderam à pergunta do confrade só fizeram apresentar relatos os mais negativos possíveis? Esta a minha insatisfação.

Bem, isso é. Por minha parte, costumo sempre mostrar primeiro as partes ruins, pois normalmente são as de maior dificuldade de adaptação.

Tem as partes boas, sim e são muitas! Aqui qualquer lugar é lugar para bater um bom papo, as vezes uma espera na fila dos Correios e voilá, você está conversando com vários desconhecidos. Os lugares são lindos, eu ando pelo Centro do Rio sempre admirando os locais em que passo! Algumas ruas são muito belas, o céu está na maior parte dos dias limpo e bem azul, o povo é animado e as vezes um dia que você está meio chateado ou com raiva acaba ficando feliz, após pegar um ônibus ou metrô com um grupo alegre e brincalhão.

Se você for bom no que faz, normalmente consegue vaga! Há muita falta de mão de obra qualificada no Brasil, o que é ótimo para quem é um bom profissional, competente e muito responsável. Seja bom no trabalho (em todos os aspectos, não apenas o técnico, sabia se relacionar, não entrar em confusões, mostre que você tem vontade e não fique apenas esperando receber trabalho, tente fazer a coisa funcionar e não alegar que você fez a sua parte e tá bom) e você se dará muito bem!
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline Marques

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1123
  • Puro carisma!
  • Respect: 0
Re:Viver no Brasil...Custos de vida
« Reply #71 on: February 22, 2013, 04:21:53 pm »
0
Não estou apelando para o sentimentalismo, muito menos pretendo esconder qualquer coisa. O recurso à Canção do Exílio foi apenas para desanuviar o debate.  

A questão é: vai um abismo entre informar e fazer o homem pensar que isto aqui é o Afeganistão.

Perceberam que quase todos (há exceções) que responderam à pergunta do confrade só fizeram apresentar relatos os mais negativos possíveis? Esta a minha insatisfação.



Não sei se o Confrade carraro se referiu a mim, mas só sei que primeiramente falei referente ao tipo de procura de trabalho oferecido aqui no nosso país e só em outro comentário meu que expus tal questão, que para mim, é tão importante quanto.
Foram apenas expostos dados que comprovam que o Brasil é um país violento sim. Vivemos num país que em "tempos de paz", a violência daqui não é normal e não é (nem pode ser) aceitável. E é mito, lenda dizer que a população é pacífica, no meu ponto de vista, não é.
Mas esse é um de vários fatores considerados sendo que os critérios ficam a parte da pessoa interessada, todos os pontos tem que ser mostrados.

Offline carraro

  • Trade Count: (+8)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 662
  • Respect: +6
    • Email
Re:Viver no Brasil...Custos de vida
« Reply #72 on: February 22, 2013, 05:05:50 pm »
0
É claro que sem intenção de ofender, eu me referi a todos que se precipitaram em apenas maldizer o Brasil.

Até me lembrei do Sermão da Epifania, que foi pregado pelo Padre Antônio Vieira na Capela Real da Corte Portuguesa, em presença de D. Luíza e D. Affonso VI, no ano de 1662:

"Se os gentios indômitos, se os tapuias bárbaros e feros daquelas brenhas se armaram medonhamente contra os que lhes vão pregar a fé; se os cobriram de setas, se os fizeram em pedaços, se lhes arrancaram as entranhas palpitantes e as lançaram no fogo, e as comeram; isso é o que eles já têm feito outras vezes, e o que lá vão buscar os que pelos salvar deixam tudo; mas que a estes homens com o caráter de ministros de Cristo os persigam gentilicamente os cristãos, quando essas mesmas feras se lhes humanam, quando esses mesmos bárbaros se lhes rendem, quando esses mesmos gentios os reverenciam e adoram; este é o maior extremo de perseguição, e a perseguição mais feia e  afrontosa, que nunca padeceu a Igreja.
(...)
Os egípcios ainda que gentios eram homens; aqueles gentios, que hoje começaram a ser homens, ontem era feras. Eram aqueles mesmos bárbaros, ou brutos, que sem uso da razão nem sentido de humanidade, se fartavam de carne humana; que das caveiras faziam taças para lhe beber o sangue, e das canas dos ossos frautas para festejar os convites."

Offline Marques

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1123
  • Puro carisma!
  • Respect: 0
Re:Viver no Brasil...Custos de vida
« Reply #73 on: February 22, 2013, 05:29:05 pm »
0
So pra ficar claro, pra que não fique um clima estranho, não me ofendi em momento algum, não senti falta de respeito em momento algum, não teria porque eu me ofender. Acho que todos estamos expondo nossas opiniões e visões. Uns focam em um aspecto e outros em outro. Quando se toma uma decisão de comprar ou alugar uma casa, não se olha apenas o imóvel mas sim tudo que envolve o objeto. Obtendo opiniões, relatos, vendo, analisando. Acho que o que estamos fazendo é saudável. Digo por mim, que não vi falta de respeito por nenhum dos Confrades.

Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Re:Viver no Brasil...Custos de vida
« Reply #74 on: February 22, 2013, 06:45:37 pm »
0
Concordo! Acho que nenhum de nós nos ofendemos ou levamos para o lado pessoal. São opiniões e experiências de cada um! :)

E isto é uma das coisas que mais gosto neste fórum. É sempre bom uma discussão sadia! :)
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal