Author Topic: Viver no Brasil...Custos de vida  (Read 14871 times)

Offline Goncalo_S

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 125
  • Respect: 0
Viver no Brasil...Custos de vida
« on: February 19, 2013, 11:00:24 am »
0
Bom dia malta,

ora como o fórum é muito visitado por brasileiros, gostaria de saber mais sobre esse país.

Licenciado quase à 1 ano, tendo trabalho muito precário, começo a olhar para fora de Portugal.

Tenho visto alguns anúncios da minha área, audiovisual, em várias cidades do Brasil.

Como nunca fui ao Brasil, gostaria de saber o nível de vída ai, qual será a remuneração suficiente para viver ai sem estar a contar os tostões.

Eu não tenho vícios ( não fumo e bebo muito de vez em quando), saídas à noite também não, obviamente que não estou à espera de arranjar um trabalho onde vá ganhar ouro, mas também não queria estar a contar tostões.

Já agora, qual as cidades a evitar?

Abraço

Offline Marques

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1123
  • Puro carisma!
  • Respect: 0
Re:Viver no Brasil...Custos de vida
« Reply #1 on: February 19, 2013, 12:12:45 pm »
0
Ola Confrade,
Aqui no Brasil é estimada, no setor privado, a criação de muitos empregos na área técnica (não sei como seria o nome em Portugal) e existe também a possibilidade de trabalhar no setor público onde estrangeiros tem direito.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Viver no Brasil...Custos de vida
« Reply #2 on: February 19, 2013, 12:17:29 pm »
0
Caro Gonçalo,
Evite as cidades muito pequenas ou muito grandes. Prefira as médias.
Porto Alegre é "muito européia". Tem padrão de vida bom. Enfim, uma metrópole mas com cara de cidade do interior.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Marques

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1123
  • Puro carisma!
  • Respect: 0
Re:Viver no Brasil...Custos de vida
« Reply #3 on: February 19, 2013, 12:24:13 pm »
0
Desculpe Confrade Gonçalo...certeza mesmo que quer vir para um país onde o número de assassinatos chega a quase 100 mil por ano? Não sei se tem dinheiro que valha correr esse risco...

Offline Cervejeiro Maia

  • Trade Count: (+5)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 866
  • Cervejeiro amador e barbeiro aprendiz
  • Respect: +1
    • Email
Re:Viver no Brasil...Custos de vida
« Reply #4 on: February 19, 2013, 12:27:13 pm »
0
Caro evite o Rio de Janeiro - capital. Acho até que tem boas oportunidades na área do audiovisual, mas o custo de vida é absurdo. Moro aqui e bem sei. Já li reportagens comparando o custo aqui a Nova York ou Paris...
Jornalista profissional, cervejeiro amador e barbeiro aprendiz.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Viver no Brasil...Custos de vida
« Reply #5 on: February 19, 2013, 12:33:29 pm »
0
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline ClaudioBP

  • Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • *************************************
  • Posts: 6453
  • Respect: +316
    • Email
Re:Viver no Brasil...Custos de vida
« Reply #6 on: February 19, 2013, 12:38:05 pm »
0
Caro evite o Rio de Janeiro - capital. Acho até que tem boas oportunidades na área do audiovisual, mas o custo de vida é absurdo. Moro aqui e bem sei. Já li reportagens comparando o custo aqui a Nova York ou Paris...


Não é mais caro que Brasília...
Caro Gonçalo,
Evite as cidades muito pequenas ou muito grandes. Prefira as médias.
Porto Alegre é "muito européia". Tem padrão de vida bom. Enfim, uma metrópole mas com cara de cidade do interior.

Concordo...evita as grandes cidades, onde quase tudo está saturado: emprego, qualidade de vida..etc
Interior de São Paulo tem cidades excelentes.
Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Offline Goncalo_S

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 125
  • Respect: 0
Re:Viver no Brasil...Custos de vida
« Reply #7 on: February 19, 2013, 02:22:43 pm »
0
Desde já muito obrigado pela respostas.

Como tinha dito não conheço nada no Brasil, só sei onde se localiza ;D

Relativamente à cidade, ainda não sei, pois ainda ando a estudar a situação. Apenas tenho visto propostas para o Brasil e às vezes são para cidades que nem sabia que existiam.

Já percebi que o nível de vida é bem diferente de cidade para cidade, mas gostaria de saber um valor +/-, para ficar com uma ideia.


Offline andrade

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 634
  • Respect: 0
Re:Viver no Brasil...Custos de vida
« Reply #8 on: February 19, 2013, 03:06:01 pm »
0
Olá caro Goncalo_S,

Podes consultar este site que tem o preço médio de cidade para cidade para quase tudo, desde o valor para alugar um apartamento até para 1 litro de leite.
Felipe Andrade
MG - Brasil

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Viver no Brasil...Custos de vida
« Reply #9 on: February 19, 2013, 03:08:16 pm »
0
Os valores não diferem muito! O que tens de procurar é qualidade de vida! O que adianta ir morar em uma cidade relativamente barata mas que não te ofereça lazer e tranqüilidade? Que te traga imensos contratempos na mobilidade? Que não te ofereça infraestrutura adequada?
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Dr. Leckter

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 866
  • ..reality is for people who do not have internet..
  • Respect: 0
    • Email
Re:Viver no Brasil...Custos de vida
« Reply #10 on: February 19, 2013, 03:16:38 pm »
0
Olá confrade,

Tem uma cidade no ranking que é perto da cidade que nasci, está lá no final mas deve ter menos de 20.000 habitantes.

Olhe esse ranking.
The nail that sticks out is the first to be hammered...

Offline Dr. Leckter

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 866
  • ..reality is for people who do not have internet..
  • Respect: 0
    • Email
Re:Viver no Brasil...Custos de vida
« Reply #11 on: February 19, 2013, 03:19:32 pm »
0
Olá meu caro,

No Rio de Janeiro o mercado audiovisual é meio saturado, já trabalhei com jogos eletrônicos por aqui, e esse tem sido um mercado meio estranho, mesmo tendo duas grandes emissoras de TV, por aqui...
Curitiba e São Paulo terás boas oportunidades.

--
Atenciosamente;
The nail that sticks out is the first to be hammered...

Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Re:Viver no Brasil...Custos de vida
« Reply #12 on: February 19, 2013, 03:37:14 pm »
0
Confrade, aqui tudo é muito relativo, realmente.

Tudo que vou dizer é que ouvi falar, como moro no Rio só posso dizer com propriedade sobre aqui, sobre os outros estados eu posso estar enganado:

Lugares para evitar a todo custo: Espírito Santo (não me lembro exatamente onde de lá que tem uma taxa altíssima de latrocínio) e Salvador (dizem que para morar na Bahia tem muito lugar melhor que Salvador).

Sei que Brasília e o Rio tem um custo de vida altíssimo! Em SP as coisas são ainda mais caras que no Rio, porém os salários são um pouco maiores também, então fica ligeiramente mais fácil viver por lá.

Aqui no Rio e em SP há muito problema com criminalidade... Tem que estar o tempo todo com os 2 olhos abertos, evitar discussões, evitar alguns lugares piores e certos horários.

Em muitos estados há problemas gravíssimos de saúde, educação, transporte público e trânsito. No geral, ninguém respeita quase lei nenhuma (inclusive vários policiais), então é bom estar sempre "esperto". O mesmo acontece no trânsito, é dirigir mais pelos outros do que por você.

Algo importante que você precisa estar atento: Sempre esteja preparado para pagar as coisas básicas 2 vezes: Você paga imposto para ter saúde, mas vai precisar de um plano de saúde que é muito caro e sempre tem algum problema, pois o hospital que você quer não aceita mais o seu plano. Você paga impostos para ter colégios públicos, mas vai precisar pagar um particular para o seu filho. É essencial ter seguro do carro, pois roubo de carro é comum e raramente a polícia recupera. Conta de luz aqui é bem mais cara do que em Portugal e há muito mais dificuldade em encontrar coisas de qualidade. No geral, produtos são de baixa qualidade e com preços bem elevados. Ah sim, e no geral o povo só pensa neles mesmos e que se dane o resto.

Bem, passadas as piores partes, podemos ir para as mais divertidas:

Comida costuma ser barata, aparentemente mesmo nos estados mais caros a comida não é tão cara, uma vez que se encontra os lugares certos para comprar (restaurantes ou mercados).

Clima e cultura varia DEMAIS no Brasil todo. O estilo de vida, trejeitos das pessoas, se são mais secas ou mais comunicativas, mais ou menos festeiras, tipos de festas etc são absurdamente diferentes a cada estado. Mais parecemos um conglomerado de pequenos países que temos a mesma moeda e falamos o mesmo idioma!

No sul vai encontrar tanto o clima quanto a cultura muito mais próxima da Europa (porém com maiores variações térmicas) e conforme for indo para o norte, vai encontrando temperaturas mais altas (e com menos variações) e uma realidade bem diferente. Todas as culturas/sotaques são muito bonitos e vale sempre a pena conhecer! O país inteiro é belíssimo!

Infelizmente há muitas zonas muito pobres, onde pessoas carecem até mesmo de água potável ou esgoto, mas também é lugares muito desenvolvidos.

A regra internacional continua valendo: Quanto mais desenvolvido e maior movimento financeiro for o estado, mais bagunçado e maior é a criminalidade. Então saber dosar isso, já que se pode escolher, é sempre bom!

Ah, e pelo menos aqui pelo Rio, tenha cuidado com lugares próximos de Rios, encostas ou mesmo serras, não há manutenção ou qualquer investimento do governo para que se evite acidentes, as ações aqui são tomadas apenas depois da tragédia e mesmo assim nunca previnem que algo mais aconteça, apenas tentam recuperar os danos.

E por favor, confrades Brasileiros, me corrijam onde eu estiver errado! Mais uma vez, minhas informações são de "ouvir falar" e não de conhecimento de causa, então posso estar errado!
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re:Viver no Brasil...Custos de vida
« Reply #13 on: February 19, 2013, 09:53:47 pm »
0
Falando de São Paulo, vc. precisara de algo como R$ 3.000,00 a R$ 4.000,00 para se manter modestamente, morar num bairro bom e comer bem.
But the tigers come at night

Offline Ovomaltine

  • Trade Count: (+2)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3097
  • Respect: +11
Re:Re: Viver no Brasil...Custos de vida
« Reply #14 on: February 20, 2013, 09:18:13 am »
0
Se eu morasse fora daqui, não aparecia nesta terra nem para passar férias!

Enviado de meu Nexus S usando o Tapatalk 2

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal