Author Topic: Viver no Brasil...Custos de vida  (Read 14870 times)

Offline Marques

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1123
  • Puro carisma!
  • Respect: 0
Re:Viver no Brasil...Custos de vida
« Reply #30 on: February 20, 2013, 02:23:02 pm »
0
Já fui ao Rio de Janeiro inúmeras vezes e me senti seguro. Via uma ocupação policial meio às escondidas, mas eficiente! Nunca presenciei um assalto lá! Em Torres, tida como pacata, já vi argentinos sendo pilhados em plena praia às 10 horas da manhã! Me sinto mais inseguro na minha casa do que na do vizinho! O Brasil, por certo, não é uma Suécia, mas também não é Afganistão ou Ruanda!
Na verdade a Rio leva a fama de mais violento, mas não é, injusto com o RJ.
Também fui ao Rio de Janeiro e nunca vi um assalto la...mas em 2005 fui ao RJ visitar um irmão meu, fomos ao Maracanã, vimos um jogo do Flamengo ( não sou flamenguista, mas era o jogo que tinha e não podia perder a oportunidade de ir ao Maraca!), comemos, voltamos de metrô e ônibus, tudo sem transtorno. Chegando em seu apartamento ligo a tv e passa no Jornal da Globo a noticia de que 29 pessoas tinham sido assassinadas(sendo uma decapitada) na Baixada Fluminense naquela mesma noite.
Realmente não somos o Afeganistão. Infelizmente. Por que la em 2012, quase 2800 civis foram assassinados. Ja aqui, só no Estado de São Paulo, em 9 meses (janeiro até setembro), registrou mais de 3500 assassinatos.
A violência pode não ser visível no Brasil mas ela é onipresente aqui e absurdamente.

Offline ClaudioBP

  • Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • *************************************
  • Posts: 6453
  • Respect: +316
    • Email
Re:Viver no Brasil...Custos de vida
« Reply #31 on: February 20, 2013, 05:51:13 pm »
0
Desde já um muito obrigado a todos os que dera aqui a sua opinião.

Posso dizer que fiquei com uma ideia mais real do Brasil  começo a perceber o porque de alguns brasileiros emigrarem para a Europa.

Tinha a noção que havia mais violência e criminalidade do que muitos países, mas não pensava que era tanta.

Quanto ao trabalho, eu gosto mesmo muito de fazer é vídeo, produção e edição e até mesmo televisão, pois já tive uma experiência de quase 4 meses e adorei.

Infelizmente os anúncios que tenho visto têm tido sempre valores entre os R$ 1000 e os R$ 2200, que pelo que vejo não é muito nem pouco.

Como tinha dito apenas é uma opção minha, pois cá em Portugal em termos de emprego está bastante mau, então para jovens licenciados como eu, está um terror.

Já sei, que a ir para o Brasil, convém ser para São Paula, mais concretamente nas cidades mais no interior.

Também me deram um ideia muito errada, pelo vejo , do país. Ainda à tempos me contar que uma familiar dessa pessoa, tinha ido para o Brasil, não sei a cidade, e arranjou logo emprego na área do Design. Depois de uns meses a trabalhar saiu da empresa onde estava e agora estava a conhecer um pouco mais o resto das cidades.

Uma muito obrigado a todos.


Confrade Goncalo_S, a análise está incompleta!
Percebo que está a se delinear, neste tópico, uma ideia errônea sobre Brasil, como se o país fosse assolado por insana selvageria. Não é este o caso!
Violência, criminalidade, corrupção, falhas estruturais, problemas sociais, econômicos, políticos e culturais, não são exclusividade do Brasil, nem de qualquer outro país. Eles grassam por qualquer nação.
A pujança econômica vivida pelo Brasil, atualmente, é uma oportunidade para aqueles que dela necessitam. É algo a se considerar.
A nação é acolhedora, amistosa, tranquila, e a terra de per si, é Maravilhosa!
Abraços e boa sorte!

Perfeito!
Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Offline carraro

  • Trade Count: (+8)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 662
  • Respect: +6
    • Email
Re:Viver no Brasil...Custos de vida
« Reply #32 on: February 20, 2013, 05:56:35 pm »
0
Entristeceu-me bastante essa "propaganda" que alguns brasileiros estão fazendo do nosso País.

Junto-me aos confrades Gadrel e José Luiz. O Brasil tem os mesmos problemas e as mesmas qualidades que se encontram em qualquer outro lugar do mundo.

Temos violência, pobreza e corrupção? Sim. Em números proporcionais ao tamanho do seu território e da sua população.

O Rio de Janeiro é uma cidade violenta? Sim. Mas já estive lá várias vezes e nunca presenciei nada além de um dos povos mais simpáticos, bem dispostos e alegres do Brasil. Da última vez, virei a noite jogando sinuca no boteco mais fuleiro da Lapa e foi comer na Pizzaria Guanabara às 4:30 da madrugada. Depois, a caminho do hotel, fiquei perdido de carro em plena Cinelândia. Que me aconteceu? Após rodar em círculos por um bom tempo, achei o hotel e fui dormir.

São Paulo é violenta? Minhas experiências por lá não diferem muito do que já vivenciei no Rio. Em Belo Horizonte e Vitória, idem.

Não estamos felizes com nosso Estado, com nossa economia e com os nossos serviços públicos? Não. Mas quantos europeus, quantos americanos e quantos chineses estão satisfeitos nestes quesitos?

Pagamos muitos impostos? Sim. E que dizem os gregos, os espanhóis, os franceses e os portugueses?

Saibam os amigos portugueses que nós temos oportunidades de trabalho, riquezas econômicas, belezas naturais incomparáveis, cultura densa e diversificada e, principalmente, um povo decente, ordeiro e trabalhador.

Querem vir para cá? Eu recomendo veementemente, pois não tenho nenhuma vontade de sair daqui.

Offline Ovomaltine

  • Trade Count: (+2)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3097
  • Respect: +11
Re:Re: Re:Viver no Brasil...Custos de vida
« Reply #33 on: February 20, 2013, 06:11:26 pm »
0
Entristeceu-me bastante essa "propaganda" que alguns brasileiros estão fazendo do nosso País.

Junto-me aos confrades Gadrel e José Luiz. O Brasil tem os mesmos problemas e as mesmas qualidades que se encontram em qualquer outro lugar do mundo.

Temos violência, pobreza e corrupção? Sim. Em números proporcionais ao tamanho do seu território e da sua população.

O Rio de Janeiro é uma cidade violenta? Sim. Mas já estive lá várias vezes e nunca presenciei nada além de um dos povos mais simpáticos, bem dispostos e alegres do Brasil. Da última vez, virei a noite jogando sinuca no boteco mais fuleiro da Lapa e foi comer na Pizzaria Guanabara às 4:30 da madrugada. Depois, a caminho do hotel, fiquei perdido de carro em plena Cinelândia. Que me aconteceu? Após rodar em círculos por um bom tempo, achei o hotel e fui dormir.

São Paulo é violenta? Minhas experiências por lá não diferem muito do que já vivenciei no Rio. Em Belo Horizonte e Vitória, idem.

Não estamos felizes com nosso Estado, com nossa economia e com os nossos serviços públicos? Não. Mas quantos europeus, quantos americanos e quantos chineses estão satisfeitos nestes quesitos?

Pagamos muitos impostos? Sim. E que dizem os gregos, os espanhóis, os franceses e os portugueses?

Saibam os amigos portugueses que nós temos oportunidades de trabalho, riquezas econômicas, belezas naturais incomparáveis, cultura densa e diversificada e, principalmente, um povo decente, ordeiro e trabalhador.

Querem vir para cá? Eu recomendo veementemente, pois não tenho nenhuma vontade de sair daqui.

Cada um tem um padrão próprio de segurança. Há quase dez anos lido com criminalidade... e não acho proporcional ao território e população não, vide EUA e Canadá. Isso tem origem em outros fatores culturais e sociais...

Enviado de meu Nexus S usando o Tapatalk 2

Offline Marques

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1123
  • Puro carisma!
  • Respect: 0
Re:Re: Re:Viver no Brasil...Custos de vida
« Reply #34 on: February 20, 2013, 06:28:06 pm »
0
Entristeceu-me bastante essa "propaganda" que alguns brasileiros estão fazendo do nosso País.

Junto-me aos confrades Gadrel e José Luiz. O Brasil tem os mesmos problemas e as mesmas qualidades que se encontram em qualquer outro lugar do mundo.

Temos violência, pobreza e corrupção? Sim. Em números proporcionais ao tamanho do seu território e da sua população.

O Rio de Janeiro é uma cidade violenta? Sim. Mas já estive lá várias vezes e nunca presenciei nada além de um dos povos mais simpáticos, bem dispostos e alegres do Brasil. Da última vez, virei a noite jogando sinuca no boteco mais fuleiro da Lapa e foi comer na Pizzaria Guanabara às 4:30 da madrugada. Depois, a caminho do hotel, fiquei perdido de carro em plena Cinelândia. Que me aconteceu? Após rodar em círculos por um bom tempo, achei o hotel e fui dormir.

São Paulo é violenta? Minhas experiências por lá não diferem muito do que já vivenciei no Rio. Em Belo Horizonte e Vitória, idem.

Não estamos felizes com nosso Estado, com nossa economia e com os nossos serviços públicos? Não. Mas quantos europeus, quantos americanos e quantos chineses estão satisfeitos nestes quesitos?

Pagamos muitos impostos? Sim. E que dizem os gregos, os espanhóis, os franceses e os portugueses?

Saibam os amigos portugueses que nós temos oportunidades de trabalho, riquezas econômicas, belezas naturais incomparáveis, cultura densa e diversificada e, principalmente, um povo decente, ordeiro e trabalhador.

Querem vir para cá? Eu recomendo veementemente, pois não tenho nenhuma vontade de sair daqui.

Mas não é propaganda Caro carraro. São dados oficias referentes a violência no país. Dizer que quase 1 milhão de pessoas foram assassinadas aqui em 10 anos não é propaganda, é realidade.
E não é por conta territorial ou populacional ou ambos... EUA, Canadá, Japão, Índia estão aí para contradizer.
O Brasil é lindo como qualquer outro país é, sendo que cada um tem a sua beleza física particular. Aqui existe oportunidade de se viver financeiramente bem até de ganhar muitíssimo bem, isso todos sabemos.

Cada um tem um padrão próprio de segurança. Há quase dez anos lido com criminalidade... e não acho proporcional ao território e população não, vide EUA e Canadá. Isso tem origem em outros fatores culturais e sociais...

Enviado de meu Nexus S usando o Tapatalk 2
Nos dificultaram a aquisição de armas, aliviaram para os usuários de drogas, distribui-se bolsa-tudo pra um monte de gente, pobreza diminui, enquanto isso a criminalidade só aumenta.
Creio que seja mais um problema cultural e de valor. Mais até que social. Porque quem é correto, sendo pobre ou rico, continua sendo correto.
Quem quer vir, ter um trabalho, ganha dinheiro até ficar rico, aqui é um ótimo lugar. Agora vir para cá com sua família criar seus filhos sendo expostos a isso. Tem que avaliar se vale mesmo a pena.
« Last Edit: February 20, 2013, 06:31:39 pm by Marques »

Offline RedNight

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1146
  • Respect: +5
Re:Viver no Brasil...Custos de vida
« Reply #35 on: February 20, 2013, 06:30:23 pm »
0
Assim dá a impressão de que o país é selvageria pura! É certo que há violência, assaltos, e outros problemas. Mas o Brasil é um dos países mais acolhedores do mundo! Somos os colonizados por natureza: dóceis, afáveis e que se contentam com "espelhinhos"!

Irei citar esta mensagem como poderia ter citado outras aqui presentes. Já viajei para diversos países, sobretudo na Europa, mas também já visitei nações além-fronteira UE. O que posso referir é que até hoje, ainda não presenciei em nenhum país que tenha visitado a pureza de espírito e acolhimento que fui encontrar quando estive no Brasil. E aqui não estou a falar do brasileiros pertencentes a classes sociais ditas superiores. Estou mesmo a falar de gente de rua, que passeia quilómetros a fio em busca do seu sustento, procurando vender aquilo que vão pescando. Fui para uma zona turística, logicamente, mas ainda assim de modo algum me senti inseguro. Todos os avisos que me foram deixados foram no sentido de que nem relógio poderia levar a passear. Pois eu andei com o dito no pulso, sem qualquer constrangimento.

Agora, sei que nas grandes cidades a coisa não é bem deste jeito. Metade da minha família viveu largos anos no Brasil, parte dela ainda lá permanece, e sei que em muitas ocasiões, só saindo de segurança pessoal escoltando.

Resumindo e concatenando: espero regressar ao Brasil brevemente, desta feita por um período bem maior. Ficar a viver no outro lado do Atlântico? Por que não?!

Felizmente, e quanto mais conheço a fundo o povo brasileiro (motivado pelas circunstâncias familiares, mestrado/doutoramento e afins), mais gosto do que vou vendo. E estão a fazer algo que nós, portugueses, também deveríamos estar fazendo: investir na formação a sério! A maioria dos meus colegas de faculdade no 2º e 3º graus, são brasileiros. Absolutamente exemplares!

No mais, e falando concretamente das condições de vida que por aí se encontra, há que ponderar sempre os prós e os contras da escolha de cada local para trabalhar. Pessoalmente, preferiria cidades mais Europeias e de forte influência alemã, italiana e holandesa. Mas há quem diga que o Rio é um mundo que só presenciando se percebe a dimensão multidimensional da cidade. Mas eu iria de olhos fechados para o Rio Grande do Sul ou Santa Catarina!  :D Quanto mais não fosse, pelas mulheres...  ;D

« Last Edit: February 20, 2013, 06:31:57 pm by RedNight »

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re:Viver no Brasil...Custos de vida
« Reply #36 on: February 20, 2013, 06:40:57 pm »
0
Felizmente, e quanto mais conheço a fundo o povo brasileiro ... mais gosto do que vou vendo.
...
Mas eu iria de olhos fechados para o Rio Grande do Sul ou Santa Catarina!  :D Quanto mais não fosse, pelas mulheres...  ;D

Mais um louco por brasileiras! Pudera! :D ;D

"Brincadeirinha"
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline RedNight

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1146
  • Respect: +5
Re:Viver no Brasil...Custos de vida
« Reply #37 on: February 20, 2013, 07:02:38 pm »
0
Felizmente, e quanto mais conheço a fundo o povo brasileiro ... mais gosto do que vou vendo.
...
Mas eu iria de olhos fechados para o Rio Grande do Sul ou Santa Catarina!  :D Quanto mais não fosse, pelas mulheres...  ;D

Mais um louco por brasileiras! Pudera! :D ;D

"Brincadeirinha"

Alto. Mulheres... especialmente de alguns estados. E não escondo que no que toca a portuguesas, nada bate as minhotas! ;D

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Viver no Brasil...Custos de vida
« Reply #38 on: February 20, 2013, 07:12:14 pm »
0
Respeito as opiniões dos Confrades, mas devo discordar...insisto...não condiz um país que tem 100 mil pessoas assassinadas (tendendo a aumentar) todo ano ser ao mesmo tempo uma nação acolhedora, amistosa ou mesmo tranquila. Não tem como.
Entendo quando o Caro José Luís disse em relação a não sensação de segurança fora daqui, mas isso é normal, porque não é a sua casa, seria como irmos pra casa de alguém mesmo sendo na mesma cidade, podemos não nos sentir a vontade, normal essa sensação. Também tive essa sensação quando viajei pra fora.

No Brasil está virando moda o crime (ou ainda não crime ja que não tem algo que o defina em lei) o chamado sequestro-relâmpago, para os nossos Confrades de lá do oceano é a ação que um individuo ou mais abordam uma pessoa e ficam em posse dessa pessoa até ela própria realizar saques bancários ou comprar objetos para os tais, a cada dia so aumenta absurdamente.
Por isso digo, não ha qualidade de vida sem segurança. Nenhum dinheiro paga, e realmente não paga, por isso.
Caro Confrade Marques, permita-me algumas correções:
Não sei como chegaste a este número anual de homicídios, que em 2010, segundo a UNODC-2012, foi de 40974(dolosos), com viés de queda!
O fato da nação ser acolhedora, amistosa e tranquila, não se relaciona com a criminalidade, mas sim com a índole de seu povo.
Quanto ao malfadado sequestro-relâmpago, que é uma extorsão, tem tipificação penal na legislação Brasileira, desde 2009:
in verbis

Extorsão

Art. 158 - Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica, a fazer, tolerar que se faça ou deixar fazer alguma coisa:

Pena - reclusão, de quatro a dez anos, e multa.

§ 1º - Se o crime é cometido por duas ou mais pessoas, ou com emprego de arma, aumenta-se a pena de um terço até metade.

§ 2º - Aplica-se à extorsão praticada mediante violência o disposto no § 3º do artigo anterior. Vide Lei nº 8.072, de 25.7.90

§ 3o  Se o crime é cometido mediante a restrição da liberdade da vítima, e essa condição é necessária para a obtenção da vantagem econômica, a pena é de reclusão, de 6 (seis) a 12 (doze) anos, além da multa; se resulta lesão corporal grave ou morte, aplicam-se as penas previstas no art. 159, §§ 2o e 3o, respectivamente. (Incluído pela Lei nº 11.923, de 2009)


Portanto, o que, anteriormente, era encarado como roubo qualificado(art, 157, § 2º, inciso V CP), agora é extorsão, com uma sensível majoração das penas.

Quanto ao número de homicídios, em dez anos, ser de um milhão, não é correto, tal fato consta das estatísticas entre 1980 e 2010, portanto trinta anos, que podem ser visualizadas no mapa da violência de 2012.
A questão populacional é deveras importante, dando-se ênfase ao adensamento populacional, que segundo alguns estudos é foco de violência.
O exemplo da Índia, não é bom, pois em números absolutos, em 2010 o número de homicídios foi maior que no Brasil, e com viés de alta.
Espero ter ajudado.


Bem, agora vou ao Barbear Clássico. ;D

« Last Edit: February 20, 2013, 07:31:36 pm by GADREL »
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re:Viver no Brasil...Custos de vida
« Reply #39 on: February 20, 2013, 07:12:40 pm »
0
Felizmente, e quanto mais conheço a fundo o povo brasileiro ... mais gosto do que vou vendo.
...
Mas eu iria de olhos fechados para o Rio Grande do Sul ou Santa Catarina!  :D Quanto mais não fosse, pelas mulheres...  ;D

Mais um louco por brasileiras! Pudera! :D ;D

"Brincadeirinha"

Alto. Mulheres... especialmente de alguns estados. E não escondo que no que toca a portuguesas, nada bate as minhotas! ;D

;D :D

E agora urge perguntar: E que estados são esses?

Em termos nacionais, é complicado generalizar nestes temas, mas... eu encontro um encanto especial, em geral, nas oriundas da região entre Douro e Vouga :D
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Viver no Brasil...Custos de vida
« Reply #40 on: February 20, 2013, 07:25:11 pm »
0
Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline RedNight

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1146
  • Respect: +5
Re:Viver no Brasil...Custos de vida
« Reply #41 on: February 20, 2013, 07:26:25 pm »
0
Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Tal como eu acima referi...  ;D

Offline ClaudioBP

  • Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • *************************************
  • Posts: 6453
  • Respect: +316
    • Email
Re:Viver no Brasil...Custos de vida
« Reply #42 on: February 20, 2013, 07:35:28 pm »
0
Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Tal como eu acima referi...  ;D

Estados com as mais belas mulheres do Brasil....
Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Re:Viver no Brasil...Custos de vida
« Reply #43 on: February 20, 2013, 07:35:53 pm »
0
Gente, o Brasil, assim como muitos países do mundo, é um lugar ótimo e péssimo ao mesmo tempo!

Tudo vai depender de diversos fatores, como a sua experiência, que fatores você está considerando, sua experiência de vida, com que lugares está comparando e até o seu padrão pessoal de segurança ou insegurança.

E também tem o local. No Rio de Janeiro, a Zona Sul é muito mais segura que a Zona Norte. Eu vivo na Zona Norte / Zona Oeste, então minha realidade já é diferente que a de outros cariocas.

Eu acho perigoso, pois passei dias trancado dentro de casa pois a criminalidade estava ateando fogo em carros alheios no meio da rua, tudo porque a polícia estava invadindo uma das maiores favelas do Rio. Tive 5 carros na vida: o primeiro foi roubado e o segundo quase foi roubado (o ladrão arrombou, entrou no carro e estava tentando dar a partida quando meu Tio chegou no local e viu).  Já roubaram o carro da minha esposa 2 vezes, sendo que nas 2 vezes a levaram dentro do carro e largaram na porta de uma favela qualquer. Meu cunhado já teve o carro roubado, com assaltantes apontando armas para a cabeça dele, assim como meu sogro também. Já passei no meio de troca de tiros entre polícia e bandidos, passei de carro em uma rua onde 2 caras da favela estavam com fuzil na mão revistando quem passava e já roubaram meu dinheiro no meio da rua. Já fui na esquina com minha esposa comer um churrasco quando passou um carro de polícia perseguindo um outro carro e os 2 trocando tiros. Estas são quase todas as minhas experiências em 30 anos aqui no Rio.

Porém tenho amigos que nunca passaram por nada disso. Eu acho a cidade perigosa, eles não.

Meu chefe mora na Zona Sul e uma vez alguém achou que viu algo no telhado. Ligaram para a polícia e em 5 minutos haviam 4 carros da polícia na porta do prédio. Verificaram tudo e não passou de "achismo". Ele se sente seguro.

A terra aqui é maravilhosa, mesmo! Só vejo problema é em uma parte do povo que aqui mora que, infelizmente, são a maioria. São as pessoas que estão na igreja e dizem que quem morreu na boate é pq estão na "zona" ao invés de estar na igreja, são as pessoas que vão assistir jogos de futebol quebrando tudo na rua, gritando, soltando fogos até de madrugada, mesmo durante a semana, mas que reclamam quando a igreja fica com som alto e são todas as pessoas que acham que ganhando um dinheiro por fora, não importa o que está acontecendo, pode-se deixar passar na boa porque está tudo certo. E até mesmo a polícia que precisa de um programa chamado "choque de ordem", que em alguns determinados dias a polícia vai para as ruas para... trabalhar! Rebocam carros estacionados em locais proibidos e organizam e educam o povo em quase tudo que estão fazendo de errado, mas que no dia-a-dia eles (policiais) simplesmente deixam passar...

Essa é a MINHA visão, que pode ser muito diferente das pessoas aqui.

Acho que todos os que comentaram estão certos, pois cada um tem uma experiência de vida e comentam com base nela. Se eu estivesse no lugar de cada um dos confrades, certamente diria a mesma coisa que eles.

Uma coisa é fato: as mulheres são lindas!!! ;)
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline Marques

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1123
  • Puro carisma!
  • Respect: 0
Re:Viver no Brasil...Custos de vida
« Reply #44 on: February 20, 2013, 11:15:00 pm »
0
Não sei como chegaste a este número anual de homicídios, que em 2010, segundo a UNODC-2012, foi de 40974(dolosos), com viés de queda!
O fato da nação ser acolhedora, amistosa e tranquila, não se relaciona com a criminalidade, mas sim com a índole de seu povo.
Quanto ao malfadado sequestro-relâmpago, que é uma extorsão, tem tipificação penal na legislação Brasileira, desde 2009:
in verbis

Extorsão

Art. 158 - Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica, a fazer, tolerar que se faça ou deixar fazer alguma coisa:

Pena - reclusão, de quatro a dez anos, e multa.

§ 1º - Se o crime é cometido por duas ou mais pessoas, ou com emprego de arma, aumenta-se a pena de um terço até metade.

§ 2º - Aplica-se à extorsão praticada mediante violência o disposto no § 3º do artigo anterior. Vide Lei nº 8.072, de 25.7.90

§ 3o  Se o crime é cometido mediante a restrição da liberdade da vítima, e essa condição é necessária para a obtenção da vantagem econômica, a pena é de reclusão, de 6 (seis) a 12 (doze) anos, além da multa; se resulta lesão corporal grave ou morte, aplicam-se as penas previstas no art. 159, §§ 2o e 3o, respectivamente. (Incluído pela Lei nº 11.923, de 2009)


Portanto, o que, anteriormente, era encarado como roubo qualificado(art, 157, § 2º, inciso V CP), agora é extorsão, com uma sensível majoração das penas.

Quanto ao número de homicídios, em dez anos, ser de um milhão, não é correto, tal fato consta das estatísticas entre 1980 e 2010, portanto trinta anos, que podem ser visualizadas no mapa da violência de 2012.
A questão populacional é deveras importante, dando-se ênfase ao adensamento populacional, que segundo alguns estudos é foco de violência.
O exemplo da Índia, não é bom, pois em números absolutos, em 2010 o número de homicídios foi maior que no Brasil, e com viés de alta.
Espero ter ajudado.


Bem, agora vou ao Barbear Clássico. ;D


Que bom que é tipificado como ja um crime de fato. Muito bom isso. Obrigado por esclarecer Confrade GADREL.
Sobre dados, vejo que é muito complicado isso...porque de acordo com a pesquisa revelada em junho de 2012 pela Enasp (Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública), uma parceria entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Ministério da Justiça e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
De acordo com parâmetros internacionais, se considera que um país sofre violência endêmica a partir de 10 homicídios para cada 100 mil habitantes. No Brasil, a média constatada foi de 26 assassinatos por 100 mil. Em alguns estados, o índice chegou aos absurdos 60 homicídios por 100 mil pessoas. Conta simples de fazer, se a média foi de 26 por 100 mil, para uma país de quase 200 milhões de habitantes, da mais de 50 mil assassinatos por ano. O IBGE mesmo divulgou o dado alarmante de 46 mil homicídios em 2012. Sendo que segundo estudo (não oficial) da Polícia Civil, o número pode ser maior porque o IBGE so trabalhou com homicídios nos locais dos crimes, nem em transito para hospitais, nos hospitais. Mas como isso não é algo oficial não se pode contar, mas com os mais ou quase 50 mil homicídios por ano em nosso país, isso é oficial.
Foi Contestado a Índia, tudo bem, mas e os EUA que tem 100 milhões a mais de habitantes que a gente, num território maior e o número de homicídio la não chega a 1/3 daqui.
Mesmo com a correção referente ao número (absurdo ainda!) de 1 milhão de mortos em 30 anos aqui no Brasil, feita pelo Confrade, não deixou de ser menos terrível. Morreram mais civis aqui do que o civis nas mãos de ditadores como Fidel e Saddam juntos nesses mesmos 30 anos.
No mais aqui se encontra uma boa referência ao estudo da violência no Brasil.
http://www.mapadaviolencia.org.br/pdf2012/mapa2012_web.pdf
Mantenho minha opinião...o povo pode até ser acolhedor em sua maioria, mas pacífico....tenho minhas dúvidas. O nosso país infelizmente é um país violento. Infelizmente.
Por último, peço que os Confrades portugueses me tirem esse dúvida. Qual é a taxa de homicídios aí nos últimos 10 anos?
E voltemos aos nossos barbeares!
« Last Edit: February 20, 2013, 11:17:14 pm by Marques »

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal