Author Topic: Compreendendo as British Aristocrats – uma perspectiva do escanhoado  (Read 20454 times)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Eu sempre admirei alguns artigos que o membro TonySC escreveu para o foroafeitado e para o shavenook, e pensei que seria uma mais-valia tê-los aqui. De maneiras que contactei o Tony, perguntando se poderia traduzi-los para português e publicá-los aqui. Ele simpaticamente concordou, e é simultaneamente um prazer e uma honra publicar este primeiro artigo, traduzido por mim mas pensado e escrito por ele, aqui no barbearclassico.com. Vamos a isto:

Compreendendo as British Aristocrats – uma perspectiva do escanhoado
por TonySC

Tradução de oversaturn, artigos originais aqui e aqui.

Desde que deparei com a minha primeira British Aristocrat, uma #66, na altura sem sequer saber do que se tratava, numa feira da ladra, que sinto uma atracção por estas máquinas. Brilhantes, com cabo em “barberpole”, um ar elegante, e muito bem fabricadas, sempre me pareceram muito atraentes. Muito mais que as suas primas americanas.

Assim que, como quem não quer a coisa, e ao longo do tempo, fui adquirindo um bom número de British Aristocrats (muitas acabaram em casa de amigos e familiares), mas apenas com o interesse de descobrir como barbeiam. Seria muito bom coleccionar todos os “Aristocrat sets” que foram produzidos pela Gillettte, mas para mim, não vale a pena nem o esforço, nem a despesa. Ao invés disso, decidi coleccionar os diferentes barbeares que a gama das British Aristocrat nos pode oferecer (e oferecia a nossos pais e avós).

Ao início, foi complicado perceber todos aqueles números e variações, e a maneira como barbeia cada uma, mas de tanto as experimentar, perguntar e investigar, consegui esclarecer este assunto e conhecê-las a fundo. Finalmente, a selecção de barbeares “aristocráticos ingleses” reduziu-se a uma gama de quatro máquinas.

¿Quatro?

Para contar todos os modelos de British Aristocrats que saíram para o mercado, não nos chegam os dedos das duas mãos, mas apenas há quatro tipos de cabeçais em todas elas. Tal como existem muitos modelos Gillette Tech que partilham apenas meia dezena de cabeçais, nas Aristocrats apenas existem 4 cabeçais diferentes. Isto torna muito mais simples a busca pelos diferentes barbeares proporcionados por estas máquinas.

Sendo assim, se não és um coleccionador… e se apenas gostas de te barbear, e queres focar a tua atenção nestas bonitas máquinas – não por modelo, mas sim pelo tipo de escanhoado que podem proporcionar, tens aqui uma forma diferente de olhar para as British Aristocrats.

Podemos encontrar este tipo de máquinas com pente aberto ou fechado, e com mecanismos de abertura do tipo TTO que podem ser americanos ou ingleses. Pessoalmente, acho que os mecanismos americanos são muitíssimo mais fáceis de ajustar e reparar, mas também são menos precisos e suaves ao tacto. Não podemos esquecer que estas máquinas têm muitos anos, e já encontrei 3 Aristocrats que não barbeavam como eu sabia que o deveriam fazer, devido a algum desajuste… Por outro lado, tentar reparar um mecanismo TTO do tipo britânico acarreta sempre um grande risco. Apesar de tudo, para mim, não há nada melhor que este tipo de mecanismo TTO inglês… são suaves como seda.

…uma olhadela rápida às diferentes entre os mecanismos TTO de tipo britânico e americano. Com os TTO’s totalmente abertos, (inglês à esquerda e americano à direita), o “knob” da inglesa move-se pelo cabo acima, enquanto o americano mantém a sua posição.


...e vamos ao que realmente barbeia... os cabeçais...

O pente aberto

Há 9 modelos de Aristocrat de pente aberto. É possível encontrá-los revestidos a prata, ródio e ouro, e com caixas diferentes, cada uma recebendo um número de modelo diferente. Podemos escolher a caixa e revestimento que mais gostamos, pois todas partilham o mesmo cabeçal e mecanismo de abertura americano… portanto, todos os modelos de Aristocrat inglesas de pente aberto transmitem o mesmo tipo de barbear e de sensações.


Estes são os diferentes modelos:

Prata:
  • #15

Ródio:
  • #15,
  • #20 (caixa baquelite)
  • #14 (caixa couro)

Ouro:
  • #19
  • #3 (caixa de viagem)

Na minha opinião, esta é a mais agressiva de toda a família Aristocrat… no entanto, estamos a falar de Gillette, de maneiras que continua a ser suave e a perdoar muitos erros. Porém isso não quer dizer que escanhoe pouco… em suma, uma das minhas favoritas.
 
O pente fechado

Aqui encontramos 10 modelos, mas apenas 3 cabeçais diferentes. Uma vez mais, temos revestimentos em ródio e ouro, diferentes caixas, e todas elas (à excepção de uma) têm mecanismos de abertura “TTO” ingleses.

Aristocrat #21


Este cabeçal tem umas parecenças assombrosas com o cabeçal da #15, no entanto com um pente fechado. O barbear é também similar, ainda que me impressiona como sendo menos suave quando comparado com a #15. Tal como esta, possui a base do cabeçal plana e um mecanismo de abertura TTO americano.

Aristocrat #16


Com um peso de 82 gramas, a #16 é a mais pesada da família, e possivelmente será a mais equilibrada na mão. Mais benigna que as anteriores, é extraordinariamente suave para o que barbeia. Tem a base do cabeçal plana, e o ultra-suave TTO inglês. Pode ser encontrada revestida a ródio ou a ouro.

O grupo das Aristocrat #66


Tal como se passava com os modelos de pente aberto, estes três modelos partilham o mesmo cabeçal:

  • #66
  • #22 (caixa negra)
  • Aristocrat de Luxe set

Estas são provavelmente as British Aristocrats mais fáceis de encontrar (sobretudo a #66), e são também as mais suaves e benignas de todas. A base do cabeçal já é estampada, não é sólida e plana como as anteriores, o que faz com que não sejam tão equilibradas, na mão, como as anteriores.

Podem ser encontradas com revestimentos em ródio, ouro e até níquel e alumínio (suponho que por não serem materiais nobres, estas últimas não mereceram ser chamadas de Aristocrats pela Gillette).

Para que, pelo menos, possamos ter uma ideia visual destes cabeçais… podemos comparar…

#15, #19, #20, #3, and #14



#21



#16



#66, #22, and de Luxe sets


Se eu tivesse que fazer uma escala de agressividade (continuo a não gostar deste termo em particular), a #12 e a #21 estariam no topo, enquanto que o grupo das #66 estaria no último lugar. Algures no meio situaria a #16.

Se o ranking for pela suavidade do mecanismo de abertura, em minha opinião não há qualquer dúvida, nada melhor que o “TTO” inglês.

Se o ranking for estético…são todas bonitas :)
Assim, se estás à caça de uma British Aristocrat e o vosso interesse não é o coleccionismo puro, mas sim o barbear que elas podem proporcionar, talvez seja útil saber que tipo de cabeçal leva determinado modelo. Isto poderá evitar que se comprem dois modelos diferentes que proporcionam o mesmo tipo de escanhoado. Ou, se por exemplo, não gostas de uma Tech devido à sua escassa “agressividade”, esquece o grupo das #66. Terás uma máquina muito bonita, possivelmente pagando uma boa maquia, mas que te irá escanhoar pouco. Sabendo isto, poderás apontar a algo que seja melhor para ti.

Por minha parte, já tenho a minha dose destas máquinas. Umas entraram em casa, algumas saíram, e já consegui os 4 tipos de barbear que me podem proporcionar. Aqui está a foto de família:


As que tenho repetidas são as do meu filho, já começou a barbear-se, e espero que chegue a saber apreciá-las… se ele as quiser coleccionar, que tome o ponto de partida desde aqui… no final de contas, penso que vai dentro em breve querer ficar com elas todas.

Saludos,
Tony

P.S.: Naturalmente, não tenho maneira de certificar toda esta informação, mas por tudo o que vi, pelas máquinas que me têm passado pelas mãos, e por conversas com coleccionadores (dos sérios de verdade), esta foi a conclusão a que cheguei, e a forma de olhar para as British Aristocrat a que cheguei desde a perspectiva do barbear.
« Last Edit: May 29, 2018, 09:50:08 am by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re:Compreendendo as British Aristocrats – uma perspectiva do escanhoado
« Reply #1 on: February 22, 2013, 12:46:32 pm »
0
Excelente!

Dá vontade ter uma.
But the tigers come at night

Offline Gabriel Maia

  • Trade Count: (+2)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1810
  • Respect: +5
    • Email
Re:Compreendendo as British Aristocrats – uma perspectiva do escanhoado
« Reply #2 on: February 22, 2013, 05:07:25 pm »
0
Que artigo! Muito obrigado pela tradução e partilha!
São máquinas muito bonitas e desconhecia por completo as de pente aberto!
Tenho uma de pente fechado por aqui, mas como acontece com as outras similares da Gillette que tenho por aqui, a mim são suaves em demasiado. Mas tem posição de destaque cá na minha coleção pela beleza e ao mesmo sensação de robustez que passa.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re:Compreendendo as British Aristocrats – uma perspectiva do escanhoado
« Reply #3 on: February 22, 2013, 08:00:43 pm »
0
Que artigo! Muito obrigado pela tradução e partilha!
São máquinas muito bonitas e desconhecia por completo as de pente aberto!
Tenho uma de pente fechado por aqui, mas como acontece com as outras similares da Gillette que tenho por aqui, a mim são suaves em demasiado. Mas tem posição de destaque cá na minha coleção pela beleza e ao mesmo sensação de robustez que passa.


Eu tenho uma open comb, existem duas ou três fotos no fórum.

Hoje já aprendi umas coisas que não sabia. A pensar eu que a open comb era a mais agressiva... Que ângulos tão diferentes as máquinas têm.

Obrigado pelo teu trabalho, Oversaturn.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Compreendendo as British Aristocrats – uma perspectiva do escanhoado
« Reply #4 on: February 22, 2013, 09:43:15 pm »
0
Esse review pode ir para qualquer livro sobre barbear!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline ndre9

  • Trade Count: (0)
  • Dia de Derby
  • *****
  • Posts: 82
  • Respect: 0
Re:Compreendendo as British Aristocrats – uma perspectiva do escanhoado
« Reply #5 on: February 22, 2013, 10:46:14 pm »
0
Obrigado Oversaturn pela partilha deste conhecimento extremamente interessante.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Compreendendo as British Aristocrats – uma perspectiva do escanhoado
« Reply #6 on: February 22, 2013, 10:57:57 pm »
0
Obrigado pessoal! Foi uma honra e um prazer traduzir e partilhar isto. :)
Estas máquinas, no capítulo da beleza, são difíceis de bater. Tenho a sorte de ter achado uma #66 e #16.
Talvez um dia encontre uma open-comb e uma #21 para completar a colecção dos "4 tipos de barbear :D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline ClaudioBP

  • Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • *************************************
  • Posts: 6453
  • Respect: +316
    • Email
0
Obrigado Oversaturn pela partilha deste conhecimento extremamente interessante.

+1...acho uma máquina belissima. É uma peça que gostaria de ter na minha coleçāo.

Enviado de meu ZTE V875 usando o Tapatalk 2
Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Offline exasimoes

  • Trade Count: (0)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 762
  • PT - Lisboa
  • Respect: 0
Re:Compreendendo as British Aristocrats – uma perspectiva do escanhoado
« Reply #8 on: February 22, 2013, 11:58:21 pm »
0
Obrigado pessoal! Foi uma honra e um prazer traduzir e partilhar isto. :)
Estas máquinas, no capítulo da beleza, são difíceis de bater. Tenho a sorte de ter achado uma #66 e #16.
Talvez um dia encontre uma open-comb e uma #21 para completar a colecção dos "4 tipos de barbear :D

Fantástico, muito obrigado.
"O senso comum não é tão comum assim."

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Compreendendo as British Aristocrats – uma perspectiva do escanhoado
« Reply #9 on: February 23, 2013, 07:04:42 am »
0
Belíssimo artigo, Caro oversaturn! :D
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline Pitolas

  • Trade Count: (+6)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4653
  • Respect: +11
    • Pitolashaving
    • Email
Re:Compreendendo as British Aristocrats – uma perspectiva do escanhoado
« Reply #10 on: March 15, 2013, 10:56:16 pm »
0
Uma das minhas Gillette preferidas, a par da Fatboy.

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: Compreendendo as British Aristocrats – uma perspectiva do escanhoado
« Reply #11 on: March 18, 2015, 05:43:47 pm »
0
Obrigado, Oversaturn
Pela tradução do artigo
Cumprimentos
"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
0
Imagens restauradas após o "apagão" do photobucket. Upa! :)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Ishvadenbaden

  • Trade Count: (0)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1773
  • Respect: +1836
0
Obrigado Oversaturn, em boa hora o fizeste porque ainda não tinha lido este. Muito bom e muito boas fotos.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal