Author Topic: E você já usou navalhete ?  (Read 6453 times)

Offline Guri

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 14
  • Respect: 0
E você já usou navalhete ?
« on: May 12, 2013, 08:23:24 pm »
0
Olá colegas, andei lendo algumas postagens anteriores aqui nessa sessão e foquei com uma imensa curiosidade,  porque vocês decidiram se barbear de forma clássica ? Isso é uma espécie de "hobbie" ou apenas uma forma que vocês acham eficiente ?
Eu entrei nessa pela cansaço de usar os descartáveis, porém, estou meio desanimado, não ando tendo bons resultados com os safety razor, quer dizer, nunca fiz algo do ripo, lesões, mas, minha pele não fica clara, fica um pouco escura, e mesmo eu passando com uns vídeos aqui do forum ensina, não fica totalmente lisinha a pele, tenho mais efeito quando uso um descartável mesmo.
O meu safety razor é um Rufing, acho que é da China, mas é melhor do que o da Mundial, esse é mais pesado e desliza de forma mais fácil, e não causa lesões, o da Mundial eu não gostei.
Devido a essas dificuldades, estou pensando em comprar um navalhete, só que andei lendo alguns comentários aqui no forum e fiquei com receio, alguns dizem para tomar muito cuidado, e eu concordo com isso, e primeiro eu vou treinar para poder fazer a barba com um navalhete, caso eu decida mesmo compra um.
Mas gostaria de saber, quem daqui usou navalhete ? O que achou da experiência ?
Poderia me explicar um pouco como foi  ?
Eu sei que não tem nem comparações uma navalha com um navalhete, mas uma navalha é mais cara do que um navalhete, pelo menos aqui no mercado da minha cidade o navahete é uns 10 reais, nunca vi uma navalha por aqui...
Só na internet mesmo, e mesmo assim ainda é um pouco caro para o meu orçamento.
Não vou alongar muito, uma luz por favor.

Offline Guri

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 14
  • Respect: 0
Re:E você já usou navalhete ?
« Reply #1 on: May 12, 2013, 08:46:46 pm »
0
PS.: Alguém remove para a sessão correta, por engano postei nessa. Desculpa.

Offline Colcurinho

  • Trade Count: (+1)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1903
  • Respect: +16
Re:E você já usou navalhete ?
« Reply #2 on: May 12, 2013, 09:02:28 pm »
0
Olá Guri. Começar com navalhete não deve ser boa ideia. Navalhete não perdoa nos cortes. Nunca usei, mas quem usa geralmente afirma. Não desanimes por não teres bons resultados com a safety razor. Eu demorei algumas semanas até me adaptar ao seu uso. É mesmo assim, a aprendizagem requer alguma paciência e dedicação, mas depois de aprenderes, os resultados são bem mais positivos que as descartaveis de 3,4,5 lâminas.

No meu caso, e na maioria dos aqui presentes, não faço por hobby. Entrei no barbear clássico em busca de uma alternativa às máquinas electricas e as 4 e 5 lâminas, que não me propocionavam um barbear confortável.

Faz perguntas e aprende, há sempre pessoas dispostas a ajudar-te aqui no fórum. Aqui ou noutro qualquer.

Offline orlandosn

  • Trade Count: (0)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2226
  • Portimão, Portugal
  • Respect: +2
    • Email
Re:E você já usou navalhete ?
« Reply #3 on: May 12, 2013, 11:01:51 pm »
0
Olá Guri. Começar com navalhete não deve ser boa ideia. Navalhete não perdoa nos cortes. Nunca usei, mas quem usa geralmente afirma. Não desanimes por não teres bons resultados com a safety razor. Eu demorei algumas semanas até me adaptar ao seu uso. É mesmo assim, a aprendizagem requer alguma paciência e dedicação, mas depois de aprenderes, os resultados são bem mais positivos que as descartaveis de 3,4,5 lâminas.

No meu caso, e na maioria dos aqui presentes, não faço por hobby. Entrei no barbear clássico em busca de uma alternativa às máquinas electricas e as 4 e 5 lâminas, que não me propocionavam um barbear confortável.

Faz perguntas e aprende, há sempre pessoas dispostas a ajudar-te aqui no fórum. Aqui ou noutro qualquer.

Guri, basicamente isto que o Colcurinho escreve.

Eu comecei no barbear clássico porque (em boa hora, diga-se...) a minha máquina elétrica avariou e a reparação custava quase tanto como uma máquina nova! Experimentei, gostei, e fui ficando, e agora a pele não quer outra coisa. O hobby instalou-se mais tarde...  :D

Agora, ir já para o navalhete ? Eu não aconselho. O navalhete requer uma técnica mais apurada, pois o navalhete não perdoa erros: uma distração e temos um corte. E concordo, não devemos comparar o navalhete com a navalha. Não porque uma navalha seja superior a um navalhete, mas porque são instrumentos diferentes. Pelo menos no meu entender.

Quanto à experiência de usar um navalhete... as primeiras vezes foram um martírio, com cortes e irritação. Mas gradualmente as coisas melhoram, vamos aprendendo onde e como colocar as mãos, como colocar a lâmina na cara, e coisas assim.

Mas é importante adquirir conhecimentos que o barbear com safety razor dá: pressão zero, sentido do crescimento do pêlo, fazer uma boa espuma, deslizante e protetora... coisas básicas.

Assim, aconselho primeiro a melhorar a técnica com safety razor, talvez um dia adquirir um SR superior ao Rufing, umas lâminas consensuais, o que irá proporcionar escanhoados cada vez melhores. E, mais importante, um barbear cada vez mais confortável. Para mim isto é mais importante que um barbear extremamente apurado. OS BBS's virão com o aprimorar da técnica.

E pergunta, que aqui no fórum todos gostamos de dar a nossa opinião!    ;D
Orlando

Offline Guri

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 14
  • Respect: 0
Re:E você já usou navalhete ?
« Reply #4 on: May 13, 2013, 01:52:47 am »
0
Obrigado pelas dicas pessoal.
Sabem, eu de fato estou meio desanimado com o meu Rufing, eu fiz um teste comparando ele com os descartáveis, com o descartável obtive um melhor resultado. Mas, vou dar uma olhada e observar se consigo um aparelho melhor no mercado nacional.
Obrigado pelos esclarecimentos.

Offline Filipe88

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 74
  • Respect: 0
Re:E você já usou navalhete ?
« Reply #5 on: May 13, 2013, 05:08:52 am »
0
Por experiência própria ...caso comece com navalhete (igual a mim)...assista bastante vídeos sobre, pra não ter dúvida alguma...da primeira vez parece que eu briguei com um gato...srsrsr
ficou bem feio meu rosto...agora é tranquilo...toma cuidado...abraços

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:E você já usou navalhete ?
« Reply #6 on: May 13, 2013, 08:27:58 am »
0
É uma boa ideia começar com uma boa Safety Razor, Confrade Guri, e com a aquisição de experiência, passe para o navalhete. :)

Um aviso: Com o navalhete, errou, cortou! ;)
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re:E você já usou navalhete ?
« Reply #7 on: May 13, 2013, 09:45:58 am »
0
Não desanimes por não teres bons resultados com a safety razor. Eu demorei algumas semanas até me adaptar ao seu uso. É mesmo assim, a aprendizagem requer alguma paciência e dedicação, mas depois de aprenderes, os resultados são bem mais positivos que as descartaveis de 3,4,5 lâminas.

É isto mesmo, existe uma curva de aprendizagem em cujo investimento vale a pena.
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline fpab

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 330
  • Respect: 0
Re:E você já usou navalhete ?
« Reply #8 on: May 13, 2013, 11:31:06 am »
0
Viva Guri,

é tudo isso que foi dito acima, da minha muito curta experiencia no barbear clássico, que vai seguramente num ano ou talvez um pouco mais, posso dizer que é um processo evolutivo, a "perfeição" vai-se adquirindo dia a dia, quase como se fosse um ritual, e espero que não acabe... acho que é isso que torna o barbear clássico especial...

como dizia comecei há cerca de um ano com safety razor e só na semana passada adquiri um navalhete, já conheço bem o meu rosto e a minha barba e ainda assim o utilizo com muito respeito, leio os conselhos dos "mestres" do fórum todas as semana para não me falhar nada, claro que no meu caso o objetivo é chegar às navalhas e o caminho que escolhi foi este, sem pressas e a saborear cada etapa mas, também há quem tenha feito direto ou quase, depende de cada um digo eu...

Diria que o que importa é que aproveites, aprendas e ensines... o caminho certo já está escolhido agora é sempre em frente... que aproveites cada momento :)
Excelentes escanhoados Cavalheiros

Abraços



“Everybody is a genius. But if you judge a fish by its ability to climb a tree, it will live its whole life believing that it is stupid.”

Offline carraro

  • Trade Count: (+8)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 662
  • Respect: +6
    • Email
Re:E você já usou navalhete ?
« Reply #9 on: May 13, 2013, 12:39:35 pm »
0
Guri,

adicione au seu arsenal quatro coisas muito importantes: espuma de qualidade (creme ou sabão), um pincel decente, lâminas eficazes e um produto pós-barba compatível com sua pele. Isso vai fazer muita diferença com qualquer instrumento que você estiver usando, seja aparelho descartável, safety razor ou navalhete.

A vida toda, eu usei um navalhete, pois nunca me dei bem com as descartáveis, nem com as multilâminas e nem com as safety razors. Então, não tinha dificuldades com o manuseio da ferramenta, que é algo que você aprende e aprimora com o passar do tempo. Um corte eventual sempre haverá. Ontem mesmo, num lapso de distração, passei a ponta da navalha na emenda da orelha com a cara e lá estava uma bela abertura. Acontece.

O fato é que, antes de conhecer o universo do barbear clássico, eu ignorava a questão da espuma, nunca tinha usado um pincel, nem pós-barba. Raspava a barba debaixo do chuveiro, com sabonete e pronto. Em geral, não tinha problemas com cortes ou irritações, mas sofria com pêlos encravados, cravos e espinhas.

Quando eu descobri este fórum aqui, a coisa mudou radicalmente. E a principal diferença, para mim, foram os produtos, os "cosméticos" de barbear. Claro que a técnica melhorou demais; mudei para navalhas, que são, na minha opinião, muito melhores, eficientes e mais amigáveis. É um processo constante de evolução.

Não desanime. Compre logo seu navalhete. Adquira também um pincel, um sabão ou creme, boas lâminas e pós-barba. Tem muita coisa boa no Brasil e excelentes opções para importar.

Treine com o navalhete sem lâmina, tenha persistência e paciência, não desista ao primeiro corte, veja vídeos aqui e no youtube, pergunte, pesquise. Se, mesmo assim não gostar (duvido), seu prejuízo será de meros R$ 10.

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re:E você já usou navalhete ?
« Reply #10 on: May 13, 2013, 12:53:57 pm »
0
Sei bem que no Brasil é difícil começar com uma safety razor boa.

Mesmo assim, sugiro não desanimar antes de usar uma EJ DE89 ou Muhle R89. Eu já tinha SRs boas e mesmo assim estas dão melhores resultados.

Não conheço esta chinesa que vc. usa, mas se for do mesmo padrão da minha primeira, esquece! Não dá um bom apurado mesmo...

O navalhete eu já usei e não gostei. Aí, vai de cada um.
But the tigers come at night

Offline Gabriel Maia

  • Trade Count: (+2)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1810
  • Respect: +5
    • Email
Re:E você já usou navalhete ?
« Reply #11 on: May 13, 2013, 02:09:19 pm »
0
Caro confrade,
Muito provavelmente já deves ter lido por aqui que não é porque um produto é mais caro que é necessariamente melhor. Mas há casos em que vale o investimento.
Assim como você entrei nessas com um aparelho chinês, não me dei bem e voltei ao mach3.
Depois de investir um pouco mais em uma SR melhor não quis saber de outra coisa.
Eu lhe aconselharia importar uma  Edwin Jagger ou Merkur. Esse pequeno investimento compensa em muito o que gastas em descartáveis.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re:E você já usou navalhete ?
« Reply #12 on: May 13, 2013, 02:34:25 pm »
0
Percebestes que todos concordam que, em bom português, com essa Safety não vai funcionar Guri. Eu mesmo usei uma chinesa no meu primeiro barbear "clássico" e fiquei todo retalhado. Felizmente, após uma semana usando uma Mach3 por medo, apareceu a oportunidade de comprar uma excelente Safety aqui no Brasil mesmo de um confrade do fórum. Depois disso foi só felicidade. Além disso, um bom creme, um bom pós-barba, sem esquecer de um bom pré-barba ou um bom preparo antes do barbear, ajudam muito.

Não é porque a safety é chinesa. As Weishi são boas máquinas por exemplo. É porque uma máquina "barata" no sentido de qualidade, é "um motor dois tempos, e uma Merkur é um V6" ... :D

Offline Guri

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 14
  • Respect: 0
Re:E você já usou navalhete ?
« Reply #13 on: May 13, 2013, 04:23:05 pm »
0
Sei bem que no Brasil é difícil começar com uma safety razor boa.

Mesmo assim, sugiro não desanimar antes de usar uma EJ DE89 ou Muhle R89. Eu já tinha SRs boas e mesmo assim estas dão melhores resultados.

Não conheço esta chinesa que vc. usa, mas se for do mesmo padrão da minha primeira, esquece! Não dá um bom apurado mesmo...

O navalhete eu já usei e não gostei. Aí, vai de cada um.

É, essas é uma das minhas maiores dificuldades, eu li algumas postagens por aqui, e sei bem que o Safety sozinho não faz milagre, eu tenho produtos como espuma, pós - barba em Gel e só tiro a barba quando dilato os poros com água quente.

adicione au seu arsenal quatro coisas muito importantes: espuma de qualidade (creme ou sabão), um pincel decente, lâminas eficazes e um produto pós-barba compatível com sua pele. Isso vai fazer muita diferença com qualquer instrumento que você estiver usando, seja aparelho descartável, safety razor ou navalhete.

A vida toda, eu usei um navalhete, pois nunca me dei bem com as descartáveis, nem com as multilâminas e nem com as safety razors. Então, não tinha dificuldades com o manuseio da ferramenta, que é algo que você aprende e aprimora com o passar do tempo. Um corte eventual sempre haverá. Ontem mesmo, num lapso de distração, passei a ponta da navalha na emenda da orelha com a cara e lá estava uma bela abertura. Acontece.

O fato é que, antes de conhecer o universo do barbear clássico, eu ignorava a questão da espuma, nunca tinha usado um pincel, nem pós-barba. Raspava a barba debaixo do chuveiro, com sabonete e pronto. Em geral, não tinha problemas com cortes ou irritações, mas sofria com pêlos encravados, cravos e espinhas.

Quando eu descobri este fórum aqui, a coisa mudou radicalmente. E a principal diferença, para mim, foram os produtos, os "cosméticos" de barbear. Claro que a técnica melhorou demais; mudei para navalhas, que são, na minha opinião, muito melhores, eficientes e mais amigáveis. É um processo constante de evolução.

Não desanime. Compre logo seu navalhete. Adquira também um pincel, um sabão ou creme, boas lâminas e pós-barba. Tem muita coisa boa no Brasil e excelentes opções para importar.

Treine com o navalhete sem lâmina, tenha persistência e paciência, não desista ao primeiro corte, veja vídeos aqui e no youtube, pergunte, pesquise. Se, mesmo assim não gostar (duvido), seu prejuízo será de meros R$ 10.

Obrigado pelo apoio colega, vou treinar e estudar melhor uma forma de fazer com um navalhete. Como você disse, qualquer coisa o investimento não será exorbitante.

Pessoal, para quem não conhece esse meu SR que citei, tirei umas fotos dele, segue abaixo:
Eu disse que era da China, porque uma vez li de um membro daqui que ele tinha um dessa mesma marca.




Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re:E você já usou navalhete ?
« Reply #14 on: May 13, 2013, 04:48:06 pm »
0
Jesus, Maria e José....
com isso fica difícil carinha...

No wetshaving dá pra economizar no creme, no pós-barba, nas lâminas até (existem lâminas boas e extremamente baratas), mas na safety não dá. É o maior investimento, porque é a parte mais crucial da coisa.

Olhe, tentes comprar uma boa safety vinda de fora, do ebay (volto a dizer, existem Weishi bem razoáveis, ou ainda a Safety da Derby que se vende na bestshave.net), de um dos vendedores do fórum, até mesmo na seção de classificados tem gente vendendo máquina no Brasil. Ou até no Mercadolivre, sempre há uma Gillette antiga a venda...

você vai ter resultados muito melhores, e com certeza a sua dúvida sobre a eficácia do wetshaving vai acabar...

Ou então, parta pro navalhete. Você vai se cortar muito no começo, não se engane, mas depois de dominar a técnica valerá a pena.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal