Author Topic: Dúvida sobre utilização de pedra hemostática  (Read 25582 times)

jassuncao

  • Guest
  • Trade Count: (0)
Dúvida sobre utilização de pedra hemostática
« on: July 09, 2010, 05:59:42 pm »
0
Olá a todos.
Tenho uma dúvida relativamente à utilização da pedra hemostática.
O que faço normalmente é passar a pedra pela cara depois de a molhar com água fria. Deixo secar e aguento o ardor durante uns minutos e depois passo outra vez a cara por água fria. Apenas depois passo um after shave pela cara.
Estou a utilizar a pedra correctamente?
Muito obrigado.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Dúvida sobre utilização de pedra hemostática
« Reply #1 on: July 09, 2010, 06:10:57 pm »
0
Eu diria que sim. Convém molhar a cara e a pedra.
Eu, por exemplo, tenho a pele muito sensível e seca. Se deixar o ardor durante "alguns minutos", até secar, fica-me a pele demasiado seca e esticada. :o
Por isso, quando uso a pedra hemostática, apenas deixo arder durante +/- um minuto, depois passo água fria e After Shave Bálsamo em cima.

Mas se funcionar bem assim contigo, força. Em equipa que ganha, não se mexe.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline BanD

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 182
  • Respect: 0
Re:Dúvida sobre utilização de pedra hemostática
« Reply #2 on: July 09, 2010, 07:36:32 pm »
0
Eu diria que sim. Convém molhar a cara e a pedra.
Eu, por exemplo, tenho a pele muito sensível e seca. Se deixar o ardor durante "alguns minutos", até secar, fica-me a pele demasiado seca e esticada. :o
Por isso, quando uso a pedra hemostática, apenas deixo arder durante +/- um minuto, depois passo água fria e After Shave Bálsamo em cima.

Mas se funcionar bem assim contigo, força. Em equipa que ganha, não se mexe.
Quais principais ganhos que tem com o usa da pedra? Recomendam apenas quando ocorre cortes ou irritação?

Offline hg.neto

  • Trade Count: (0)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 462
  • Respect: 0
    • Email
Re:Dúvida sobre utilização de pedra hemostática
« Reply #3 on: July 09, 2010, 08:28:59 pm »
0
A pedra é um adstringente, ou seja...se a lâmina passar algo para sua pele, a pedra elimina e ajuda a fechar os poros.
Eu molho a cara com água fria e a pedra também antes de passar. Deixo um pouco na pele e depois seco e passo o aftershave.
Abraços!

Eu diria que sim. Convém molhar a cara e a pedra.
Eu, por exemplo, tenho a pele muito sensível e seca. Se deixar o ardor durante "alguns minutos", até secar, fica-me a pele demasiado seca e esticada. :o
Por isso, quando uso a pedra hemostática, apenas deixo arder durante +/- um minuto, depois passo água fria e After Shave Bálsamo em cima.

Mas se funcionar bem assim contigo, força. Em equipa que ganha, não se mexe.
Quais principais ganhos que tem com o usa da pedra? Recomendam apenas quando ocorre cortes ou irritação?

Offline du212

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 623
  • Respect: 0
    • foroafeitado.com
Re:Dúvida sobre utilização de pedra hemostática
« Reply #4 on: July 10, 2010, 01:06:01 pm »
0
agua fria na cara
pedra molhada
1 minuto
agua fria na cara
secar
aftershave
· · · · ·  Jose  · · · · · ·
foroafeitado.com

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Dúvida sobre utilização de pedra hemostática
« Reply #5 on: July 12, 2010, 01:54:59 pm »
0
agua fria na cara
pedra molhada
1 minuto
agua fria na cara
secar
aftershave

Exactamente. É assim mesmo que uso a pedra hemostática. Mais que um minuto não vale a pena... pelo menos para mim!
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

jassuncao

  • Guest
  • Trade Count: (0)
Re:Dúvida sobre utilização de pedra hemostática
« Reply #6 on: July 13, 2010, 12:32:44 pm »
0
Obrigado pelas sugestões.
Vou passar a deixar a pedra actuar apenas durante um minuto.

Offline Castro

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 49
  • Respect: 0
    • Email
Re:Dúvida sobre utilização de pedra hemostática
« Reply #7 on: July 17, 2010, 02:19:02 am »
0
Buenas!

 Senhores, estão se referindo a pedra ume, certo!!? Pois, conheço uma outra utilidade deste produto.. o curtimento artesanal de couros.
 Lembro que meu avô preparava "pelegos" de montaria, banhando os couros de carneiro abatidos ali no sítio, com mistura de sal e pedra ume, e depois os estaqueava com varas de madeira e deixava ao sol pra secar, resultava num couro macio e imputrescivel. Ainda hoje se usa muito esta técnica.
 Agora, como after shave nunca experimentei, qualquer dia faço o teste pra ver o resultado!

Abraço a todos.




Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:Dúvida sobre utilização de pedra hemostática
« Reply #8 on: July 20, 2010, 10:16:00 am »
0
Quais principais ganhos que tem com o usa da pedra? Recomendam apenas quando ocorre cortes ou irritação?

A pedra hemostática serve para desinfectar e fechar os poros após o barbear para evitar que passado pouco tempo possam aparecer umas pintinhas de sangue aqui e ali.
Atenção - Não tem como objectivo estancar um corte. Para isso, há que usar o lápis hemostático que apesar de ser feito de pedra de alumen, tem uma composição ligeiramente diferente. Serve para estancar imediatamente um corte durante o barbear.

Resumindo:
Lápis hemostático - usar durante o barbear SÓ se te cortares
Pedra hemostática - usar depois do barbear durante 30 segundos a 1minuto e depois passar água fria para acelerar a cicatrização da pele e o fecho dos poros.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline Jerry

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 115
  • Respect: 0
Re:Dúvida sobre utilização de pedra hemostática
« Reply #9 on: July 20, 2010, 11:58:47 am »
0
Leon, bem esclarecedora sua resposta.

Mas alguém saberia dizer em qual das categorias se encaixa a "Pedra Ume"? Pois é o único produto que encontramos no Brasil.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Al%C3%BAmen_de_pot%C3%A1ssio

grato
Jerry
Ilhabela - SP - Brasil
 23°48'51.58"S
 45°22'4.05"O

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Dúvida sobre utilização de pedra hemostática
« Reply #10 on: July 20, 2010, 01:47:19 pm »
0
A pedra hemostática não é mais que um bloco de Alúmen de Potássio. Segundo a referência da Wikipedia, o nome "pedra-ume" resulta da contracção da palavra latina para alúmen.

Citando:

"↑  A forma latina  alúmen transformou-se em aúme (ahume, no século XIV); portanto, "pedra alúmen" tornou-se pedra ahume. Posteriormente, por assimilação do a inicial de ahúme ao a  final de "pedra", formou-se pedra-ume (CUNHA, Antônio Geraldo da. Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, 1982; 2ª ed., 1986)."

Também existe Alúmen de Amónio, que é semelhante mas produzido industrialmente (não ocorre naturalmente) e é sobretudo usado em desodorizantes:

http://en.wikipedia.org/wiki/Ammonium_alum
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Dúvida sobre utilização de pedra hemostática
« Reply #11 on: July 20, 2010, 02:58:40 pm »
0
Há muitos anos, em Portugal, a pedra hemostática era conhecida como "pedra-hume", pelo menos aqui em Lisboa, eespecialmente pelos barbeiros.

E eis que isto da pedra-hume provocou em mim uma viagem no tempo e às memórias da minha infância...

Lembro-me de ler, em puto, uma edição muito velhinha das "Lições do Tonecas" (o livro mesmo, não a série de TV, era baseado nas emissões de rádio, que eram mais antigas ainda, talvez do tempo dos nossos pais) onde havia uma rábula em que o Tonecas ia a um barbeiro muito distraído cortar o cabelo, e que levava uma data de tesouradas nas orelhas!
E a cada tesourada, o barbeiro dizia: "Isto não é nada... cura-se com pedra-hume!"



No final da rábula, o barbeiro diz que ficou ferido nos seus interesses porque se lhe recusam a pagar o aumento.
E a resposta final é: "Ficou ferido? Cure-se com pedra-hume!"  ;D

Eh, eh... memórias de infância que isto da pedra-hume me despoletou...  :D
« Last Edit: July 20, 2010, 03:09:45 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline gallop

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 217
  • Com a barba de molho
  • Respect: 0
    • Email
Re:Dúvida sobre utilização de pedra hemostática
« Reply #12 on: July 24, 2010, 08:34:53 pm »
0
Parece tratarem-se de muitas palavras a designar a mesma coisa: pedra hemostática, pedra-ume, bloco de alúmen. Sinceramente, primeira vez que encontro o palavrão hemostática...

Comprei em farmácia próxima a minha casa, no bairro de Pinheiros, em São Paulo.  Aqui, tratamos como pedra-ume.

Segundo minha ignorância, está perfeita a resposta do Leon quanto às propriedades da pedrinha. Por sua vez, o modo de usar que parece mais acertado é aquele descrito pelo Du212.

Saudações!
« Last Edit: July 25, 2010, 12:08:16 pm by gallop »
- Paulo.

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Re:Dúvida sobre utilização de pedra hemostática
« Reply #13 on: July 25, 2010, 12:00:14 pm »
0
A pedra hemostática não é mais que um bloco de Alúmen de Potássio. Segundo a referência da Wikipedia, o nome "pedra-ume" resulta da contracção da palavra latina para alúmen.

Citando:

"↑  A forma latina  alúmen transformou-se em aúme (ahume, no século XIV); portanto, "pedra alúmen" tornou-se pedra ahume. Posteriormente, por assimilação do a inicial de ahúme ao a  final de "pedra", formou-se pedra-ume (CUNHA, Antônio Geraldo da. Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, 1982; 2ª ed., 1986)."

Também existe Alúmen de Amónio, que é semelhante mas produzido industrialmente (não ocorre naturalmente) e é sobretudo usado em desodorizantes:

http://en.wikipedia.org/wiki/Ammonium_alum

A partir de hoje, sejamos cultos,  :D  no meu caso, passarei a dizer pedra-ume, como se impõe há séculos!!

Offline Barbeiro

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 381
  • Respect: 0
Re:Dúvida sobre utilização de pedra hemostática
« Reply #14 on: May 02, 2011, 08:15:24 pm »
0
Ganhei uma pedra dessas de "brinde". Ainda não a utilizei. Na realidade, encontra-se ainda na caixinha, embalada.

Segundo o texto explicativo, o produto era utilizado pelos antigos egipcios (será? não duvido) e tem aproximadamente 25g (bem pequena).

Pelo que o pessoal falou aqui, parece que essa pedra queima como sal em ferida aberta...  mas parece ser muito eficiente para estancar pequenos sangramentos e fechar cortes.

Alguma diferença entre um bom after shave e a pedra? Se não tiver muita diferença vou dá-la de presente para o meu cunhado.  ;D


-Barbeiro

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal