Author Topic: Semogue 2013 Barbear Classico "Texugo" Limited Edition  (Read 26032 times)

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Semogue 2013 Barbear Classico "Texugo" Limited Edition
« on: July 18, 2013, 04:03:31 pm »
0
Antes de inciar, deixo a ressalva de que se trata de um protótipo, e como tal, a versão final poderá ter alterações, no sentido de introduzir melhoramentos, pelo que peço que não absorvam esta informação como sendo o pincel finalizado.

O prometido é devido, e irei efetuar uma análise ao pincel edição limitada para o fórum Barbear Clássico, na versão com pelo de texugo. É um pincel com em madeira torneada, muito leve (para quem gostar de pincéis com cabo pesado, este não será recomendável), com excelentes acabamentos, sem falhas na aplicação do verniz.


Logotipo do fórum e indicação do pêlo de texugo


Numeração na base, e respetivo logotipo da Semogue

O tipo de pêlo utilizado é o finest badger de 2 bandas, com pontas suaves, bem mais suaves que os pincéis chineses LiJun ou Frank Shaving, que utilizam o mesmo tipo de pêlo.
A ltura do pêlo ronda os 50mm, e o nó tem um diâmetro aproximado de 22mm.

À primeira vista, através desta fotografia, não aparenta ter uma densidade acima do normal



Mas as aparências enganam. Este pincel tem uma densidade elevada, o que lhe confere uma maior rigidez, sendo especialmente indicado para espumar no rosto. Não tem um formato específico, não é bulb shape, nem fan shape, diria que é intermédio.
Para quem detesta pincéis que abram muito, como é o meu caso, vai ficar muito agradado com este pincel. Ao espumar no rosto, concentra a espuma em vez de atirá-la para fora.

Podem ver por esta fotografia, como se comporta o mesmo contra uma superfície


Resiste muito bem à pressão, sem abrir demasiado.

Mas essa densidade extra tem uma desvantagem no carregamento da espuma, especialmente com sabões duros. É necessário aumentar substancialmente o tempo de carga para se conseguir obter espuma suficiente para várias passagens. Testei com água destilada, para eliminar o fator da água, mas apenas melhorou na facilidade de lavar o pincel e da água desfazer a espuma. Em nada melhorou a facilidade em carregar o pincel.
Talvez o mesmo "coma" muito espuma no interior e seja necessário saturar o mesmo para depois conseguir espuma suficiente. Não testei com cremes porque não tenho nenhum, mas talvez seja mais fácil com cremes ou sabões moles.

Em relação à qualidade da espuma gerada, não tem qualquer defeito a apontar. Depois de devidamente carregado, com um bom sabão, gera espuma em abundância, e de qualidade, como demonstram as fotografias seguintes





Fiz um teste com tigela, e portou-se muito bem, produzindo espuma que dava para 4 ou 5 passagens.


Na minha opinião, atendendo à qualidade dos materiais, da qualidade dos acabamentos, do desempenho, aliado a um preço muito atrativo, é um pincel mais do que desejável por qualquer um que aprecie pincéis com pêlo de texugo, especialmente para quem gosta de pincéis mais pequenos e leves.
Poderá não ser do agradado de quem aprecia pincéis com cabos pesados, com nós mais largos e que costuma fazer 3 ou mais passagens, e utiliza principalmente sabões duros, pelas razões que indiquei em cima.
O acréscimo de tempo e trabalho poderá ser incómodo para alguns.

Deixo o meu agradecimento à Semogue, à Vintagescent, a este fórum pela possibilidade que me deram em poder testar em primeira mão este belíssimo pincel.

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Semogue 2013 Barbear Classico "Texugo" Limited Edition
« Reply #1 on: July 18, 2013, 04:14:38 pm »
0
Excelente análise, estou cada vez mais ansioso pelo meu texugo!!  ;D ;D

Um à parte: não sei porquê, ainda não consegui fazer uma espuma com a qualidade evidenciada nestas fotos, mesmo recorrendo à tigela e experimentando várias proporções de água. :(

Cumps.
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Semogue 2013 Barbear Classico "Texugo" Limited Edition
« Reply #2 on: July 18, 2013, 04:50:09 pm »
0
Ahhh, quanta ansiedade me deu após ler o review! Esse pincel promete!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Semogue 2013 Barbear Classico "Texugo" Limited Edition
« Reply #3 on: July 18, 2013, 07:00:19 pm »
0
  Não duvidando da tua critica (acho que não terás perfil para escreveres aquilo que não "sentes"), acho que as criticas têm que ser sempre feitas por entidades independentes (pelo o menos, as primeiras)...De qualquer maneira não duvido de qualquer pincel feito pela Semogue, até já estou a adorar o pincel do Continente. :)

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Semogue 2013 Barbear Classico "Texugo" Limited Edition
« Reply #4 on: July 18, 2013, 07:42:42 pm »
0
Parece que a possibilidade de ser da água dura a responsável pelo tempo de carga está descartada. Deve ser mesmo da densidade.

Aliás, quando se começou a delinear o texugo não o pude deixar de comparar com o protótipo feito para o Caravela, acho, e se compararmos os dois, parece que o BC é um bocadinho mais denso e mais em leque. O protótipo mereceu grandes elogios do Teiste, pelo que este não lhe deve ficar atrás.

O ser um bocadito comilão não me incomoda nada, afinal, há que dar cabo dos sabões e dos cremes que já se avolumam em stock.  ;D

PS: Lusitano, experimentaste usar o sabão como stick?

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Semogue 2013 Barbear Classico "Texugo" Limited Edition
« Reply #5 on: July 18, 2013, 08:00:05 pm »
0
Beleza, agora só falta pôr a venda!  ::)

Offline Mig

  • Trade Count: (+4)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1251
  • Respect: 0
Re: Semogue 2013 Barbear Classico "Texugo" Limited Edition
« Reply #6 on: July 18, 2013, 08:04:04 pm »
0
Muito bom  :)
Realmente com cremes é capaz de ter um melhor desempenho.

Offline Pitolas

  • Trade Count: (+6)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4653
  • Respect: +11
    • Pitolashaving
    • Email
Re: Semogue 2013 Barbear Classico "Texugo" Limited Edition
« Reply #7 on: July 18, 2013, 09:11:35 pm »
0
Parabéns pelo review.
Assim já temos uma ideia daquilo que vamos encontrar. :)

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re: Semogue 2013 Barbear Classico "Texugo" Limited Edition
« Reply #8 on: July 19, 2013, 09:16:34 am »
0
Parabéns pelo review.
Assim já temos uma ideia daquilo que vamos encontrar. :)
+1 ;)
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re: Semogue 2013 Barbear Classico "Texugo" Limited Edition
« Reply #9 on: July 19, 2013, 09:48:53 am »
0
Gostei de ler a review.
Se não tivesse o SOC 2Band, provavelmente iria para este Semogue BC 2Band.

Vou continuar com a reserva de um pincel de Mistura, visto que já conheço bem as grandes virtudes do pêlo usado neste pincel e também porque as Misturas da Semogue são tão apreciadas.
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline Red

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 615
  • Respect: +1
Re: Semogue 2013 Barbear Classico "Texugo" Limited Edition
« Reply #10 on: July 25, 2013, 05:21:47 pm »
0
Em pulgas...
The time you enjoy wasting is not wasted time

Offline Islander

  • Trade Count: (+1)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2196
  • Respect: +9
Re: Semogue 2013 Barbear Classico "Texugo" Limited Edition
« Reply #11 on: August 02, 2013, 12:01:53 am »
0
......
O tipo de pêlo utilizado é o finest badger de 2 bandas, com pontas suaves, bem mais suaves que os pincéis chineses LiJun ou Frank Shaving, que utilizam o mesmo tipo de pêlo.
.....

Engraçado que em todas as referências aos pinceis chineses eu era o único que achava a suavidade das pontas bem diferente de Semogues e afins mas de resto parece mais um excelente pincel na linha dos 2 bandas da Semogue. Não tivesse eu mais atraído para pinceis um pouco maiores e aproveitava!
5$ de desconto com iHerb referral code: GOM606

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re: Semogue 2013 Barbear Classico "Texugo" Limited Edition
« Reply #12 on: September 11, 2013, 10:40:19 pm »
0
Engraçado que em todas as referências aos pinceis chineses eu era o único que achava a suavidade das pontas bem diferente de Semogues e afins mas de resto parece mais um excelente pincel na linha dos 2 bandas da Semogue. Não tivesse eu mais atraído para pinceis um pouco maiores e aproveitava!

Nota-se diferença sim senhor entre um FS e este pincel, na suavidade das pontas. O FS sente-se a arranhar um pouco, não é desconfortável, mas sente-se. Este é mais delicado, sem dúvida.

Offline Pitolas

  • Trade Count: (+6)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4653
  • Respect: +11
    • Pitolashaving
    • Email
Re: Semogue 2013 Barbear Classico "Texugo" Limited Edition
« Reply #13 on: September 19, 2013, 10:42:24 pm »
0

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Semogue 2013 Barbear Classico "Texugo" Limited Edition
« Reply #14 on: November 05, 2013, 10:04:51 am »
0
Ora bem, durante a Tertúlia, o Bruno surpreendeu-nos com os pincéis da Edição Limitada para o fórum! E foi com prazer que recebi o meu pincel de texugo 2-bandas. :) O pincel é muito bonito, o cabo em cerejeira dá-lhe um ar muito distinto.


O pêlo é Finest 2-band, e em suavidade de pontas é em tudo igual ao meu SOC 2-band, é um dos da primeira leva. Digo isto porque já tinha ouvido que haveria diferenças entre as diversas "levas" do pelo Finest da semogue, que as primeiras seriam mais macias de pontas... Bom, posso dizer que no meu caso, não noto muita diferença, nesse quesito não noto diferenças assinaláveis entre ambos. São ambos muito agradáveis de usar.

No entanto, este "BC Texugo" parece-me mais firme que o SOC 2-bandas, não abre tanto e tem um "bloom" muito controlado. Talvez porque o pincel tem uma altura de cola na base do nó que lhe dá uma firmeza extra. Essa extrema firmeza parece-me ser algo que actualmente é valorizado por muitos utilizadores, e decerto agradará a quem faz espuma na cara.


Comparando com pincéis de dimensões semelhantes, o  "BC Texugo" parece-me ter mais densidade e firmeza que outros pincéis de 2-bandas de outras marcas que tenho na minha colecção. É mais denso e substancialmente mais firme que o meu Vie-Long 16728 e mesmo que o meu Simfix Grosvenor Super badger 2-band, cujas dimensões são aproximadas. Mais tarde, é natural que faça umas fotos comparando estes pincéis, assim haja tempo… :P


Obviamente, o pincel tem ainda "falta de rodagem", e com o uso pode ainda alterar um pouco as suas características, mas não penso que aconteça nenhuma mudança drástica. :)

No dia seguinte, toca de o pôr a trabalhar! :D Experimentei-o numa sessão de "facelathering" com um dos meu sabões (Calani Eis Engel) e eis o resultado: com a primeira camada de espuma já na cara, havia ainda no pincel espuma para mais umas 3 camadas á vontade, e ainda sobrou! :)

« Last Edit: November 05, 2013, 10:12:53 am by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal