Author Topic: Semogue Barbear Clássico Cerda - protótipo  (Read 40260 times)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Semogue Barbear Clássico Cerda - protótipo
« on: July 21, 2013, 10:43:11 pm »
0
Como constataram no outro tópico, este vosso servidor teve a oportunidade de receber um dos protótipos da edição especial da Semogue para o fórum Barbear Clássico. Assim, e depois do período de desbrave e de um período de testes algo prolongado, penso que está na altura de partilhar as minhas impressões convosco.

0. Introdução

Este pincel nasceu neste fórum, com ideias reunidas de muitos membros do fórum. Podem ver o desenvolvimento destas ideias e a forma como nasceu neste tópico, e também aqui.



1. Apresentação

Nada a dizer neste capítulo, no fundo a tradicional apresentação da Semogue, dentro de um "tubo" quadrado, de plástico. Simples e funcional, leva o pincel inteiro até a casa do consumidor final.


2. Tamanho

Apesar de ser um pincel de tamanho pequeno-médio (22mm de nó e 50mm de altura de pelo), dá a impressão de ser um pincel maior. Porquê? Devido à sua densidade, e à tendência que o pincel tem para abrir. No entanto, apesar de abrir bastante, a sua densidade permite ter sempre uma grande dose de firmeza - mais à frente irei desenvolver melhor este aspecto.

Poderemos ver umas fotos comparativas deste pincel, versus outro de dimensões similares (Semogue 1438):


Como podem constatar, as dimensões são muito semelhantes, mas o protótipo tem maior tendência a abrir que o 1438. Tem também uma maior densidade. A "copa" tem também um aspecto mais arredondado, mas isso pode ser devido ao facto do pincel abrir mais.

Na foto seguinte, de novo, o Semogue BC está situado à esquerda e o 1438 à direita. Penso que esta imagem dá uma boa ideia da diferença de densidade entre os dois pincéis. Ambos os pincéis estão secos e com igual tempo de secagem. Podemos ver que o protótipo abre substancialmente mais, sem que a densidade aparente seja menor:



3. Tipo de pelo:

Cerda Premium 90% tops, tal como o 1305 ou o 830. Quem tem um destes modelos sabe quão bom poderá ser este tipo de pelo, particularmente em suavidade de pontas. :)



4. Tipo de cabo:

Totalmente torneado em cerejeira, com o logotipo do fórum gravado a laser e com numeração na base, assim como o ano e o logo Semogue. Tem ainda a inscrição lateral "Cerda" na frente, em baixo. Trata-se da reedição de um formato tradicional da Semogue, já conhecido do modelo 208. É um cabo algo pequeno e leve, e torna-se de fácil agarre.





5. Densidade do nó

Como mostrei nas fotos acima, o nó é mais denso que o 1438, e também me parece ser mais denso que o 1305. Pelo menos é essa a sensação que me dá, a menos que esteja a ser enganado pela menor altura de nó. Esta densidade caracteriza bastante este pincel, e faz com que o nó, ao abrir, dê a sensação de estar a usar um pincel maior do que realmente é.
Também contribui para que tenha uma sensação muito uniforme na cara, o que o torna bem agradável de usar.
Não me pareceu em nenhum momento que fosse um pincel que tragasse muita espuma, geralmente quando faço espuma na cara uso um stick, e facilmente obtive espuma para 3 passagens + conforto.

Uma desvantagem da densidade é a de que o pincel necessita de algum tempo para desbravar e atingir todo o seu potencial. Pessoalmente, quando o pincel chegou, eu fiz um par de espumas e apesar de estar ainda um pouco rígido, foi possível usá-lo logo desde então, mas a partir daí o pincel "abriu" bastante o nó e foi sempre melhorando.



6. Suavidade das pontas

Bastante boa. Quem tem um 1305 ou um 830, sabe quão suave de pontas fica este tipo de pelo (Cerda Premium 90% tops), depois de um período inicial de desbrave e suavização.


7. Firmeza do nó

Foi o aspecto que mais me surpreendeu. Inclusivé fui à gaveta buscar o 1438 para comparar. Não estava à espera que o Semogue Barbear Clássico tivesse uma firmeza maior que o 1438. Mas a verdade é que tem, sem dúvida uma característica devida à densidade e ao seu loft curto.
Obviamente que tem bom desempenho na tigela e com cremes, mas onde este pincel brilha verdadeiramente é com sabões duros e a fazer espuma na cara, aí revela-se uma ferramenta extraordinária. O mesmo se aplica quando se trata de sabões moles "à italiana" (TFS, Cella, Valobra amêndoa).



8. Capacidade de fazer espuma

Bastante alta, principalmente com sabões duros e sabões "à la italiana". A saudável dose de firmeza deste pincel ajuda bastante na hora de carregar o mesmo. Como disse anteriormente, não me pareceu que fosse um pincel que tragasse a espuma.
Funciona muito bem quer na mão, quer na cara quer na tigela, mas onde realmente se destaca é com sabões duros e na cara, com sticks de sabão. É um pincel que nasceu para aterrorizar sabões, mesmo os mais duros e teimosos "tripple-milled", trata-os por tu e come-os ao pequeno almoço. :D


9. Capacidade de retenção de água

O normal para um pincel de cerda. Ao contrário dos de texugo, basta uma ligeira sacudidela para retirar o excesso de água, e é o que basta para evitar que a espuma fique muito aguada.



10. Sensação na cara

Depois de desbravado, o pincel torna-se muito suave, e com uma sensação muito uniforme na cara, devido à sua densidade. Como já foi dito, transmite a sensação de se estar a usar um pincel de maior tamanho, devido à maneira como abre e como mantém a sua firmeza.



11. Conclusões:

É um pincel cuja densidade é algo acima do normal, especialmente quando comparada com outros modelos de produção actual da Semogue, como o 1305 ou o 1438. Isto, aliado ao facto de usar o tipo de cerda Premium 90% tops e ao loft baixo, define as características deste pincel.
O tipo de pêlo usado é bastante flexível, e permite que o pincel dê a sensação de se estar a usar um pincel de maior diâmetro. No entanto, a sua densidade e o seu loft baixo permeite-lhe manter uma firmeza muito boa, capaz de tratar por tu o mais duro dos sabões.

É claro que estas características podem não agradar a todos... não vou entrar na discussão sobre se este pincel é melhor que o pincel "X" ou não, penso que isso depende muito do gosto pessoal de cada um.

O meu objectivo com esta revisão não foi o de dizer "este é melhor que o X" ou "é muito firme" ou "tem pontas suaves", pois isso depende da percepção de cada um, e pode não dar uma ideia assertiva acerca das suas características. Ao invés, preferi tentar estabelecer algumas comparações, usando como ponto de partida alguns pincéis mais conhecidos da Semogue, como o 1438 (que por sua vez é semelhante ao 1520/620) ou o 1305/830, de modo a que os leitores pudessem perceber as características deste pincel um pouco melhor. Espero que tenha conseguido o meu objectivo. :)

Devo porém dizer, a título pessoal, que me agradou bastante este pincel, que mostrou ter uma natureza bem diferente dos outros pincéis da Semogue que conheço, e que facilmente encontrou um lugar na minha rotação. :)

Um grande abraço a todos, e espero que tenham gostado de ler isto. :)

« Last Edit: April 15, 2014, 03:55:28 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Semogue Barbear Clássico Cerda - protótipo
« Reply #1 on: July 21, 2013, 10:55:12 pm »
0
Excelente review!  :D
Deu-me vontade de reservar também um de cerda...  8)

Cumps.
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Semogue Barbear Clássico Cerda - protótipo
« Reply #2 on: July 21, 2013, 10:59:40 pm »
0
És tramado oversaturn. para além de fazeres as coisas bem feitas, deixas sempre uma vontade imensa de experimentar as coisas que avalias.

Não tenho dúvidas de que o pincel é excelente, para além de ser muito bonito.

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Semogue Barbear Clássico Cerda - protótipo
« Reply #3 on: July 21, 2013, 11:08:06 pm »
0
 O meu é o nº6, quando é que está disponível? ;D

Offline Pitolas

  • Trade Count: (+6)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4653
  • Respect: +11
    • Pitolashaving
    • Email
Re: Semogue Barbear Clássico Cerda - protótipo
« Reply #4 on: July 21, 2013, 11:11:02 pm »
0
Parabéns pelo review ;)

Offline BeKhO_84

  • Trade Count: (0)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 487
  • Respect: 0
Re: Semogue Barbear Clássico Cerda - protótipo
« Reply #5 on: July 21, 2013, 11:34:46 pm »
0
Confrade muito obrigado pela review, foi muito descritiva. Agora sim fiquei com certezas de que tenho um lugar na minha rotação para este pincel  ;D
BeKhO_84

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Semogue Barbear Clássico Cerda - protótipo
« Reply #6 on: July 21, 2013, 11:40:29 pm »
0
Que beleza! Dá vontade de encomendar um de cerda!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Semogue Barbear Clássico Cerda - protótipo
« Reply #7 on: July 21, 2013, 11:48:29 pm »
0
Obrigado pessoal!
Alterei a foto que mostra a densidade comparando com o 1438, ou seja, inverti a mesma para que os pincéis ficassem do mesmo lado nas duas fotos, assim fica menos confuso, acho :)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline FatSlim

  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2378
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
Re: Semogue Barbear Clássico Cerda - protótipo
« Reply #8 on: July 22, 2013, 12:39:49 am »
0
Obrigado pela análise. Ainda bem que é o que encomendei e depois de ler isto já ele deveria estar cá em casa :D
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re: Semogue Barbear Clássico Cerda - protótipo
« Reply #9 on: July 22, 2013, 12:46:00 am »
0
Nice! Tb fiquei com vontade de encomendar um

Parece te mais denso que o 830??
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline solano-k

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 127
  • Respect: 0
    • Delicious
Re: Semogue Barbear Clássico Cerda - protótipo
« Reply #10 on: July 22, 2013, 01:42:15 am »
0
Na verdade, ler este review não foi muito bom, pois aumentou em muito a ansiedade :-)

Brincadeira. Foi muito bom ler este review. Dito por alguém que entende do que escreve me deu a garantia que fiz uma boa escolha em optar pelo de cerda, neste momento.

Parabéns e grato.
[ ]s
Solano.

Offline Cardoso

  • Trade Count: (+11)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1246
  • Brasil
  • Respect: +15
    • Email
Re: Semogue Barbear Clássico Cerda - protótipo
« Reply #11 on: July 22, 2013, 01:49:53 am »
0
Fiquei meio decepcionado com o review da mistura e agora com esse review estou em dúvida se continuo com a mistura ou volto para cerda..
Aprendiz de enabler.

Offline Fab

  • Trade Count: (+1)
  • A Mühle da cooperativa
  • ************
  • Posts: 535
  • May the Classic Shave force be with you!
  • Respect: 0
Re: Semogue Barbear Clássico Cerda - protótipo
« Reply #12 on: July 22, 2013, 03:54:49 am »
0
Obrigado pelo review. Muito bem feito mesmo. Parece que fiz a escolha certa ate agora, reservando um de cerda :)
Be kind whenever possible. It is always possible.
Dalai Lama

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re: Semogue Barbear Clássico Cerda - protótipo
« Reply #13 on: July 22, 2013, 07:56:11 am »
0
Muito bom, Confrade oversaturn, parabéns pelo review!
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Semogue Barbear Clássico Cerda - protótipo
« Reply #14 on: July 22, 2013, 09:51:22 am »
0
Obrigado de novo pelas vossas palavras!

...
Parece te mais denso que o 830??

Boa pergunta.
É difícil dizer, pois o 830 abre mais devido ao facto de ter um loft maior, e esse efeito pode ser enganador. Eu diria que não, mas posso estar errado.

Fiquei meio decepcionado com o review da mistura e agora com esse review estou em dúvida se continuo com a mistura ou volto para cerda..

Também conheço os de mistura bastante bem (o nó é semelhante à edição limitada do shavenook). Não é por acaso que esses nós de mistura são tão procurados hoje em dia. Também estarás muito bem servido, esse pincel é muito bom, um excelente todo-o-terreno.
A opção entre um e outro é mais uma questão de gosto pessoal (e de disponibilidade monetária) de cada um...
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal