Author Topic: Fio de lâminas usadas  (Read 5596 times)

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Fio de lâminas usadas
« on: July 22, 2013, 11:13:23 pm »
0
Depois de me ser pedido, aqui vos deixo a minha tentativa de mostrar o fio de algumas lâminas usadas:




As lâminas apresentadas abaixo estão por ordem de duração. A Croma Diamant foi a que durou menos (cerca de quinze barbas) e a que mostra danos mais visíveis no fio (ressalva-se que podem ter sido criados por uma queda). A Gillette foi a que durou mais, com perto de dois meses de barbas.



Depois de inúmeras tentativas, seguem as fotos que ficaram melhor.



Com cerca de 20 barbas:


Com vinte e tal barbas:




Com quarenta e três barbas:


Com perto de dois meses de barbas:


Por fim, uma lâmina que ficou dentro de uma Gillette durante cerca de oito meses e que conta com vinte e tal barbas (algumas antes dos oito meses, outras depois):


Acho interessante mencionar que a Lord é a que apresenta um fio mais uniforme, talvez por ser uma lâmina grossa e pouco afiada, tenha sido descartada antes de o fio realmente demonstrar sinais de desgaste. Seguem-se a Gillette e a Super Iridium com desgaste muito pouco visível e a Bic que apresenta falhas somente nos cantos.

Só me apercebi agora que a Bic está menos afiada nos cantos que no centro, situação no mínimo interessante e que não consigo justificar... Noutras Bic dá a impressão de acontecer o mesmo mas não tão pronunciadamente. Será do uso de máquinas slant!?

A Croma Diamant e a Astra são as que mostram claramente algumas falhas no fio.
« Last Edit: July 23, 2013, 10:57:22 pm by FML »

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Fio de lâminas usadas
« Reply #1 on: July 22, 2013, 11:17:07 pm »
0
E ao que se deve essa proeza de usar tanto as lâminas?
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Fio de lâminas usadas
« Reply #2 on: July 22, 2013, 11:24:13 pm »
0
E ao que se deve essa proeza de usar tanto as lâminas?

Acho que é um misto da barba que tenho (que não é cerrada tipo a sua) e da técnica, está para ser publicado o post acerca desta última, ainda estou a braços com o paint para inserir algumas ilustrações.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Fio de lâminas usadas
« Reply #3 on: July 22, 2013, 11:26:56 pm »
0
E ao que se deve essa proeza de usar tanto as lâminas?

Acho que é um misto da barba que tenho (que não é cerrada tipo a sua) e da técnica, está para ser publicado o post acerca desta última, ainda estou a braços com o paint para inserir algumas ilustrações.


Mas tem usado algo como o RazorPit?
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Fio de lâminas usadas
« Reply #4 on: July 22, 2013, 11:31:32 pm »
0
Não sei se não tenho jeito para a coisa, mas não percebo grande diferença a não ser na Croma... :-\

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Fio de lâminas usadas
« Reply #5 on: July 22, 2013, 11:33:43 pm »
0
E ao que se deve essa proeza de usar tanto as lâminas?

Acho que é um misto da barba que tenho (que não é cerrada tipo a sua) e da técnica, está para ser publicado o post acerca desta última, ainda estou a braços com o paint para inserir algumas ilustrações.


Mas tem usado algo como o RazorPit?

Não, o cuidado que tenho é sacudir a água da máquina, quando ainda ficam muitas gotas na cabeça e estou com pressa, passo a máquina (com a lâmina dentro) na toalha. Mesmo assim, o uso da toalha é tão esporádico que não deve influenciar na vida da lâmina. Talvez até dê cabo da lâmina, já que algumas lâminas dizem que não devem ser limpas no invólucro.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Fio de lâminas usadas
« Reply #6 on: July 22, 2013, 11:38:36 pm »
0
Não sei se não tenho jeito para a coisa, mas não percebo grande diferença a não ser na Croma... :-\

Foi muito difícil tirar fotografia ao fio, estas fotos foram as que ficaram melhor. Com luz natural o fio ficava demasiado brilhante. A única maneira de perceber as falhas é aumentando as fotos e procurar descontinuidade no fio. Mas como digo acima, falhas evidentes só na Croma Diamant, na Astra e nos cantos da Bic.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Fio de lâminas usadas
« Reply #7 on: July 22, 2013, 11:43:16 pm »
0
Eu também não noto muitas diferenças visuais no fio após alguns usos. Mas a sensação no rosto muda.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Mig

  • Trade Count: (+4)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1251
  • Respect: 0
Re: Fio de lâminas usadas
« Reply #8 on: July 23, 2013, 01:07:31 am »
0
Obrigado pelas fotos FML, realmente seria necessário uma magnificação maior para chegar ao detalhe. Mas mesmo assim já dá para ter uma ideia por exemplo a Croma dá a sensação que nos seguintes usos iria começar a provocar cortes devido as falhas acentuadas enquanto que nas outras sem falhas aparentes seria mais a sensação de "arranhar" e falhar mais no apurado.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Fio de lâminas usadas
« Reply #9 on: July 23, 2013, 02:16:07 am »
0
Obrigado pelas fotos FML, realmente seria necessário uma magnificação maior para chegar ao detalhe. Mas mesmo assim já dá para ter uma ideia por exemplo a Croma dá a sensação que nos seguintes usos iria começar a provocar cortes devido as falhas acentuadas enquanto que nas outras sem falhas aparentes seria mais a sensação de "arranhar" e falhar mais no apurado.

A Croma Diamant não tem poder de corte para isso, já na Iridium aconteceu isso, no fio que não aparece na foto, abriu uma boca que provocou cortes às vinte e poucas barbas, mas depois deixou de o fazer.

Neste estado que as lâminas apresentam nas fotos, todas elas já arranham se a técnica não for a adequada. Por exemplo, estou certo que não será possível fazer contrapelo com nenhuma delas numa Fatip.

Quanto às fotos, tentei de tudo, iluminação, fundos diferentes, posição da lâmina... estas foram as que saíram melhor. Não consegui aumentar mais pois a partir deste ponto não conseguia mais focar.

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Fio de lâminas usadas
« Reply #10 on: July 23, 2013, 09:49:13 pm »
0
  Parabéns pelo o teu artigo. :)

Estou surpreendido com as Croma (pela negativa) e com as BIC (pela positiva). Mas de qualquer maneira, prefiro as Croma.

Offline Pitolas

  • Trade Count: (+6)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4653
  • Respect: +11
    • Pitolashaving
    • Email
Re: Fio de lâminas usadas
« Reply #11 on: July 23, 2013, 10:08:46 pm »
0
Eu também não noto muitas diferenças visuais no fio após alguns usos. Mas a sensação no rosto muda.
+1

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Fio de lâminas usadas
« Reply #12 on: July 23, 2013, 10:11:19 pm »
0
Bem, já agora, há que fazer uma ressalva.

As lâminas Croma Diamant, Astra e Super Iridium são as primeiras e únicas lâminas dessa marca que eu usei e não posso garantir que toda essa lâmina tenha um desempenho similar a esses espécimes.

Por outro lado, lembro-me de a Croma Diamant me ter caído no lavatório e ficado por baixo da tampa do ralo, pelo que alguma das bocas podia ter sido aberta nessa queda ou pelo resgate da mesma.

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re: Fio de lâminas usadas
« Reply #13 on: July 23, 2013, 10:18:26 pm »
0
Para mim o que conta é a prática, e continuo a gostar muito das Croma Diamant.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Fio de lâminas usadas
« Reply #14 on: July 23, 2013, 10:27:22 pm »
0
Para mim o que conta é a prática, e continuo a gostar muito das Croma Diamant.

Também podia dizer o mesmo se conseguisse BBS com elas, são excelentes em tudo o resto e mesmo sendo das lâminas que menos duram, o preço compensa bastante.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal