Author Topic: Óleo vegetal  (Read 5068 times)

Offline Geancar

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 72
  • Respect: 0
    • Email
Óleo vegetal
« on: October 02, 2013, 07:27:33 pm »
0
Uma dúvida, na conservação da navalha alguém sabe se há algum problema em guardar a navalha besuntada com óleo vegetal ao invés de mineral? Como de Girassol ou milho? Este de cozinha mesmo.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Óleo vegetal
« Reply #1 on: October 02, 2013, 07:39:17 pm »
0
Posso estar falando besteira, mas acho que mineral é melhor. Tipo, óleo de bebê johnsons...

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Óleo vegetal
« Reply #2 on: October 02, 2013, 07:58:34 pm »
0
O óleo vegetal ou azeite vão, naturalmente, estragar-se e ganhar ranço, pelo que não são o ideal para conservação a longo prazo.

O ideal é um óleo mineral ou um óleo tipo o usado nas armas de fogo.

Cumps.
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline Geancar

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 72
  • Respect: 0
    • Email
Re: Óleo vegetal
« Reply #3 on: October 02, 2013, 09:18:02 pm »
0
Posso estar falando besteira, mas acho que mineral é melhor. Tipo, óleo de bebê johnsons...

Não sabia que óleo Johnson servia, hmmm. A se pensar.

O óleo vegetal ou azeite vão, naturalmente, estragar-se e ganhar ranço, pelo que não são o ideal para conservação a longo prazo.

O ideal é um óleo mineral ou um óleo tipo o usado nas armas de fogo.

Cumps.

Hmmmm, entendi, mas para a conservação diária entre um barbear e outro seria aceitável, é isso?

Offline Renato Ferreira

  • Trade Count: (+2)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 816
  • Respect: +4
Re: Óleo vegetal
« Reply #4 on: October 02, 2013, 09:29:01 pm »
0
Posso estar falando besteira, mas acho que mineral é melhor. Tipo, óleo de bebê johnsons...

Não sabia que óleo Johnson servia, hmmm. A se pensar.

O óleo vegetal ou azeite vão, naturalmente, estragar-se e ganhar ranço, pelo que não são o ideal para conservação a longo prazo.

O ideal é um óleo mineral ou um óleo tipo o usado nas armas de fogo.

Cumps.

Hmmmm, entendi, mas para a conservação diária entre um barbear e outro seria aceitável, é isso?

Eu daria prioridade ao azeite em vez do óleo para bébé. Acima de tudo porque é 100% natural.

Podes aplicar o azeite sem problema. Isso é uma técnica antiga que é usada em diversas coisas. Até há fumadores de cachimbo que à falta da cera de carnaúba o usam para polir o cachimbo e mantê-lo tratado.

Afinal de contas é uma película de azeite, não é deixar a navalha mergulhada nele. E se ganhar ranço a longo prazo não o vais provar mesmo pois não? Ele continua a proteger a navalha  ;D

Há quem use Andis Clipper Oil ou outros do género.
Hay que barbear cada dia mas!

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Óleo vegetal
« Reply #5 on: October 02, 2013, 10:43:44 pm »
0
Também há quem use óleo de linhaça para as navalhas... pessoalmente uso óleo mineral nas minhas.
Uns colegas espanhóis que percebem bem mais de navalhas que eu recomendaram-me este óleo, que originalmente serve para as tábuas de cozinha em madeira. É barato, não é nocivo e uma garrafa (1/2 litro!) vai durar uma eternidade. É o que uso nas minhas.


Pessoalmente evitaria certos óleos (estilo azeite ou girassol) que poderão ganhar cheiro desagradável ou manchar, com o tempo.
« Last Edit: October 02, 2013, 10:48:48 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Geancar

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 72
  • Respect: 0
    • Email
Re: Óleo vegetal
« Reply #6 on: October 02, 2013, 11:03:46 pm »
0
Opa, muito grato pelas respostas, vou procurar algum outro óleo, mas enquanto isso vou mantendo-as protegidas com o óleo de girassol que temos aqui, afinal ele vem sendo trocado a cada 3 ou 4 dias, assim não dá tempo para estragar. Se posso aproveitar o tópico... Como os senhores guardam suas navalhas? Na embalagem original ou têm uma caixinha onde guardam todas? Já pensei em comprar uma destas de artesanato e prepará-la para guardar minhas navalhas, que são duas, a "Thelma" e a que ainda não batizei. Acho que a embalagem original pode segurar muita umidade.

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Óleo vegetal
« Reply #7 on: October 02, 2013, 11:04:10 pm »
0
Eu uso o  Dovo sterol oil.
Há quem use oleo de Camelia, apesar de haver quem se queixe que este oleo seca.

Se no futuro próximo passar pelo Ikea já tenho algo para comprar  ;)

Offline Geancar

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 72
  • Respect: 0
    • Email
Re: Óleo vegetal
« Reply #8 on: October 02, 2013, 11:12:55 pm »
0
Eu uso o  Dovo sterol oil.
Há quem use oleo de Camelia, apesar de haver quem se queixe que este oleo seca.

Se no futuro próximo passar pelo Ikea já tenho algo para comprar  ;)

Oh meu caro, estou começando e ainda estou no Brasil, cá não se encontra destas coisas, então improvisamos. Já me considero um sortudo de ter conseguido ter duas navalhas, uma vintage maravilhosa que adquiri com o Callega e mais sorte ainda de ter um amigo que estava em viagem aos EUA e se dispôs a comprar uma navalha nova para mim. Agora se você está dizendo que no Ikea vende este óleo e você vai me dar de presente  ::), então não tenho mais do que reclamar  :D. É óbvio que estou brincando! Abraços!

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Óleo vegetal
« Reply #9 on: October 02, 2013, 11:41:02 pm »
0
Também há quem use óleo de linhaça para as navalhas... pessoalmente uso óleo mineral nas minhas.
Uns colegas espanhóis que percebem bem mais de navalhas que eu recomendaram-me este óleo, que originalmente serve para as tábuas de cozinha em madeira. É barato, não é nocivo e uma garrafa (1/2 litro!) vai durar uma eternidade. É o que uso nas minhas.


Pessoalmente evitaria certos óleos (estilo azeite ou girassol) que poderão ganhar cheiro desagradável ou manchar, com o tempo.

Não conhecia este óleo, mas vou experimentar. ;)

Cumps.
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Óleo vegetal
« Reply #10 on: October 02, 2013, 11:54:43 pm »
0
Ainda bem que me falam nisto... tenho que ir ao IKEA ver uns moveis para o WC!!  ;D ;D ;D e aproveito para comprar uma destas. Fica já para quando entrar para o "darkside"... No entanto também deve servir para passar nas S/r's, repelindo qualquer humidade enquanto estão arrumadas...
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline SLB04

  • Trade Count: (+3)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1780
  • Respect: +27
Re: Óleo vegetal
« Reply #11 on: October 03, 2013, 09:35:49 am »
0
Óleo de camelia funciona muito bem, mas tem que ser mesmo puro e de alta qualidade. Se não for, seca e a navalha fica pegajosa e com manchas.

Também já ouvi de problemas com Ballistol.

Óleo vegetal como azeite além de cheirar mal com o tempo contem muita humidade e mancha a navalha.

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Óleo vegetal
« Reply #12 on: October 03, 2013, 10:36:46 am »
0
Óleo de camelia funciona muito bem, mas tem que ser mesmo puro e de alta qualidade. Se não for, seca e a navalha fica pegajosa e com manchas.

Também já ouvi de problemas com Ballistol.

Óleo vegetal como azeite além de cheirar mal com o tempo contem muita humidade e mancha a navalha.

Também já li algumas pessoas a recomendarem Óleo de Camelia, mas não faço ideia onde se compra isso em Portugal, e como garantir que é puro e de elevada qualidade. Álguem conhece? ::)

Cumps.
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline Razoredge

  • Trade Count: (0)
  • Com Proraso, eu arraso
  • ****************
  • Posts: 948
  • "We do what we do, so others may live."
  • Respect: +1
Re: Óleo vegetal
« Reply #13 on: October 03, 2013, 10:45:07 am »
0
Eu, não sendo para navalhas, uso para a minha coleção de facas , silicone em spray, e depois envolvo com película aderente.
Pode ficar anos, que não ganha um ponto de oxidação.

E para retirar é só passar por água...


Sent from my iPhone using Tapatalk
"We do what we do, so others may live."

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Óleo vegetal
« Reply #14 on: October 04, 2013, 12:36:34 am »
0
Eu uso o  Dovo sterol oil.

Eu também uso e recomendo. Sem odor e deixa uma película protetora muito boa. Minhas navalhas estão com muito pouco uso e sem oxidação nenhuma.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal