Author Topic: Como conservar sabões italianos de Kg  (Read 2734 times)

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Como conservar sabões italianos de Kg
« on: October 26, 2013, 03:23:59 pm »
0
Deparei-me recentemente com esta thread do B&B, e lembrei-me de partilhar a metodologia de conservação de sabões italianos (croaps), que me parece ser consensual.

Actualmente os sabões italianos que sei serem vendidos ao quilograma são:

Cella                                                                                      Antica Barbieria Colla Bitter Almond     
 


Vitos                                                                                                             Vitos Super

 


La Saponeria Artigiana                                                                                 Valobra

 


3P                                                                                   Até 2011 também era possível encontrar este bad boy: P.160 (Tipo Duro ou Morbido)
 



Fazendo um resumo das recomendações, há um método básico e duas opções adicionais mais paranóicas 8):

1. Cortar a porção do tamanho pretendido do sabão original e moldá-la num recipiente com tampa, se possível hermética. Após utilização, deixar secar e fechar sempre o recipiente.

2. Manter o restante sabão selado num recipiente plástico, abrindo-o apenas quando for necessária uma nova porção. Paranoid mode ON: Utilizar aparelho de vácuo para selar a embalagem com o sabão. Para os que, como eu, não tem possibilidade de selar em vácuo, envolver bem em papel celofane fará essencialmente o mesmo efeito.

3. Manter o sabão afastado de qualquer fonte de calor, humidade ou luz solar, ou seja, manter num local fresco e seco. Paranoid mode ON: Guardar sabão no congelador.


Espero que esta informação seja útil para quem tem estes sabões italianos de quilograma, ou está a pensar comprar um em breve.

Cumps.
« Last Edit: October 27, 2013, 10:44:16 am by TheMonk »
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Como conservar sabões italianos de Kg
« Reply #1 on: October 26, 2013, 03:28:59 pm »
0
obrigado pelas dicas  ;)

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Como conservar sabões italianos de Kg
« Reply #2 on: October 26, 2013, 06:52:25 pm »
0
Era uma coisa que me estava a intrigar, até estava a pensar gastar os meus exemplares mais moles numa ótica de fidelidade só para que não se estragassem. Afinal já os conservo como deve ser...

Falta aí pelo menos o Valobra, o Vitos, o TFS e o La Saponeria Artigiana (qualquer um deles muito recomendável).

Offline secretum

  • Trade Count: (+15)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1571
  • PT - Coimbra
  • Respect: +32
    • Email
Re: Como conservar sabões italianos de Kg
« Reply #3 on: October 26, 2013, 07:39:12 pm »
0
... envolver bem em papel celofane fará essencialmente o mesmo efeito.


há um tipo de plástico (aqui conheço como fita-filme) que é vulgarmente usado em cozinha. penso que fará o mesmo efeito de protecção. penso...
eventualmente folha de alumínio. talvez?...

bem, quanto mais não seja, ficam como dicas a testar ;D

Offline FatSlim

  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2378
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
Re: Como conservar sabões italianos de Kg
« Reply #4 on: October 26, 2013, 08:36:41 pm »
0

3. Manter o sabão afastado de qualquer fonte de calor, humidade ou luz solar, ou seja, manter num local fresco e seco. Paranoid mode ON: Guardar sabão no congelador.

Não sei se congelar o sabão seja o mais apropriado. Seco é coisa que o congelador não é. Preferencialmente considero que deixá-lo num recipiente na despensa seja o mais indicado.

Referes também que se deve fechar após cada utilização. Não concordo muito com isso pois o sabão fica húmido e/ou com água acumulada que fará de certeza que o mesmo se estrague mais rápido, pois estes sabões normalmente não têm conservantes.
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Como conservar sabões italianos de Kg
« Reply #5 on: October 26, 2013, 10:31:24 pm »
0

3. Manter o sabão afastado de qualquer fonte de calor, humidade ou luz solar, ou seja, manter num local fresco e seco. Paranoid mode ON: Guardar sabão no congelador.

Não sei se congelar o sabão seja o mais apropriado. Seco é coisa que o congelador não é. Preferencialmente considero que deixá-lo num recipiente na despensa seja o mais indicado.

Referes também que se deve fechar após cada utilização. Não concordo muito com isso pois o sabão fica húmido e/ou com água acumulada que fará de certeza que o mesmo se estrague mais rápido, pois estes sabões normalmente não têm conservantes.

Bem visto, eu costumo tapar todos os meus sabões pouco tempo logo após o uso. Apesar de não lhes meter grande quantidade de água, tenho que rever se fica lá água.

Quanto ao congelador, se o sabão for selado, não vejo inconveniente quanto a humidade. Outra coisa serão as diferenças térmicas afetarem o sabão de alguma forma. Já meti o creme Veleiro umas poucas de vezes no congelador para ele ficar mais mole e uniforme, não sei se num sabão mole, o procedimento será benigno?...

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Como conservar sabões italianos de Kg
« Reply #6 on: October 26, 2013, 11:59:29 pm »
0

3. Manter o sabão afastado de qualquer fonte de calor, humidade ou luz solar, ou seja, manter num local fresco e seco. Paranoid mode ON: Guardar sabão no congelador.

Não sei se congelar o sabão seja o mais apropriado. Seco é coisa que o congelador não é. Preferencialmente considero que deixá-lo num recipiente na despensa seja o mais indicado.

Referes também que se deve fechar após cada utilização. Não concordo muito com isso pois o sabão fica húmido e/ou com água acumulada que fará de certeza que o mesmo se estrague mais rápido, pois estes sabões normalmente não têm conservantes.

Concordo completamente com isso.
Eu deixo sempre secar antes de fechar.
Nunca coloco dentro de caixas herméticas, mesmo as IKEA estão longe de o serem, e sinceramente nunca percebi o motivo de as usar. Acho mais importante deixar secar antes de cada utilização.

Se repararem, nenhuma caixa original (das marcas originais) de sabão é hermética, nunca percebi a razão de as usar a não ser por paranóia... :P
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Como conservar sabões italianos de Kg
« Reply #7 on: October 27, 2013, 10:45:26 am »
0

3. Manter o sabão afastado de qualquer fonte de calor, humidade ou luz solar, ou seja, manter num local fresco e seco. Paranoid mode ON: Guardar sabão no congelador.

Não sei se congelar o sabão seja o mais apropriado. Seco é coisa que o congelador não é. Preferencialmente considero que deixá-lo num recipiente na despensa seja o mais indicado.

Referes também que se deve fechar após cada utilização. Não concordo muito com isso pois o sabão fica húmido e/ou com água acumulada que fará de certeza que o mesmo se estrague mais rápido, pois estes sabões normalmente não têm conservantes.

Concordo completamente com isso.
Eu deixo sempre secar antes de fechar.
Nunca coloco dentro de caixas herméticas, mesmo as IKEA estão longe de o serem, e sinceramente nunca percebi o motivo de as usar. Acho mais importante deixar secar antes de cada utilização.

Se repararem, nenhuma caixa original (das marcas originais) de sabão é hermética, nunca percebi a razão de as usar a não ser por paranóia... :P

Ok, eu não referi esse pormenor porque para mim estaria implícito. :)
Embora até haja quem defenda que não existe sequer necessidade de deixar secar estes sabões moles após utilização, eu também os deixo sempre secar antes de fechar. Mas o ponto aqui é de facto fechar, e não deixar o sabão ao ar, a não ser que vá ser utilizado num dos próximos dias.
Já editei o tópico inicial.

O motivo para a tampa ser hermética é o mesmo para fechar bem a embalagem de Kg, ou seja, evitar ao máximo o contacto com o ar por forma ao sabão não ir perdendo propriedades.

Cumps.
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Como conservar sabões italianos de Kg
« Reply #8 on: October 27, 2013, 10:49:37 am »
0
Era uma coisa que me estava a intrigar, até estava a pensar gastar os meus exemplares mais moles numa ótica de fidelidade só para que não se estragassem. Afinal já os conservo como deve ser...

Falta aí pelo menos o Valobra, o Vitos, o TFS e o La Saponeria Artigiana (qualquer um deles muito recomendável).

Tens toda a razão, já adicionei o post inicial. :)
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal