Author Topic: Ajuda no barbear  (Read 6388 times)

Offline Weapon

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: 0
Ajuda no barbear
« on: November 12, 2013, 03:52:05 pm »
0
Olá malta, sou um jovem com 20 anos e tenho a infelicidade de ter uma barba cerrada e forte, o que acontece é que actualmente fazer a barba para mim é um pesadelo, pele seca e irritada, borbulhas dos pelos encravados, sangue no final.. Enfim  :'(
Fazer a barba em dias seguidos é para esquecer que nem posso tocar na cara com a dor, normalmente para conseguir evita ficar com a cara praticamente destruída tenho de dar um espaço de 1 semana.
Já dei uma vista de olhos pelo fórum mas continuei aos papeis já que não conheço nada, alguém me podia dar umas dicas do que comprar, links, nomes.. Ficaria extremamente agradecido!

O que tenho actualmente em casa e uso é isto:


Offline Filipe

  • Trade Count: (+6)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2062
  • Terceira-Açores
  • Respect: +669
Re: Ajuda no barbear
« Reply #1 on: November 12, 2013, 04:28:47 pm »
0
Boa tarde Weapon e seja bem-vindo ao nosso fórum. Não se esqueça de passar no tópico das apresentações  :)

Quanto ao seu problema de pele irritada e seca, isso deve-se ao uso das chamadas multi-lâminas e também do gel e espumas em lata, que contribuem e em muito para secar a pele.

Aconselho para já a compra de um bom pincel como o Semogue 1305, um creme de barbear como o Via Men, nos Intermarché, Lavanda, no Continente, ou outros nacionais que também são bons, e ainda uma máquina safety razor para ir-se habituando ao novo tipo de barbear, como a Wilkinson Classic e umas lâminas DE, da marca Continente.

Eu também tenho barba rija e já tive a pele sensível e seca, mas passados alguns meses depois de me ter iniciado nesta arte, posso dizer que a pele já não está sensível e que consigo barbear-me todos os dias sem problema nenhum. Mas claro que para isso, a pele tem o seu período de adaptação ao novo tipo de barbear.

Qualquer coisa cá estamos para ajudar

Um abraço

Filipe  :)

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Ajuda no barbear
« Reply #2 on: November 12, 2013, 05:21:06 pm »
0
Eu tinha problemas de irritação e borbulhas também, e o meu caso foi resolvido quase que 100% com o barbear clássico.

Mas isso não quer dizer que funcione para todos, algumas pessoas tem realmente problemas patológicos de epiderme e necessitam de cuidados ou produtos especiais. Se você não sabe se é o teu caso, aconselharia procurar um profissional de saúde para uma orientação a sério.

Contudo, o uso de espumas enlatas é o maior vilão do barbear moderno, não a " gillette". É um produto pouco hidratante, que possui mais gás propelente do que líquido relativo ao barbear e ainda por cima carregado de agentes químicos. E sabemos que quanto mais agentes químicos, mais chances de uma reação alérgica.

Para já, se queres começar nessa arte, aconselho-te a começar com o que tens por perto. Talvez um pincel Semogue Continente, uma safety razor wilkinson classic que se encontra nas lojas Schleckler (perdoem se erro na grafia mas vivo do outro lado do charco  :D ) e um creme Top Secret/Veleiro/Lavanda da Confiança.

É o início mais simples e barato, mas tenha em mente que resultados melhores vem com produtos melhores, especialmente no que toca a Safety razor.

No mais, o fórum está cheio de dicas para novatos, e o youtube também. Aconselho ainda a leitura do tópico guia para barbear, do confrade FML.  ;)

Offline Weapon

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: 0
Re: Ajuda no barbear
« Reply #3 on: November 12, 2013, 09:08:16 pm »
0
Amanhã mesmo vou passar pelo supermercado para comprar o que me aconselharam!
Esqueci-me de postar também a espuma que uso que é esta:
Supostamente deveria ajudar, mas não..

Offline Weapon

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: 0
Re: Ajuda no barbear
« Reply #4 on: November 12, 2013, 09:10:42 pm »
0
O que significa o "DE" quando se referem ás lâminas?

Offline FatSlim

  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2378
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
Re: Ajuda no barbear
« Reply #5 on: November 12, 2013, 09:13:19 pm »
0
O que significa o "DE" quando se referem ás lâminas?

Double Edge (duplo fio).
Benvindo. És de onde? Ajuda sabermos para te podermos recomendar sitios ou pelo menos uma visita à secção das Lojas do fórum. Em termos de conselhos, já tos deram acima. Mesmo que decidas continuar a usar multilaminas, o uso de um creme ou sabão aliado à utilização de um pincel para fazer a espuma é uma alternatia muito melhor que o consumo de enlatados.
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline Weapon

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: 0
Re: Ajuda no barbear
« Reply #6 on: November 12, 2013, 09:20:28 pm »
0


Double Edge (duplo fio).
Benvindo. És de onde? Ajuda sabermos para te podermos recomendar sitios ou pelo menos uma visita à secção das Lojas do fórum. Em termos de conselhos, já tos deram acima. Mesmo que decidas continuar a usar multilaminas, o uso de um creme ou sabão aliado à utilização de um pincel para fazer a espuma é uma alternatia muito melhor que o consumo de enlatados.

Sou de Torres Novas, distrito de Santarém!

Não, não, eu estou disposto a usar o que me aconselharam se realmente me ajudar, é que barbear devia ser um prazer e não o contrário que é o que me acontece!

Já agora, há alguma base própria para colocar o creme para depois "molhar" o pincel ou pode ser numa taça qualquer?

Offline audax

  • Vendedor
  • Trade Count: (+12)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2097
  • Respect: +48
Re: Ajuda no barbear
« Reply #7 on: November 12, 2013, 09:37:53 pm »
0
BOas, bons conselhos já foram dados, posso apenas acrescentar a minha experiência pessoal, também não me conseguia barbear mais que 2 dias seguidos, o 3 era tortura (usava as Mach3 e espuma em lata Nivea) só com o mudar para pincel e creme/sabão já faz imensa diferença, depois a Safety Razor completa. Também ficava frequentemente com alguns pêlos encravados.

Para começar a pele também terá de se habituar à nova rotina, experimenta fazer um dia, descansar outro, etc depois fazer 2 dias seguidos, ver como a pele fica e ir evoluindo.

Para fazer espuma podes usar uma tijela em cerâmica/metal etc o que encontrares. Eu comecei com uma tijela tipo pequeno-almoço que "roubei" da cozinha hehe!!!

Dois aspectos muito importante, e que provavelmente já les-te algures pelo forum:

1 - saber fazer uma boa espuma, nisso o youtube ajuda muito, aqui no forum também poderás encontrar alguns vídeos (no youtube procura por mantic59 ou geofatboy)

2 - regra numero 1 com a safety razor (SR) = pressão zero. Nós com as multi-lâminas estamos habituados a fazer alguma pressão na pele, e é assim um pouco que elas funcionam, mas com as SR deve ser apenas a pressão necessária para mnater a máquina em contacto com a pele e o resto deixar a máquina/lâmina fazerem o seu trabalho.

Qualquer coisa se não encontrares no forúm ou tiveres dúvia, pergunta, estamos cá para ajudar!

Já agora se quiseres faz a tua apresentação "oficial" na secção de apresentação: http://www.barbearclassico.com/index.php?board=2.0
 ;)

Offline FatSlim

  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2378
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
Re: Ajuda no barbear
« Reply #8 on: November 12, 2013, 09:48:32 pm »
0


Double Edge (duplo fio).
Benvindo. És de onde? Ajuda sabermos para te podermos recomendar sitios ou pelo menos uma visita à secção das Lojas do fórum. Em termos de conselhos, já tos deram acima. Mesmo que decidas continuar a usar multilaminas, o uso de um creme ou sabão aliado à utilização de um pincel para fazer a espuma é uma alternatia muito melhor que o consumo de enlatados.

Sou de Torres Novas, distrito de Santarém!

Não, não, eu estou disposto a usar o que me aconselharam se realmente me ajudar, é que barbear devia ser um prazer e não o contrário que é o que me acontece!

Já agora, há alguma base própria para colocar o creme para depois "molhar" o pincel ou pode ser numa taça qualquer?

Se fores ao meu canal youtube vês lá uma tigela de cereais do Continente (1 €) :D
Mas admito que seja um bocado alta. Há umas ao mesmo preço, mais baixas mas sem pega.
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline Weapon

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: 0
Re: Ajuda no barbear
« Reply #9 on: November 12, 2013, 10:04:47 pm »
0
Se fores ao meu canal youtube vês lá uma tigela de cereais do Continente (1 €) :D
Mas admito que seja um bocado alta. Há umas ao mesmo preço, mais baixas mas sem pega.

Eu vou usar uma também que tenha aqui na cozinha!
Outra pergunta que me deixaste curioso, misturar o creme? Como assim?

Offline FatSlim

  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2378
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
Re: Ajuda no barbear
« Reply #10 on: November 12, 2013, 11:10:32 pm »
0
Se fores ao meu canal youtube vês lá uma tigela de cereais do Continente (1 €) :D
Mas admito que seja um bocado alta. Há umas ao mesmo preço, mais baixas mas sem pega.

Eu vou usar uma também que tenha aqui na cozinha!
Outra pergunta que me deixaste curioso, misturar o creme? Como assim?

Espuma para barbear é feita através da mistura do creme ou sabão com água numa certa proporção de modo a criar a dita cuja. Há quem goste da espuma mais "sólida", opaca; há quem goste da mesma um pouco mais liquida de modo a proporcionar mais deslize. Questão de gosto pessoal.
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline Weapon

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: 0
Re: Ajuda no barbear
« Reply #11 on: November 13, 2013, 12:14:56 am »
0
Acabei de encomendar pelo ebay estes dois produtos que me recomendaram:

Wilkinson: http://www.ebay.com/itm/131019479310?ssPageName=STRK:MEWAX:IT&_trksid=p3984.m1438.l2649

Semogue: http://www.ebay.com/itm/141113667273?ssPageName=STRK:MEWAX:IT&_trksid=p3984.m1438.l2649

Amanhã passo pelo intermarché ou pelo continente para comprar os cremes que recomendaram! Já agora os cremes como o Via Men ou Lavanda são os que vou usar para passar na cara antes de começar a fazer a barba, certo?

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Ajuda no barbear
« Reply #12 on: November 13, 2013, 12:30:50 am »
0
A máquina foi cara, no Intermarchê era capaz de haver a cerca de €5.

O meu conselho é não te precipitares, isto leva tempo, antes de mais, lê o que se escreve neste fórum. Vale muito!

O creme serve para fazer a espuma que deve ser aplicada na cara com o pincel e removida junta com a barba na passagem da lâmina/máquina.

Offline Weapon

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: 0
Re: Ajuda no barbear
« Reply #13 on: November 13, 2013, 12:32:02 am »
0
A máquina foi cara, no Intermarchê era capaz de haver a cerca de €5.

O meu conselho é não te precipitares, isto leva tempo, antes de mais, lê o que se escreve neste fórum. Vale muito!

O creme serve para fazer a espuma que deve ser aplicada na cara com o pincel e removida junta com a barba na passagem da lâmina/máquina.

É isso que estou a fazer, estou a abrir os tópicos e a ler o que já foi escrito  ;D ;)

Offline Weapon

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: 0
Re: Ajuda no barbear
« Reply #14 on: November 13, 2013, 12:56:28 am »
0
Que acham deste creme?


Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal