Author Topic: E.Weck & Co. "Sextoblade"  (Read 8880 times)

Offline PauloF

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1142
    • Email
E.Weck & Co. "Sextoblade"
« on: December 25, 2013, 04:36:22 pm »
Para quem gosta do barbear clássico é inevitável a incursão pelas navalhas. No entanto estas, além de onerosas, carecem de manutenção e por vezes, fruto de uma má técnica ou manutenção não proporcionam um barbear tão confortável quanto as nossas, já familiares, maquinas com lâminas DE.

     Como forma acessível de trazer as lâminas modernas para esta arte antiga e também como tira-teimas sobre se este tipo de barbear é de facto o que procuramos, nada melhor do que o navalhete. No entanto este não é permissivo e um escanhoado pode muito rapidamente dar para o torto.

    Tendo isso em mente e para colmatar essa característica comecei por me iniciar com um navalhete da E.Weck & Co. com guarda. E numa só palavra: ESPECTACULAR.









O que me levou a escolher esta marca foi precisamente esta guarda. Existem as de pente fechado e de pente aberto.

    A sua função óbvia é de proteger contra os erros do principiante, ajudando com o ângulo de posicionamento da lâmina. Como é evidente, ao mudar de lado da face torna-se necessário inverter, também a guarda. Este processo não sendo moroso ou difícil, atrasa o escanhoado embora compensando em segurança. Mas não nos podemos esquecer que, para todos os efeitos, este é acima de tudo um valioso auxiliar num processo de aprendizagem. Com o evoluir da técnica é perfeitamente possível proceder ao escanhoado sem a guarda.




    A marca também produziu navalhetes para o corte de cabelo. Estes são menores mas passíveis de serem usados para o barbear. Chamo no entanto a vossa atenção para o facto de que as guardas que acompanham estes últimos tapam na totalidade a lâmina não sendo possível utiliza-las para o barbear.


Como características ressaem as suas dimensões idênticas á de uma navalha tradicional. O peso é, neste exemplo, de 49 grs para o Sextoblade com lâmina e guarda contra as 46 grs da J.A. Henckels 72 ½. As hastes acabam por ser muito semelhantes em espessura.





    

Utiliza lâminas para corte de cabelos que facilmente se encontram em lojas físicas embora mais caras que as DE convencionais

Pessoalmente, por serem mais espessas inspiram-me mais confiança que as DE num navalhete convencional.






Como curiosidade: há quem afie e mantenha as lâminas originais. A própria marca comercializava um assentador.






Ou seja, também aqui se trata de uma porta de entrada para o mundo das SR.



    Resumindo: para um iniciante ou mesmo amante das SR e dadas as suas características de peso e tamanho, esta é sem dúvida uma excelente escolha.

    Carecendo obviamente do carisma de uma navalha tradicional acredito que ombreie e sobressaia em relação a muitas navalhas que por aí pululam.

Cumprimentos.
Uma vez que são intermutáveis, não é incomum encontrar modelos de hair shaper com  guardas para a barba e vice versa.

Deve-se-se prestar especial atenção a este facto pois as guardas dos hair shapers não se prestam ao escanhoado.

As guardas dos navalhetes para barbear curvam para fora, as do hair shapers curvam para dentro tapando parcialmente o gume da lamina.

Neste exemplo as guardas 1,2 e 4 são para barbear. A 3 e 5 são de hair shapers.



foto do @TheVez2 retirada daqui.
" />
« Last Edit: August 11, 2017, 04:48:25 pm by PauloF »

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
    • Email
Re: E.Weck & Co. "Sextoblade"
« Reply #1 on: December 25, 2013, 05:05:14 pm »
Bela explanação amigo.

Eu quase puxei o gatilho várias vezes numa sextoblade, um dia ainda vem uma pro Rio de Janeiro.

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
    • Email
Re: E.Weck & Co. "Sextoblade"
« Reply #2 on: December 25, 2013, 06:08:18 pm »
 Muito interessante. :)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
Re: E.Weck & Co. "Sextoblade"
« Reply #3 on: December 26, 2013, 12:49:27 am »
Muito interessante, e gostei de ler a tua apresentação.

Esses navalhetes são apenas vintage ou são fabricados (e estão disponíveis) actualmente? :)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
    • Email
Re: E.Weck & Co. "Sextoblade"
« Reply #4 on: December 26, 2013, 01:04:39 am »
Muito interessante, minha experiencia com uma desta não foi boa (outra marca e modelo), não tem muita opções de laminas, estas laminas geralmente só da para um escanhoado, no segundo parece um ralador,  o assentador e justamente por isso, a lamina realmente lembra muito uma navalha na espessura, principalmente o aço.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
Re: E.Weck & Co. "Sextoblade"
« Reply #5 on: December 26, 2013, 02:51:41 am »
Muito interessante. Onde se arranja e para que preço?

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
    • Facebook
Re: E.Weck & Co. "Sextoblade"
« Reply #6 on: December 26, 2013, 03:45:41 pm »
I'm in love...  :D :D :D :D

Onde se compra uma beleza destas???
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
    • Email
Re: E.Weck & Co. "Sextoblade"
« Reply #7 on: December 26, 2013, 04:29:33 pm »
Não sei se fabricam novos, o confrade PauloF comprou este novo? Minhas pesquisas só me levam aos Vintages como estes:

http://www.ebay.com/itm/Vintage-Weck-Sextoblade-Straight-Razor-/251408123918

http://strazor.com/_details/manstuff/s4002.htm
« Last Edit: December 26, 2013, 04:34:33 pm by Stützel »

Offline ischiapp

  • Trade Count: (0)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2174
  • True BBS
    • Pierpaolo's G+
    • Email
Re: E.Weck & Co. "Sextoblade"
« Reply #8 on: December 26, 2013, 04:48:34 pm »
I'm in love...  :D :D :D :D
And the name works fine!!!
Onde há um grande desejo, não pode haver grande dificuldade - Maquiavel
O tradutor fala por mim. Saudações de Ischia, Pierpaolo @ ischiapp.blogspot.com

Offline PauloF

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1142
    • Email
Re: E.Weck & Co. "Sextoblade"
« Reply #9 on: December 26, 2013, 09:28:55 pm »
Estes navalhetes de facto já não são fabricados. Uma breve pesquisa revela que a empresa E. Weck foi comprada em 1993 pela Teleflex Inc. e dedica-se hoje em dia á produção de artigos cirúrgicos.

Os meus comprei-os no Ebay.com (USA). Nos leilões saem geralmente bastante baratos devido á pouca procura que têm. Na opção “compre já” os preços são substancialmente mais caros. Para as pesquisas utilizem “weck razor” ou “sextoblade” também há correspondências com “weck hair shaper” mas com esta ultima têm que filtrar os hair shaper´s .

Confrade Stützel, toma atenção que nenhum desses navalhetes traz a dita guarda.


Quanto ás lâminas, comprei-as, ajudem-me aqui confrades de Lisboa, numa loja de material para cabeleireiras na estação de metro do colégio militar, saída para o Colombo. São da marca Kismet. No meu caso particular duram bastante (sinceramente nunca contei :-[ ). Mas tambem eu sou daqueles que com umas Astra SS consigo bastante mais de 10 ou 15 (mais uma vez: nunca contei :-[)escanhoados.

Cumprimentos.

« Last Edit: December 30, 2013, 04:20:16 pm by PauloF »

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
    • Email
Re: E.Weck & Co. "Sextoblade"
« Reply #10 on: December 29, 2013, 06:15:45 am »
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal