Author Topic: Sabão de barbear Haslinger Schafmilch - com lanolina e leite de ovelha  (Read 34289 times)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Sabão de barbear Haslinger Schafmilch
Com lanolina e leite de ovelha


Já tinha esta revisão em rascunho há muito tempo, tempo demais até, de maneiras que resolvi hoje pegar nisto e acabá-la de uma vez por todas…vamos lá a isto! :D

Nas minhas revisões, escrevo muitas vezes acerca dos países de onde provêem os meus sabões favoritos, qual o país preferido em cremes ou sabões, blá blá blá… pois aqui está um sabão produzido num país que não é propriamente conhecido pelo seu material de barbear.

De facto, quando se pensa em material de barbear, a Áustria não é um país que venha logo à mente, apesar de ter alguns produtos bem reputados como Alt Insbruck ou a versão local do Pitralon… o que apenas quer dizer que a proveniência de um determinado item é, quase sempre, um pormenor de somenos importância. Um bom produto é um bom produto, seja fabricado aqui ou no outro lado do mundo! :D

Mas deixemo-nos de conversa e passemos à avaliação propriamente dita! :D

A Haslinger é um pequeno produtor Austríaco, quase artesanal, com sede em Viena e que existe há 64 anos. Eis um pequeno excerto do que diz aqui:

Quote
64 years Haslinger Wellness Cosmetics

The cornerstone to the success of Haslinger Wellness Products was established by the founder and chemist Ing Georg Haslinger. In 1949 he acquired a soap factory that existed since 1890

Quanto ao sabão em si, trata-se de um sabão de barbear de pequeno tamanho que está disponível em diversas lojas online a bom preço. Além da versão aqui revista, existem outras opções: Mel, Sândalo, Coco, Algas marinhas, Sálvia, Calêndula, etc.



 
1 -  Formulação:

Quote
potassium stearate, sodium stearate, potassium tallowate, aqua, lac powder, parfum, sheep milk, arachis hypoaea, lanolin, potassium cocoate, sodium tallowate, sodium cocoate, glycerine, potassium hdroxide, sodium hydroxide, alpha-isomethyl ionone, hydroxisohexyl 3-cyclo-hexene carboxaldehyd, CI 77891

Sabão baseado em acido esteárico e sebo, com lanolina e leite de ovelha, e até óleo de... amendoim! (arachis hypoaea) :o Hum, isto promete…


2 - Apresentação:

Pastilha de sabão de 60g dentro de uma embalagem de celofane. Mais simples que isto não pode haver. Existe também numa versão com tigelita de plástico com tampa por mais um ou dois euros.
Comprei o meu sabão a um companheiro aqui do fórum (muito obrigado Islander), e como se tratava da versão sem embalagem de plástico, tratei de o abrigar num boião vazio da Nanny’s Silly Soaps, onde fica perfeitamente armazenado.




3 - Duração:

Trata-se de um sabão duro, que certamente durará muitos e bons escanhoados, apesar do pequeno tamanho. Não consigo estimar a sua duração, mas é normal que dure 2 meses ou mais, usado diariamente.


4. - Carga de sabão:

O normal para um sabão duro: terá que se carregar o pincel durante algum tempo (que pode variar, dependendo da firmeza do pincel). No entanto, dado o tipo de sabão, até que é rápida.

Como é normal num sabão deste tipo, a carga será mais rápida se se humedecer previamente a superfície do sabão.

Uma nota para o tamanho da pastilha, que é pequena e que pode dificultar a tarefa. Convém segurar o sabão com uma mão e carregar o pincel com a outra. Também se pode achatar ou ralar o sabão para uma embalagem mais conveniente.


5 - Capacidade para formar espuma:

Muito boa. A espuma começa a formar-se de imediato, sem que em algum momento se torne demasiado arejada ou fofa. Espuma rápido, crescendo depois em quantidade e densidade.

A comparação com o MWF vem logo à cabeça, pois é o sabão com lanolina mais divulgado e conhecido… e este Haslinger não teme a comparação, e diria que neste parâmetro em particular, o considero superior ao MWF, sem dúvida.



6 - Rácio água/sabão:

Permissiva, aguenta bem um pequeno excesso de água sem que a espuma perca as suas capacidades protectoras. Não considero difícil achar a quantidade de água ideal quando se usa este sabão. Neste capítulo também o considero superior ao MWF.


7 - Qualidade da espuma:


Pois aqui é que este sabão me surpreendeu, e muito pela positiva. Apesar deste sabão não ter um grande destaque por essas webs fora (outros o têm, às vezes até imerecidamente :P) as poucas reviews e opiniões existentes, na altura, eram positivas.

Mas sinceramente não estava à espera que fosse tão bom neste parâmetro. Uma das melhores surpresas que tive nos últimos tempos. A espuma é muito cremosa, volumosa, com aquele brilho que gosto de ver e que é típico das boas espumas de barbear. Espessa, densa e untuosa.

Espuma bem quer com cerda, quer com texugo, não é um sabão esquisito nesse parâmetro. Carregando bem e trabalhando bem a espuma, ela surge com qualquer pincel de qualidade, claro que uns o farão mais rapidamente que outros…. Seguem algumas fotos:

Com um pincel de cerda (Semogue Barbear Clássico Cerda):




Com um pincel de texugo (Simpsons Duke3 best badger):




8 - Protecção e deslize:

Bastante acima da média, eu diria que se destaca nestes dois parâmetros. Comparável com outros sabões de topo. A comparação com o MWF é mais uma vez inevitável, e de novo, este Haslinger não teme a comparação, jogando no mesmo campeonato e talvez até superando.

A protecção e deslize oferecidos pela espuma deste sabão tornam-no uma escolha ideal mesmo para quem goste de usar navalhas ou máquinas/lâminas mais agressivas. É outro dos sabões que não tenho problema em recomendar a toda a gente – desde o utilizador que se inicia no barbear clássico até ao mais experiente e tarimbado utilizador de navalhas.


9 – Sensação na cara

Excelente. Não se nota nenhuma sensação mentolada ou refrescante, nem qualquer sensação esquisita. Excelente sensação de conforto e protecção, proporciona um escanhoado confortável, sem qualquer irritação ou corte.


10 - Hidratação e sensação após barbear:

Bastante acima da média. Talvez pela presença da lanolina. Não são muitos os sabões com lanolina presentes no mercado, mas quase todos hidratam bastante bem, e este não é excepção. Ideal para o Inverno, quando a pele se ressente mais das agressões do frio.
Excelente.




11 - Aroma:

Suave, não se destaca neste capítulo. Praticamente sem aroma, depois da espuma feita. A pastilha em si tem um aroma que lembra um sabão Nívea ou Dove, ou algo assim.


12 - Preço:

O preço varia consoante a loja onde se compra. Geralmente entre €4 a €8 por unidade.
A maioria das lojas online que o vende pratica preços na ordem dos €4,00 - €4,50 (exemplos: Rasierladen, Shavemac). Também é fácil encontrá-lo no ebay alemão. Nas lojas americanas, anda pelos usd$10 (exemplos: italianbarber, westcoastshaving). O preço mais caro que vi foi numa loja física em Viena (Walter Weiss), onde custava €8, quase o dobro do preço normal… mas bom, esta era uma loja em Viena, onde os preços não são propriamente baratos. :P

Se não me engano, está disponível em Portugal via Gil Soares… ops!, queria eu dizer, Gil Brandão! ;D

Até neste parâmetro a comparação com o MWF é inevitável, pois este sabão, custando sensivelmente metade de um MWF, tem também metade do tamanho, de maneiras que jogam no mesmo campeonato… até no preço. :D


13 - Conclusão:

Um sabão com um espírito muito germânico: performance e qualidade de topo, pura e dura, mas espartano na embalagem e no aroma. Puramente utilitário, mas sem fazer qualquer concessão em termos de performance ou qualidade (neste capítulo não teme comparações com outros sabões mais dispendiosos ou com mais reputação). Nada de aromas complexos ou embalagens requintadas, apenas um sabão de grande qualidade e a bom preço.

Produto recomendado? Como devem ter calculado, um grande e enfático SIM! :D Quer para uso diário, quer para incluir numa rotação, é um sabão que decerto não desiludirá qualquer adepto do barbear tradicional.


Outros tópicos de interesse:
 - Haslinger Aloé vera, por kirk_hammet
« Last Edit: October 20, 2018, 11:53:23 am by Lusitano »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline ClaudioBP

  • Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • *************************************
  • Posts: 6453
  • Respect: +316
    • Email
Re: Sabão de barbear Haslinger Schafsmilch - com lanolina e leite de ovelha
« Reply #1 on: January 20, 2014, 01:47:33 pm »
0
Excelente revisão, Emanuel! Parabéns! Tenho em uso um de mel e acho simplesmente espetacular!
Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Sabão de barbear Haslinger Schafsmilch - com lanolina e leite de ovelha
« Reply #2 on: January 20, 2014, 01:50:23 pm »
0
Excelente Emanuel.
Tenho um que utilizei apenas um par de vezes, mas que está na rotação e partilho de quase tudo o que escreveste. Só aponto o aroma, que pessoalmente gosto deles mais pronunciados.
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: Sabão de barbear Haslinger Schafsmilch - com lanolina e leite de ovlha
« Reply #3 on: January 20, 2014, 01:50:55 pm »
0
Obrigado pela avaliação Emanuel!
But the tigers come at night

Offline FatSlim

  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2378
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
Re: Sabão de barbear Haslinger Schafsmilch - com lanolina e leite de ovelha
« Reply #4 on: January 20, 2014, 01:57:00 pm »
0
Gostei. Não tenho nenhum do fabricante mas é um sabão que está no meu horizonte no futuro.
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Sabão de barbear Haslinger Schafsmilch - com lanolina e leite de ovelha
« Reply #5 on: January 20, 2014, 01:57:20 pm »
0
Obrigado pelas vossas palavras, espero que tenham gostado de ler isto. :)

Excelente Emanuel.
Tenho um que utilizei apenas um par de vezes, mas que está na rotação e partilho de quase tudo o que escreveste. Só aponto o aroma, que pessoalmente gosto deles mais pronunciados.

Pois é, penso que é o parâmetro em que menos se destaca (ou melhor, não se destaca, de todo :P). Praticamente não tem aroma! :D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Sabão de barbear Haslinger Schafsmilch - com lanolina e leite de ovelha
« Reply #6 on: January 20, 2014, 02:02:20 pm »
0
Parabéns pela excelência na avaliação, vou começar a ignorar esses tópicos  ;), pôs vou acabar falido.  ;D 
« Last Edit: January 20, 2014, 02:05:24 pm by Stützel »

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Sabão de barbear Haslinger Schafsmilch - com lanolina e leite de ovelha
« Reply #7 on: January 20, 2014, 02:02:31 pm »
0
Excelente análise, Emanuel! ;D

Este é o meu Haslinger preferido, e um dos meus sabões favoritos no que à performance diz respeito. Como afirmas e bem, não teme minimamente a comparação com o The Fat aka MWF, conseguindo inclusivamente supera-lo no que à estabilidade da espuma e permissividade do rácio água/sabão diz respeito.
A meu ver só peca mesmo pela dimensão demasiado reduzida e pouco prática do disco... Não compreendo porque não lançam uma versão de 100 ou 150gr. ???

Cumps.
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Sabão de barbear Haslinger Schafsmilch - com lanolina e leite de ovelha
« Reply #8 on: January 20, 2014, 02:04:14 pm »
0


Excelente review Emanuel!! Muito obrigado pela confiança. Gosto muito também  :) :)


Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re: Sabão de barbear Haslinger Schafsmilch - com lanolina e leite de ovelha
« Reply #9 on: January 20, 2014, 02:08:33 pm »
0
Tenho este sabão em stock e para estrear e esta revisão só confirma as impressões que tinha recolhido e me levaram à sua aquisição, o que me deixa naturalmente muito satisfeito.

Se não me engano, está disponível em Portugal via Gil Soares… ops!, queria eu dizer, Gil Brandão! ;D

;D ;D ;D
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re: Sabão de barbear Haslinger Schafsmilch - com lanolina e leite de ovelha
« Reply #10 on: January 20, 2014, 02:11:59 pm »
0
Confirmo. Um excelente sabão que ganhou o seu lugar na minha rotação de sabões.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Sabão de barbear Haslinger Schafsmilch - com lanolina e leite de ovelha
« Reply #11 on: January 20, 2014, 02:16:33 pm »
0
Excelente review.
Também sou um utilizador satisfeito deste sabão.
Como já acabei um sabão destes posso informar que na minha mão durou 58 barbeares.

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Sabão de barbear Haslinger Schafsmilch - com lanolina e leite de ovelha
« Reply #12 on: January 20, 2014, 02:17:14 pm »
0
Confirmo. Um excelente sabão que ganhou o seu lugar na minha rotação de sabões.

;D
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Sabão de barbear Haslinger Schafsmilch - com lanolina e leite de ovelha
« Reply #13 on: January 20, 2014, 02:20:19 pm »
0
Excelente review.
Também sou um utilizador satisfeito deste sabão.
Como já acabei um sabão destes posso informar que na minha mão durou 58 barbeares.

Ena! Então não errei por muito quando estimei a duração em cerca de 2 meses! :D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Sabão de barbear Haslinger Schafsmilch - com lanolina e leite de ovelha
« Reply #14 on: January 20, 2014, 02:52:15 pm »
0
 Excelente!! :)
Com uma analise destas, tenho que mandar uma MP para o Gil, alem que preciso fazer um ligeiro reparo sobre a sua apresentação na SIC. ;D Se eu fizesse aqui no forum, era "enforcado"... :P Portanto falo-ei pessoalmente.
 Desculpa lá Emanuel, usar a tua brilhante critica para este comentário, mas voltando ao assunto, como os sabões artesanais ainda não me conveceram totalmente, como o comparas (se tal é possivel) com o Panacremma e com o MÉ?

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal