Author Topic: DIY: Custom Luxury Box by Audax  (Read 29579 times)

Offline phoenix

  • Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 338
  • Corroios :: Portugal
  • Respect: +2
Re: Onde comprar madeira!!! Projecto para uma caixinha em madeira!
« Reply #15 on: January 26, 2014, 01:06:04 am »
0
UPDATE: Pelos vistos, a Quimar ainda existe, agora na Elias Garcia, mas transformou-se numa qualquer loja benzoca de pavimentos(?), ou seja, deves gastar mais que no AKI/Leroy/etc...
5USD/10USD de desconto na primeira compra na iHerb com o código KMV001

Set Fixo: EJ DE89 Barley + Semogue 1800

Offline Colcurinho

  • Trade Count: (+1)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1903
  • Respect: +16
Re: Onde comprar madeira!!! Projecto para uma caixinha em madeira!
« Reply #16 on: January 26, 2014, 12:22:57 pm »
0

Curiosidade: Não sei o motivo, mas os comerciais da empresa falam "Le-rói mér-lin" , não tendo nada a ver com a pronúncia no idioma original  ;D

Eu também digo assim :D imagino que dito em francês dessa parecer algo amaricado  ;D

Deve ser pau rosa.

Pau rosa é uma madeira bem bonita. Distinta até! não deve é ser fácil encontrar!!
apenas conheço uma e é aqui no "deserto".

Não aconselho ninguém a aventurar-se no grande deserto da margem sul :D

Offline phoenix

  • Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 338
  • Corroios :: Portugal
  • Respect: +2
Re: Onde comprar madeira!!! Projecto para uma caixinha em madeira!
« Reply #17 on: January 26, 2014, 01:08:13 pm »
0
Não aconselho ninguém a aventurar-se no grande deserto da margem sul :D

Eu também não... Aventurei-me por aqui à uns anos e nunca mais quis sair daqui!  ;D
5USD/10USD de desconto na primeira compra na iHerb com o código KMV001

Set Fixo: EJ DE89 Barley + Semogue 1800

Offline audax

  • Moderador Local
  • Trade Count: (+12)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2097
  • Respect: +48
Re: Onde comprar madeira!!! Projecto para uma caixinha em madeira!
« Reply #18 on: January 26, 2014, 01:47:05 pm »
0
Obrigado phoenix! Vou pesquisar mais um pouco, encontrei também na net no forum casa um tópico que faz referência a algumas casas em Lisboa, vou ver melhor isso.

Vamos lá ver o que consigo arranjar!

Eu também estou na margem sul do Tejo, mas já Ribatejo!

E mais uma vez obrigado a todos pela ajuda, este forum é fantástico!

Offline Colcurinho

  • Trade Count: (+1)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1903
  • Respect: +16
Re: Onde comprar madeira!!! Projecto para uma caixinha em madeira!
« Reply #19 on: January 26, 2014, 01:58:17 pm »
0
Eu também não... Aventurei-me por aqui à uns anos e nunca mais quis sair daqui!  ;D

Eu fui da margem norte para a margem sul do Tejo e não foi um dos casos em que primeiro se estranha e depois se entranha. Foi mais; estranha-se e continua-se a estranhar. Nunca me adaptei.
« Last Edit: January 26, 2014, 01:59:54 pm by Colcurinho »

Offline Gama

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 42
  • Respect: 0
Re: Onde comprar madeira!!! Projecto para uma caixinha em madeira!
« Reply #20 on: January 28, 2014, 03:53:48 pm »
0
Caro Audax,

Cá vai a minha anti-dica!  ;D

Como iniciado nas artes da marcenaria (e aqui estou claramente a hiperbolizar), posso dizer-te que não vai ser fácil encontrares o que desejas. Pior ainda, concretizá-lo.

Pau rosa é caro, e, do que li, ingrato de trabalhar. Por vezes é preferível ir para madeiras mais moles, simples, "toscas" e trabalhá-las até a um acabamento desejado (preparação certa, polimentos sucessivos, vernizes etc e tal), é possível chegar a um acabamento digno com outras madeiras. Se te disser que já vi coisas de eucalipto lindas...
Provavelmente conhecerás o fórum bricolage total e o guia do marceneiro (brasileiro). Muita informação, da boa.

Tudo somado, e partindo do pressuposto que até já tens algum material que permita trabalhar a madeira e uma dose de talento e paciência, facilmente compras uma já feita, bonita, mais em conta. 8)


P.S. se eventualmente encontrares, diz-me, pois também ando à procura. ;)

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Onde comprar madeira!!! Projecto para uma caixinha em madeira!
« Reply #21 on: January 28, 2014, 04:08:23 pm »
0
Não sei, uma caixa das dimensões que o audax quer em cerejeira ou nogueira, por exemplo, devem rondar os €200 numa ourivesaria...

A cerejeira costuma ter um tom diferente do que se vê nos Semogues, é um avermelhado claro e vivo.

Offline audax

  • Moderador Local
  • Trade Count: (+12)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2097
  • Respect: +48
Re: Onde comprar madeira!!! Projecto para uma caixinha em madeira!
« Reply #22 on: January 29, 2014, 12:20:27 pm »
0
Amigo Gama, qualquer dica ou anti-dica  ;D sã bem vindas!! Abri o tópico mesmo para poder ter as opiniões de quem tem mais experiência e conhecimentos que eu!!

Sim, encontrar é difícil (ainda para mis em tão pequena quantidade) e era/é ainda só uma idea. Também já vi trabalhos em eucalipto e é realmente uma madeira bonita! O guia do marceneiro já conhecia sim, o forúm bricolage total ainda não, obrigado tem informaçao muito útil!!

A paciência tenho, o talento não sei ;D, e percebo perfeitamente o que dizes em relação a comprar uma já feita, bonita e em conta, mas aqui a ideia passa mesmo por ser algo feito por mim (coisa que já fiz antes) e não interessa tanto o trabalho que dará ou custo. No entanto se eu pensaqr que não sairá algo como tenho em mente em termos de qualidade e beleza, desisto do projecto (por ora) pois não basta ser feito por mim e depois sair um "trambolho" LOL ;D ;D

Entretanto passei na mesma pelos AKI e Leroy Merlin e apenas têm os habituais, MDF, contraplacado, aglomerado etc.  Pelo que provavelmente o tabalho em madeira natural será adiao (até porque tenho um certo prazo para concretizar) e teria de andar à procura etc, não seria fácil, como já vimos!!

Haverá outras madeiras mais fáceis e também bonitas de se encontrar, como eucalipto, nogueira etc.

Entretanto tive outra idea, estou a estudar melhor o assunto e se realmente o concretizar depois mostrarei aqui!

Offline audax

  • Moderador Local
  • Trade Count: (+12)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2097
  • Respect: +48
Re: Onde comprar madeira!!! Projecto para uma caixinha em madeira!
« Reply #23 on: March 13, 2014, 03:37:18 pm »
0
Ora fazendo um update:

Como disse no último post, resolvi mudar de planos e seguir outro caminho. Por isso em vez de encontrar madeira e usar madeira natural e depois talvez uma velatura etc resolvi ir para um acabamento tipo piano, em inglês chamado high gloss piano finish ou mirror finish. No meu caso fui para preto, mas pode-se, em principio fazer em qualquercor.

Usei então MDF, pois foi masi fácil de encontrar e é fácil de trabalhar e como será pintado não importa o ter ouu não ter veios etc.

Tirei algumas fotos do processo, mas pelo meio também me esqueci de tirar algumas hehe!!

As peças já cortadas:



Já coladas e adivinha-se a forma de uma caixa simples lol






Algumas imperfeições, que isto é a primeira vez que faço algo do género  :( mas que tratei de resolver!

Ora o MDF se pintar sem tratamento irá absorver a tinta e inchar etc principalmente nas pontas cortadas, por isso selei com uma mistura de cola de madeira e água a 50/50. ANtes lixei e aplainei para ficar tudo certo. Após a cola secar voltei a lixar e a aplicar a mistura de cola novamente para garantir que está bem selado.

O segredo está sempre em fazer uma boa preparação e isso apenas se vê mais à frente no trabalho e faz muita diferença.



A tapar algumas imperfeições e para nivelar a superfície:



Após lixar:



Ora agora já estamos prontos para o primário e só depois a tinta.

Usei em spray e fiz uma pequena cabine de pintura hehe para não sujar muito e também para ter menos exposiçãoa pó etc.
Muito importante, fazer camadas muito finas e fazer várias camadas até ter uma primeira camada completa. As primeiras 2 ou 3 passagens ainda dá para ver o MDF por baixo, fiz 2 passagens, deixar secar uns 2 ou 3 minutos e mais 2 passagens, assim sucessivamente até completar 10 passagens e assim ter uma camada de primário.

Após esta primera camada secar, lixar bem, usei lixa 600, mas sem água pois o primário irá absorver. E só depois preparar para aplicar segunda camada de primário.



após lixar:



Segunda camada:


Já se nota a superfície bem suave, ainda se nota um pouco o sítio dos pregos pois a mssa ao secar retrai, voltei a aplicar mais, lixar para nivelar, lixar tudo e uma terceira camada de primário. Pode ser exagerado mas ao lixar tirei bastante e algumas zonas, pricipalmente cantos e arestas pode ir ao MDF. E como queria uma superfície o mais suave e nivelada possível para no fim ter o melhor acabamento.

Vamos estão pintar, mais uma vez sigo o mesmo precedimento, camadas muito finas, deixar secar um pouco, 5 minutos agora, e outra camada. Para a tinta cerca de 6 camadas finas para fazer uma camada. Deixar secar bem e lixar, agroa já passei para lixa de água, 800 e depois 1000.

Primeira camada antes de lixar, já não está nada mau, mas também tem algumas particulas de pó que se agarraram, mas que sai bem ao lixar:



Segunda camada:



Já bom reflexo mas ainda imperfeito, alguma "casca de laranja" mas não muito, na foto parace mais. Irá ser lixado novamente e levar terceira camada de tinta.

Após terceira camada de tinta e já ter aplicado o verniz:



Mais uma vez, após o verniz até parece que ficou um pouco pior, mas depois foi lixado novamente, com 1000 e 2000 e leveou mais outra camada, seguindo sempre o mesmo procedimento de camadas finas e lixar após secar:

A meio de lixar, sempre à mão e com suavidade, sem grande pressão, lixa de água 1000:



Após lixar com lixa 2000 e de seguida passar com massa de polir fina:



E resultado final após polir com polish e conseguir um bom brilho (por vezes é necessário fazer este tratamento algumas vezes:



Agora sim temos um mirror finish!!!!

Ora como é óbvio a caixa não ficará apenas assim, tem que levar algum tipo de decoração, pista:



Madre pérola!!

Sim fiz depois embutidos em madre pérola, comprei esta folha que veio da Coreia do Sul, em cerca de 2 semanas!!! Aí já se nota alguns cortes e desenho para próximo.

É ao mesmo tempo fácil e díficil de cortar, pois pode resvalar facilmente e também muita pressão pode lascar ou partir. Usei fita para evitar lascar e partir e para cortar x acto bem afiado, passar uma vez e marcar, passar segunda vez para cortar e terciera vez para cortar definitivamente. Tudo mão livre :o

Após ter a peças todas cortadas, aqui não tirei fotos pois esqueci-me lol estas foram decoradas também, pintadas à mão livre com uma caneta de acetado permanente, pois é difícil de pintar madre pérola, uma vez que não absorve nada.

Aqui já com algumas das marcações de onde vão ficar a peças e teste para depois cortar para fazer o embutido. As peças de madre-pérola levaram também uma camada fina de verniz para ajudar a fixar a tinta e dar alguma protecção, pois risca facilmente e ao mesmo tempo dá um brilho extra.



Aqui um pormenor do final:



E o resultado final:



Levou depois as dobradiças e um fecho em latão, simples. Por dentro foi forrada a feltro e ainda levou uma pequena caixa interior específica para coloar aneis e brincos.



E pronto, deu trabalho mas até gostei do resultado final, um pouco diferente do inicialmente pensado, mas não correu mal!! ;D

O problema é que a Ms Audax disse: Querido não sabia que conseguias fazer tais coisas, vais ter que fazer mais no futuro!!!!  :o :o 8) ;D


P.S.: obrigado a todos pela ajuda e dicas! Provavelmente houve coisas que não fiz bem ou usei o procedimento mais correcto, mas nunca tendo feito nada do género foi um pouco de pesquisa na internet e senso comum misturado com tentativa/erro ;D
« Last Edit: March 13, 2014, 07:39:51 pm by audax »

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: Onde comprar madeira!!! Projecto para uma caixinha em madeira!
« Reply #24 on: March 13, 2014, 03:40:49 pm »
0
Uau, parabéns!!
But the tigers come at night

Offline phoenix

  • Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 338
  • Corroios :: Portugal
  • Respect: +2
Re: Onde comprar madeira!!! Projecto para uma caixinha em madeira!
« Reply #25 on: March 13, 2014, 03:56:06 pm »
0
 :o :o :o

Fantástico sou eu... Isto deixou-me sem palavras!
5USD/10USD de desconto na primeira compra na iHerb com o código KMV001

Set Fixo: EJ DE89 Barley + Semogue 1800

Offline Ablasted

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 25
  • Respect: 0
    • Email
Onde comprar madeira!!! Projecto para uma caixinha em madeira!
« Reply #26 on: March 13, 2014, 03:56:55 pm »
0
Vou apanhar o queixo do chão e já respondo...
Fantástico! Muito bonita mesmo!
Parece que já estou a imaginar os planos para expositores e afins que vão aparecer pelas mentes dos nossos confrades.
Os meus parabéns!

Edit: aquele debruado no interior com um cordel é um pormenor delicioso
« Last Edit: March 13, 2014, 03:58:39 pm by Ablasted »

Offline Kravocks

  • Trade Count: (+3)
  • Com Proraso, eu arraso
  • ****************
  • Posts: 917
  • PT - Lisboa
  • Respect: +333
Re: Onde comprar madeira!!! Projecto para uma caixinha em madeira!
« Reply #27 on: March 13, 2014, 03:58:13 pm »
0
Incrível. Ficou mesmo ... 5 estrelas  :o ;D

Existem aqui pessoas com muito talento.
Poupe $10 na sua 1ª compra no iHerb.com
iHerb Code: CPL782.

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Onde comprar madeira!!! Projecto para uma caixinha em madeira!
« Reply #28 on: March 13, 2014, 03:59:18 pm »
0
Que linda caixa!!! Trabalho excepcional! Parabéns!!!
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Onde comprar madeira!!! Projecto para uma caixinha em madeira!
« Reply #29 on: March 13, 2014, 04:00:21 pm »
0
Ficou maravilho este trabalho, grande talento, parabéns!!

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal