Author Topic: Valobra, Crema di Sapone Purissima alla mandorla  (Read 16107 times)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Valobra, Crema di Sapone Purissima alla mandorla
« on: November 01, 2010, 01:31:10 am »
0
Valobra, Crema di Sapone Purissima alla mandorla

É um sabão de barbear bem conhecido, de grande qualidade, com reputação bem consolidada nos fóruns internacionais. Produzido pela Valobra, empresa fundada por Virgílio Valobra, em 1903, na cidade de Génova. Ainda hoje a valobra produz os seus sabões e sabonetes de forma artesanal, usando os mesmos métodos e técnicas artesanais que remontam ao século XVIII. A escolha de Génova não foi por acaso - a proximidade de um porto de mar permitia o acesso às matérias primas necessárias - que nessa altura não eram fáceis de obter. Por exemplo, o óleo de coco usado no fabrico dos seus produtos ainda hoje provém da mesma ilha do Índico de onde provém há mais de 100 anos.


Para esta review, vou usar um "formato" roubado ao nosso fórum-irmão, o foroafeitado. ;D

1 -  Formulação:
Como sou preguiçoso, tratei de fotografar a embalagem... eh, eh!


Trata-se, portanto, de um sabão de base vegetal, que contém também glicerina. Não se vislumbram ingredientes mais "exóticos" como sebo, lanolina, manteiga de karité, aloé, etc. No entanto, isso não é necessariamente sinónimo de boa ou má qualidade... existem produtos com este tipo de ingredientes que tem um desempenho inferior, e outros que não tendo estes componentes, têm um excelente desempenho.
Tão-pouco se vislumbram ingredientes como parabenos, sorbatos, benzoatos, propilenoglicóis, SLS, corantes ou conservantes, o que deve agradar a quem seja alérgico a esses componentes, ou simplesmente aos mais quimiofóbicos. :D Pessoalmente, não sou uma coisa nem outra, mas confesso que também me agrada. ;D

2 - Apresentação:
É um sabão mole, ou um creme endurecido, como preferirem. ;) É moldável e adapta-se bem a qualquer recipiente onde o queiram colocar. A embalagem contém 150g e é muito simples: embalagem de cartão, na qual vem o sabão embrulhado e protegido por várias camadas de papel. Faz lembrar uma embalagem de manteiga! :D Pessoalmente, acho a embalagem muito "vintage", o que me agrada. Além disso, é muito "eco-friendly", pois não tem qualquer tubo, recipiente de plástico ou outro desperdício. E é "eco-friendly" não porque tal esteja na moda, mas apenas porque a embalagem é a mesma desde há muitos, muito anos atrás.




3 - Duração:
Não faço ideia... nunca acabei nenhum sabão! Apesar de ser um sabão mole, uma pequena quantidade basta para produzir espuma abundante. Certamente dura mais que qualquer creme em tubo. Consigo prever, no mínimo, uns 2 a 4 meses de uso consecutivo.

4. - Carga de sabão:
Muito fácil.  Como é um sabão mole, bastam umas voltinhas com o pincel à superfície para carregar o pincel com a quantidade necessária. Não há qualquer necessidade de colocar o sabão de molho ou de humedecer previamente a superfície do mesmo.

5 - Capacidade para formar espuma:
Muito boa. Facilmente se consegue uma espuma de qualidade.  Não há dificuldades neste aspecto.

6 - Rácio agua/sabão:
Permissiva. É um pouco guloso por água, logo podemos começar com o pincel mal escorrido, levando já alguma água. Por norma, costumo começar sempre com o pincel bem escorrido, e neste caso, tenho que juntar bastante água. E facilmente se pode adaptar a quantidade de água de forma a obter uma espuma mais ou menos espessa, ao gosto de cada um, sem comprometer.

7 - Qualidade da espuma:
Muito boa, densa e cremosa, como gosto. :) Não cai nem seca com facilidade, é uma espuma bastante duradoura.

8 - Protecção e deslize:
Muito boa. É um dos seus pontos fortes. A lâmina desliza sem problemas e dá uma sensação de protecção muito boa.

9 - Sensação na cara:
Boa. É uma sensação neutra, não se sente qualquer sensação refrescante, mentolada ou outra, no entanto proporciona um escanhoado bastante confortável e apurado. Existe uma versão deste sabão que contém mentol em vez de amêndoa, com um efeito refrescante típico do mentol.

10 - Hidratação e sensação após barbear:
Muito boa. Outro ponto onde este sabão é fortíssimo. E é talvez a sua característica mais surpreendente, pois não tem sebo, lanolina, karité, aloé ou outros componentes do género. É um sabão que cuida muito bem a pele e a deixa bem hidratada. Ao ponto de, por vezes, quando o utilizei, até me ter esquecido de colocar ASB, pois nem senti necessidade de tal. :D

11 - Aroma:
Amêndoa, como é típico de tantos cremes italianos. Para quem goste do aroma, é um must. O sabão em si tem um cheiro semelhante ao massapão. A espuma tem um aroma ligeiro e puro a amêndoas (doces? amargas? sei lá, as amêndoas que se põem nos bolos!). :D Pessoalmente, é um aroma que me agrada muito. Dá vontade de dar uma dentada, parece uma sobremesa!  :D

12 - Preço:
Algures entre os €6 e os €8.

13 - Conclusão:
Um bom sabão de barbear, com muita qualidade, fácil de produzir espuma, com um preço justo e com uma quantidade que proporcionará muitos e bons escanhoados. Pode não ter o aroma mais sofisticado ou refinado, no entanto, de todos os que já experimentei, está entre o grupo dos que cuida melhor a pele.

Produto recomendado? SIM! Recomendadíssimo. Pessoalmente é um dos sabões de que mais gostei até hoje. Um exemplo perfeito de que um produto eficaz e de grande qualidade não tem necessariamente que ser caro ou conter componentes exóticos.
« Last Edit: November 01, 2010, 11:48:51 am by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Valobra, Crema di Sapone Purissima alla mandorla
« Reply #1 on: November 01, 2010, 09:52:43 am »
0
Ótimo review!!! Muito interessante o formato "roubado". Se me permitires, o adotarei nos próximos que fizer.
Italianos são mestres na arte da saboaria!!!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

ouriço

  • Guest
  • Trade Count: (0)
Re:Valobra, Crema di Sapone Purissima alla mandorla
« Reply #2 on: November 01, 2010, 11:27:59 am »
0
Ótimo review!!! Muito interessante o formato "roubado". Se me permitires, o adotarei nos próximos que fizer.
Italianos são mestres na arte da saboaria!!!

Concordo com o jltgonca, este formato de review é muito bom. Na minha opinião fica a review mais organizada.
Quanto a sabão é um dos meus preferidos, a par com o Cella. Tenho uma certa dificuldade em dizer de qual dos dois é que gosto mais.

Se é que já o experimentaste como é que comparas este com o Valobra em stick? Tenho uma certa vontade de mandar vir um stick, mas tenho cá tanta tralha, que já nem sei onde a enfiar 8).

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Valobra, Crema di Sapone Purissima alla mandorla
« Reply #3 on: November 01, 2010, 11:43:02 am »
0
Ainda não experimentei ainda o stick... está ainda em lista de espera. Quando o experimentar, logo farei review.
No entanto, tudo o que li acerca do stick é bastante positivo. O Murray recomenda-o muito, é o sabão preferido dele.
Posso dizer que o aroma não tem nada a ver com este, pois não cheira a mentol ou amêndoa como é típico de grande parte dos sabões italianos. Tem um aroma a sabão natural... calculo que a espuma seja praticamente "unscented".

Quanto ao Cella, um dia ainda hei-de experimentar. Está na lista das futuras aquisições!
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline CMur12

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1310
  • Moses Lake, Washington, EUA
  • Respect: +349
    • Email
Re:Valobra, Crema di Sapone Purissima alla mandorla
« Reply #4 on: November 07, 2010, 02:46:18 am »
0
Óptima avaliação, oversaturn.  Obrigado.

Ainda não usei este sabão, mas sou outro fã dos sabões italianos.  O Valobra Shave Stick e o Cella são os meu favoritos.

   - Murray

Offline ruimiguelcunha

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1182
  • E pluribus unum!!!
  • Respect: +39
Re:Valobra, Crema di Sapone Purissima alla mandorla
« Reply #5 on: July 16, 2011, 08:32:02 pm »
0
Olá amigos,
Gostava muito de testar este sabão!!! ;)
Algum de vós sabe onde o posso adquirir?!?!?! ;D
Muito obrigado,
Fotografia Documental e Jornalismo
www.ruimiguelcunha.com

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Valobra, Crema di Sapone Purissima alla mandorla
« Reply #6 on: July 16, 2011, 08:36:27 pm »
0
Olá amigos,
Gostava muito de testar este sabão!!! ;)
Algum de vós sabe onde o posso adquirir?!?!?! ;D
Muito obrigado,

A shaving.ie e a connaughtshaving vendem!

I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline SLB04

  • Trade Count: (+3)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1780
  • Respect: +27
Re:Valobra, Crema di Sapone Purissima alla mandorla
« Reply #7 on: July 16, 2011, 10:43:36 pm »
0
Excelente avaliação, Emanuel.

Para mim cheira a marzipã como a maior parte dos sabões moles italianos. Gosto, mas também enjôo facilmente.

Nesta loja ebay também se arranja a um bom preço. Tal como a I Coloniali. ;)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Valobra, Crema di Sapone Purissima alla mandorla
« Reply #8 on: July 16, 2011, 10:52:41 pm »
0
Excelente avaliação, Emanuel.

Para mim cheira a marzipã como a maior parte dos sabões moles italianos. Gosto, mas também enjôo facilmente.

Nesta loja ebay também se arranja a um bom preço. Tal como a I Coloniali. ;)

Ena! Já conhecia essa loja, mas não sabia que vendia o I Coloniali (e o Valobra). Obrigado! :D

Eu tb acho que o cheiro é semelhante a massapão. Mas de entre todos os sabões italianos que conheço, é o que mais se assemelha ao cheiro das amêndoas, especialmente passado algum tempo, quando o cheiro fica menos intenso.
« Last Edit: July 16, 2011, 10:54:26 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline rntdcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Barão de Solingen
  • **************************
  • Posts: 2927
  • Movido a texugo!
  • Respect: +4
Re:Valobra, Crema di Sapone Purissima alla mandorla
« Reply #9 on: July 16, 2011, 11:30:24 pm »
0
Ena! Já conhecia essa loja, mas não sabia que vendia o I Coloniali (e o Valobra). Obrigado! :D

Foi lá que ganhei dois tubos de Musgo Real, um nunca chegou e como tal enviaram-me outro de imediato, muito simpáticos de trato ainda que demorem um pouco a responder às mensagens. Estão presentes no TSR Vendor Section, mas não sei se fazem descontos... queria inquirir isso antes de lá comprar o I Coloniali (e talvez aquele tubo de viagem da Simpson que é tão fofinho, embora pequeno :P)
You can't have everything. Where would you put it? -- Steven Wright

Offline Martius

  • Trade Count: (+11)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 682
  • Respect: +3
Re:Valobra, Crema di Sapone Purissima alla mandorla
« Reply #10 on: July 17, 2011, 12:09:50 am »
0
Como é que nós sabemos que um sabão é de origem vegetal? E o que é que diferencia os de origem vegetal dos outros?

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Valobra, Crema di Sapone Purissima alla mandorla
« Reply #11 on: July 17, 2011, 12:48:29 am »
0
Como é que nós sabemos que um sabão é de origem vegetal? E o que é que diferencia os de origem vegetal dos outros?

Bom, um sabão de origem animal tem necessariamente "tallow" na sua composição (muitas vezes sob a forma de "sodium tallowate" ou "potassium tallowate") e entre os principais componentes (os que aparecem em primeiro lugar).
"Tallow" é sebo, gordura animal, que depois de refinada e saponificada dá origem à base do sabão.

Um sabão de origem vegetal não tem "tallow", claro.
Geralmente são baseados em óleos e gorduras vegetais: óleo de coco (sodium/potassium cocoate ou coconut acid), óleo de palma (sodium/potassium palmate ou palm kernelate ou palmitic acid) e outros semelhantes.

Há quem diga que os sabões de origem animal são melhores. No B&B cultivam muito essa ideia. Isso porque algumas marcas tradicionais inglesas (como a Penhaligon's) abandonaram a produção de sabões de origem animal, substituindo-os por sabões vegetais que não eram lá muito bons. Tal acontecimento criou esse mito.

Eu acho que cada caso é um caso: há sabões muito bons (e outros menos bons :P) quer no grupo dos "tallow", quer no grupo dos "veggies".
Há sabões de origem animal muito bons (MWF, Valobra, D. R. Harris, só para mencionar alguns), mas há muitos "veggies" que não lhes ficam atrás (caso dos sabões franceses, dos Mühle/EJ, do MdC, do La Toja e outros).
« Last Edit: July 17, 2011, 12:50:12 am by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Martius

  • Trade Count: (+11)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 682
  • Respect: +3
Re:Valobra, Crema di Sapone Purissima alla mandorla
« Reply #12 on: July 17, 2011, 01:13:37 am »
0
Perfeitamente esclarecido. :D

« Last Edit: July 17, 2011, 01:15:58 am by Martius23 »

Offline a_soares

  • Trade Count: (0)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 418
  • Rei do face lathering fail!
  • Respect: 0
Re:Valobra, Crema di Sapone Purissima alla mandorla
« Reply #13 on: July 17, 2011, 06:09:27 am »
0
...queria inquirir isso antes de lá comprar o I Coloniali (e talvez aquele tubo de viagem da Simpson que é tão fofinho, embora pequeno :P)

Quando fores fazer essa compra avisa sff.
Saudações, Augusto.

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Valobra, Crema di Sapone Purissima alla mandorla
« Reply #14 on: July 17, 2011, 08:54:36 am »
0
Excelente review, Caro oversaturn, esclareceu-me várias dúvidas!
Abraços.  ;)
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal