Author Topic: Vinhos que bebemos  (Read 117437 times)

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #360 on: November 22, 2014, 03:16:42 pm »
0
Acabo de dar uma olhada na lista dos 100 melhores e me impressiona estarem nela 8 vinhos de 60 dólares ou menos entre os Top 20! O Quinta do Portal Douro Colheita, 15 dólares, 27° colocado. O vinho mais barato da lista é o Bodegas Montecillo Rioja Viña Cumbrero Crianza, de 2010, que ficou em 62º lugar e custa apenas 10 dólares. Incrível, não?
« Last Edit: November 22, 2014, 03:23:26 pm by JL »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #361 on: November 22, 2014, 03:34:49 pm »
0
Acabo de dar uma olhada na lista dos 100 melhores e me impressiona estarem nela 8 vinhos de 60 dólares ou menos entre os Top 20! O Quinta do Portal Douro Colheita, 15 dólares, 27° colocado. O vinho mais barato da lista é o Bodegas Montecillo Rioja Viña Cumbrero Crianza, de 2010, que ficou em 62º lugar e custa apenas 10 dólares. Incrível, não?
Graças à Deus ;)

Offline cuto

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 206
  • Respect: +5
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #362 on: November 22, 2014, 04:58:16 pm »
0
Acabo de dar uma olhada na lista dos 100 melhores e me impressiona estarem nela 8 vinhos de 60 dólares ou menos entre os Top 20! O Quinta do Portal Douro Colheita, 15 dólares, 27° colocado. O vinho mais barato da lista é o Bodegas Montecillo Rioja Viña Cumbrero Crianza, de 2010, que ficou em 62º lugar e custa apenas 10 dólares. Incrível, não?

O Chryseia 2011 disparou para 124 Euros...
http://www.garrafeiranacional.com/2011-chryseia-tinto.html
Ainda o ano passado bebi uma garrafa. Se soubesse tinha guardado :P

Isto para dizer que esses preços já eram...
« Last Edit: November 22, 2014, 05:00:11 pm by cuto »
"He hoped and prayed that there wasn't an afterlife. Then he realized there was a contradiction involved here and merely hoped that there wasn't an afterlife."
-Douglas Adams


Augusto

Offline Fialho

  • Trade Count: (+7)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 704
  • Brasil - Rio de Janeiro
  • Respect: +20
    • Email
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #363 on: November 22, 2014, 05:10:42 pm »
0
É o problema com estas listas:

O preço do vinho é multiplicado por 10, e nunca mais volta ao seu valor original.

Offline PauloF

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1142
  • Respect: +518
    • Email
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #364 on: November 22, 2014, 06:22:29 pm »
0


Às vezes existem circunstâncias que se conjugam para abalar certas convicções há muito enraizadas. Hoje, pela mão do ministério da justiça, quis a ironia, que no dia em que um ex-PM foi preso e presente à justiça, caso aliás inédito em Portugal, tenha provado um branco que me surpreendeu completamente.


Este veio do Estabelecimento Prisional do Pinheiro da Cruz.
Conheço o tinto há muitos anos. Gostava dele no início da década de 90, se não me falha a memoria penso que inclusive ganhou um prémio nesses anos. Era um vinho robusto, encorpado, atípico numa zona em que as terras são arenosas.

Passou a ser vendido nas grandes superfícies que invariavelmente inflacionaram o seu valor. No entanto no próprio estabelecimento ainda é possível comprar uma BIB de 5lts pelo valor de 0,75Lts de uma garrafa num hipermercado.
Tenho acompanhado este vinho ao longo dos anos. Ingenuamente sempre na versão tinto.
Penso que neste momento ainda estão a vender a colheita de 2010 e embora muito longe da qualidade que ostentava nos idos anos 90 ainda se bebe bem.

Como raramente compro ou peço vinho branco quis a desventura que este tenha passado abaixo do meu radar. Até hoje…

O branco é como nenhum outro (engarrafado) que tenha provado. De cor amarelo torrado, bastante carregado na cor para este tipo de vinho, ligeiramente turvo o que é atípico em vinhos modernos remete-nos para a nostalgia do pré-inox. É o tipo de vinho que, de bom grado esperaria encontrar numa qualquer recôndita adega de aldeia. Não sei o preço da garrafa pelo que não vos sei dizer se vale o investimento. Valerá certamente para quem tiver a curiosidade ou a falta de oportunidade de provar um vinho com características de vinho novo mas com a complexidade de um vinho estagiado.

Da minha parte este é um vinho a adquirir na versão BIB.




Na foto à esquerda uma garrafa nova do tinto, ao centro o branco e à direita o meu ultimo exemplar do famigerado tinto de 1991. :'(

Cumps.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #365 on: November 23, 2014, 08:19:28 pm »
0
Quanto será que custa um desses?  ::)


--

PS; EI!! Quem foi o gênio lá na "Periquita" que achou que era uma boa eliminar o diabo da rolha de cortiça!?!?!?

CARAGO! Um vinho português sem uma rolha?!?!?! Que vou colocar no meu pote de rolhas?   >:(

Há uma data de produtores que usam rolhas sem ser de cortiça nos vinhos para exportação.

Mas aqui no mercado português, é raríssimo isso acontecer. Eles que se atrevam... ;D

Acabo de dar uma olhada na lista dos 100 melhores e me impressiona estarem nela 8 vinhos de 60 dólares ou menos entre os Top 20! O Quinta do Portal Douro Colheita, 15 dólares, 27° colocado. O vinho mais barato da lista é o Bodegas Montecillo Rioja Viña Cumbrero Crianza, de 2010, que ficou em 62º lugar e custa apenas 10 dólares. Incrível, não?

Em Portugal, os vinhos, e até mesmo os vinhos de topo, têm um preço bastante mais baixo, quando comparados com países como a França, por exemplo...


O Chryseia 2011 disparou para 124 Euros...
http://www.garrafeiranacional.com/2011-chryseia-tinto.html
Ainda o ano passado bebi uma garrafa. Se soubesse tinha guardado :P

Isto para dizer que esses preços já eram...

Pois... lei da oferta e da procura :P É o que dá ganhar prémios internacionais.

Mas há mais lojas sem ser essa: http://domvinho.com/produtos/chryseia/
OK, é a de 2012, é comprar agora e rezar para que tenha uma boa classificação na próxima lista ;D para poder valorizar :D
« Last Edit: November 23, 2014, 08:23:24 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #366 on: November 23, 2014, 09:00:26 pm »
0



Às vezes existem circunstâncias que se conjugam para abalar certas convicções há muito enraizadas. Hoje, pela mão do ministério da justiça, quis a ironia, que no dia em que um ex-PM foi preso e presente à justiça, caso aliás inédito em Portugal, tenha provado um branco que me surpreendeu completamente.


Este veio do Estabelecimento Prisional do Pinheiro da Cruz.
Conheço o tinto há muitos anos. Gostava dele no início da década de 90, se não me falha a memoria penso que inclusive ganhou um prémio nesses anos. Era um vinho robusto, encorpado, atípico numa zona em que as terras são arenosas.

Passou a ser vendido nas grandes superfícies que invariavelmente inflacionaram o seu valor. No entanto no próprio estabelecimento ainda é possível comprar uma BIB de 5lts pelo valor de 0,75Lts de uma garrafa num hipermercado.
Tenho acompanhado este vinho ao longo dos anos. Ingenuamente sempre na versão tinto.
Penso que neste momento ainda estão a vender a colheita de 2010 e embora muito longe da qualidade que ostentava nos idos anos 90 ainda se bebe bem.

Como raramente compro ou peço vinho branco quis a desventura que este tenha passado abaixo do meu radar. Até hoje…

O branco é como nenhum outro (engarrafado) que tenha provado. De cor amarelo torrado, bastante carregado na cor para este tipo de vinho, ligeiramente turvo o que é atípico em vinhos modernos remete-nos para a nostalgia do pré-inox. É o tipo de vinho que, de bom grado esperaria encontrar numa qualquer recôndita adega de aldeia. Não sei o preço da garrafa pelo que não vos sei dizer se vale o investimento. Valerá certamente para quem tiver a curiosidade ou a falta de oportunidade de provar um vinho com características de vinho novo mas com a complexidade de um vinho estagiado.

Da minha parte este é um vinho a adquirir na versão BIB.




Na foto à esquerda uma garrafa nova do tinto, ao centro o branco e à direita o meu ultimo exemplar do famigerado tinto de 1991. :'(

Cumps.

Vinho do estabelecimento prisional? Nunca tinha visto tal coisa.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #367 on: November 23, 2014, 11:46:17 pm »
0
Por acaso até conhecia, já vi uma reportagem há uns anos sobre Pinheiro da Cruz em que um dos factos salientados era exactamente a vinha e a produção de vinho do estabelecimento prisional.

Nunca experimentei... pois nunca o vi à venda, nem em grandes nem em pequenas superfícies... :P
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #368 on: November 24, 2014, 09:46:55 pm »
0
DEMOROU!!! Mas finalmente começou a aparecer quem tenha coragem de enfrentar a ditadura francesa...

Estive este fim de semana em França e além de um Beaujolais bastante interessante (acho que tirei foto), os outros vinhos que experimentei eram "bebíveis", mas nada de mais. Um Côtes du Rhone branco até era bastante asqueroso....

Interessante constatar que em conversa com pessoas de outros países, todos conhecem o Mateus Rosé e o Casal Garcia :) Obviamente que para nós há mais facilidade em variar e descobrir, tanto do que há disponível no mercado como pelo preço.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #369 on: November 25, 2014, 09:22:59 am »
0
Estive este fim de semana em França e além de um Beaujolais bastante interessante (acho que tirei foto), os outros vinhos que experimentei eram "bebíveis", mas nada de mais. Um Côtes du Rhone branco até era bastante asqueroso....

Interessante constatar que em conversa com pessoas de outros países, todos conhecem o Mateus Rosé e o Casal Garcia :) Obviamente que para nós há mais facilidade em variar e descobrir, tanto do que há disponível no mercado como pelo preço.

Certa vez, fui fazer um curso de "sommelier" junto com um primo meu... Aturei duas horas de curso... No blá blá blá do "professor", só prestavam os vinhos franceses e os italianos... Quando perguntei a respeito dos portugueses, o cabra começou a me ironizar... Larguei-o falando sozinho e fui o primeiro desertor do curso. Mais tarde, fiquei sabendo que teve mais cinco que não tiveram a necessária paciência pra continuar.

O único vinho francês que me apetece, é exatamente o Beaujolais... Mais especificamente de produção de André Chalandon na versão villages. O Beaujolais é a jóia da coroa da região BORGONHA. Lá eles fazem o vinho sem espremer as uvas. São fermentadas naturalmente e conforme a pressão aumenta, rompem-se sozinhas em maceração.

Mesmo assim, só compro Beaujolais se encontrar ÓTIMA oferta de preço. Do contrário, é Dão Grão Vasco... Depois de velho, fiquei preguiçoso pra experimentar novidades...

Em tempo!!! Falaste do Matheus... Dia desses vi na televisão, que é a BEBIDA PREDILETA de S.M. Elizabeth II, rainha da Inglaterra...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #370 on: November 25, 2014, 09:41:20 am »
0
Bom... seja mito, marketing ou realidade, o velho Mateus é ou foi a bebida predileta de muita gente... desde a velha rainha de Inglaterra até ao Saddam Hussein, passando por Jimi Hendrix, Gulbenkian, Fidel Castro ou Amália Rodrigues... ;D


Mas temos tanta coisa boa, e bem melhor que o Mateus...! :D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #371 on: November 25, 2014, 09:55:27 am »
0
Meu finado pai gostava muito do Matheus... Depois de seu falecimento, nunca mais tomei... Acho que vou comprar uma garrafa...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #372 on: November 25, 2014, 02:22:04 pm »
0
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #373 on: November 25, 2014, 03:23:12 pm »
0
Eu adoro o Mateus!

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #374 on: November 25, 2014, 10:14:15 pm »
0
Cá está ele: Maurice Descombes Beaujolais-Village 2014

Muito interessante... mas fiquei tão deprimido com o Branco Côtes du Rhone que quando cheguei cá o Castello D'Alba Douro DOC Branco soube-me tão, tão bem...
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Tags: callum cabrito estonado 
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal