Author Topic: Iniciantes "sem safety razor", leiam...  (Read 12232 times)

Offline Danny

  • Trade Count: (+4)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 347
  • Respect: 0
    • Email
Iniciantes "sem safety razor", leiam...
« on: April 15, 2014, 01:47:56 am »
0
Prezado confrades iniciantes,
Resolvi criar este tópico para mostrar algo curioso e ao mesmo tempo instigante: por que iniciantes desistem do barbear clássico depois de "dar a primeira"  ::) ;D
Estou no barbear clássico não tem nem um mês. Inicialmente, usava Mach3, como podem acompanhar nesses relatos de uma vida sofrida ::) e sem $$$ pra lâminas, caríssimas e que me irritavam (in loco aka http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=6629.0)
Pois bem, sem conhecer nenhum dos confrades daqui, resolvi tomar a ler tudo que estava ao meu alcance aqui e, julgando-me "preparado", mandei ver, comprei um pincel Batil (sem risos, por favor >:( ;D) por uns 3, 4 reais, o melhor nas drogarias serranas  8)
(aqui o dito cujo - não chegue muito perto que pode espetar ;D)

Também, um super mega bowl de 1,99 de "pRástico" (ignorem o rapaz ao lado dele, por enquanto ::))

E também as super ;D Safety Razors Superbarba, Rosebrand e Sekich

Se quiserem dar uma olhadela sobre a segunda, aka senhores: http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=6761.0
Nesse tópico o querido Gago teceu comentários pertinentes sobre iniciar na nobre arte com safety razors desse "naipe". Obviamente que respeito a opinião do Mestre, mas montei esse tópico porque ainda me considero iniciante, e para eles (no caso nós), nem sempre tem-se às mãos máquinas minimamente razoáveis para o labor ;)

Então, fascinado pelas experiências alheias aqui fartamente apresentadas, coloquei-me frente ao lindo espelho do banheiro e disse: "é agora ou nunca"...


...


..."desisti" depois do primeiro escanhoado, que parecia mais escarrado  ;D Meu nobre pai, há muito, tinha uma caixinha de lâminas que ganhou do barbeiro e disse "se vai fazer assim, não compra as lâminas, eu tenho aqui querido filho" ;D
Vou eu pegar minha Enox Pra Toda Obra e meto a lâmina pra desbastar. Um movimento, dois cortes. Outro movimento, mais três.. Praticamente fui atacado por um tubarão branco ;D
Teimoso >:(, no dia seguinte (coisa que eu nunca fiz), o orgulho: "é ruim de eu não conseguir hein, vamos de novo" 8)
Mais umas bocadas  :'( :'( :'(
Tudo com as safety razors que coloquei aí...

No terceiro dia, após "desistir" de novo, achei esse pincel, o SM3050 (parece semogue o nome, mas calma, é só o Condor ;D)
Olha ele aí, saído de um banho hehehe

Vi uns vídeos no youtube num domingo de chuva e acompanhei caras fazendo espuma na cara, achei o máximo, fui na farmácia e comprei "só" 6 cremes ;D

Gastei uns 4, 5 reais em cada, no máximo...
Peguei uma hiper super bowl de uns 6 reais numa promoção da Americanas (mas já era de cerâmica pô ;D)


Pois bem, voltei ao forum e acompanhei, com mais atenção e carinho, esses tópicos:
http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=5019.0
http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=6065.0
http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=24.0
(créditos aos gênios idealizadores dos mesmos, parabéns e obrigado)

Comecei a me "soltar" e danei a perguntar um monte. Criei afinidade com o JL, Mota, Gago, Stützel, Claudio, Oversaturn, Nuno Sá entre outros. Tenho verdadeiras enciclopédias dentro de minhas MP  ;D

No terceiro barbear, poucos cortes, e resolvi dar um passo a frente, peguei o TGCO:

Mesmo sem entender nada de cerda, sintético, texugo, javali, camelo, rato o diabo ;D Segui o conselho do Gago numa ajuda mútua para uma tarde de domingo:
http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=6693.0

Foi o estopim. Mudar de pincel foi como mudar de mulher de 40 pra uma de 20 (com experiência da de 40) ;D Porém, continuava com as safety razors do capeta ;D
Resolvi então largar de mão da lâmina do pai, a da caixinha azul ::) e achei essa seguindo o conselho do confrade Stützel, caríssima por sinal, 1,30 por 5 ;D, a Laser

Fui me acertando, me acertando, cada vez menos ardência e irritações, segui o conselho do Gago e comprei uma pedra hume Raposo, tem em tudo que é farmácia, custa uns 7 reais e, simplesmente, NÃO ACABA ;D ;D ;D Ah, e pros iniciantes que sempre cometem deslizes, arde pra c... ;D
Então, o confrade JL vem e me surpreende com isso:
http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=6799.0
Fiquei sem palavras, um cara que nem me conhece, se prontifica a me ajudar mesmo tendo zilhões de SRs, barbeando-se de forma clássica há tempos, cheio de produtos, de técnica.. Não tinha nada a ganhar comigo além de um "pé no saco" torrando a paciência com inúmeras perguntas... Adivinhem?! Lotei o cara de perguntas, óbvio ;D
Enquanto to trocando informação com o mesmo, chega a mensagem "Corre, aproveita". Remente? Gago, claro ;D
Chego aqui: http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=6810.0
Pronto, comprar uma Edwin Jagger seria o máximo, ao menos pra mim. Acertei tudo com o confrade Marcelo e paguei pela mesma. Se tudo der certo, quinta ela tá aqui ;)

Porém, minha intenção com esse tópico é mostrar que, sim, dá pra fazer barbear clássico com safety razors baratas e "ruins", cremes nacionais de 4 reais, bowls de plástico ou até sem e pincéis condor de cerda de porco (mesmo que Porquinho da Índia ;D)
Claro, antes da chuva de pedras, eu mesmo já corri pra EJ assim que pude, ou seja, menos de um mês depois de entrar no BC. Mas até agora, 3 semanas depois, agora mesmo acabei de fazer minha barba e, à exceção das 3 primeiras barbas, nenhuma outra ficou como antes ficava, inflamada, ardida, vermelha, machucada..
E eu criei, porque entendo perfeitamente a situação dos iniciantes:
- desacreditado de um método novo;
- pouco dinheiro para investir (ou pouca vontade até ver que é bom mesmo);
- nenhuma facilidade de "ir na farmácia da esquina e achar uma razoável SR";
- incertezas do "como uma lâmina vai cortar mais que 3, 4, 5 de uma Mach3, Fusion, o diabo"?!? ???

Sei que pode ser complicado começar por uma SR assim, pois pode (como o confrade Gago já definiu sabiamente, se me permite, Excelentíssimo: ;D "um iniciante que não sabe bulhufas, que, justamente por não saber bulhufas, pode usar uma dessas, achar uma porcaria, que isso é coisa de gente doida, e nunca mais tentar."), "assustar" os iniciantes, como quase foi o meu caso ;D
Mas ainda sim, caro iniciante, faça como eu: se não tem condição de uma EJ, Merkur, por mais barata que seja (e isso é relativo de bolso pra bolso :-\), compre uma dessas SIM, mas não a veja como uma porcaria. Compre-a de mente aberta, porque também é complicado investir 150, 200reais numa de estirpe e chegar na hora e não gostar do BC, aí é dose né?! :o >:(
Enfim, não sei se me fiz entender, porque é um tópico direcionado aos iniciantes, mesmo, e eu continuo a ser um deles, acredito, por um longo tempo perto de tantas feras como vocês, confrades ! ;)
Abraços a todos



Pronto, podem mandar as pedras  ;D ;D ;D



"Corrector ortográfico" executado
« Last Edit: April 16, 2014, 11:55:13 am by classic-shaver »

Offline Danny

  • Trade Count: (+4)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 347
  • Respect: 0
    • Email
Re: INICIANTES "SEM SAFETY RAZOR", LEIAM...
« Reply #1 on: April 15, 2014, 01:54:06 am »
0
Só completando: as da caixinha azul do meu pai, eram Feathers :o
Isso eu não aconselho a vocês. Esperem a EJ primeiro  ;D ;D ;D

Offline Nuno Sá

  • Trade Count: (+7)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1323
  • Lisboa
  • Respect: +62
    • Email
Re: INICIANTES "SEM SAFETY RAZOR", LEIAM...
« Reply #2 on: April 15, 2014, 01:54:42 am »
0
 Gostei cara  :)

 Excelente progresso barbístico e boa iniciativa de tópico para iniciante.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: INICIANTES "SEM SAFETY RAZOR", LEIAM...
« Reply #3 on: April 15, 2014, 02:22:22 am »
0
Agradecemos a partilha da tua experiência Danny.

Eu sou mesmo da opinião que não se deve começar com SR ruins, que isso pode assustar. No teu caso, você está(va) mesmo decidido à entrar na arte, mas outros mais céticos podem pereceber a coisa de outra maneira.

Mas eu entendo que " a ansiedade é que mata" (parafraseando meu grande amigo Dr.Leckter) e por "dez merréis" não custa experimentar essas tranqueiras como Sekich ( por sinal, repara que o baseplate das três é idêntico).

No mais, quando a EJ chegar, nunca mais você pega nessas SR de metal vadio, tenha certeza  :D

(PS: Fico lisonjeado pelas menções, mas principalmente por ter conseguido te ajudar. Nada mal para um "sabichão")

Offline rralph

  • Trade Count: (+1)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 119
  • Respect: +1
    • Email
Re: INICIANTES "SEM SAFETY RAZOR", LEIAM...
« Reply #4 on: April 15, 2014, 03:13:01 am »
0
Concordo plenamente amigo, tmb comecei com uma superbarba, ate que não foi assustador. Eu fiquei admirado com a arte, disse que nunca mais faria diferente, msm com uma SF safada continuei, comprei o condor 3050 e linha esposa vendo o meu entusiasmo comentou no trabalho dela a minha nova 'loucura', a chefe dela disse que tinha em casa acredita, umas 2 semanas ' que pareceram anos' ela me aparece com uma Gillette mono tech toda ferrada, para minha surpresa era só sujeira. Hj ainda me considero super iniciante porem estou muito animado... Esperando uns sabões que eu comprados com o amigo Andre, espero melhorar a técnica e continuar .... De início e resta diminuir o razor burn, que apos o barbear durante umas 2-3 horas fico bem vermelho. No mais estou super realizado !!!!!

Offline Danny

  • Trade Count: (+4)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 347
  • Respect: 0
    • Email
Re: INICIANTES "SEM SAFETY RAZOR", LEIAM...
« Reply #5 on: April 15, 2014, 03:31:08 am »
0
Agradecemos a partilha da tua experiência Danny.

Eu sou mesmo da opinião que não se deve começar com SR ruins, que isso pode assustar. No teu caso, você está(va) mesmo decidido à entrar na arte, mas outros mais céticos podem pereceber a coisa de outra maneira.

Mas eu entendo que " a ansiedade é que mata" (parafraseando meu grande amigo Dr.Leckter) e por "dez merréis" não custa experimentar essas tranqueiras como Sekich ( por sinal, repara que o baseplate das três é idêntico).

No mais, quando a EJ chegar, nunca mais você pega nessas SR de metal vadio, tenha certeza  :D

(PS: Fico lisonjeado pelas menções, mas principalmente por ter conseguido te ajudar. Nada mal para um "sabichão")
Vou ser eternamente grato por isso Adaul..ops, Gago ;D ;D ;D
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=sp4Fw7UnZsA" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=sp4Fw7UnZsA</a>

Offline Danny

  • Trade Count: (+4)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 347
  • Respect: 0
    • Email
Re: INICIANTES "SEM SAFETY RAZOR", LEIAM...
« Reply #6 on: April 15, 2014, 03:31:59 am »
0
Gostei cara  :)

 Excelente progresso barbístico e boa iniciativa de tópico para iniciante.
Valeu Nunão ;)

Offline Danny

  • Trade Count: (+4)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 347
  • Respect: 0
    • Email
Re: INICIANTES &quot;SEM SAFETY RAZOR&quot;, LEIAM...
« Reply #7 on: April 15, 2014, 03:33:22 am »
0
Concordo plenamente amigo, tmb comecei com uma superbarba, ate que não foi assustador. Eu fiquei admirado com a arte, disse que nunca mais faria diferente, msm com uma SF safada continuei, comprei o condor 3050 e linha esposa vendo o meu entusiasmo comentou no trabalho dela a minha nova 'loucura', a chefe dela disse que tinha em casa acredita, umas 2 semanas ' que pareceram anos' ela me aparece com uma Gillette mono tech toda ferrada, para minha surpresa era só sujeira. Hj ainda me considero super iniciante porem estou muito animado... Esperando uns sabões que eu comprados com o amigo Andre, espero melhorar a técnica e continuar .... De início e resta diminuir o razor burn, que apos o barbear durante umas 2-3 horas fico bem vermelho. No mais estou super realizado !!!!!

Fico feliz de não ser o único doido  ::)  ;D

Offline ARABACI

  • Trade Count: (0)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 742
  • Long living and prosperity!
  • Respect: +1
    • Email
Re: INICIANTES "SEM SAFETY RAZOR", LEIAM...
« Reply #8 on: April 15, 2014, 03:36:43 am »
0
Danny, parabéns pelo post e por seu detalhismo. Eu uso pincel e creme há mais de 35 anos, entretanto, sempre havia temido as Safety Razors. Então um belo dia, comecei com um aparelho Mundial (este realmente ruim, uma mistura de plástico e metal) e com lâmina Bic. Óbvio que o começo não animou muito, mas após ver uns vídeos do Mantic e ler um blog de um brasileiro, o confrade Barbeiro (que também é deste fórum, mas sumiu....), aprendi muitas coisas e não desisti. Foi aí que criei coragem e importei uma Merkur Progress e então fui picado pelo bicho do barbear clássico. Boa sorte em suas descobertas. Não tive um mentor como você, mas diversos confrades, inclusive o JL, me ajudaram bastante com dicas.

Offline ARABACI

  • Trade Count: (0)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 742
  • Long living and prosperity!
  • Respect: +1
    • Email
Re: INICIANTES "SEM SAFETY RAZOR", LEIAM...
« Reply #9 on: April 15, 2014, 03:38:37 am »
+1
Ah, as primeiras DE foram BIC, que já não gostei de cara e passei pelas várias que são encontráveis em SP - Feather (um perigo para iniciantes, mas depois que se pega o jeito e com aparelhos suaves, vai bem); Supermax, Lord e por aí vai

Offline gpeixoto

  • Trade Count: (+2)
  • Dia de Derby
  • *****
  • Posts: 77
  • Respect: +1
    • Email
Re: INICIANTES "SEM SAFETY RAZOR", LEIAM...
« Reply #10 on: April 15, 2014, 04:29:06 am »
0
Parabéns Danny gosto muito dos seus posts pois eles também me ajudam !

Só gostaria de fazer uma sugestão ... não nomear seus tópicos em caixa alta  :'(

[ ]

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: INICIANTES "SEM SAFETY RAZOR", LEIAM...
« Reply #11 on: April 15, 2014, 11:26:47 am »
0
Parabéns Danny!

Gostei de ler teu relato  :D

É uma história parecida com quase todos iniciantes brasileiros, eu incluído!
But the tigers come at night

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: INICIANTES "SEM SAFETY RAZOR", LEIAM...
« Reply #12 on: April 15, 2014, 11:38:15 am »
0
Gostei de ler a descrição da tua experiência, Danny. :)

Um à parte: é necessário colocares o título dos teus tópicos em CAPS LOCK?
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline Danny

  • Trade Count: (+4)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 347
  • Respect: 0
    • Email
Re: INICIANTES "SEM SAFETY RAZOR", LEIAM...
« Reply #13 on: April 15, 2014, 12:26:55 pm »
0
Parabéns Danny gosto muito dos seus posts pois eles também me ajudam !

Só gostaria de fazer uma sugestão ... não nomear seus tópicos em caixa alta  :'(

[ ]
Tem toda razão caro GPeixoto, pode soar agressivo né?!
Sempre que faço, só me lembro após, e burro como sou, nem sabia que podia editar, só agora ::)
Mudança feita caro amigo, a intenção é sempre ajudar..
Você tá começando? Qual safety usa amigão?! ???

Offline Danny

  • Trade Count: (+4)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 347
  • Respect: 0
    • Email
Re: INICIANTES "SEM SAFETY RAZOR", LEIAM...
« Reply #14 on: April 15, 2014, 12:30:09 pm »
0
Danny, parabéns pelo post e por seu detalhismo. Eu uso pincel e creme há mais de 35 anos, entretanto, sempre havia temido as Safety Razors. Então um belo dia, comecei com um aparelho Mundial (este realmente ruim, uma mistura de plástico e metal) e com lâmina Bic. Óbvio que o começo não animou muito, mas após ver uns vídeos do Mantic e ler um blog de um brasileiro, o confrade Barbeiro (que também é deste fórum, mas sumiu....), aprendi muitas coisas e não desisti. Foi aí que criei coragem e importei uma Merkur Progress e então fui picado pelo bicho do barbear clássico. Boa sorte em suas descobertas. Não tive um mentor como você, mas diversos confrades, inclusive o JL, me ajudaram bastante com dicas.
Uma ajustável será a próxima aquisição camarada Arabaci. Eu ía pegar a Futur seguindo orientação do Gago, mas a EJ tava 32euros, enquanto que a Futur tava 66 (sem o frete, que é no mínimo 11), então como a EJ é certeza de máquina suave e ao mesmo tempo serviria para uma vida ;D, resolvi ficar com a EJ (sendo que o Marcelo apareceu vendendo a dele com 2 meses de uso, foi batata ;))

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal