Author Topic: Semogue SE 2013  (Read 10258 times)

Offline bleddyn

  • Trade Count: (+6)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1842
  • Porto, Portugal
  • Respect: +16
Semogue SE 2013
« on: April 15, 2014, 04:21:29 pm »
0
O confrade Latherão fez-me esta pergunta no escanhoado do dia

Eu estou mais interessado na opinião sobre o Semogue LE 2013. É o primeiro que vejo por aqui...

Como o compara com outros Silvertip e Selected Silvertip?

de maneira que com algum atraso, mas aqui vai. :)

O Semogue SE 2013 é uma edição especial (Special Edition), não valerá a pena chamar o pincel de edição limitada, já que segundo um mail que recebi da Gifts&Care foram feitos 440. O pincel apesar de ser a versão de 2013, apenas foi apresentado ao mundo em 2014, mas isto são apenas pequenos pormenores técnicos, não vale a pena estarmos a ser picuinhas. ;D

O cabo é feito em madeira de oliveira, e tem o mesmo formato do cabo do Semogue 2000. Para mim este é não só um dos cabos mais bonitos da Semogue, como também um dos mais ergonómicos. A madeira de oliveira para além de ser típica dos países mediterrâneos, apresenta vários veios, o que faz com que cada pincel seja uma peça única e distinta das demais.




por baixo tem a inscrição "Special Edition 2013 Olive Wood" e a marca "Semogue Portugal"



O pelo usado nestes pinceis, é o que a Semogue chama de "Selected Silvertip", que para mim é muito parecido com o pelo D01 em três bandas da Shavemac. Como ponto de comparação vou usar um Shavemac em silvertip D01 (no meio na próxima fotografia) e um Semogue 2040 HD (à direita)



O Semogue SE 2013 e o Shavemac têm nós com tamanhos muito semelhantes, sensivelmente 24mm de diâmetro por 48mm de altura de pelo (no caso do Semogue medido a partir da anilha) e o 2040 HD tem um nó de sensivelmente 22 por 57mm.
Tenho perfeita noção de que o Semogue está descrito na página da VintageScent como tendo uma altura de pelo de 52mm, mas o que eu comprei, e que veio da Gifts&Care tem uma altura de 48mm, que corresponde à descrição que está no site deles. Para além disso já li um comentário do Phil da BullGooseShaving no TSN, em que segundo ele os pincéis que ele tem à venda também também têm uma altura de 48mm, de maneira que fico sem saber quem é que tem razão.

O formato do nó do Shavemac é em bulb shape, enquanto que para mim o Semogue é mais um misto entre bulb e fan. Numa opinião pessoal acaba por não ser nem uma coisa nem outra, mas o comportamento do Semogue na cara assemelha-se mais a um pincel tipo "fan" do que "bulb". Como suponho que dê para perceber pela fotografia também é o que tem um maior "bloom", maior florescimento do pelo, não sei exatamente qual será a tradução correta desta palavra para português.

Em termos de suavidade do pelo, da densidade do nó e da firmeza (backbone) não noto grandes diferenças entre os dois primeiros. O Shavemac talvez seja um pouco mais firme devido ao formato do nó, mas é algo mínimo.
Comparando-os com o 2040 HD, este último para mim perde em todos os aspetos. No entanto não estou com isto a querer criticar o 2040, que é um dos meus pincéis favoritos, simplesmente são pincéis que jogam em ligas completamente diferentes e com caraterísticas muito próprias.



Numa tentativa de mostrar o "splay" dos pincéis coloquei os três em cima de uma mesa, e suponho que dê para perceber que o 2040 é o que abre mais fazendo um pouco de pressão





no entanto não estejam à espera de milagres, no fundo estamos a falar de pincéis em silvertip, que proporcionam uma sensação muito agradável na cara, mas que não têm a firmeza de um pincel em duas bandas. As fotografias seguintes foram tiradas após fazer espuma na mão, usando bastante mais pressão do que a que habitualmente uso, numa tentativa apenas de ilustrar aquilo que estou a tentar explicar




O pincel custou-me sensivelmente 87€ com o desconto de 10% + portes, enquanto que o Shavemac custa 113€ + portes.
Por outro lado este tipo de pelo na Semogue só é vendido em edições especiais, e supostamente é mais raro do que sei lá o quê, enquanto que na Shavemac posso comprar os que a minha carteira me permitir, e tenho a vantagem de poder escolher o tipo de cabo, altura e diâmetro do nó e ainda o formato (bulb, fan ou flat).

No fundo e para resumir, gosto e muito do meu SE 2013, não estou minimamente arrependido de o ter comprado, e acho que foi uma boa aposta por parte da Semogue, apesar do risco que é fazer uma edição especial com 440 pincéis.
Aproveito ainda para deixar os meus votos do maior sucesso à Semogue, e fico à espera de futuras edições, que ainda tenho muito espaço vazio no armário. ::)


 

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re: Semogue SE 2013
« Reply #1 on: April 15, 2014, 04:25:37 pm »
0
Em suma, fiquei com a ligeira sensação que se um bom amigo aparecesse a perguntar-te algo como

"Camarada, tenho 120 € para gastar no melhor Silvertip que for possível comprar até esse tecto"

a tua recomendação iria no sentido de comprar o Shavemac.

Ou percebi mal?
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline Nuno Sá

  • Trade Count: (+7)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1323
  • Lisboa
  • Respect: +62
    • Email
Re: Semogue SE 2013
« Reply #2 on: April 15, 2014, 04:27:00 pm »
0
 Que revisão !
 
 É disto que este fórum precisa. Vou tentar contribuir com umas revisões de Bálsamos quando souber um pouco mais sobre estes assuntos.

 Realmente o pincel é uma beleza.

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Semogue SE 2013
« Reply #3 on: April 15, 2014, 04:35:36 pm »
0
Antes de mais muito obrigado pela excelente review confrade bleddyn.

Em suma, e com o pouco tempo tempo e rodagem que tenho neste mundo, a conclusão a que chego é a seguinte:
Um silvertip é excelente para quem usa basicamente cremes. Tenho 2 Mühle e nota-se isso perfeitamente. Ora, o que eu reparo é que a tendência é contraria... os confrades, com o passar do tempo, vão comprando mais sabões em detrimento de cremes... (e é o meu caso inclusive!!).

Isto "cola" á pergunta do Igor:

Em suma, fiquei com a ligeira sensação que se um bom amigo aparecesse a perguntar-te algo como

"Camarada, tenho 120 € para gastar no melhor Silvertip que for possível comprar até esse tecto"

a tua recomendação iria no sentido de comprar o Shavemac.

Ou percebi mal?

...
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline SLB04

  • Trade Count: (+3)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1780
  • Respect: +27
Re: Semogue SE 2013
« Reply #4 on: April 15, 2014, 04:55:09 pm »
0
Excelente avaliação!

Conheço os nós da D01 de 3 bandas da Shavemac e os Selected Silvertip da Semogue e não podia concordar mais.

Eu acho que o Antonio apenas tento ser objectivo. Quem gostar do cabo e se for no tempo certo, compra com um Semogue SE um pincel de topo que não precisa de se esconder das marcas famosas. Mas quem quiser um Silvertip de topo e quer um cabo especial e com formatos á medida, tem com a Shavemac uma melhor escolha. Nem na Thäter, nem na Simpson pode-se encomendar os nós e os cabos como desta maneira (e com muito mais escolha nos cabos): http://www.shavemac.com/products/Experts/Shaving-Brush-EXPERTS-SELECT.html

Já agora, por muito respeito que tenho pela Mühle, mas os nós Silvertip da Mühle não chegam aos da Shavemac, Thäter ou Simpson.  A qualidade é muito boa, mas são muito menos densos e sempre com lofts muito altos. O Semogue e o Shavemac funcionam muito bem com sabões.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Semogue SE 2013
« Reply #5 on: April 15, 2014, 05:41:39 pm »
0
Muito obrigado, bleddyn, por partilhares comnosco esta extraordinária review. :)
Acho este pincel muito bonito, ainda por cima tem o meu formato de cabo favorito da Semogue numa madeira que também é das minhas preferidas. Tem sido para mim uma tentação assim que saiu. :P Se não fosse o preço.... :P

Já agora, por muito respeito que tenho pela Mühle, mas os nós Silvertip da Mühle não chegam aos da Shavemac, Thäter ou Simpson.  A qualidade é muito boa, mas são muito menos densos e sempre com lofts muito altos. O Semogue e o Shavemac funcionam muito bem com sabões.

Concordo.

Os pincéis silvertip da Mühle têm muitas parecenças com os modelos tradicionais da Semogue, leia-se o 2015, 730 e etc. São pincéis cuja densidade é muito moderada e com altura de pelo elevada, não admira que não tenham a firmeza ou "backbone" tão populares hoje em dia nos fóruns de barbear.

Não estou a dizer que os Mühle são iguiais aos Semogue tradicionais, tal não é verdade, existem diferenças óbvias (formato do nó, cabos, etc), mas partilham muitos pontos em comum.

Devo dizer que tenho 2 pincés "Selected Silvertip" da Semogue e ambos não têm qualquer dificuldade em ligar com sabões duros, mesmo não tendo um loft tão curto como aparenta ter este LE2013.

Eu acho que o Antonio apenas tento ser objectivo. Quem gostar do cabo e se for no tempo certo, compra com um Semogue SE um pincel de topo que não precisa de se esconder das marcas famosas. Mas quem quiser um Silvertip de topo e quer um cabo especial e com formatos á medida, tem com a Shavemac uma melhor escolha. Nem na Thäter, nem na Simpson pode-se encomendar os nós e os cabos como desta maneira (e com muito mais escolha nos cabos): http://www.shavemac.com/products/Experts/Shaving-Brush-EXPERTS-SELECT.html


Também fiquei com essa impressão, que é mais uma questão de personalização e disponibilidade do que da qualidade intrínseca de ambas as escolhas..
« Last Edit: April 15, 2014, 05:47:38 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Semogue SE 2013
« Reply #6 on: April 15, 2014, 06:18:11 pm »
0
 Bravo António. 8)
Excelente apresentação. Alem (por enquanto) que eu é mais "cerdas"...

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Semogue SE 2013
« Reply #7 on: April 15, 2014, 07:01:22 pm »
0
Excelente análise, António.

Não tenho este pincel (consegui resistir, não sei como ::)), mas tenho o Horn Selected Silvertip, cujo nó e pêlo são essencialmente os mesmos. Curiosamente o meu nó tem uma altura de 51,35mm, portanto muito próxima dos 52mm anunciados.
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline dott_macchia

  • Trade Count: (+18)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2101
  • Respect: +28
    • Fluminense F.C.
Re: Semogue SE 2013
« Reply #8 on: April 15, 2014, 07:18:09 pm »
0
Parabéns pelo review. Excelente trabalho.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Semogue SE 2013
« Reply #9 on: April 15, 2014, 07:38:32 pm »
0
Obrigado por partilhar suas impressões. ;)




Offline Latherão

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2709
  • Respect: +1618
    • Email
Re: Semogue SE 2013
« Reply #10 on: April 15, 2014, 08:14:26 pm »
0
Muito obrigado, confrade bleddyn, por uma resposta tão extensa ao meu pedido de opinião! Tenho que começar a pedir mais opiniões :)

Agora mais a sério, estou a ter muitas dificuldades em resistir a este pincel: faço espuma na cara 90% das vezes e o único Texugo que tenho é um tipo puro... que até aprecio! Mas já sei que este joga na Liga dos Campeões, enquanto o meu Semogue 740 disputa, com brio, um lugar de destaque na Segunda Liga...

Resta saber se vale a pena dar 90 € por um simples pincel da barba...


Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Semogue SE 2013
« Reply #11 on: April 15, 2014, 08:22:54 pm »
0
Parabéns!! Excelente avaliação!!

Offline ClaudioBP

  • Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • *************************************
  • Posts: 6453
  • Respect: +316
    • Email
Re: Semogue SE 2013
« Reply #12 on: April 15, 2014, 08:27:20 pm »
0
Excelente review, bleddyn!! Irretocável e muito bem explicada!!!
Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Semogue SE 2013
« Reply #13 on: April 15, 2014, 08:30:38 pm »
0
Eu não gostava nada de cabos de madeira crua, preferia de acrílico, ou até mesmo madeira desde que pintada. Falei isto no fórum algumas vezes.

Mas isso vem mudando, cada vez mais gosto de madeira, hoje acho um material fora do comum, e até mesmo este pincel que outra hora não dei muita atenção, hoje acho bem bonito.

É pena (para mim) que o nó seja silvertip, já que me desapontei com esse tipo de nó recentemente.  :-\

Offline ClaudioBP

  • Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • *************************************
  • Posts: 6453
  • Respect: +316
    • Email
Re: Semogue SE 2013
« Reply #14 on: April 15, 2014, 08:33:35 pm »
0
Eu não gostava nada de cabos de madeira crua, preferia de acrílico, ou até mesmo madeira desde que pintada. Falei isto no fórum algumas vezes.

Mas isso vem mudando, cada vez mais gosto de madeira, hoje acho um material fora do comum, e até mesmo este pincel que outra hora não dei muita atenção, hoje acho bem bonito.

É pena (para mim) que o nó seja silvertip, já que me desapontei com esse tipo de nó recentemente.  :-\


O nó é igual ao da edição do foroafeitado e posso garantir que não é "floppy" e funciona muito bem com sabões, seja para fazer espuma na cara ou na tijela. Já usei dos 2 modos e não tive problema algum.
Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal