Author Topic: Pincel "fundo de quintal"  (Read 6470 times)

Offline Luís Carlos

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 146
  • Respect: +1
    • Email
Re: Pincel "fundo de quintal"
« Reply #15 on: April 20, 2014, 04:40:50 pm »
0
Para o texugo isso faz sentido mas para o cavalo não. Não existe benefício em manter as pontas intactas a não ser um período de quebra mais curto.

O único pincel de pelo de cavalo que eu tive possuía as pontas. Os da Vie-Long, apesar que analisar por fotos não dá uma boa ideia, me parecem possuir as pontas também (se não houve afilamento mecânico).

Acho que os pelos de cavalo são mais grossos que os de texugo. Sem as pontas, no mínimo ficariam bem mais rudes no rosto. Até mais que pinceis de cerdas. Mas se sem as pontas o pincel se comporta melhor em outros aspectos realmente faz mais sentido eliminar as pontas sim.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Pincel "fundo de quintal"
« Reply #16 on: April 20, 2014, 05:40:58 pm »
0
O único pincel de pelo de cavalo que eu tive possuía as pontas. Os da Vie-Long, apesar que analisar por fotos não dá uma boa ideia, me parecem possuir as pontas também (se não houve afilamento mecânico).

Acho que os pelos de cavalo são mais grossos que os de texugo. Sem as pontas, no mínimo ficariam bem mais rudes no rosto. Até mais que pinceis de cerdas. Mas se sem as pontas o pincel se comporta melhor em outros aspectos realmente faz mais sentido eliminar as pontas sim.

O pelo do cavalo não tem pontas como o do texugo, no cavalo as pontas são criadas pelo desgaste do fio. O pelo de cavalo é como o cabelo humano, cresce sempre e depois de cortado ou partido, o desgaste trata de criar nova ponta. Por isso, cortar a ponta pouco importa para os pincéis porque com a "quebra" aparece nova ponta.

Apesar do que se diz por aí, acredito que o pelo de porco se comporta da mesma maneira e espiga mesmo tendo as pontas cortadas.

Os Vie-Long de pelo de cavalo devem ter as pontas criadas através de processo mecânico como referiu, mas também têm pelos tão finos quanto o texugo e outros mais grossos que pelo de porco (estes últimos são sofríveis na cara, mesmo quando abrem em várias pontas podem dar picadas).

Offline paulosantoro

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 151
  • Carpe diem (e o barbear também)
  • Respect: +11
Re: Pincel "fundo de quintal"
« Reply #17 on: April 21, 2014, 04:28:23 am »
0
O pelo do cavalo não tem pontas como o do texugo, no cavalo as pontas são criadas pelo desgaste do fio. O pelo de cavalo é como o cabelo humano, cresce sempre e depois de cortado ou partido, o desgaste trata de criar nova ponta. Por isso, cortar a ponta pouco importa para os pincéis porque com a "quebra" aparece nova ponta.

Apesar do que se diz por aí, acredito que o pelo de porco se comporta da mesma maneira e espiga mesmo tendo as pontas cortadas.

Os Vie-Long de pelo de cavalo devem ter as pontas criadas através de processo mecânico como referiu, mas também têm pelos tão finos quanto o texugo e outros mais grossos que pelo de porco (estes últimos são sofríveis na cara, mesmo quando abrem em várias pontas podem dar picadas).


Dúvida de inciante: sendo sofríveis na cara, por que têm tamanha legião de fans, como os Semogue, por exemplo?
« Last Edit: April 21, 2014, 03:34:43 pm by paulosantoro »

Offline Luís Carlos

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 146
  • Respect: +1
    • Email
Re: Pincel "fundo de quintal"
« Reply #18 on: April 21, 2014, 03:32:22 pm »
0
O pelo do cavalo não tem pontas como o do texugo, no cavalo as pontas são criadas pelo desgaste do fio. O pelo de cavalo é como o cabelo humano, cresce sempre e depois de cortado ou partido, o desgaste trata de criar nova ponta. Por isso, cortar a ponta pouco importa para os pincéis porque com a "quebra" aparece nova ponta.

Então, mas pelo, de qualquer animal, cai e cresce outro no lugar. Acho que nem sempre se estaria cortando o mesmo pelo mais de uma vez. Não conheço nada de cavalos nem faço ideia de como exatamente são fabricados esses pinceis, mas para um fabricante que se preocupa com qualidade, suponho que sejam eles quem definam quando e como o pelo deve ser cortado. Não imagino um fabricante sair recolhendo pelo cortado guardado dentro de um saco sem critério e seleção prévios. Mas, se como você diz, o pelo vai criar ponta quando o pincel estiver em uso, essa prática passa a fazer bastante sentido. Não caberia ficar escolhendo pelo e colocando todos com as pontas para o mesmo lado como se costuma fazer com pelo de texugo.

Apesar do que se diz por aí, acredito que o pelo de porco se comporta da mesma maneira e espiga mesmo tendo as pontas cortadas.

Eu estou fazendo alguns testes com um pincel de cerdas de porco. Até agora, o que li na net sobre o "espigamento" não vem sendo reproduzido na prática não. Ainda necessito tempo para chegar a uma conclusão ou fazer suposições embasadas, mas por ora, estou propenso a desconfiar que talvez os porcos possuam pelos também.

A princípio, também suponho que uma cerda, estando apta a espigar, deve espigar tendo ponta natural ou não.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Pincel "fundo de quintal"
« Reply #19 on: April 21, 2014, 03:47:11 pm »
0

Dúvida de inciante: sendo sofríveis na cara, por que têm tamanha legião de fans, como os Semogue, por exemplo?

parece que há aqui um erro de interpretação ou de leitura.
Os pêlos que o FML descreve como sofríveis são os pelos de cavalo mais grossos, ou seja, que são mais grossos que os de cerda.
Ou pelo menos é o que me parece ser a intenção dele.

Eu estou fazendo alguns testes com um pincel de cerdas de porco. Até agora, o que li na net sobre o "espigamento" não vem sendo reproduzido na prática não. Ainda necessito tempo para chegar a uma conclusão ou fazer suposições embasadas, mas por ora, estou propenso a desconfiar que talvez os porcos possuam pelos também.


Eu confesso é que não percebi esta parte, especialmente (mas não só) a parte sublinhada -  e que me perdi um pouco...  :o

I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Pincel "fundo de quintal"
« Reply #20 on: April 21, 2014, 05:00:03 pm »
0
Para que os meus pensamentos fiquem esclarecidos  :)

Os pelos sofríveis de que escrevi são os pelos grossos do cavalo, esses espetam na cara se pressionarmos o pincel contra a mesma.

Existem pelos de porco também sofríveis, que parecem agulhas na cara, e nem são muito grossos, mas a Semogue, tanto quanto sei, não usa desses pelos. Mesmo o pelo mais rijo de porco da Semogue não é desconfortável depois de amaciado.

O pelo de cavalo geralmente é aparado da mesma forma que nós cortamos o cabelo, pois está sempre a crescer. Na natureza, a atividade do cavalo acaba por quebrar o pelo. Tal como o nosso pelo quando cortado, a ponta fica mais grossa, mas ao fim de algum tempo de desgaste, a mesma adelga, fazendo com que o pelo perto da raiz seja mais grosso que na ponta. Isto significa que a ponta no pelo de cavalo é criada por processo mecânico (natural ou provocado). Se o pincel não tiver pontas finas e suaves, depois de algum desgaste, adquire-as.

Claro que se utilizarmos pelo já com as pontas formadas e as colocarmos do lado do nó do pincel, o mesmo vai ter tendência a menor firmeza e quebrar pelos perto da base.

O pelo de porco, acredito que seja como o nosso pelo corporal. Isto é, cresce até determinado ponto e não mais, mas é quebradiço como o pelo de cavalo e não tão resistente quanto o pelo de texugo. Isto leva a que o pelo sofra desgaste como o pelo de cavalo e amaciamento com o uso.

Algum pelo de porco, para além de sofrer desgaste, também espiga. A Semogue é conhecida por ter pelo com essas caraterísticas, mas nem todos os Semogues de porco espigam as pontas e uns espigam mais que outros. Se isto tem a ver com o tipo de pelo ou com o tratamento que lhe é dado não sei. Mas uma coisa é certa, um pincel com pontas espigadas fica com as pontas muito suaves, tem firmeza de tronco e trabalha melhor a espuma que um pincel sem as pontas espigadas.

O pelo de texugo é algo diferente, pois é mais resistente e tem tonalidades e caraterísticas diferentes ao longo do seu comprimento que impedem um amaciamento tão aparente e tornam o corte das pontas contraproducente. A haver pontas de pelo de texugo cortadas, estas deverão ser no pelo de tipo pure preto (que também podem dar picadas valentes).

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Pincel "fundo de quintal"
« Reply #21 on: April 21, 2014, 05:49:57 pm »
0
Ponta simples... Ponta dupla... Ponta n-upla... Ponta agressiva... Pelo sofrível... Puts... Acho que sou insensível... Quando terminei de construir meu pincel, esperei apenas a cola curar. Três horas depois, usei o pincel pra fazer a barba. Senti um pouco pontudo, pois estava ACOSTUMADO com um pincel mais macio, mas sinceramente, em momento algum o novo pincel se revelou como instrumento de tortura.

Fica melhor a cada dia que passa. O único problema, foi que algumas cerdas de soltavam, culpa talvez do processo de colagem, mas depois de cinco ou seis vezes de usar, a retenção de água é ótima e a maciez é bem adequada.

Às vezes, entendo que quanto mais se passa de cremes e outros tipos de gosma, pior... Mais sensível fica a pele. Lavo o rosto durante o banho e faço a barba em seguida (com Williams Mug Soap, que já percebi por aqui, ter uma legião de detratores...). Se ocorrer algum incidente, o styptic está ao alcance da mão. Se não ocorrer, lavo com água e sabonete comum depois de terminar a barba e não passo absolutamente nada depois, nem líquido, nem gosmento. Minto!!! Passo a toalha para enxugar ;)

Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Pincel "fundo de quintal"
« Reply #22 on: April 21, 2014, 06:12:26 pm »
0
Temos homem de barba rija  ;D Ou pode ser o pelo do pincel que seja muito bom. Eu considero os meus pincéis de cavalo os mais suaves que tenho em termos de pontas, mas tem lá uns pelos rebeldes que picam que nem alfinetes e se forem esborrachados na cara sensibilizam a pele.

Os meus Vie-Long de cavalo perdem um ou outro pelo mesmo depois de muitas utilizações.


Offline paulosantoro

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 151
  • Carpe diem (e o barbear também)
  • Respect: +11
Re: Pincel "fundo de quintal"
« Reply #23 on: April 22, 2014, 12:09:06 am »
0
Para que os meus pensamentos fiquem esclarecidos  :)

Os pelos sofríveis de que escrevi são os pelos grossos do cavalo, esses espetam na cara se pressionarmos o pincel contra a mesma.

Existem pelos de porco também sofríveis, que parecem agulhas na cara, e nem são muito grossos, mas a Semogue, tanto quanto sei, não usa desses pelos. Mesmo o pelo mais rijo de porco da Semogue não é desconfortável depois de amaciado.

O pelo de cavalo geralmente é aparado da mesma forma que nós cortamos o cabelo, pois está sempre a crescer. Na natureza, a atividade do cavalo acaba por quebrar o pelo. Tal como o nosso pelo quando cortado, a ponta fica mais grossa, mas ao fim de algum tempo de desgaste, a mesma adelga, fazendo com que o pelo perto da raiz seja mais grosso que na ponta. Isto significa que a ponta no pelo de cavalo é criada por processo mecânico (natural ou provocado). Se o pincel não tiver pontas finas e suaves, depois de algum desgaste, adquire-as.

Claro que se utilizarmos pelo já com as pontas formadas e as colocarmos do lado do nó do pincel, o mesmo vai ter tendência a menor firmeza e quebrar pelos perto da base.

O pelo de porco, acredito que seja como o nosso pelo corporal. Isto é, cresce até determinado ponto e não mais, mas é quebradiço como o pelo de cavalo e não tão resistente quanto o pelo de texugo. Isto leva a que o pelo sofra desgaste como o pelo de cavalo e amaciamento com o uso.

Algum pelo de porco, para além de sofrer desgaste, também espiga. A Semogue é conhecida por ter pelo com essas caraterísticas, mas nem todos os Semogues de porco espigam as pontas e uns espigam mais que outros. Se isto tem a ver com o tipo de pelo ou com o tratamento que lhe é dado não sei. Mas uma coisa é certa, um pincel com pontas espigadas fica com as pontas muito suaves, tem firmeza de tronco e trabalha melhor a espuma que um pincel sem as pontas espigadas.

O pelo de texugo é algo diferente, pois é mais resistente e tem tonalidades e caraterísticas diferentes ao longo do seu comprimento que impedem um amaciamento tão aparente e tornam o corte das pontas contraproducente. A haver pontas de pelo de texugo cortadas, estas deverão ser no pelo de tipo pure preto (que também podem dar picadas valentes).

Está esclarecido. Agradeço as informações que tenho recebido dos confrades, ainda mais nessa fase de iniciante no BC.

Offline Luís Carlos

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 146
  • Respect: +1
    • Email
Re: Pincel "fundo de quintal"
« Reply #24 on: April 22, 2014, 02:27:53 am »
0
Eu confesso é que não percebi esta parte, especialmente (mas não só) a parte sublinhada -  e que me perdi um pouco...  :o

Comenta-se em blogs e fóruns que há uma diferença entre pelo e cerda. Isso considerados "pelo" e "cerda" pelo significado técnico. Pelo que se comenta, a cerda absorve mais água e retém menos água (menos água fica grudada). O pelo supostamente absorve menos água, mas retém mais água. Comenta-se também que cerda "espiga" e pelo não.

E, por fim, comenta-se também que não importa em termos de qualidade a parte do corpo do porco de onde a cerda é retirada como ocorre com o texugo. Supostamente seria tudo a mesma coisa. E tudo cerda.

Só que eu estou testando um pincel (supostamente de cerdas) que por enquanto acho que não vai espigar. Se não espiga, pela teoria internetez corrente, é pelo e não cerda.

Mas é muito cedo ainda. Por enquanto fica só na suspeita sem provas.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Pincel "fundo de quintal"
« Reply #25 on: April 22, 2014, 09:58:32 am »
0
Hummm... estou a ver.
É a primeira vez que reparo nessa teoria, ou a entendo dessa maneira. Mas talvez haja aqui alguma confusão de conceitos...

Para mim, e tratando-se de pincéis, sempre considerei "pelo de porco/javali" = "cerda", e aqui o termo "cerda" é o equivalente à palavra inglesa "bristle", usada para distinguir estes pincéis dos de texugo ("badger"). Os espanhóis usam muitas vezes a expressão "pelo de cerda" quando se referem a estes pincéis.

Essa diferença de absorção de água que descreves é algo que na realidade se comenta quando se comparam pincéis de cerda (ou seja, pelo de porco/javali) e de texugo. Ou seja, a cerda absorve mais e retém menos, o texugo absorve menos e retém mais.

Outros tipos de pelo também usados para fazer pincéis (cavalo ou até cabra, em alguns países) terão comportamentos distintos.

A cerda espiga? Depende... É que há diferentes tipos de pelo de cerda, provavelmente tantos quantos os tipos existentes de porcos ou javalis. E nem todos são bons para fazer pincéis. Por exemplo, já testei um protótipo de um pincel da Semogue feito com cerdas de porco preto ibérico. É um pelo de cerda peculiar, muito diferente dos pelos de cerda habitualmente usados para fazer pincéis, e que não espiga (não "quebra") com muita facilidade.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Luís Carlos

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 146
  • Respect: +1
    • Email
Re: Pincel "fundo de quintal"
« Reply #26 on: April 23, 2014, 02:43:25 am »
0

A cerda espiga? Depende... É que há diferentes tipos de pelo de cerda, provavelmente tantos quantos os tipos existentes de porcos ou javalis. E nem todos são bons para fazer pincéis. Por exemplo, já testei um protótipo de um pincel da Semogue feito com cerdas de porco preto ibérico. É um pelo de cerda peculiar, muito diferente dos pelos de cerda habitualmente usados para fazer pincéis, e que não espiga (não "quebra") com muita facilidade.

É exatamente o ponto onde eu quero chegar. Se há uma categoria específica de pinceis de cerda (ou pelo) que não espiga, o não-espigamento seria uma característica dessa categoria de pincel e não um problema com a qualidade do pincel. Caberia ao usuário definir se prefere um ou o outro. Se por outro lado um fabricante de pinceis de barbear, por questões de custo, utiliza um material que é apenas apropriado para fazer pinceis artísticos, ele estaria fazendo um pincel de menor qualidade já que não está utilizando um material específico para isso. 

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Pincel "fundo de quintal"
« Reply #27 on: April 23, 2014, 10:13:11 am »
0
Não percebo o que queres dizer com "pincéis artísticos"... ??? Outro conceito que me escapa, e que não entendo. :P

Aquele foi um protótipo, construído para testar e ver como se comportava. O pelo tem características muito especiais, muito lento a quebrar e com grande rigidez, não seria um pincel consensual... por alguma razão não passou de protótipo, e nunca chegou a ser produzido em série.

Agora no que toca a pincéis de barbear, feitos por marcas de qualidade, ainda não vi nenhum que não "quebrasse" (ou espigasse, para pegar na tua expressão) passado algum tempo. Até aquele protótipo (apesar de levar muuuito tempo a quebrar).
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Luís Carlos

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 146
  • Respect: +1
    • Email
Re: Pincel "fundo de quintal"
« Reply #28 on: April 23, 2014, 03:21:14 pm »
0
Pincel artístico é o pincel que se utiliza em artes plásticas (pintura a óleo, aquarela, etc.).

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Pincel "fundo de quintal"
« Reply #29 on: April 23, 2014, 03:28:10 pm »
0
Pincel artístico é o pincel que se utiliza em artes plásticas (pintura a óleo, aquarela, etc.).


AAAhhhh!!! OK, já percebi! :D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal