Author Topic: Navalhas do meu Avô- Restauro terminado! :)  (Read 23262 times)

Offline Fab

  • Trade Count: (+1)
  • A Mühle da cooperativa
  • ************
  • Posts: 535
  • May the Classic Shave force be with you!
  • Respect: 0
Re: Navalhas do meu Avô- Consigo fazer alguma coisa disto?
« Reply #15 on: April 21, 2014, 10:24:35 pm »
0
Uma verdadeira aula de restauracao de navalhas. Grande professor Gil, top class gentleman :)
Be kind whenever possible. It is always possible.
Dalai Lama

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Navalhas do meu Avô- Consigo fazer alguma coisa disto?
« Reply #16 on: April 21, 2014, 10:32:43 pm »
0
Deu gosto de ler este tópico!!  :)

Offline rui_alberto

  • Trade Count: (+2)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 365
  • Respect: +1
Re: Navalhas do meu Avô- Consigo fazer alguma coisa disto?
« Reply #17 on: April 21, 2014, 10:35:06 pm »
0
A lâmina negra é o ácido do vinagre a oxidar o carbono. Não se preocupe que sai. Um limão tb daria  para o efeito que são ambos ácidos muito suaves.

hmmm, e como? já quase não tem ferrugem grossa, agora gostava de começar a tratar de remover o negro e ver se as manchas vão tb...

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Navalhas do meu Avô- Consigo fazer alguma coisa disto?
« Reply #18 on: April 22, 2014, 12:46:31 am »
0


Muito obrigado meus amigos pela amabilidade das vossas palavras. Apenas os meus dois "cents" que mais há neste nosso forum também "bem sabedores".

E ainda bem que assim é, que nestas coisas, todos temos a nossa quota-parte de expertise e na fusão de todos os conselhos, estaremos mais próximos da perfeição. A tal questão de "duas cabeças pensarem melhor que uma" e o são contraditório que ajuda a todos.

Se já chegou ao "negro" está na altura de algo um pouquinho mais "duro" e abrasivo e é tempo deste artigo  :D



Pode também usar o Bravo mais fino mas, curiosamente, o "palha d'aço" tradic. é mais abrasivo que este às espirais.

Coloque a pá debaixo de um fio de água, coloque detergente de louça no esfregao, que vai dar deslize a tudo e questão de não ser aço contra aço, e uma nova esfregadela.

Para manusear tudo sem medo e a pá não se soltar das mãos, envolva metade  num pano ou toalha que lhe vai dar mais preensão ao trabalhar. Pode fazer por partes, metade de cada vez.

Se preferir, pega numa tábua de cozinha, dessas de cortar o frango e coloca sobre uma mesa estável ou bancada de trabalho. 1º poe um pano por baixo (questão de não deslizar), depois a tábua, depois outro pano que possa estragar ou papel de cozinha, tudo bem comprimido, e coloca a pá em cima. Deverá ficar bem estável e segure-a com a outra mão, aí poderá trabalhar com o esfregão ao longo de toda a lâmina que está bem assente.

Mas faça os seus ajustes e veja como se dá... ;)


Offline rui_alberto

  • Trade Count: (+2)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 365
  • Respect: +1
Re: Navalhas do meu Avô- Consigo fazer alguma coisa disto?
« Reply #19 on: April 22, 2014, 07:46:37 am »
0
Curioso,  tb já tinha lido para usar palha de aco, mas estava com medo que riscasse... aquela bravo já com sabão é boa? tenho cá em casa :P

ficam as fotos depois de umas horas em água e vinagre, limpeza com água quente para tirar os restos de vinagre e uma polidela rápida com polish para ver se consegui tirar o negro facilmente.

Já se lê a marca e do outro lado " Nº42 5/8" "

next, palha de aço?







« Last Edit: April 22, 2014, 09:23:53 am by rui_alberto »

Offline Colcurinho

  • Trade Count: (+1)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1903
  • Respect: +16
Re: Navalhas do meu Avô- Consigo fazer alguma coisa disto?
« Reply #20 on: April 22, 2014, 09:45:32 am »
0
 :o :o :o

epá!! estou surpreendido! nunca pensei que ficassem tão boas.

Muito valiosa a informação do Gil.

Offline rui_alberto

  • Trade Count: (+2)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 365
  • Respect: +1
Re: Navalhas do meu Avô- Consigo fazer alguma coisa disto?
« Reply #21 on: April 22, 2014, 10:00:22 am »
0
:o :o :o

epá!! estou surpreendido! nunca pensei que ficassem tão boas.

Muito valiosa a informação do Gil. (Image removed from quote.)

Sem dúvida :D

ainda só estou a mexer na 2a, a que tem a caixa trocada. quando esta estiver OK avanço para a outra, que gostava mesmo de deixar a cortar... vamos ver como corre ;)

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Navalhas do meu Avô- Consigo fazer alguma coisa disto?
« Reply #22 on: April 22, 2014, 11:39:11 am »
0


Boas noticias então!!  ;)  Mais um bocado e já dá para...  ;D



Offline rui_alberto

  • Trade Count: (+2)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 365
  • Respect: +1
Re: Navalhas do meu Avô- Consigo fazer alguma coisa disto?
« Reply #23 on: April 23, 2014, 07:44:43 pm »
0
Ora então, o ponto de situação deste restauro.
A 1a lâmina a ser tratada levou o banho de vinagre, que a deixou negra... ainda não consegui reverter completamente esse efeito...  :'(

Por esse motivo não fiz isso na outra (que estimo mais) e avancei directamente para a palha de aço.

Agora não sei como avançar... continuo com a palha de aço? vou conseguir tirar as manchas? aplico algum polish? pensei em usar massa de polir daquela dos carros, o que acham? preciso da vossa ajuda  ;D

Depois disto os resultados são (peço desculpa pela quantidade de fotos...):

lâmina 1 - vinagre + palha de aço. Nota-se que a ferrugem comeu um pouco o metal em alguns sítios. O fio parece algo atacado, não sei se terá recuperação a ponto de ficar shave ready. A lâmina para além das "dentadas" na parte de trás tem um "sorriso" ligueiro (<1mm de "desnivel")
Depois da limpeza, afinal a marca é diferente da outra, e parece ser qq coisa como "Eriksson & Bjorklund" Nº42, 5/8"
















lâmina 2 Apenas limpa com palha de aço até sair toda a ferrugem activa. por não ter aplicado vinagre não perdeu o brilho. Parece-me não estar tão atacada como o outra,o fio não tem marcas, e tem um ligeiro "frown" (<0,5mm)

Esta é tb a que foi comprada pelo meu avô, tem a caixa completa e a marca corresponde à caixa: "C.V Heljestrand" - Eskilstuna Sweden Nº31 com o logotipo correcto. Gostaria mesmo muito de conseguir recuperar esta! Tenho alguma esperança de vir um dia a fazer a barba com ela :)

ficam as fotos (tb umas do "antes")
























Offline Renato Ferreira

  • Trade Count: (+2)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 816
  • Respect: +4
Re: Navalhas do meu Avô- Consigo fazer alguma coisa disto?
« Reply #24 on: April 23, 2014, 07:55:55 pm »
0
A "palha de aço" que te referes é a dos esfregões de loiça ou aquele algodão de aço que se encontra nas drogarias em sacos de kilo? Se for o primeiro aconselho-te a passares para o algodão de aço. Se já começaste por este último, boa.

Para polir metal conheço uma massa que o pessoal do detalhe automóvel e dos clássicos usa. Chama-se Autosol Metal Polish. Não sei se resulta na navalha, nunca o usei para esse fim. Fica apenas como indicação.

Hay que barbear cada dia mas!

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Navalhas do meu Avô- Consigo fazer alguma coisa disto?
« Reply #25 on: April 23, 2014, 08:02:45 pm »
0

Chegados aqui começa-se a ver o estado geral dela. Neste ponto já se exige conhecimentos mais avançados:

--> se uma está "triste" e a outra "contente"  :D  será necessário trazer tudo para a mesma linha, ou tudo paralelo à espinha, e aí é afiação na pedra

--> as manchas de corrosão poderão sair mas precisam de uma boa polidela, mais em profundidade, que retire tudo isso, e a esbater o preto.

--> suponhos-as de aço carbono não é? A ser assim, depois de bem tratadas terão um brilho acinzentado mate, com reflexos azulados e orlas variadas à luz rasante.

Para todos os efeitos, e dado a necessidade de afiação, creio que agora poderia ser altura de entregar isso a profissionais, mas aí, dada a morosidade do processo e duas logo, poderá não ficar barato. Mas nisto também depende do valor emocional que dá às navalhas e daquilo que consideraria justo investir.


Offline rui_alberto

  • Trade Count: (+2)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 365
  • Respect: +1
Re: Navalhas do meu Avô- Consigo fazer alguma coisa disto?
« Reply #26 on: April 23, 2014, 08:10:44 pm »
0
Chegados aqui começa-se a ver o estado geral dela. Neste ponto já se exige conhecimentos mais avançados:

--> se uma está "triste" e a outra "contente"  :D  será necessário trazer tudo para a mesma linha, ou tudo paralelo à espinha, e aí é afiação na pedra

--> as manchas de corrosão poderão sair mas precisam de uma boa polidela, mais em profundidade, que retire tudo isso, e a esbater o preto.

--> suponhos-as de aço carbono não é? A ser assim, depois de bem tratadas terão um brilho acinzentado mate, com reflexos azulados e orlas variadas à luz rasante.

Para todos os efeitos, e dado a necessidade de afiação, creio que agora poderia ser altura de entregar isso a profissionais, mas aí, dada a morosidade do processo e duas logo, poderá não ficar barato. Mas nisto também depende do valor emocional que dá às navalhas e daquilo que consideraria justo investir.

a 1a, até pelo facto de ter o fio com a dentada, e por não ter "proveniência" só gostava de deixar limpa e mais ou menos a brilhar, para recordação, não faço questão de que fique a cortar, nem sei se será possivel.

já a segunda, se tiver potencial para uma recuperação a 100%, gostaria de o tentar... tem uma ideia de quanto custará uma "brincadeira" dessas? há alguma coisa que possa fazer mais? vou comprar o mini-berbequim em breve, dá para polir com isso e chegar a algum lado?

obrigado uma vez mais pelas dicas :)

EDIT: Para os curiosos, uma série de 12 vídeos em que se vai de uma navalha em bastante mau estado para uma navalha para todos os efeitos, nova!

http://www.youtube.com/watch?v=uurBeF1u83U&list=PL33B72C1548AB91FC

EDIT 2: é a mesma série a que pertence o vídeo que o Colcurinho partilhou uns posts atrás... :P
« Last Edit: April 23, 2014, 09:33:17 pm by rui_alberto »

Offline audax

  • Vendedor
  • Trade Count: (+12)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2097
  • Respect: +48
Re: Navalhas do meu Avô- Consigo fazer alguma coisa disto?
« Reply #27 on: April 23, 2014, 10:37:46 pm »
0
Como estas primeiras fases de limpeza já parecem outras e  já dá para avaliar melhor o real estado. Mas parabéns pelo trabalho, está bem feito e com dedicação!! Espero que dê para recupera-las ou pelo menos a do senhor seu Avô!

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re: Navalhas do meu Avô- Consigo fazer alguma coisa disto?
« Reply #28 on: April 24, 2014, 10:14:15 am »
0
a 1a, até pelo facto de ter o fio com a dentada, e por não ter "proveniência" só gostava de deixar limpa e mais ou menos a brilhar, para recordação, não faço questão de que fique a cortar, nem sei se será possivel.

Rui, desde que a "dentada" seja pequena (~1mm) e não tenha provocado uma quebra que suba pela lâmina acima, é perfeitamente possível refazer o fio - desbasta-se primeiro até a "dentada" desaparecer e ficar perfeitamente plana e depois é afiar normalmente.

já a segunda, se tiver potencial para uma recuperação a 100%, gostaria de o tentar... tem uma ideia de quanto custará uma "brincadeira" dessas? há alguma coisa que possa fazer mais? vou comprar o mini-berbequim em breve, dá para polir com isso e chegar a algum lado?

Aqui em Portugal podes ir ao Leroy Merlin e procurar utensílios da marca Wolfcraft. Entre outras coisas, têm um kit de pulimento que consiste em 2 pastas de grãos diferentes, os respetivos discos e ainda um mandril para fixares os discos e adaptares ao teu barbequim:

Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline rui_alberto

  • Trade Count: (+2)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 365
  • Respect: +1
Re: Navalhas do meu Avô- Consigo fazer alguma coisa disto?
« Reply #29 on: April 24, 2014, 10:32:04 am »
0
Obrigado pelas dicas, vamos ver o que sai daqui :)

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal