Author Topic: Como retirar nós de pinceis, e como coloca-los.  (Read 59446 times)

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Como retirar nós de pinceis, e como coloca-los.
« on: April 24, 2014, 11:59:59 pm »
0
Boas amigos.

O assunto não é novidade, mas de vez em quando surgem dúvidas. Para ilustrar como se retira um nó de um pincel de barbear, e também como se "instala", vou tentar fazer a coisa mais explicada e simples possível, usando minhas últimas experiências como guia.

Parte I - Como retirar um nó

Primeiro, é preciso levar em conta que, nem todo fabricante usa o mesmo método de colocação, então nem todo pincel poderá ser "decapitado" da mesma maneira.

A mais prática e a que hoje utilizo na grande maioria das vezes é esta:

O você vai precisar: O pincel em questão, um copo de vidro, uma panela alta e água.

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=fv0bcIRz-CY" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=fv0bcIRz-CY</a>

Isto servirá para a maioria dos pinceis, com ou sem anilhas (plásticas ou metálicas). Para aquele pincel teimoso que insiste em não soltar o nó, se pode tentar um método mais agressivo:

O que você vai precisar: O pincel a ser decapitado, uma panela, água, Luvas de borracha e alicate (de preferência)




Após retirar o nó, o que você provavelmente vai encontrar é isto:


Isso, se for um pincel " de marca", por que num LiJUN, o que você vai encontrar é isto:


É isso mesmo, tinha um pedaço de isopor enrolado, para preencher o cabo. Corte de gastos no melhor estilo Chinês. ( Apesar disso sempre gostei desse pincel, por isso retirei o nó para pôr num outro cabo)

Meia hora de banho em água fervente deve soltar a maioria dos nós com facilidade, puxando pela anilha com cuidado usando um alicate, ou puxando pelas cerdas, com mais cuidado ainda.

Cuidado com a água fervente, por isso recomendo as luvas, de modo que se possa segurar no cabo e no nó com firmeza sem se queimar.

Se ainda assim o nó insiste em não sair, é porque provavelmente a construção do cabo é feita em torno do próprio nó. Isso é comum em pinceis antigos da Ever-Ready, por exemplo. Neste caso, eu ensino como fazer a troca AQUI neste tópico.


Continuando:

Limpe o restante da cola que ficou na cavidade. A Vie-Long usa (pelo menos neste pincel!) uma cola epóxi macia que saiu com a mão mesmo. A Semogue não, usa uma cola composta que, uma vez endurecida, vida pedra! Nesse caso, pode ser preciso o uso de uma micro retífica para desbastar a cola seca.

Aqui está uma foto do cabo do BC Mistura do Gabriel Felizardo, após ter lhe retirado o nó, e de outro Semogue, o 1470 que lhe doou o cabo:



Para fazer estes trabalhos, entre outros, eu comprei uma destas...


... e tem me servido muito bem.

Parte II - Como instalar o nó

Vamos primeiro comentar o básico; O cabo que vai receber o nó precisa ter um tamanho adequado à este. Não pensem que se pode pegar um nó de 20mm e pôr num cabo com abertura de 26mm ou o contrário. Ajustes podem ser feitos,claro. Aquele cabo do 1470 que recebeu o nó do Mistura BC, tinha uma abertura de aproximadamente 21mm (porque a anilha também ocupa espaço!), portanto o nó do mistura, de 22mm (23 com a anilha!), precisou apenas de um pouco de trabalho com a retífica, usando a ponta abrasiva, para alargar.

O contrário também pode ser feito; colocar um nó menor numa abertura maior. Mas neste caso, se a diferença for grande, o risco é de o nó se deformar e abrir demais. O ideal é o cabo ser um ou dois milímetros maior que o nó que será instalado, para assentar bem, e não mais que isso. Se você não tem uma retífica, nem pense em fazer estas peripécias!

Uma explicação mais alongada sobre isto pode ser lida AQUI.
Continuando:

Para instalar o nó no lugar (já limpo), a única coisa que você vai precisar, na teoria, é da cola epóxi. Eu uso e recomendo esta:


É uma cola epóxi bicomponente de secagem rápida. Na embalagem diz que seca em dez minutos, mas na prática sempre deixo meus pinceis de um dia para o outro para fixar bem.

A maneira de usar estas colas bicomponentes é simpes; mistura-se duas partes iguais, uma de cada tubo (componente) e aplica-se no item a ser colado. Eu costumo, por praticidade e evitar desperdício, misturar a cola na própria abertura do cabo.


Por capricho, aplico também na base do nó e deixo secar um minuto, para "puxar" como dizemos no meu ramo:


Aqui vale fazer uma observação; Este cabo tinha uma abertura bem funda, e o nó não tocava no fundo. Percebe-se que a anilha, ou o "copinho" que a Vie-Long usa é bastante alto. Para compensar esta diferença, e adicionar um pouco mais de peso no pincel, eu pûs três moedas de 25 centavos no fundo da cavidade. Para quem quiser aumentar o loft do pincel, este é o caminho. Para diminuir, é mais complicado, precisa desbastar o fundo da cavidade com a retífica (olha ela aí de novo).


Neste ponto, só nos resta pôr o bendito do nó!


É preciso cuidado ao manusear o nó para não arrancar-lhe pelos, sujar com a cola epóxi, etc. Eu envolto o nó (apenas o pelo!) em papel jornal ou fita veda-rosca até o momento que colo ele ao fundo, para evitar contra-tempos. (agora percebo que não aparece em nenhuma foto essa detalhe, mas deixo a dica)


Produto final:


O nó utilizado foi um Silvertip em 24mm da Virginia Sheng
E pronto, é basicamente isso. Tentei fazer aqui a coisa explicada, mas sem informações demais para complicar. Como diz um amigo; "keep it simple,stupid!"  :)

Para fechar, quero agradecer ao ClaudioBP que me chamou a atenção ao método do Teiste, e ao Emuanel, por ESTE tópico, que foi o primeiro que li sobre o assunto.

Cumprimentos
« Last Edit: May 19, 2015, 04:59:21 pm by Gago »

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Como retirar nós de pinceis, e como coloca-los.
« Reply #1 on: April 25, 2014, 12:10:57 am »
0
Muito interessante. :) Vou acompanhar!!

Offline secretum

  • Trade Count: (+15)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1571
  • PT - Coimbra
  • Respect: +32
    • Email
Re: Como retirar nós de pinceis, e como coloca-los.
« Reply #2 on: April 25, 2014, 12:18:55 am »
0
Muito bom, obrigado pela partilha ;)

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Como retirar nós de pinceis, e como coloca-los.
« Reply #3 on: April 25, 2014, 12:21:44 am »
0
Parabéns pela iniciativa Gabriel! Muito bom tópico!!

"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline Nuno Sá

  • Trade Count: (+7)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1323
  • Lisboa
  • Respect: +62
    • Email
Re: Como retirar nós de pinceis, e como coloca-los.
« Reply #4 on: April 25, 2014, 12:22:59 am »
0
 É útil sem duvida.

 Depois dá-me a recita desses pinceis que me estão a abrir o apetite  ;D

Offline ClaudioBP

  • Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • *************************************
  • Posts: 6453
  • Respect: +316
    • Email
Re: Como retirar nós de pinceis, e como coloca-los.
« Reply #5 on: April 25, 2014, 12:30:16 am »
0
Eu não coloco o pincel direto em contato com a âgua fervente.

O que faço para retirar os nós  é colocar a panela com cerca  de 1/3 de água e dentro dela  um copo de vidro onde o pincel será acondicionado. Quando a água estiver fervendo, abaixo o fogo e tampo a panela com o pincel dentro do copo de vidro.

Após 20 minutos ou mais, retiro o pincel e tiro o nó com as mãos.
Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Como retirar nós de pinceis, e como coloca-los.
« Reply #6 on: April 25, 2014, 12:45:30 am »
0
Eu não coloco o pincel direto em contato com a âgua fervente.

O que faço para retirar os nós  é colocar a panela com cerca  de 1/3 de água e dentro dela  um copo de vidro onde o pincel será acondicionado. Quando a água estiver fervendo, abaixo o fogo e tampo a panela com o pincel dentro do copo de vidro.

Após 20 minutos ou mais, retiro o pincel e tiro o nó com as mãos.



Eu aprendi dessa maneira, e sempre fiz assim sem problemas. Contudo, creio que da sua forma a coisa saia tão bom quanto, talvez até melhor, porque todos sabemos da tua eficiência fazendo pinceis.

Então se me permite, vou adicionar a tua explicação no tópico :)


Offline ClaudioBP

  • Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • *************************************
  • Posts: 6453
  • Respect: +316
    • Email
Re: Como retirar nós de pinceis, e como coloca-los.
« Reply #7 on: April 25, 2014, 12:49:11 am »
0


Eu aprendi dessa maneira, e sempre fiz assim sem problemas. Contudo, creio que da sua forma a coisa saia tão bom quanto, talvez até melhor, porque todos sabemos da tua eficiência fazendo pinceis.

Então se me permite, vou adicionar a tua explicação no tópico :)

Claro! Nunca testei o método que vc descreveu, mas todos são válidos.
Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Como retirar nós de pinceis, e como coloca-los.
« Reply #8 on: April 25, 2014, 01:04:34 am »
0
Eu não coloco o pincel direto em contato com a âgua fervente.

O que faço para retirar os nós  é colocar a panela com cerca  de 1/3 de água e dentro dela  um copo de vidro onde o pincel será acondicionado. Quando a água estiver fervendo, abaixo o fogo e tampo a panela com o pincel dentro do copo de vidro.

Após 20 minutos ou mais, retiro o pincel e tiro o nó com as mãos.


Esse é o método usado pelo Teiste neste vídeo:

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=fv0bcIRz-CY" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=fv0bcIRz-CY</a>

No entanto, nunca usei esse método. Costumo ferver o pincel também, dentro de água, tal como o Gago, e tal como expliquei neste meu tópico: Mudando o nó de um pincel - Vulfix 2234 com TGN Finest

Geralmente resulta muito bem com cabos de resina, que resistem bem à fervura, sem problemas. Além disso, não estava preocupado em aproveitar o nó original.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline ZECA

  • Trade Count: (+3)
  • Com Proraso, eu arraso
  • ****************
  • Posts: 993
  • Shepherd Neame IPA
  • Respect: +1
    • Email
Re: Como retirar nós de pinceis, e como coloca-los.
« Reply #9 on: April 25, 2014, 01:20:29 am »
0
O anel do Vie-long na realidade era
um "pequeno copo" plástico.
Zeca (BarbaCabeloeBigode)
Londrina, PR - Brasil

Offline Kravocks

  • Trade Count: (+3)
  • Com Proraso, eu arraso
  • ****************
  • Posts: 917
  • PT - Lisboa
  • Respect: +333
Re: Como retirar nós de pinceis, e como coloca-los.
« Reply #10 on: April 25, 2014, 03:21:32 am »
0
Muito interessante.  :o Vou ver se arranjo um pincel manhoso para poder "brincar".   ;D ;D
Poupe $10 na sua 1ª compra no iHerb.com
iHerb Code: CPL782.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Como retirar nós de pinceis, e como coloca-los.
« Reply #11 on: April 25, 2014, 03:32:18 am »
0
Atualizado com a parte II  :)

Offline Arsenio

  • Vendedor
  • Trade Count: (+12)
  • Faz 444 passagens
  • *
  • Posts: 235
  • Respect: +2
    • Email
Re: Como retirar nós de pinceis, e como coloca-los.
« Reply #12 on: April 25, 2014, 09:10:29 am »
0
Gago, muito obg pela partilha achei fantastico todos os procedimentos.  ;)
Liberta o barbeiro que há em ti!
KISS Safety Razor Handles - Cabos para SR artesanais - Visita o Quiosque
"Life's too short to worry, life's too long to wait". Go and buy a KISS safety razor handle"

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Como retirar nós de pinceis, e como coloca-los.
« Reply #13 on: April 25, 2014, 09:40:39 am »
0
Gago, muito obrigado.

Topico muito bem conseguido. Vou investigar um pouco mais.

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Como retirar nós de pinceis, e como coloca-los.
« Reply #14 on: April 25, 2014, 01:00:31 pm »
0
 A agua a ferver não danifica os pelos?

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal