Author Topic: Como retirar nós de pinceis, e como coloca-los.  (Read 59489 times)

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Como retirar nós de pinceis, e como coloca-los.
« Reply #30 on: May 01, 2014, 10:14:59 am »
0
 Já agora, onde vocês costumam comprar os "pelos"?

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Como retirar nós de pinceis, e como coloca-los.
« Reply #31 on: May 01, 2014, 01:38:39 pm »
0
Já agora, onde vocês costumam comprar os "pelos"?

Celso, muitas pessoas comprar na The Golden Nib, mas eu acho-os caros em demasia, sem querer duvidar da qualidade. No Ebay há pelo menos quatro lojas que vendem nós,além de pinceis completos; Sapphire-Skyblue, Virginia-Sheng, Ace Shaving, e a própria Frank Shaving (Ian Tang) embora esta última tenha uma oferta tímida de nós apenas.

Os dois nós que comprei, inclusive, foram da primeira. Por confusão, no tópico de aquisições, eu disse que eram da Virginia Sheng, mas na altura "ela" não tinha o nó de Silvertip que eu queria, e acabei comprando na Sapphire-Skyblue, que inclusive era mais barato. Só tenho elogios ao nó Silvertip, não deixa a desejar mesmo comparado ao Thater que tive. O 2-band ainda não instalei pois estou esperando chegar o cabo de Jerusalém.

 ;)

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Como retirar nós de pinceis, e como coloca-los.
« Reply #32 on: May 01, 2014, 01:58:48 pm »
0
Celso, muitas pessoas comprar na The Golden Nib, mas eu acho-os caros em demasia, sem querer duvidar da qualidade. No Ebay há pelo menos quatro lojas que vendem nós,além de pinceis completos; Sapphire-Skyblue, Virginia-Sheng, Ace Shaving, e a própria Frank Shaving (Ian Tang) embora esta última tenha uma oferta tímida de nós apenas.

Os dois nós que comprei, inclusive, foram da primeira. Por confusão, no tópico de aquisições, eu disse que eram da Virginia Sheng, mas na altura "ela" não tinha o nó de Silvertip que eu queria, e acabei comprando na Sapphire-Skyblue, que inclusive era mais barato. Só tenho elogios ao nó Silvertip, não deixa a desejar mesmo comparado ao Thater que tive. O 2-band ainda não instalei pois estou esperando chegar o cabo de Jerusalém.

 ;)

 Obrigado Gago.

A minha ideia é aproveitar cabos de pinceis que com o tempo/uso fiquem "carecas", porque infelizmente alguns pinceis da Semogue deixam muito a desejar nesse aspecto... :(

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Como retirar nós de pinceis, e como coloca-los.
« Reply #33 on: May 01, 2014, 02:04:26 pm »
0
Obrigado Gago.

A minha ideia é aproveitar cabos de pinceis que com o tempo/uso fiquem "carecas", porque infelizmente alguns pinceis da Semogue deixam muito a desejar nesse aspecto... :(

Disponha  ;)


Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Como retirar nós de pinceis, e como coloca-los.
« Reply #34 on: May 01, 2014, 03:03:48 pm »
0
Obrigado Gago.

A minha ideia é aproveitar cabos de pinceis que com o tempo/uso fiquem "carecas", porque infelizmente alguns pinceis da Semogue deixam muito a desejar nesse aspecto... :(


Mas estás a contar que algum Semogue teu fique careca num futuro próximo?

Os meus de cerda só costumam perder pelo quando estão mais secos. Por isso gosto de os usar continuamente mantendo-os húmidos. Não só porque não partem pelo mas também porque se comportam melhor. Colocar os pincéis de molho previamente ajuda muito a evitar que o pelo se parta.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Como retirar nós de pinceis, e como coloca-los.
« Reply #35 on: May 01, 2014, 07:37:30 pm »
0

Mas estás a contar que algum Semogue teu fique careca num futuro próximo?

Os meus de cerda só costumam perder pelo quando estão mais secos. Por isso gosto de os usar continuamente mantendo-os húmidos. Não só porque não partem pelo mas também porque se comportam melhor. Colocar os pincéis de molho previamente ajuda muito a evitar que o pelo se parta.

^^ Isto! :)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Como retirar nós de pinceis, e como coloca-los.
« Reply #36 on: May 01, 2014, 07:55:59 pm »
0

Mas estás a contar que algum Semogue teu fique careca num futuro próximo?

Os meus de cerda só costumam perder pelo quando estão mais secos. Por isso gosto de os usar continuamente mantendo-os húmidos. Não só porque não partem pelo mas também porque se comportam melhor. Colocar os pincéis de molho previamente ajuda muito a evitar que o pelo se parta.

 Por acaso o 1305 estabilizou, mas agora o pincel do forum (cerda) está a perder 2 a 3 pelos por escanhoado. Normalmente utilizo-o 1 vez por semana.
  Mas por ex. o 2000, raramente o uso, mas esse nunca perde pelos... :P

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Como retirar nós de pinceis, e como coloca-los.
« Reply #37 on: May 01, 2014, 07:59:33 pm »
0
Por acaso o 1305 estabilizou, mas agora o pincel do forum (cerda) está a perder 2 a 3 pelos por escanhoado. Normalmente utilizo-o 1 vez por semana.
  Mas por ex. o 2000, raramente o uso, mas esse nunca perde pelos... :P

Os pincéis que tenho e que perdem mais pelo são os Vie-Long de cavalo, mas nada comparado a esse rácio. Geralmente perdem pelo quando estiveram sem uso ou quando sou bruto com eles.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Como retirar nós de pinceis, e como coloca-los.
« Reply #38 on: May 02, 2014, 02:05:48 pm »
0
Toda vez que decapitei um Semogue, a anilha veio no nó. O Emanuel diz AQUI que é possível separar o nó da anilha (mas infelizmente as fotos do tópico estão fora do ar)

Não consegui recuperar ainda as fotos originais (o serviço do imageshack é agora uma real treta e não sei onde tenho as fotos originais, tenho que procurar), mas consegui recuperar um thumbnail, já dá para ver :P



De resto, é perfeitamente possível retirar o nó sem retirar o "copo/anel" de metal dos Semogues. Aqui está outro exemplo num Semogue 1470. É tudo uma questão de método, usando meios mecânicos para retirar o nó, por exemplo (como uma Dremel) ou até fervendo o nó um pouco mais, afinal de contas aquilo é tudo colado com epóxi.

No entanto, retirar um nó com a Dremel, deixando lá o anel, pode ter alguns inconvenientes, como ser mais trabalhoso e o espaço para colocar o novo nó ser mais reduzido e apertado, uma vez que o copo de metal afunila lá mais para o fundo. Geralmente também inutiliza o nó, de maneiras que apenas usem quando não estão mesmo interessados no nó que se retira.

Existem inúmeras referências nos fóruns acerca de retirar nós usando processos mecânicos, como uma Dremel (minirectificadora). Por vezes é mesmo necessário fazer isso, como o Gago referiu e bem, naqueles pincéis americanos que são "set in rubber".

Existe um pormenor importante que deverá ser salvaguardado: o tamanho dos nós. O Gago menciona isso de passagem, mas queria enfatizar e discutir essa ideia um pouco mais. Poder-se-ia pensar que para um cabo com um buraco de 22mm o ideal seria um nó de 22mm também, certo? Não. nem por isso. E porquê?

Porque assim, o nó do pincel iria abrir pouco, e tornar-se-ia demasiado rígido. O ideal será deixar sempre um espaço de 1-2mm de diferença. Ou seja, para um buraco de 25mm, um nó de 23-24mm seria o ideal, pois permitiria que o nó "floresça" (bloom) de modo natural.

Outra questão a tomar em consideração: qual a profundidade a que se deve "enterrar" o nó no cabo?
Geralmente, uma profundidade de cerca de 10-13mm é suficiente. O ideal é ser algo rondando uns 12-13mm, não mais que isso. Profundidades maiores irão restringir mais o nó, não permitindo que abra de maneira natural e afectando negativamente o fluxo (aquilo que os americanos gostam de chamar "flow-througth") e a rigidez.

Se o buraco for demasiado profundo, é preencher com qualquer coisa (há que use moedas, anilhas ou outros objectos para fazer peso, eu geralmente preencho com a própria cola epóxi preparando um pouco mais de quantidade). Se o buraco for demasiado superficial, aí só mesmo escavando um pouco mais com a Dremel/rectificadora.

No entanto, se por alguma razão necessitarem de colar um nó a uma profundidade maior (digamos 18-20mm ou mais, por exemplo), terão que deixar mais folga no diâmetro do buraco que o acima mencionado (3-4mm em vez dos referidos 1-2mm), sob pena de afectar negativamente a performance do pincel. Logo, a folga que se deve deixar entre os diâmetros do nó e do buraco depende também da profundidade a que o nó é colocado.

Convém medir bem tudo, quer o tamanho (altura) do nó a colocar, quer a profundidade do buraco no cabo. Isto para se assegurarem que o pincel fica como imaginaram, e não acabem com um pincel com uma altura de nó (loft) demasiado alta ou demasiado  baixa para as vossas preferências. E para medir, não é preciso nada de muito complicado; se tiverem uma craveira ou paquímetro, óptimo, caso contrário, uma régua e um palito (para medir a profundidade quando colocam a cola) podem muito bem fazer o mesmo serviço.

Outro pormenor (e refiro isso porque tive a mesma dúvida no meu primeiro reknot e porque também já aqui respondi a essa dúvida, posta por um membro deste fórum): ao colocar a cola, colocar a mesma apenas no fundo do buraco, de maneira a tocar apenas no fundo do nó a colocar. Nada de cola nas laterais do nó ou do buraco! (e não se preocupem que ele assim fica bem colado se o trabalho for bem feito), uma vez que, ao colocar o nó, esta pode ter a tendência de subir e extravasar pelas laterais e subir pelos pelos laterais do nó, afectando o aspecto e a performance do pincel. E mesmo que não suba, pode também prender os pelos laterais do nó, impedindo que abram de forma natural.

Geralmente costumo preencher o buraco com cola até à altura (profundidade) desejada. Depois, com o buraco já com a profundidade desejada (cola incluída), e só juntar mais um niquito de cola no fundo do nó, colocar o nó no sítio e deixar secar.

Aproveito para deixar aqui também um link para um guia, em inglês, que considero muito completo, e escrito por um membro do shavenook que me ajudou bastante dando excelentes dicas quando fiz os meus reknots:  Mistakes made & lessons learnt while re-knotting shaving brushes. tem muita informação útil, e links para outros tópicos de interesse.

E desculpem lá esse rolo todo, estou a ver que este post ficou demasiado longo :P espero que seja útil.
« Last Edit: May 02, 2014, 02:38:44 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Como retirar nós de pinceis, e como coloca-los.
« Reply #39 on: May 02, 2014, 02:32:36 pm »
0
Emanuel, tomei a liberdade de linkar esse post no tópico.  ;)

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Como retirar nós de pinceis, e como coloca-los.
« Reply #40 on: July 25, 2014, 08:04:08 pm »
0
Vim adicionar aqui uma informação que até então desconhecia, e não me parecia certo abrir um novo tópico.

Parece bobagem, mas não é; a Frank Shaving vende não somente os nós em separado, como os cabos também:
http://www.frankshaving.com/cn/products.asp?classid=38

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Como retirar nós de pinceis, e como coloca-los.
« Reply #41 on: July 25, 2014, 08:13:40 pm »
0
Mas onde é que se pode comprar? Aí no site mesmo?
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Como retirar nós de pinceis, e como coloca-los.
« Reply #42 on: July 25, 2014, 08:46:26 pm »
0
Mas onde é que se pode comprar? Aí no site mesmo?

Não cheguei ao ponto de comprar, mas penso que seja entrando em contato através do site. Na loja do ebay não há...

Offline Martius

  • Trade Count: (+11)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 682
  • Respect: +3
Re: Como retirar nós de pinceis, e como coloca-los.
« Reply #43 on: July 25, 2014, 09:39:46 pm »
0
Vim adicionar aqui uma informação que até então desconhecia, e não me parecia certo abrir um novo tópico.

Parece bobagem, mas não é; a Frank Shaving vende não somente os nós em separado, como os cabos também:
http://www.frankshaving.com/cn/products.asp?classid=38

Eu já comprei 3. Os cabos que comprei são bastante bem construídos, no entanto têm um pequeno defeito para mim, que é, a altura do buraco apenas tem 1cm de altura. Ou seja, como a maioria dos nós têm 65mm obriga a que os pincéis fiquem com um loft de pelo menos 55mm. Fora isso nada a apontar.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Como retirar nós de pinceis, e como coloca-los.
« Reply #44 on: July 25, 2014, 09:50:00 pm »
0
Eu já comprei 3. Os cabos que comprei são bastante bem construídos, no entanto têm um pequeno defeito para mim, que é, a altura do buraco apenas tem 1cm de altura. Ou seja, como a maioria dos nós têm 65mm obriga a que os pincéis fiquem com um loft de pelo menos 55mm. Fora isso nada a apontar.

E foi através de contato neste próprio site?

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal