Author Topic: Trocando cabo...  (Read 12136 times)

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Trocando cabo...
« on: June 06, 2014, 11:17:07 am »
+1
Estou há pouco tempo no "ramo" das navalhas... Aliás, sempre tive curiosidade por elas e há pouco tempo resolvi pular dentro do barco. Sou meio conservador quando se trata de iniciar em alguma coisa. Nunca parto pra opções caras, pois tenho de considerar a possibilidade da não-adaptação.

Dessa forma, comprei uma navalha chinesa de dois ou três merréis no eBay. Apesar da procedência, incrivelmente bem acabada. Lâmina de aço inoxidável e cabo de madeira. Excelente simetria da lâmina, polimento de primeira, recartilhado anti-derrapante na haste para o polegar muito bem feito e por aí vai. O cabo feito de uma bela madeira e muito bem acabado. Seria perfeita, não fosse o fato de não sustentar o fio durante um único barbear... Afiada, assentada, começa a barba perfeita. Dura meia face... Na segunda metada, já precisa assentar... No próximo barbear, precisa afiar de novo... Trágica...

Mas não desisto fácil... Ouvindo falar das virtudes da Gold Dollar, comprei uma... No barbear, é tudo que falaram. Não levei mais do que meia hora para deixá-la perfeita e não preciso parar o barbear para assentar.

Mas o cabo da Gold Dollar é trágico... Flexível demais e veio montado torto, de forma que a lâmina ao ser fechada, freqüentemente esbarra o fio numa das talas. Decidi dessa forma trocar o cabo. Como já tive algumas experiências construindo canivetes, não me assustei muito com esse trabalho. Pretendo fazer um cabo de madeira para a Gold Dollar utilizando IPÊ ROXO (Tabebuia avellanedae), uma madeira muito comum no Brasil e além de excelente por dureza e impermeabilização natural, tem um veio belíssimo.
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Trocando cabo...
« Reply #1 on: June 06, 2014, 11:27:49 am »
0
Desculpem a introdução demorada, mas vamos ao que interessa... Antes de correr o risco de estragar a única navalha que tenho e funciona bem, resolvi praticar na navalha de inox, caso a estragasse, o prejuízo seria zero...

Pra não desperdiçar vela boa com defunto ruim, resolvi não utilizar madeira ainda... Optei por ACRÍLICO. Fácil de trabalhar e daria um bom polimento.

Poderia ter desenhado as talas usando um aplicativo de gráfico vetorial e mandar cortá-las a laser de forma a ter duas peças absolutamente idênticas, mas optei por um caminho menos tecnológico. Usando o cabo removido como modelo, "risquei" o desenho duas vezes na placa de acrílico (3 mm de espessura) e fiz um corte grosseiro com sobra.

Empilhadas as duas peças, fiz o primeiro furo (correspondente ao rebite de remate). Apliquei nesse furo nas duas peças, um primeiro rebite provisório e fiz o segundo furo, dessa vez o principal (eixo de pivotamento da lâmina). Mais um rebite provisório e foi a hora de acertar o formato final.

Ao medir, veio a primeira constatação... Os chineses usaram furação de 3 mm de diâmetro na lâmina, ou seja, furo grosso demais para um rebite de 1/16" e fino demais para um rebite de 1/8". Tive portanto, de re-furar a lâmina, dando um passo com broca de 1/8" no furo existente. Nada de tão terrível entretanto...

Pensei em usar aço inoxidável para os rebites, mas temi que a dureza do material me obrigasse a martelar mais forte para rebitar, o que poderia comprometer o material do cabo. Decidi pelo velho o bom latão mesmo...

Depois de montada e polida, ficou assim:



Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re: Trocando cabo...
« Reply #2 on: June 06, 2014, 12:33:08 pm »
0
Muito bem!  :D

Fizeste bem em optar por latão, é mais fácil por ser um metal mais mole.

Se puderes, coloca fotos de outras perspectivas!

Bom trabalho!
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline carraro

  • Trade Count: (+8)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 662
  • Respect: +6
    • Email
Re: Trocando cabo...
« Reply #3 on: June 06, 2014, 01:21:00 pm »
0
Trabalho muito bem feito. Parabéns.

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Trocando cabo...
« Reply #4 on: June 06, 2014, 03:11:33 pm »
0
Aproveitando o tópico... Ficaram duas colocações a respeito de cabo...

1. Utilizei acrílico de 3 mm de espessura para fazer as talas. Aparentemente, o material parece FINO demais. Pensei em 4 mm, mas aí ficaria grosso. Como a dureza do acrílico é grande, não tive problema de flexão do cabo, principalmente na hora de "guardar" a lâmina. Aparentemente não tenho problemas de bater o fio contra uma das laterais, pois além do material ser suficientemente não-flexível, a centragem ficou boa. Comentários a respeito dessa espessura???

2. Como falei aí pra cima, estou pensando em usar madeira. Tenho uma queda por madeira, gosto muito do material, mas me pergunto até que ponto seria sensato usar madeira num utensílio que vai estar sempre em contato com água. Comentários???
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re: Trocando cabo...
« Reply #5 on: June 06, 2014, 04:26:34 pm »
0
Olá!

1 - 3 mms para cada metade da tala? Parece-me muito, não tens uma foto de outra perspectiva?

2 - Existem muitos cabos de madeira, suponho que tenham que ser bem isolados com um banho de qualquer substância (verniz?).
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline paulosantoro

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 151
  • Carpe diem (e o barbear também)
  • Respect: +11
Re: Trocando cabo...
« Reply #6 on: June 06, 2014, 04:41:00 pm »
0
Edu, como aplicou e ajustou o rebite-eixo para que a lâmina possa abrir e fechar e parar aberta na posição que você colocar durante o barbear?
Saudações
Paulo
 

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Trocando cabo...
« Reply #7 on: June 06, 2014, 04:44:51 pm »
0
Olá!

1 - 3 mms para cada metade da tala? Parece-me muito, não tens uma foto de outra perspectiva?

2 - Existem muitos cabos de madeira, suponho que tenham que ser bem isolados com um banho de qualquer substância (verniz?).

Lá vão as fotos... Observe que o alinhamento é pobre com a lâmina aberta, mas ficou perfeito com a lâmina fechada... Menos mal... Seria muito pior se fosse ao contrário.

Sinceramente, achei 3 mm de espessura muito fino. Cheguei a pensar que teria problemas de excesso de elasticidade, razão pela qual pensei seriamente em acrílico de 4 mm.

Com relação à madeira, costumo usar stain impregnante da Sayerlack. É um selador que não forma película superficial. Sela a madeira penetrando nos poros. É o produto que utilizei no cabo do pincel que eu fiz. No caso da madeira para cabo, ipê roxo, é uma madeira extremamente oleosa e auto-selada, tanto que é difícil fazer o selador penetrar em seus poros.

Minha maior preocupação com cabo de madeira, não é nem a durabilidade do cabo e sim a retenção de umidade na região do rebite de pivotamento da lâmina. Seria uma bomba relógio. A umidade retida ali, seria um veneno para navalhas de aço carbono, certo? Ou minha preocupação é demasiada???



Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Trocando cabo...
« Reply #8 on: June 06, 2014, 04:50:04 pm »
0
Edu, como aplicou e ajustou o rebite-eixo para que a lâmina possa abrir e fechar e parar aberta na posição que você colocar durante o barbear?
Saudações
Paulo

Utilizei uma técnica que é comum a cabos de canivetes. Antes de colocar o rebite, é necessário ESCAREAR os furos das talas... Explico melhor... Foram feitos nas talas, furos de 1/8", tanto para o rebite eixo quanto para o rebite de fixação da outra extremidade. A haste de latão utilizada como rebite, também tem 1/8" de diâmetro. Se tentar rebitar direto, a tensão nas talas, pode provocar ruptura. Dessa forma, é necessário CONIFICAR A BORDA DOS FUROS em ambas as talas (é o tal do ESCAREAMENTO). Para tanto, coloca-se na furadeira, uma broca de diâmetro PELO MENOS duas vezes maior  que o diâmetro do furo (usei broca de 5/16"). A conificação é feita encostando levemente a broca na borda do furo com cuidado para não "arregaçar".

Ao rebitar, a "cabeça" do rebite vai expandir em diâmetro tentando preencher a cavidade cônica da borda do furo. Dessa forma, é possível aplicar golpes mais fortes do martelo, sem o risco de romper as talas. O atrito da lâmina com as arruelas e as talas, é determinado pela "justeza" do rebitamento. Em outras palavras, quem regula, é o martelo...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Trocando cabo...
« Reply #9 on: June 06, 2014, 04:51:40 pm »
0
Em tempo... Considero DESACONSELHÁVEL, tentar qualquer arte desse tipo, com uma furadeira de mão... A rotação é demasiadamente alta e o prumo da furação nunca vai ser perfeito, por mais que se tente. Utilizei uma furadeira de bancada, na relação de giro mais lenta disponível...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline paulosantoro

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 151
  • Carpe diem (e o barbear também)
  • Respect: +11
Re: Trocando cabo...
« Reply #10 on: June 06, 2014, 04:57:41 pm »
0
Valeu Edu, muito obrigado.
Também estou começando com as navalhas, quem sabe qualquer hora dou de frente com uma "antiguidade"...

Offline Colcurinho

  • Trade Count: (+1)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1903
  • Respect: +16
Re: Trocando cabo...
« Reply #11 on: June 06, 2014, 08:15:27 pm »
0
O trabalho acabou por ficar muito bem feito! sim senhor! os meus parabéns.

Sinceramente, parece-me que não terás grandes problemas se usares cabo em madeira. Vê-se por aí dezenas, centenas de cabos em madeira. Seja em madeira ou plástico, é sempre de evitar molhar a união do cabo com a lâmina ao máximo.

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Trocando cabo...
« Reply #12 on: June 06, 2014, 08:27:26 pm »
0
O trabalho acabou por ficar muito bem feito! sim senhor! os meus parabéns.

Sinceramente, parece-me que não terás grandes problemas se usares cabo em madeira. Vê-se por aí dezenas, centenas de cabos em madeira. Seja em madeira ou plástico, é sempre de evitar molhar a união do cabo com a lâmina ao máximo.

Obrigado pelo incentivo, CAMARADA!!! (segui tuas instruções à risca ;) )...

Gosto muito de lidar com madeira. Tenho inclusive um torno de madeira que uso como passatempo (cabo de pincel é um deles). Tenho alguns pedaços de Ypê aqui em casa. Vou pensar seriamente em fazer um par de talas...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re: Trocando cabo...
« Reply #13 on: June 09, 2014, 11:57:16 am »
0
Parabéns, Edu, ficaram bem.

Se me permites, deixo uma dica para as talas não fiquem tão deformadas entre os 2 pinos. Vê-se bem nas fotos tiradas de cima que as talas têm uma curvatura devido à diferença entre a distância das talas em ambos os pinos - a haste da lâmina no pino pivot é mais larga que a espessura da cunha no outro pino, mas isso é normal, se vires qualquer cabo de navalha.

Para que as talas não fiquem com essa curvatura, é comum fazer-se a cunha (o pedacito que fizeste em branco) como, bem, uma cunha! A tua não ficou bem uma cunha, tem a espessura constante em todo o seu comprimento. O que se faz é tornar a cunha mais fina do lado da ponta do cabo. Ao fazer isto e ao instalá-la entre as talas e fazendo o rebite, verás que as talas já não ficam tão deformadas, ganham um formato mais suave, mas a direito. Tipicamente, a espessura da cunha junto à ponta do cabo é metade que mais longe da ponta do cabo.

Espero que tenha conseguido fazer-me entender.

Boa sorte!  ;)
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Trocando cabo...
« Reply #14 on: June 09, 2014, 04:08:52 pm »
0
Parabéns, Edu, ficaram bem.

Se me permites, deixo uma dica para as talas não fiquem tão deformadas entre os 2 pinos. Vê-se bem nas fotos tiradas de cima que as talas têm uma curvatura devido à diferença entre a distância das talas em ambos os pinos - a haste da lâmina no pino pivot é mais larga que a espessura da cunha no outro pino, mas isso é normal, se vires qualquer cabo de navalha.

Para que as talas não fiquem com essa curvatura, é comum fazer-se a cunha (o pedacito que fizeste em branco) como, bem, uma cunha! A tua não ficou bem uma cunha, tem a espessura constante em todo o seu comprimento. O que se faz é tornar a cunha mais fina do lado da ponta do cabo. Ao fazer isto e ao instalá-la entre as talas e fazendo o rebite, verás que as talas já não ficam tão deformadas, ganham um formato mais suave, mas a direito. Tipicamente, a espessura da cunha junto à ponta do cabo é metade que mais longe da ponta do cabo.

Espero que tenha conseguido fazer-me entender.

Boa sorte!  ;)

Entendi perfeitamente!!! Cheguei até a pensar nessa possibilidade, mas pra ser BASTANTE sincero, fiquei com uma preguiça imensa de moldar o calço em forma de cunha... Como dizem, o BOM é o PIOR AMIGO do ÓTIMO ;)

Por falar em preguiça, estou domando a minha e vou fazer um novo cabo pra Gold Dollar em madeira (ypê). Quando tiver as fotos postarei...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal