Author Topic: Topico de Treinamento - Vamos conversar sobre treinamento.  (Read 17656 times)

Offline Mauricio SuperShaveMan

  • Trade Count: (+10)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1227
  • "Minha força não vem do Sol e sim da Tubaina"
  • Respect: +11
Re: Topico de Treinamento - Vamos conversar sobre treinamento.
« Reply #30 on: August 01, 2014, 03:20:46 pm »
0
Eu agradeço muito  ;)

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Topico de Treinamento - Vamos conversar sobre treinamento.
« Reply #31 on: August 01, 2014, 10:14:10 pm »
0
Ola a todos!!!

...
A unica coisa que posso adiantar e que de alguma forma a terceira Lei de Newton (A toda acao ha sempre uma reacao oposta e de igual intensidade) pode nos ajudar a entender  o quanto devemos treinar nesta fase inicial.

Abracos, Flavio.

Isometria?

Offline cariocarj01

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1083
  • Respect: +14
Re: Topico de Treinamento - Vamos conversar sobre treinamento.
« Reply #32 on: August 02, 2014, 08:03:33 am »
0
Isometria?

Não, é uma forma de avaliar mais "filosófica" que prática de o quanto devemos treinar, para explicar o porque muitas pessoas derrepente param de treinar após 2 à 4 semanas do início das atividades.
A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em livrar-se das antigas. (John Maynard Keynes)

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Topico de Treinamento - Vamos conversar sobre treinamento.
« Reply #33 on: August 02, 2014, 12:18:05 pm »
0
Não, é uma forma de avaliar mais "filosófica" que prática de o quanto devemos treinar, para explicar o porque muitas pessoas derrepente param de treinar após 2 à 4 semanas do início das atividades.

Vai abordar o overtraining?

Offline Dude

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 868
  • Respect: +36
    • Email
Re: Topico de Treinamento - Vamos conversar sobre treinamento.
« Reply #34 on: August 02, 2014, 03:44:49 pm »
0
Eu gosto muito dos vídeos dessa empresa aqui:
http://www.beachbody.com/category/fitness_programs/extreme.do

Tem de tudo, para todos os gostos e necessidades. Desde os programas mais leves, aos mais intensos (há um que é realmente extremo, chamado "Insanity";D, nunca consegui completar). Há os de duração de 30 min, outros de 1h30m. Uns que exigem um set básico de equipamentos, outros que não exigem equipamento algum. Os mais aeróbicos e os mais de hipertrofia, etc, etc.

Offline cariocarj01

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1083
  • Respect: +14
Re: Topico de Treinamento - Vamos conversar sobre treinamento.
« Reply #35 on: August 02, 2014, 04:20:04 pm »
0
Eu gosto muito dos vídeos dessa empresa aqui:
http://www.beachbody.com/category/fitness_programs/extreme.do

Tem de tudo, para todos os gostos e necessidades. Desde os programas mais leves, aos mais intensos (há um que é realmente extremo, chamado "Insanity";D, nunca consegui completar). Há os de duração de 30 min, outros de 1h30m. Uns que exigem um set básico de equipamentos, outros que não exigem equipamento algum.

Dei uma olhada rápida no site e me parecem "pacotes" de vídeos que se compram para um determinado objetivo.

Na minha opinião, vídeos são legais quando se sabe o que se quer o que se vai fazer e se tem alguma esperiência, pois nenhum vídeo produzido atende individualmente quem o assiste.
Se alguém me pede um programa de treinos, vou fazê-lo especificamente para aquela pessoa e ensiná-la a faze-lo corretamemente.

Eu já assisti muitos e muitos vídeos de treinamento dos mais diversos possíveis quando estudava para ter mais idéias. Tenho tantas idéias na cabeça que por enquanto me bastam para prescrever treinamento.

Acho mais interessante os vídeos didáticos que ensinam as técnicas dos exercícios. E esse tipo de vídeo estou pensando em começar a fazer futuramente.

Obs: não vajo a hora de ter minha internet instalada. Usar celular para digitar é um saco.
A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em livrar-se das antigas. (John Maynard Keynes)

Offline cariocarj01

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1083
  • Respect: +14
Re: Topico de Treinamento - Vamos conversar sobre treinamento.
« Reply #36 on: August 02, 2014, 04:22:00 pm »
0
Vai abordar o overtraining?

De uma certa forma não deixa de ser overtraining.  ;)
A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em livrar-se das antigas. (John Maynard Keynes)

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Topico de Treinamento - Vamos conversar sobre treinamento.
« Reply #37 on: August 02, 2014, 06:06:53 pm »
0
De uma certa forma não deixa de ser overtraining.  ;)

Estou aguardando ansiosamente a instalação de sua internet!  ;)  :)

Offline cariocarj01

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1083
  • Respect: +14
Re: Topico de Treinamento - Vamos conversar sobre treinamento.
« Reply #38 on: August 25, 2014, 10:23:46 pm »
0
Como iniciar ao Treinamento com pesos e aeróbio

O objetivo deste tópico não é ficar dando aulas de fisiologia e etc, vou tentar fazer uma abordagem mais prática à prática de atividade física".
Como eu já escrevi anteriormente, a Terceira Lei de Newton pode ser aplicada ao treinamento de uma forma filosófico-prática ao meu ver. A Lei:  "A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade."

E a minha interpretacão filosófico-prática da Lei com relacão ao treinamento é:
-quando comecamos a treinar que nem desesperados, como se fosse a última coisa à fazer no Mundo, treinamos demais, sem planejamento, sem a nutricão adequada, sem o intervalo ideal de descanco e e sem a atencão ao sedentarismo (ACÃO); aí o que acontece após 2 à 4 semanas, comecamos a desanimar;  ficar mais cansados, os músculos que estavam reagindo tão bem agora não conseguem levantar o mesmo peso e não conseguirmos correr/pedalar na mesma intensidade que antes. O corpo entrou em fadiga (overtraining físico e mental) e agora não conegue fazer nada. Resultado final: abandona-se os treinos (REACAO).

O que fazer então para que isso não aconteca? Comece com um objetivo realista, um plano realista e bem organizado, tenha paciência (o ser humano demora 9 meses para nascer, treinamento, boa forma e saúde também demoram). Mantenha seu objetivo e seu plano e aos que disserem qualquer coisa do tipo: tá leve; coloque mais exercícios; aumente a velocidade; treine todos os dias. Vocês simplesmente podem dar o dedo do meio para eles (desculpem-me a expressão). Esta fase leve do treino é apenas o início mas necessária, o corpo humano precisa de tempo para se adaptar. Ninguém comeca fazendo agachamentos com 100kg nos ombros.

E quais seriam na prática as abordagens iniciais de treinamento?

No início, menos é sempre mais. Como assim?! Se uma pessoa que nunca treinou, comeca por conta própria ou por influência de um amigo com um peso excessivo, a possibilidade de não conseguir prosseguir nos treinos é grande. Se por outro lado comecamos  com um peso mais leve que o necessário, no próximo treino temos a possibilidade de aumentar o peso (estímulo positivo para o corpo e mente pois o treino evoluiu e não parou ou regrediu por exesso).

Então como fazer? Qual o exemplo que podemos usar? Qual o ponto de partida? Aqui vai.

Quanto ao treinamento aeróbio

Se me lembro bem, no Consenso Sul-Americano de Cardiologia, foi estabelecido o intervalo de 60% à 80% da frequência cardíaca (se feito um teste teste ergométrico previamente)  e o intervalo de 50% à 70% da frequência cardiaca de reserva (se o teste ergométrico não foi feito) , isso relacionado à cardiopatas, portanto podemos também usar para pessoas saudáveis porém sedentárias. Dá para notar que o limite inferior é bem baixo (deve ser feito com seguranca e conforto). Qual a duracão do treino aeróbio? Eu diria de no mínimo 10 minutos mas com o objetivo de aumentar o tempo em 1 minuto no mínimo à cada treino podendo chegar-se ao máximo de 60 minutos de treino aeróbio (não existe necessidade de mais que 60 minutos). Devendo ser feito no mínimo 2 vezes por semana e no máximo 5-6 vezes por semana. Mas de uma forma geral, de 30 min à 40 min de treinamento aeróbio 3 à 4 vezes por semana costuma atender satisfatoriamente à quase todos. A velocidade tem que ser uma que seja confortável e que você até possa trocar umas palavras com quem está na esteira/bicicleta ao lado sem que você fique ofegante ou com falta de ar. Mantendo este ritmo durante as primeiras 3 à 4semanas.

E quando poderemos aumentar a velocidade? Aqui vai uma experiência própria de como aumentei a velocidade do meu treino aeróbio. Depois da minha cirurgia de hérnia inguinal, eu não consegui fazer nada durante o primeiro ano do pós-operatório. Depois disso eu comecei a andar 10 min à 3,5km/h (ridiculo, mas era o que eu conseguia). Quando eu cheguei a 20 min eu aumentei para 4,0km/h e voltei a andar 10 min. Fui aumentando o tempo até conseguir 30 min. Após conseguir 30 min, aumentei a velocidade para 4,5km/h e diminui o tempo para 15 min. Comecei a aumentar novamente o tempo até chegar a 40 min. Após chegar aos 40 min eu aumentei a velocidade para 4,8km/t e diminui o tempo para 30 min. Depois fui aumentando o tempo até conseguir andar 60 min com a mesma velocidade. Mas ao chegar aos 60 min, comecei a apenas aumentar a velocidade até alcancar 5,5km/h (este foi meu máximo sem sentir dores na cirurgia de hérnia, mais que isso ainda não consegui). No total acho que foram aproximadamente 95/100 treinos na esteira até chegar ao meu objetivo que era saber qual era a velocidade que eu poderia andar sem sentir dores na cirurgia de hérnia inguinal. Portanto esta é uma estratégia que já fiz e funcionou comigo e pode ser um ponto de partida para muitos, mas a ''única'' diferenca vai ser a velocidade, ache uma ideal para você mesmo.

Quanto ao Treinamento com pesos

Comece como já escrevi anteriormente: menos é mais
Comece com não mais do que 5 exercícios para o corpo todo. Fica mais fácil de se adaptar, aprender a técnica certa e de progredir nos treinos.

Quais os exercícios? Quantas séries? Quantas repeticões?

Exemplo:
Supino Reto com a Barra – Trabalha os músculos: peitoral maior, deltóide anterior e tríceps.
Remada pegada Fechada na Polia Baixa -  Trabalha os músculos: Grande dorsal, Rombóides, deltóide posterior e bíceps.
Leg Press - Trabalha os músculos: quadríceps, glúteos e posterior da coxa
Flexão Plantar em Pé - Trabalha os músculos: gastrocnemio e Sóleo (chamados também geralmente de gêmeos ou panturrilha)
Abdominal (Crunch) - Trabalha os músculos: reto abdominal

O primeiro músculo citado é sempre o que é mais trabalhado em cada exercício prescrito.

Quantas séries?
Geralmente 2 ou 3 séries já são o suficiente para a maioria dos iniciantes. Porém, recomendo qua na primeira semana de treino se faca apenas uma série. Na segunda semana duas séries. Na terceira semana em diante as três séries completas.

Quantas repeticões?
O número de repeticões mais aceito e mais indicado são 12 repeticões. Com uma resalva aos abdominais que podem variar até 20 repeticões.

E qual o peso que devo usar?
Como já escrevi antes, leve. Leve o suficiente para ficar aquela sensacão de que foi muito fácil e de querer aumentar o peso logo.

Overtraining... Cuidado com ele!!!

É um tema bem extenso, complexo e particular à cada caso, mas vou tentar dar umas linhas bem básicas e rápidas.
Como já citei anteriormente ele pode acontecer e de uma forma muito mais fácil ao iniciante que ao avancado por puramente falta de experiência e conhecimento. Não é uma coisa que acontece de um dia para o outro, mas sim um processo cumulativo de erros em diversas áreas do treinamento desportivo.
Acredito que as principais causas do overtraining são:

-Treinamento mau planejado (Quantidade de treinamento, Frequência de Treinamento e Intensidade de Treinamento);
-Má nutricão;
-Descanso inadequado entre as sessões de treino (sono e ou treinamentos semelhantes em dias próximos);
-A falta de um objetivo realista.

Muitas vezes estamos cansados por qualquer motivo, mas está no nosso dia de treino e não queremos perdê-lo e pensamos que depois de comecarmos vai melhorar o que por vezes não acontece. O treino não rende, ficamos cansados e insatisfeitos. Algumas vezes teste seu corpo, dê mais um dia de intervalo entre os treinos e veja o que vai acontecer. Você não vai perder resultado por causa de um dia a mais de descanso, você pode sim, fazendo isso,  estar evitando um início  de overtraining a médio/longo prazo. (Desculpem-me todos que esperavam mais sobre overtraining, mas realmente é muita coisa e complexo)

Bom, acho que com esse texto dá uma idéia inicial ao treinamento aeróbio e de pesos e espero que ajude e agrade à todos que estejam comecando a fazer atividades físicas.
Qualquer falha que por ventura eu venha a descobrir, corrigirei o mais rápido possível.
Perguntas e observacões quanto ao conteúdo do texto são bem vindas.


obs: próximo tópico - Abdominais.
« Last Edit: August 25, 2014, 10:27:28 pm by cariocarj01 »
A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em livrar-se das antigas. (John Maynard Keynes)

Offline Mauricio SuperShaveMan

  • Trade Count: (+10)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1227
  • "Minha força não vem do Sol e sim da Tubaina"
  • Respect: +11
Re: Topico de Treinamento - Vamos conversar sobre treinamento.
« Reply #39 on: August 29, 2014, 05:30:51 pm »
0
Não sei se o confrade cariocarj01 já viu mas é uma homenagem merecida

https://www.youtube.com/watch?v=OzacrZKDzOo&list=UUiWI-HU9pYwOXB-q3za_qYg

Offline cariocarj01

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1083
  • Respect: +14
Re: Topico de Treinamento - Vamos conversar sobre treinamento.
« Reply #40 on: August 29, 2014, 07:34:48 pm »
0
Não sei se o confrade cariocarj01 já viu mas é uma homenagem merecida

https://www.youtube.com/watch?v=OzacrZKDzOo&list=UUiWI-HU9pYwOXB-q3za_qYg

Não tinha visto ainda. Muito bacana!!! Obrigado pela partilha Maurício!!! ;)

Reparem aos 45 segundos uma execussão perfeita do exercício abdominal. (Flexão Parcial de Tronco, antigamente chamada de Abdominal Supra).
A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em livrar-se das antigas. (John Maynard Keynes)

Offline Mauricio SuperShaveMan

  • Trade Count: (+10)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1227
  • "Minha força não vem do Sol e sim da Tubaina"
  • Respect: +11
Re: Topico de Treinamento - Vamos conversar sobre treinamento.
« Reply #41 on: August 29, 2014, 08:03:16 pm »
0
Educador Físico é tudo maníaco  ;D até  em vídeo de homenagem consegue observar execução de movimento hehehehe

Offline cariocarj01

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1083
  • Respect: +14
Re: Topico de Treinamento - Vamos conversar sobre treinamento.
« Reply #42 on: August 29, 2014, 08:54:28 pm »
0
Educador Físico é tudo maníaco  ;D até  em vídeo de homenagem consegue observar execução de movimento hehehehe

 ;D ;D ;D ;D ;D ;D
A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em livrar-se das antigas. (John Maynard Keynes)

Offline Cardoso

  • Trade Count: (+11)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1246
  • Brasil
  • Respect: +15
    • Email
Re: Topico de Treinamento - Vamos conversar sobre treinamento.
« Reply #43 on: October 20, 2014, 11:56:26 pm »
0
Desculpe reviver o tópico, é que hoje foi o primeiro dia de academia, passei uns 5 aparelhos que parecem máquinas de tortura. Eu estou em frangalhos, pretendo fazer quatro dias por semana, demora muito para o corpo se acostumar com o ritmo?
Aprendiz de enabler.

Offline runfransos

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1071
  • Respect: +56
    • Email
Re: Topico de Treinamento - Vamos conversar sobre treinamento.
« Reply #44 on: October 21, 2014, 12:02:18 am »
0

Desculpe reviver o tópico, é que hoje foi o primeiro dia de academia, passei uns 5 aparelhos que parecem máquinas de tortura. Eu estou em frangalhos, pretendo fazer quatro dias por semana, demora muito para o corpo se acostumar com o ritmo?

Meu amigo, não massacre o corpo e a carteira, faça exercício no ginásio de Deus, grátis e aberto 24 horas por dia, correr ao ar livre ; )

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal