Author Topic: Suavizando as pontas dos pincéis NA MARRA  (Read 8816 times)

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Suavizando as pontas dos pincéis NA MARRA
« on: June 29, 2014, 02:45:28 am »
+2
Esta é a história de como eu transformei um pincel que me dava brush burn (irritação na pele por falta de suavidade/excesso de "arranhamento" das pontas) quando espumava na cara em um pincel com uma suave massagem.

Sou uma pessoa que faz sempre a espuma na cara mas que, todavia, tem a pele muito sensível à exfoliação: por menor que ela seja, me causa irritação. Tanto é assim que quando compro um pincel de cerda novo faço umas 30 espumas na mão com ele para acelerar a bifurcação das pontas dos pelos e deixá-los mais suaves. Com pincéis de cerda é muito fácil (e barato) ter-se pontas que nem se sente, basta usar o pincel que isto vai acontecendo e a diferença da sensação de um pincel novo e um pincel bem domado é brutal.

Já com pincéis de texugo a brincadeira é diferente: basicamente a sensação que se tem nos primeiros usos é a mesma que se terá no centésimo. Tenho dois pincéis de texugo que são o meu parâmetro de conforto um shavemac silvertip (que é como espumar com uma nuvem) e um kent BK12 (que também é excelente, mas menos denso e mais molenga que o shavemac).

Usar estes dois pincéis, além dos pincéis de cerda bem domados que possuo me deixou mal acostumado: se um pincel apresenta nem que seja um pouco de exfoliação eu não consigo usá-lo.

Há alguns meses, adquiri um pincel Whipped Dog com nó silvertip de 30mm. Apesar de ser supostamente feito de pelos silvertip, o mesmo não chega nem perto do kent ou shavemac em suavidade. De fato, após algumas poucas utilizações, deixei o mesmo de lado, pois só conseguia usá-lo com uma tigela e fazendo movimentos de pintor no rosto, quando prefiro espumar diretamente na cara com movimentos circulares.

Então me restaram duas alternativas: 1) repassar o pincel ou 2) fazer experiências com ele para tentar suavizar suas pontas. Não quis adotar a alternativa 1 por achar uma sacanagem com que fosse receber o pincel, me restou a 2.

Minha primeira tentativa foi a de desgastar as pontas do pincel com uma lixa dágua fina, grão 1200. A ideia era deixar as pontas mais suaves pela ação mecânica da lixa. Não obtive sucesso perceptível.

O momento EURECA veio quando li em algum fórum que as famosas "pontas em gel" de determinados nós de um fabricante de pincéis foram ocasionadas por uma falha na descoloração química das mesmas. Pensei: ora, vou aplicar descolorante de cabelos para ver o que dá!

Uma ida rápida na farmácia e voltei com isto:



Segui as instruções de preparo do clareador e apliquei um pouco (umas duas colheres de sopa) nas pontas dos pelos do pincel e deixei agir por 40 minutos. Retirei o produto como determinado na bula e deixei o pincel para secar até o outro dia.

E não é que funcionou? A cor das pontas não mudou quase nada, mas elas ficaram muito mais suaves no rosto, totalmente sem sensação de espetamento e com pouquíssima sensação de exfoliação!

Foi a primeira vez que consegui usar este pincel para fazer espuma na cara em 3 passagens.

Fica a dica, então!

PS: Tente este procedimento por sua conta e risco, não aceito responsabilização caso seu pincel perca os pêlos, seu cachorro comece a miar, sua casa pegue fogo ou sua esposa peça divórcio!
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline FatSlim

  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2378
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
Re: Suavizando as pontas dos pincéis NA MARRA
« Reply #1 on: June 29, 2014, 03:08:44 am »
0
Grande ideia, cegadede, muito bom mesmo ;)
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline mosca

  • Trade Count: (+5)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 426
  • "Knowledge is contagious"
  • Respect: +5
Re: Suavizando as pontas dos pincéis NA MARRA
« Reply #2 on: June 29, 2014, 03:10:34 am »
0
bela sacada. Tenho uma pergunta de iniciante: tenho um TGco e o acho bastante suave. Um silvertip pode ser ainda mais macio?
"There´s no safe level of exposure to tobacco smoke"

Offline rralph

  • Trade Count: (+1)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 119
  • Respect: +1
    • Email
Re: Suavizando as pontas dos pincéis NA MARRA
« Reply #3 on: June 29, 2014, 03:15:54 am »
0
Parabéns pela coragem a realizar a experiência....

Acredito que não se enquadre parte pincel sintético ....

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Suavizando as pontas dos pincéis NA MARRA
« Reply #4 on: June 29, 2014, 03:19:21 am »
0
Estou atónito com este tópico e agradeço as dicas.

Quer dizer então que pouco adianta o uso mecânico que se dê ao pincel de texugo. Bem, os meus suavizaram um pouco com o uso, o Semogue 2010 deixou de arranhar tanto e o 650 está muito suave e a virar as pontas tipo anzol, talvez a acção do sabão e secagem contribuam algo para o amaciamento do pelo (tal como na cerda).

Já usei amaciador para cabelo no meu 2010, mas só resultou num pincel mais frouxo temporariamente, não tornou as pontas mais suaves.

Não sabia que as pontas tipo gel eram obtidas por processo químico. Se as pontas de gel podem ser obtidas em qualquer pelo, deviam passar todos os pincéis de texugo a oferecer essas pontas por um pequeno acréscimo de preço.

Tenho medo de fazer borrada no meu Semogue 2010, porque se não ia dar-lhe o tratamento de descoloração.

Offline dott_macchia

  • Trade Count: (+18)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2101
  • Respect: +28
    • Fluminense F.C.
Re: Suavizando as pontas dos pincéis NA MARRA
« Reply #5 on: June 29, 2014, 03:19:43 am »
0
Muito interessante.

Um pouco offtopic: cegadede, ja experimentou algum Thater silvertip?

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re: Suavizando as pontas dos pincéis NA MARRA
« Reply #6 on: June 29, 2014, 11:42:50 am »
0
bela sacada. Tenho uma pergunta de iniciante: tenho um TGco e o acho bastante suave. Um silvertip pode ser ainda mais macio?

Ainda não experimentei pincéis sintéticos. Todavia, mas próximas semanas, receberei os pincéis sintéticos da tgco e da l'occitane.  Assim que possível farei uma avaliação deles é respondo esta dúvida.
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re: Suavizando as pontas dos pincéis NA MARRA
« Reply #7 on: June 29, 2014, 11:44:33 am »
0
Muito interessante.

Um pouco offtopic: cegadede, ja experimentou algum Thater silvertip?

Ainda não, mas pretendo fazê-lo no futuro.
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline Martius

  • Trade Count: (+11)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 682
  • Respect: +3
Re: Suavizando as pontas dos pincéis NA MARRA
« Reply #8 on: June 29, 2014, 12:08:23 pm »
0
Isto é genial. Por acaso tenho por aqui um Lijun Silvertip que é um bocadinho scritchy. Acho que vou testar isto. Deixa-me cá pesquisar um desclorante de cabelo  :P

Já agora @cegadede dentro da tua experiência qual foi o pincél de cerda que ficou mais suave depois de suavizado?
« Last Edit: June 29, 2014, 12:21:42 pm by Martius »

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Suavizando as pontas dos pincéis NA MARRA
« Reply #9 on: June 29, 2014, 02:09:05 pm »
0
Ora aqui está uma experiência interessante!

Já me tinha passado pela ideia fazer o mesmo depois de ter lido essa mesma justificação para as "gel tips", mas confesso que ainda não tive coragem de o fazer... Ainda bem que alguém o fez! ;D

Tenho curiosidade em acompanhar se essa sensação de maior suavidade se vai manter com a utilização do pincel, José, vai-nos mantendo a par!

@ FML: A alteração no processo de descoloração que deu origem às gel tips é uma teoria, não mais que isso... Não está comprovado, até porque não se conseguiu mais replicar com tanta intensidade essa sensação posteriormente a esses Rooney XL.
« Last Edit: June 29, 2014, 03:40:59 pm by TheMonk »
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline marcodelima

  • Trade Count: (+4)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1051
  • Guarulhos - São Paulo - Brasil
  • Respect: +7
Re: Suavizando as pontas dos pincéis NA MARRA
« Reply #10 on: June 29, 2014, 02:21:24 pm »
0
Experiência esquisita, mas se funciona porquê não fazer?

Parabéns e obrigado pela dica maluca!  ;D

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re: Suavizando as pontas dos pincéis NA MARRA
« Reply #11 on: June 29, 2014, 03:22:28 pm »
0
Isto é genial. Por acaso tenho por aqui um Lijun Silvertip que é um bocadinho scritchy. Acho que vou testar isto. Deixa-me cá pesquisar um desclorante de cabelo  :P

Já agora @cegadede dentro da tua experiência qual foi o pincél de cerda que ficou mais suave depois de suavizado?
O ômega 48.  Ele não fica nada a dever em termos de suavidade à um silvertip de ponta.
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Suavizando as pontas dos pincéis NA MARRA
« Reply #12 on: June 29, 2014, 03:24:56 pm »
0
Muito bacana mesmo!!

Offline Silver Surfer

  • Trade Count: (+2)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 600
  • PT-Leiria / CH-Lausanne
  • Respect: +13
    • Email
Re: Suavizando as pontas dos pincéis NA MARRA
« Reply #13 on: June 29, 2014, 03:37:32 pm »
0
Boa experiência!  :)
Dwpoia partilhe connosco se a suavidade se manteve.
Abraço!

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Suavizando as pontas dos pincéis NA MARRA
« Reply #14 on: June 29, 2014, 03:57:41 pm »
0
Oh, Snap!  :o

Legal cegadede! Olha que tem sempre blondor aqui para tingir os pelos da perna da patroa e jamais pensei nisso  ;D

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal