Author Topic: A lista negra de sabões de barbear  (Read 37441 times)

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
A lista negra de sabões de barbear
« on: July 09, 2014, 02:06:53 am »
+1
A intenção aqui não é menosprezar os fabricantes, somente avisar ao usuário iniciante das "ciladas" que existem no barbear clássico (o hobby, não o fórum!)

Eu vou começar a lista, e aceito sugestões.

Sabonete de barbear Granado.


Assim que você descobre que existe esse "tal de wetshaving", é inevitável; você vai acabar comprando um destes. Por quê? Porque ele está na maioria das farmácias do Brasil, e custa por volta de 6 reais. Você pensa; "Se é Granado, deve ser bom, afinal eles fazem o polvilho anti-séptico e o sabonete Phebo" , mas a verdade é que este sabonete (nem se chama de Sabão, vejam só!) é bem fraco.

Não é que a espuma não se forme, é que ela não dura 5 minutos no rosto, e o acolchoamento da mesma é quase nenhum. Eu imagino que numa emergência seja possível se desenrascar com ela, mas numa emergência também se pode recorrer ao bom e velho creme Bozzano.

Sabão de barbear Van'Art


Se a Granado não consegue fazer um sabão de barbear, vai ver um artesão que faz apenas sabões, faz. Quando li este tópico, achei que era este. Ledo engano, apensar de bem cheirosos, a espuma deste sabão faz mágica; desaparece!


Todos os sabões da linha Empório Body Store. Todos.

Tenho raiva especial deles. O último, mais caro, é menos pior que os anteriores, mas um assalto à sua carteira se queres fazer a barba com um bom produto. E a raiva é maior porque eles tinham um dos melhores aftershaves do mundo, o Affair asb, e descontinuaram para introduzir algo que custa 3 vezes mais, e tem 1/3 de produto. Go to hell, Empório Body Store!


Crabtree & Evelyn

A C&E fazia três sabões de qualidade (Nomad, Sienna e Sandalwood) e uma bomba; o West Indian Limes. Pois que numa tacada só eles mudaram a aparência dos produtos e fábrica de onde vinham (portanto, sua fórmula), e agora nenhum deles presta. Jóia! (Só que não)


Geo F. Trumpers extract of limes shaving soap.


A empresa que faz um dos melhores pós-barba que há, o Skin Food, também é capaz de fazer um sabão com este aroma, e que não faz espuma. Um belo peso de papel.


Geo F. Trumper Eucris


Outra "pérola" da GFT. Eu adoro o cheiro deste sabão, que conheci através do amigo Cegadede, mas a verdade é que é apenas mais um sabão inglês que não faz espuma. Ainda bem que existe o creme!


Penhaligons Blenheim Bouquet / English Fern

A respeitada perfumaria inglesa tinha um dos melhores sabões de barbear, até que o reformulou e virou um lixo. Esta não é a versão atual do sabão,que voltou ainda melhor que a primeira, mas é a que mais se encontra para comprar a internet. Antes de puxar o gatilho num Blenheim Bouquet, verifique se, o primeiro ingrediente da lista é Potassiun Stearate. Se for, não compre. A versão atual começa com Potassium Palmate. Para o English Fern, que era tão bom quanto o B.Bouquet, se a lista começar com Sodium palmate, fique longe.


Herban Cowboy


A iherb.com vende muitas coisas interessantes, especialmente o Thayers, adstringente que serve muito bem de pós-barba, mas atenção; fuja deste sabão!


Wiliams mug shaving soap


Dizem que nos EUA, este sabão, que já foi muito bom, custa 99 centavos de dólar....e vale cada centavo...


Classic Brand shaving soap

As chances são de que, uma hora você vá parar na ClassicShaving.com, mas pelo amor de Deus, fique longe do sabão deles!


Musgo Real sabonete de barbear para homem (ainda bem que esclareceram isso!)


A não ser pelo aroma, ele desaponta em todos os aspectos.


Sabão de barbear Three Kings


Mais uma armadilha para os barbeadores clássicos brasileiros, que mais hora menos hora, esbarram neste sabão pela internet. O visual do produto é interessante, e efetivamente a empresa faz outros produtos que pelo que sei funcionam bem, como uma loção e uma pomada de cabelo. Mas de sabão de barbear, estão muito mal servidos. É uma cilada, Bino!

--

Considerações; a lista não segue ordem de qualidade ou falta, e é apenas minha opinião pessoal. Convido os colegas a colaborar, e vamos fazer um apanhado daquilo para se evitar, mas de preferência, vamos evitar citar sabões de boa espuma porque não gostamos do cheiro, como por exemplo, Arko, pois isto é algo muito pessoal.




 
« Last Edit: May 19, 2015, 06:01:00 pm by Gago »

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: A lista negra de sabões de barbear
« Reply #1 on: July 09, 2014, 02:11:40 am »
0
O Herban Cowboy quase caiu na sacola ... já o granado ... aprendi caindo!!  :(

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: A lista negra de sabões de barbear
« Reply #2 on: July 09, 2014, 02:21:49 am »
0
Truefitt&Hill Sandalwood



Outro belo peso de papel.
« Last Edit: July 09, 2014, 02:23:56 am by JL »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: A lista negra de sabões de barbear
« Reply #3 on: July 09, 2014, 02:55:37 am »
0
Tenho impressão de estar perante mais um tópico que merece estar fixo. Boa ideia, Gago.

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re: A lista negra de sabões de barbear
« Reply #4 on: July 09, 2014, 03:05:07 am »
0
Esse é muito ruim!!! :P :P :P

LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline Cardoso

  • Trade Count: (+11)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1246
  • Brasil
  • Respect: +15
    • Email
Re: A lista negra de sabões de barbear
« Reply #5 on: July 09, 2014, 03:08:48 am »
0
Ótimo tópico. Me impressiona como as empresas brasileiras não conhecem o seu produto e público, uma empresa de tradição e qualidade como a Granado não deve ter um produto ruim como esse sabão de barbear.
Aprendiz de enabler.

Offline Kravocks

  • Trade Count: (+3)
  • Com Proraso, eu arraso
  • ****************
  • Posts: 917
  • PT - Lisboa
  • Respect: +333
Re: A lista negra de sabões de barbear
« Reply #6 on: July 09, 2014, 03:42:38 am »
0
Mais uma vez os parabéns ao Gago por um excelente tópico, de grande ajuda a quem se inicia nestas artes.  :) ;)

Já vi aqui alguns sabões que desconhecia serem assim tão maus.  ;D
Poupe $10 na sua 1ª compra no iHerb.com
iHerb Code: CPL782.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: A lista negra de sabões de barbear
« Reply #7 on: July 09, 2014, 08:31:53 am »
0
Truefitt&Hill Sandalwood

(Image removed from quote.)

Outro belo peso de papel.

Pois é, JL, eu ainda te enviei uma MP na altura a avisar que esse sabão era de evitar! :P



A minha lista, eis os que experimentei e que acho pura perda de tempo:

 - Truefitt & Hill Luxury shaving soap (versão 2011 onwards)


Até uma batata tem espuma mais duradoura que isto... :P No entanto, dá um excelente (mas dispendioso!) sabonete de banho. :D Este foi a minha maior desilusão no mundo do barbear tradicional.



 - Lothantique Le Collectionneur


É um sabão francês, tripple-milled, com um aroma adorável, pouco dispendioso, com karité... ora, o que pode dar errado? Pois, o mesmo de sempre... a espuma mágica que desaparece. :P



- Williams Mug Shaving soap


É barato no seu país natal, mas difícil de obter por cá. Prepara-te para pagar várias vezes o seu custo só em portes, isto se a curiosidade te morder. :P Sempre alvo de piadas entre os utilizadores dos fóruns americanos, uma espécie de piada coletiva entre os que gostam, os que odeiam e os que adoram odiar o Williams... :D e percebe-se porquê: um monte de trabalho para obter uma espuma que nunca ultrapassa o medíocre, e um aroma perfeitamente banal a produto de limpeza. Mais vale ir a uma drogaria e comprar um stick La Toja ou LEA, tem mais ou menos o mesmo tamanho, sai mais barato e funciona muito melhor.

Se em Portugal quiserem ter acesso fácil a algo parecido, procurem uma barra de sabão Clarim que é mais ou menos a mesma coisa, isto de acordo com um tuga por terras do Tio Sam... ;D
« Last Edit: July 09, 2014, 12:41:58 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Martius

  • Trade Count: (+11)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 682
  • Respect: +3
Re: A lista negra de sabões de barbear
« Reply #8 on: July 09, 2014, 11:02:10 am »
0
Fiquei com uma dúvida, o Penhaligons Blenheim Bouquet e English Fern não têm a mesma formulação? Actualmente a reformulação boa foi apenas no Blenheim Bouquet?

Offline paulosantoro

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 151
  • Carpe diem (e o barbear também)
  • Respect: +11
Re: A lista negra de sabões de barbear
« Reply #9 on: July 09, 2014, 11:31:49 am »
0
Ótimo tópico. Me impressiona como as empresas brasileiras não conhecem o seu produto e público, uma empresa de tradição e qualidade como a Granado não deve ter um produto ruim como esse sabão de barbear.
Porque aqui não há referência, como nossos governos sempre dificultam as importações com burocracias e impostos altíssimos, os bons produtos europeus não estão disponíveis no comércio local.

Offline macintoshbr

  • Trade Count: (+15)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 66
  • Respect: +3
    • Email
Re: A lista negra de sabões de barbear
« Reply #10 on: July 09, 2014, 11:39:15 am »
0
O granado é tão ruim pra barbear, que eu decidi usá-lo para lavar o rosto durante o banho só pra não ter que jogá-lo fora!

Offline carraro

  • Trade Count: (+8)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 662
  • Respect: +6
    • Email
Re: A lista negra de sabões de barbear
« Reply #11 on: July 09, 2014, 12:26:31 pm »
0
Para não faltar polêmica, vai minha contribuição:



Usei o meu para tomar banho e contraindico fortemente, em especial para iniciantes.

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re: A lista negra de sabões de barbear
« Reply #12 on: July 09, 2014, 12:28:43 pm »
0
Para não faltar polêmica, vai minha contribuição:

(Image removed from quote.)

Usei o meu para tomar banho e contraindico fortemente, em especial para iniciantes.

;D ;D
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: A lista negra de sabões de barbear
« Reply #13 on: July 09, 2014, 01:02:57 pm »
0
Para não faltar polêmica, vai minha contribuição:

(Image removed from quote.)

Usei o meu para tomar banho e contraindico fortemente, em especial para iniciantes.

Vamos entram em polêmica! Para mim, faz uma espuma incrível! E nesse vídeo, o provo.

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=PwW6TQs08HU" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=PwW6TQs08HU</a>
« Last Edit: July 09, 2014, 01:06:01 pm by JL »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: A lista negra de sabões de barbear
« Reply #14 on: July 09, 2014, 01:04:45 pm »
0
Modifiquei o meu post anterior de forma a incluir mais alguns apontamentos e uma foto de um SotD meu com o Williams... mas eis que de repente me lembrei do pior sabão de barbear que já me passou pelas mãos, um sabão de barba que, em minha opinião, não tem competição no que toca a malignidade... pois foi campeão absoluto nesse parâmetro! :D



E o prémio "Um pedaço de giz faz uma espuma melhor que esta m****" vai para:

- Erasmic shaving stick (versão vegetal)


O stick da Erasmic baseado em tallow era um stick bastante bom, funcionava bem, era honesto e cumpridor, talvez um furito abaixo do Palmolive, mas em suma, um bom sabão que se podia obter por cerca de £0,50 nas drogarias inglesas.

Até que a marca resolveu alterar a formulação (ou o fornecedor/fabricante, talvez?) lá por alturas de 2009 e eis que surgiu uma versão "vegetal" deste stick, que parecia ter saído dos arquivos infernais do barbear tradicional, destinada a afastar para sempre quem quer que, movido pela curiosidade e baixo preço, se atrevesse a experimentar esse tal de wetshaving usando um destes sticks...

Imaginem uma barra de sabão muito dura e quebradiça, que lembrava mais um pedaço de giz do que um pedaço de sabão, e que não era capaz de produzir uma espuma espessa e duradoura independentemente dos esforços desenvolvidos para tal... era assim o Erasmic. :D Parecia que estava a tentar espumar um calhau! :D

Foi o único sabão (aliás, o único item do barbear tradicional) com o qual não tive coragem de me barbear... daí que nem foto de SotD tenho. :P

A malignidade deste produto foi tão grande que causou uma série de reclamações e pedidos à marca para que voltassem à formulação antiga, com "tallow", ao que a marca, vencida, acedeu. Assim, por alturas de 2011, os sticks com a formulação boa voltaram às prateleiras das drogarias, e a maléfica versão "veggie" ficou enterrada e arquivada nos arquivos infernais do barbear clássico, de onde se espera que não volte, para bem de todos e felicidade geral da nação "wetshaver"... ;D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal