Author Topic: Novo "Dicas do Cegadede para usuários brasileiros"  (Read 46901 times)

Offline cegadede

  • Moderador Local
  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Novo "Dicas do Cegadede para usuários brasileiros"
« on: July 24, 2014, 02:16:18 am »
+3
1. INTRODUÇÃO
Há um pouco mais de 4 anos escrevi um tópico (que pode ser lido aqui: http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=101.msg482#msg482) onde dava dicas para os usuários iniciantes Brasileiros.

Na época não havia nem informação de qualidade voltada para os usuários brasileiros, nem produtos decentes para os mesmos, de forma que, à exceção do aparelho, recomendei se importar tudo.

Depois de muitos anos, aquele tópico original deixou de ser um sticky aqui do barbearclassico pois, de fato, já estava bem desatualizado. Resolvi então fazer de conta que estava começando agora e tentar ter um bom barbear somente com produtos que se encontra aqui no Brasil.

Para a minha muito grata surpresa, posso dizer que estamos muito bem servidos de produtos, sendo a importação já uma opção apenas para quem busca algum produto mais específico, não havendo mais a necessidade do iniciante (ou mesmo do não fanático) ter de enfrentar as agruras da importação (demora, remessas extraviadas, impostos de importação etc).

Nos próximos itens me dedicarei a dar dicas para quem quer começar, indicando não só que produtos buscar mas, quando possível, que produtos evitar. Os itens estão divididos em kits por faixa de preço, o que deve facilitar a escolha (o usuário vê quanto quer investir para começar no barbear clássico e lê o item que mais se aproxima deste orçamento)

As técnicas de fazer espuma e se barbear estão explicadas em outros tópicos deste fórum, este, especificamente, está aqui somente para dar um norte para o usuário iniciante.

2. GASTANDO MENOS DE R$ 50,00

Confesso que pensei que este seria o item mais difícil de conseguir montar mas, no fim, me surpreendi com as boas opções disponíveis.

Um kit mínimo de barbear, para o menor investimento possível, é formado do barbeador que você já usa hoje, mesmo que seja de cartucho (mach3, sensor, descartáveis etc), um pincel, creme de barbear e um pós barba. Vejamos as boas opções nesta faixa de preços.

Pincéis

Nesta faixa de preço (kit inteiro em R$ 50,00) não há muito para onde correr, apesar de haver opções nacionais como o condor e batil, não as recomendo: deixam muito a desejar em relação aos pincéis importados.

A única opção que resta são os pincéis de entrada da Omega, que custam R$ 25,00 (aqui: http://www.forlords.com.br/index.php?p=produto&id=264)
Foto do pincel, à frente de dois outros colegas maiores:


Este é um pincel de cerda com nó de 21mm de diâmetro e 46mm de altura, cabo de plástico sólido, muito bem construído. Como todo pincel de cerda, fede MUITO nos primeiros usos, por isso recomendo que os 5-10 primeiros usos sejam feitos só para o treinamento de fazer espuma, pois o cheiro realmente desagradável. Para um melhor efeito, recomendo que após cada uso se deixe o pincel para secar naturalmente (este processo de molhar-secar fará com que as pontas do pelo do pincel se bifurquem, tornando-o bem macio no rosto)

Após estes 5-10 "usos" iniciais, o pincel já estará sem cheiro, e relativamente amaciado, já permitindo seu uso normal na face.  Ressalto, porém, que o pincel continuará evoluindo com os usos diários, ficando cada vez mais macio e gostoso de usar.

CREMES

Comprado o pincel, só nos resta R$ 25,00 de nosso orçamento, vejamos o que podemos fazer com eles.

Nos cremes, a variedade é bem maior, vejamos algumas opções:


Creme de Barbear Gillette.
Preço R$ 5,00
Onde encontrar: na maioria das farmácias e supermercados.
Cheiro: cheiro de creme gillette/cheiro de quando você era criança e ficava vendo seu pai fazer a barba.
Comentários:
Este creme foi reformulado nos últimos 4 anos, com certeza. Quando comecei era impossível fazer uma espuma decente com este creme, mas hoje a espuma que se faz com ele é muito boa, com boa lubrificação e proteção. Foi o que teve melhor lubrificação entre os cremes mais fáceis de encontrar.


Creme de barbear nívea
Preço: R$ 5,00 - 6,00
Onde encontrar: na maioria das farmácias e supermercados.
Cheiro: cheiro de creme hidratante nívea, aquele do pote azul.
Comentários:
Outro creme que foi reformulado nos últimos 4 anos, com certeza. Quando comecei era o menos ruim dos cremes disponíveis no mercado nacional, mas hoje a espuma que se faz com ele é muito boa, com boa lubrificação e proteção. Foi o que teve melhor proteção  entre os cremes mais fáceis de encontrar.


Preço: R$ 5,00 - 6,00
Onde encontrar: na maioria das farmácias e supermercados.
Cheiro: não sei dizer ao que cheira, mas não é desagradável.
Comentários:
Outro creme que foi reformulado nos últimos 4 anos, com certeza. Quando comecei era ruim como também era o gillette, mas hoje a espuma que se faz com ele é muito boa, com boa lubrificação e proteção. Foi o que teve melhor conjunto proteção/deslize  entre os cremes mais fáceis de encontrar.

Foto demonstrativa da densidade da espuma que ele produz:




Creme de barbear FIXX MODELL
Preço: R$ 7,50 - R$ 10,00
Onde encontrar:http://www.sitedabeleza.com.br/fix-model-creme-de-barbear-250g.html

http://www.penelopeperfumaria.com.br/ecommerce_site/produto_23099_5275_Fix-Model-Creme-de-Barbear-250g

http://www.kamuracosmeticos.com.br/produtos/fix-modell

http://www.belezafair.com.br/fix-model-creme-de-barbear-250g-pr-1704-369335.htm
 Cheiro: este, especificamente, cheira a lavanda, bem gostoso por sinal.
Comentários:
Não deixe que o pote simples te engane: aquilo é MUITO bom. Ganha fácil dos outros cremes mencionados anteriormente. É minha recomendação principal nesta faixa de preços, apesar de não ser fácil de encontrar em lojas físicas.

FUJA DO SABONETE DE BARBEAR DA GRANADO!

Pós barba

Como só sobraram cerca de R$ 19,00 - 20,00 do nosso orçamento, fica a recomendação de um único pós barba:



Custa R$ 19,00 e cumpre muito bem o seu papel!

Nos próximos posts, orçamentos até R$100,00, até R$ 200,00 e "o céu é o limite".
« Last Edit: August 14, 2014, 01:02:34 pm by cegadede »
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline cegadede

  • Moderador Local
  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re: Novo "Dicas do Cegadede para usuários brasileiros"
« Reply #1 on: July 24, 2014, 02:16:46 am »
+2
PARTE 2

ORÇAMENTO ATÉ R$100,00

1. INTRODUÇÃO.

Para este nível de orçamento, já é possível incluir um barbeador, uma caixa de lâminas e ter um autêntico barbear clássico! Para tanto basta usar os produtos mencionados na parte 1 e usar os R$ 50,00 restantes para comprar um barbeador usado no mercadolivre (procure por barbeador antigo ou gilete antiga) ou em feiras de antiguidades.

Provavelmente, pelo menos para os aparelhos vendidos no mercadolivre, o aparelho vai estar tão feio quanto este da foto:



Não se preocupe que com um pouco de limpeza e polimento ele vai ficar com uma aparência bem melhor!

Deve-se evitar comprar aparelhos que tenham dentes faltando ou tortos.

Na dúvida, poste o link para o artigo aqui no forum que os usuários mais experientes podem dizer se vale a pena comprar determinado aparelho ou se é uma roubada.

Alternativamente, fique de olho na seção classificados, há sempre boas ofertas por lá. Caso não haja, coloque um anúncio dizendo que está querendo comprar um barbeador usado.

Quanto às lâminas, vale procurar por elas em mercados e farmácias de bairro. Compre caixinhas de várias marcas, para determinar qual melhor se adapta ao seu rosto e aparelho (sim, as lâminas se comportam de formas diferentes de acordo com o aparelho).

2. OUTROS PRODUTOS.

Vou trapacear um pouco e não incluir o preço do aparelho e lâminas daqui em diante. :)

Assim, digamos que você deu a sorte de encontrar o aparelho de barbear do seu avô (junto com as lâminas!), agora quer começar a se barbear com ele e estipula um orçamento de R$100,00 para testar.

2.1. PINCÉIS.

Com este orçamento mais folgado, indico dois pincéis:

Este omega de cerda, com nó de 24mm de diâmetro e 56mm de altura e cabo plástico sólido:


É um pincel bem bacana e custa apenas R$ 35,00 (aqui: http://www.forlords.com.br/index.php?p=produto&id=266) e ainda vem com um stand para gardá-lo. É um excelente custo benefício.

Outra opção, também da omega, é o lendário omega 48 profisional, verdadeiro padrão nas barbearias italianas. O pincel tem 27mm de diâmetro do nó e 65mm de altura do nó. O cabo é oco e feito de plástico ABS cromado. Este pincel, meu favorito entre os pincéis de cerda, é uma máquina de fazer espuma e, após alguns meses de uso, fica com pontas bem mais suaves que a grande maioria dos pincéis de texugo. Ele custa R$ 48,00 (aqui: http://www.forlords.com.br/index.php?p=produto&id=273).

Este meu tem uns 5 anos de uso:


2.2. PRÉ-BARBA.

Se você tiver comprado um dos cremes de barbear de R$5,00 da seção anterior e o pincel de R$ 35,00 do item 2.1, sobraram R$60,00 no orçamento, então já dá pra encarar um pré barba.

O pré-barba é um item completamente opcional. Aliás, desconfio da maioria dos usuários deste fórum não usa um pré-barba. A função dele é ajudar no amolecimento dos pelos da barba, na proteção da pele e no deslize da lâmina.  Confesso também que não usava pré-barba nenhum, por não sentir nenhuma vantagem no seu uso.

Dito isto, experimentei o pré-barba da TGco (R$54,00 disponível aqui: http://shop.thegrooming.com.br/fidelidade-destaque/7-oleo-pre-barbear-hot-towel.html) e tenho de dizer: o negócio é muito bom: dá uma esquentada na pele e realmente ajuda no deslize da lâmina e amolecimento do pelo.


Recomendo!

2.3. Sabão de barbear.

Se você escolheu pular o pré-barba, pode comprar o Omega 48 e usar os R$ 52,00 restantes para comprar um dos seguintes sabões de barbear:

The Grooming Co Habanos - R$ 49,90 (aqui: http://shop.thegrooming.com.br/fidelidade-destaque/25-shaving-soap-tradicional.html)


Cheiro: planta de tabaco, bem leve e muito gostoso.
Espuma: lubrificante, protetora e alcochoada. Este produto tem uma espuma interessante, pois fica com uma consistência semelhante ao iogurte grego.
Minha avaliaçao: Este sabão, junto com o seu irmão da versão tradicional, é o melhor sabão de barbear fabricado no Brasil, na minha opinião. Além disso, vem numa saboneteira linda.

L'occitane Cade (refil).


Quanto: R$ 52,00
Onde comprar: em qualquer loja da l'occitane
Cheiro: zimbro, muito gostoso e, como o sabão da TGco. bem leve.
Espuma: durante muito tempo foi o meu sabão de referência, espuma muito boa, lubrificante e protetora da pele.
Minha avaliação: é uma pena que nesta faixa de preço não dê para comprar este sabão na saboneteira, que é, na minha opinião, a mais linda do mundo do barbear clássico.

2.4. PÓS BARBA.

Se você escolheu pular o pré-barba, o sabão (escolheu um da parte 1) e comprou o pincel de R$ 35, sobraram R$ 60 para escolher um pós barba bacana. Duas indicações:

Para quem tem a pele normal ou oleosa:
Loção pós barba classic The Grooming Co.


Quanto: R$ 54,90
Onde: http://shop.thegrooming.com.br/home/17-locao-pos-barba-classic.html
Minha opinião: um grande splash pós-barba, perfume muito gostoso, masculino e de boa duração. Recomendo!

Para quem tem pele de normal a seca:

Bálsamo pós-barba Cade (versão de 30ml)

Quanto: R$ 52,00
Onde: nas lojas da l'occitane
Minha opinião: é caro, vem pouco (30ml!!!!) e não replica bem o cheiro do sabão, mas a hidratação da pele e a recuperação dela após o barbear são ótimos.

« Last Edit: July 25, 2014, 03:25:01 pm by cegadede »
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline cegadede

  • Moderador Local
  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re: Novo "Dicas do Cegadede para usuários brasileiros"
« Reply #2 on: July 24, 2014, 02:17:11 am »
+2
PARTE 3

Até R$200,00.

1. INTRODUÇÃO.

Com R$200,00 realmente dá pra montar um kit muito interessante e completo, com pincel, barbeador, creme, e pós barba.

2. Barbeador.

Com R$135,00 há várias opções de barbeadores na The Grooming Co. (http://shop.thegrooming.com.br/16-barbear ). Recomendo particularmente os da linha R (90R, 22R, 82R, 86R etc) por serem aparelhos que não precisam ser desmontados para a colocação e retirada da lâmina, o que facilita o seu uso e o alinhamento da lâmina, principalmente para os iniciantes.

3. Pincel

Qualquer das opções da parte 2 vai bem com este barbeador. Recomendo o omega 48, por ser, na minha opinão, o melhor do grupo.

4. Creme e pós barba.

Com os R$ 25,00 de saldo, só resta comprar um dos cremes e o pós-barba da parte 1.

Esse capítulo foi curtinho e sem imagens, amanhã vem a última parte (novamente com fotos!).

 
« Last Edit: July 28, 2014, 01:53:54 am by cegadede »
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline cegadede

  • Moderador Local
  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re: Novo "Dicas do Cegadede para usuários brasileiros"
« Reply #3 on: July 24, 2014, 02:17:36 am »
+1
PARTE 4

O CÉU É O LIMITE

1. INTRODUÇÃO

Quando não há limites no orçamento, é possível encontrar produtos top de linha no Brasil. É para este segmento orçamentário que está dedicada esta parte do tópico.

Então, sem mais delongas, vamos aos produtos.

2. APARELHOS DE BARBEAR.

Além dos aparelhos recomendados nos itens anteriores, não havendo limites orçamentários é possível conseguir aparelhos vintage e novos nos classificados aqui do fórum, em feiras de antiguidade e no mercadolivre.

Para além disso, deixo uma recomendação especial para os navalhetes da feather.

(na foto está retratado um navalhete Kai, que tem o mesmo funcionamento e qualidade do Feather)
Preço: A partir de R$480,00
Onde comprar: forlords.com.br

Este tipo de aparelho é muito mais parecido com o barbear de uma navalha de verdade que os navalhetes que usam meia gilete, estes últimos não perdoam o menor erro de técnica e são menos clementes quanto ao montante de pressão usado no rosto. Em outras palavras, é mais fácil ter um barbeado confortável e sem cortes com os navalhetes da feather, além deles reproduzirem com mais fidelidade a sensação de usar uma navalha de verdade.

3. CREMES / SABÕES DE BARBEAR

Aqui vai um creme que é o melhor que já usei, com uma larga margem de vantagem sobre o segundo lugar:

Acqua di Parma Collezione Barbieri
Cheiro: cítrico, da família da colônia homônima. Delicioso. Como diria o confrade goaman , se Deus faz a barba, ele usa AdP.
Qualidade da espuma: incrível em todos os quesitos, seja deslize, proteção, tratamento da pele. De se destacar que este é, de longe, o creme com a melhor relação "quantidade de produto"/"montante de espuma gerada" que já usei (na espuma da foto, que dá tranquilamente para 3 passagens, usei 0,2g de creme, pesados em balança de precisão de 0,01g)
Preço: R$ 181,00 na forlords.com.br ou na sephora.com.br

Na categoria sabões, entra mais uma vez o CADE, da L'occitane, desta vez com a sua lindíssima saboneteira, por R$120,00 na l'occitane.

4. Pós-barba.

Nesta faixa de preço, recomendo dois:


Verdon, da L'occitane
Quanto Custa: R$ 70,00 na l'occitane (frequentemente há promoções de 50% de desconto neste pós-barba).
Comentários: além de ter um cheiro muito agradável, este é o splash que mais perdoa um barbear excessivo na agressividade, dificilmente você vai sentir o ardor do álcool com este splash. O cuidado dele com a pele também é interessante.


Lozione Dopo-Barba Contro il Fuoco del Rasoio, da Santa Maria Novella.
Quanto custa:R$260,00, na Santa Maria Novella
Comentários: Tenho as variantes "colonia russa" (de cheiro frutado + especiarias) e vetiver (esta última não disponível no Brasil. É um splash muito interessante: ao mesmo tempo que dá um cuidado extremo para a pele (o melhor splash que já usei, na categoria cuidado com a pele) ele também é uma ótima ferramenta de diagnóstico de sua técnica de barbear: quanto mais errada ela estiver, mais vai arder a aplicação do splash. No dia que você tiver um BBS e o SMN não arder, você "virou doutor" em barbear.

5. PINCÉIS.

Aqui temos duas soluções top em performance.

Pincel sintético The Grooming Co.
Quanto custa:R$ 79,90
Onde comprar: http://shop.thegrooming.com.br/pinceis/1-pincel-de-barbear-tradicional.html
Comentários: Este pincel brasileiro é tão bom que vem conquistando o mercado americano e já conquistou vários colegas portugueses. Não fica dever para nenhum pincel sintético importado, além de ter um preço muito interessante. Em termos de suavidade das pontas, somente os pincéis de texugo silvertip da Thather e Shavemac se aproximam.


Pincel Sintético Plisson
Quanto custa:R$220,00
Onde comprar: nas lojas l'occitane
Comentários: este é um pincel com o mesmo tipo de pelo do pincel da TGco, porém com um diâmetro de nó menor, menos densidade de pelos, loft (altura dos pelos) maior e cabo maior que o da TGco. A sensação na pele é de ainda mais suavidade que o pincel da TGco, mas algumas pessoas o consideram molenga demais para usar com sabões duros, como o CADE. Assim, tanto em função da diferença de preço (quase 3x mais) quanto ao fato de ser menos consensual sua usabilidade com sabões duros, recomendo o pincel da TGco. Dito isto, não tenho dificuldade de carregar sabões duros com ele, nem acho que seja molenga demais, além do que, como tenho mãos grandes, o cabo maior do plisson fica mais confortável de segurar.

6. CONCLUSÃO

Com estas dicas, o usuário brasileiro terá certeza de usar produtos de qualidade e não cairá nas roubadas abundantes do mercado. Espero que tenham gostado.

Qualquer dúvidas ou sugestões, é só falar.
« Last Edit: August 05, 2014, 05:40:29 pm by cegadede »
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Novo "Dicas do Cegadede para usuários brasileiros"
« Reply #4 on: July 24, 2014, 02:21:09 am »
+1
Está ficando muito bacana José!  ;)

Offline GFellizzardo

  • Trade Count: (+7)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 742
  • Respect: +11
    • Flickr
    • Email
Re: Novo "Dicas do Cegadede para usuários brasileiros"
« Reply #5 on: July 24, 2014, 02:25:27 am »
0
Muito bom, confrade!
Fiquei curioso para o que vem  :) :)

Offline Nuno Sá

  • Trade Count: (+7)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1323
  • Lisboa
  • Respect: +62
    • Email
Re: Novo "Dicas do Cegadede para usuários brasileiros"
« Reply #6 on: July 24, 2014, 02:49:29 am »
0
 Não sou Brasileiro e gostei de ler de fio-a-pavio. Muito bom serviço público. Parabéns.

Offline Cardoso

  • Trade Count: (+11)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1246
  • Brasil
  • Respect: +15
    • Email
Re: Novo "Dicas do Cegadede para usuários brasileiros"
« Reply #7 on: July 24, 2014, 03:03:07 am »
0
Está ficando bom, eu só colocaria o Palmindaya no lugar do Fix Modell pois alem de ser bom é mais acessível.
Aprendiz de enabler.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Novo "Dicas do Cegadede para usuários brasileiros"
« Reply #8 on: July 24, 2014, 03:09:53 am »
0
Ficou muito bom, mas A Dica Preciosa foi FUJA DO SABONETE DE BARBEAR DA GRANADO;D ;D ;D ;D
« Last Edit: July 24, 2014, 03:11:39 am by JL »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline cariocarj01

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1083
  • Respect: +14
Re: Novo "Dicas do Cegadede para usuários brasileiros"
« Reply #9 on: July 24, 2014, 03:24:30 am »
0
Muito legal cegadede.
Estou aguardando as continuações.
A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em livrar-se das antigas. (John Maynard Keynes)

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Novo "Dicas do Cegadede para usuários brasileiros"
« Reply #10 on: July 24, 2014, 06:42:18 am »
0
Óptimo tópico. :)

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: Novo "Dicas do Cegadede para usuários brasileiros"
« Reply #11 on: July 24, 2014, 12:44:01 pm »
0
Muito bom Cegadede, parabéns pelo tópico!

...
Seria minha recomendação principal nesta faixa de preços, não fosse a dificuldade de conseguir o novilho e as sacerdotizas!
...

 :D :D :D
But the tigers come at night

Offline romagnoli83

  • Trade Count: (+4)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 643
  • Paulínia São Paulo, Brasil
  • Respect: +18
    • Email
Re: Novo "Dicas do Cegadede para usuários brasileiros"
« Reply #12 on: July 24, 2014, 01:44:49 pm »
0
Muito bom Cegadede, esta ficando ótimo, e como disse o Dr. JL...
"A Dica Preciosa foi FUJA DO SABONETE DE BARBEAR DA GRANADO!"  ;D ;D ;D ;D ;D
"Ao elogio que me corrompe, prefiro a crítica que me constrói."
Santo Agostinho

Offline ClaudioBP

  • Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • *************************************
  • Posts: 6453
  • Respect: +316
    • Email
Re: Novo "Dicas do Cegadede para usuários brasileiros"
« Reply #13 on: July 24, 2014, 02:10:35 pm »
0
Excelentes dicas.  O material selecionado para a primeira parte é muito bom.
Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Novo "Dicas do Cegadede para usuários brasileiros"
« Reply #14 on: July 24, 2014, 02:20:36 pm »
0
Ficou muito bom, mas A Dica Preciosa foi FUJA DO SABONETE DE BARBEAR DA GRANADO;D ;D ;D ;D

Muito bom Cegadede, esta ficando ótimo, e como disse o Dr. JL...
"A Dica Preciosa foi FUJA DO SABONETE DE BARBEAR DA GRANADO!"  ;D ;D ;D ;D ;D

Tamo junto!  ;D

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal