Author Topic: Experiência com o Martin de Candre: quanto durará um sabão?  (Read 21794 times)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Experiência com o Martin de Candre: quanto durará um sabão?
« Reply #15 on: January 25, 2011, 12:58:44 pm »
0
Ai, eu faço o sacrifício...! :D

I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Islander

  • Trade Count: (+1)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2196
  • Respect: +9
Re:Experiência com o Martin de Candre: quanto durará um sabão?
« Reply #16 on: January 25, 2011, 02:24:20 pm »
0
É assim mesmo, taking one for the team!!  :D
5$ de desconto com iHerb referral code: GOM606

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Experiência com o Martin de Candre: quanto durará um sabão?
« Reply #17 on: January 29, 2011, 06:46:40 pm »
0
E aqui vai o último capítulo, da quinta-feira:



Hoje, depois de dois dias secando ao ar, pesei o sabão, e estou agora a calcular os resultados. Não percam os próximos episódios!  :o
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Experiência com o Martin de Candre: quanto durará um sabão?
« Reply #18 on: January 29, 2011, 09:20:44 pm »
0
Ok, finalmente cheguei a um resultado final!

Atenção: todos os resultados que aqui apresento foram obtidos com a minha técnica, usando pincéis variados de cerda e texugo e sempre com 3-4 passagens + passagem final de conforto. Todos estes resultados podem ainda variar, dependendo do pincel, da técnica e do uso pessoal de cada um, é claro. Por estes e outros factores, a experiência de outras pessoas poderá ser diferente.

Primeiro a foto (rufar de tambores....):



Agora, vamos aos cálculos:

Como podem ver no início do tópico, o sabão + embalagem pesavam 503g. Ora, em termos simples, isso quer dizer que em 12 escanhoados, gastei 4g de sabão. O que dá um consumo de 4/12= 0,33g por escanhoado.

Sabendo que a embalagem tem 170g, facilmente se calcula que o Martin de Candre dura 510 escanhoados...

Até agora, entes e durante esta experiência, usei este sabão durante umas 20 vezes, aproximadamente três semanas. Nesta foto, tento mostrar visualmente o (pouco) desgaste que a embalagem teve até agora:



Podemos fazer ainda uma análise mais complexa, tendo em conta o erro da minha balança. Nesta análise, a nossa estimativa irá situar-se entre dois valores, um máximo e um mínimo. Isto porque a minha balança arredonda todos os valores à unidade. Assim:

 - Quando a minha balança indica 503g, ela arredonda à grama. O que quer dizer que o valor verdadeiro tanto pode ser 503,4g como 502,6g;
 - quando a minha balança indica 499g, novamente ela arredonda à grama. O que quer dizer que o valor verdadeiro tanto pode ser 498,6g como 499,4g.

Assim, temos dois cenários extremos para esta estimativa:
 - Pior cenário:
   Consumo: 503,4 - 498,6 = 4,8g
   Consumo/escanhoado = 0,4g/escanhoado
   Nº de escanhoados por boião = 170/0,4 = 425 escanhoados.

 - Melhor cenário:
   Consumo: 502,6 - 499,4 = 3,2g
   Consumo/escanhoado = 0,2667/escanhoado
   Nº de escanhoados por boião = 170/0,2667 = 637 escanhoados.

Ou seja, tendo em conta a sensibilidade/margem de erro da minha balança, o nº total de escanhoados "contidos" neste boião oscilará entre 425 e 637.

Conclusão: apesar de a sensibilidade e o erro associado à minha balança não serem os ideais, foram suficientes para  concluir que as alegações feitas no website da Martin de Candre estão mais que correctas. Este sabão, mesmo usado diariamente, irá durar mais de um ano! :o Ou seja, apesar do seu preço elevado, o Martin de Candre savon à raser tem uma durabilidade enorme, o que o torna relativamente económico.



Agora venham de lá os comentários, pessoal!
« Last Edit: January 29, 2011, 10:30:50 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Experiência com o Martin de Candre: quanto durará um sabão?
« Reply #19 on: January 29, 2011, 09:39:39 pm »
0
Seria bom comparar com outro sabão, a minha sugestão seria o MWF. Isto porque as conclusões com outro sabão podem ser parecidas, e sendo um sabão que custa muito menos, acaba logo por deitar por terra a teoria do MdC ser económico. O MdC pode parecer ter uma boa relação preço/durabilidade, mas sem termo de comparação, essa presunção vale o que vale.

Offline henrique

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1329
  • Respect: 0
Re:Experiência com o Martin de Candre: quanto durará um sabão?
« Reply #20 on: January 29, 2011, 10:09:39 pm »
0
Em termos científicos, penso que as 12 utilizações não sejam suficientes para estimativa da
durabilidade do sabão, isto na minha opinião. Penso que para ter resultados mais correctos deveria ter usado o
sabão pelo menos 3 meses, e no final de cada mês fazer a pesagem do sabão.
Inicialmente pensei que o objectivo era utilizar o sabão até ao fim... ::)

Concordo com o que disse o Lusitano, de facto para percebermos se realmente o sabão é económico
dever-se-ia ter outra base de comparação. (fica o desafio :D).


Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Experiência com o Martin de Candre: quanto durará um sabão?
« Reply #21 on: January 29, 2011, 10:21:12 pm »
0
Seria bom comparar com outro sabão, a minha sugestão seria o MWF. Isto porque as conclusões com outro sabão podem ser parecidas, e sendo um sabão que custa muito menos, acaba logo por deitar por terra a teoria do MdC ser económico. O MdC pode parecer ter uma boa relação preço/durabilidade, mas sem termo de comparação, essa presunção vale o que vale.

Um dos meus objectivos com esta experiência era estimar um valor que pudesse confirmar ou desmentir o que se diz acerca de este sabão, no site da Martin de Candre por exemplo, e em várias outras fontes. E dados os resultados que obtive, posso dizer que os objectivos foram conseguidos, e obtive a resposta que procurava.

Não pretendo comparar o MdC com nenhum outro produto, nem nunca pretendi fazê-lo. E nem tenho intenções de o fazer. Fiz esta pequena experiência com o MdC porque até hoje, foi um dos produtos que mais me surpreendeu até hoje, não só devido à sua qualidade mas também (e sobretudo) devido ao seu tempo de carga muito reduzido.

No entanto, quer da experiência que tenho com ambos os sabões, quer do que li noutras fontes da experiência de outros utilizadores, nem de perto nem de longe o Mitchell' Wool Fat durará o mesmo que o MdC. Atenção: não estou a dizer que o MWF não seja um bom produto; pelo contrário, é outro sabão fantástico, e também um dos meus preferidos. Mas o desgaste é mesmo mais rápido, pois o tempo de carga no MWF é (várias vezes) maior que os 9-12 segundos necessários para o MdC.

Por exemplo, para a comparação "económico-financeira" entre os dois ser justa, teria que incluir o preço da saboneteira de cerâmica do MWF ou da saboneteira de madeira do Kent, uma vez que o preço do Martin de Candre inclui também a saboneteira (não sendo possível obtê-lo doutro modo). E além disso, diferentes sabões requerem usos e técnicas diferentes de utilização, o que levará necessariamente a resultados diferentes. E é por causa de "nuances" deste tipo que não faço nem pretendo fazer comparações de durabilidade entre produtos de maneira tão detalhada.

Em termos científicos, penso que as 12 utilizações não sejam suficientes para estimativa da
durabilidade do sabão, isto na minha opinião. Penso que para ter resultados mais correctos deveria ter usado o
sabão pelo menos 3 meses, e no final de cada mês fazer a pesagem do sabão.
Inicialmente pensei que o objectivo era utilizar o sabão até ao fim... ::)
Claro que não. Por isso, fiz uma análise tendo em conta a margem de erro. Como viram, é bastante alargada. E de uma coisa tenho a certeza: o valor verdadeiro encontra-se entre aqueles dois valores.

Mas se quiserem então uma análise mais correcta, estão à vontade para a fazer.

O meu outro objectivo era desfrutar bons escanhoados com este fabuloso sabão. E esse foi plenamente conseguido! ;)

I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline bleddyn

  • Trade Count: (+6)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1842
  • Porto, Portugal
  • Respect: +16
Re:Experiência com o Martin de Candre: quanto durará um sabão?
« Reply #22 on: January 29, 2011, 10:37:59 pm »
0
Interessantes as tuas conclusões.
Atendendo a que não usas só este sabão, pode-se concluir que esse frasco vai durar para o resto da tua vida ;D.
Agora fora de brincadeiras, tens notado alguma alteração no cheiro do sabão?
Não sei se é por o meu estar aberto no armário da casa de banho, mas acho que o cheiro tem evoluído para melhor.
Não era grande apreciador do cheiro ao inicio, mas agora até gosto dele. Mas se calhar é impressão minha, ou então é de estar constipado :).

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Experiência com o Martin de Candre: quanto durará um sabão?
« Reply #23 on: January 29, 2011, 10:45:00 pm »
0
Caros confrades,
Para fator de comparação, o Dr. Selby tem 125 gramas e na embalagem diz que é suficiente para "400 afeitados", ou seja, o,3125 gramas por escanhoado! Próximo dos resultados estimados por você, caro oversaturn!
Já o usei umas 50 vezes e só tem uma leve depressão central, então penso que deve durar umas 500 barbas!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Experiência com o Martin de Candre: quanto durará um sabão?
« Reply #24 on: January 29, 2011, 10:56:14 pm »
0
Para o MdC justificar a compra da minha parte, teria de durar muito mais do que 5 sabões MWF, o que eu duvido. Mas isso sou eu, cada um sabe de si.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Experiência com o Martin de Candre: quanto durará um sabão?
« Reply #25 on: January 29, 2011, 11:02:42 pm »
0
Interessantes as tuas conclusões.
Atendendo a que não usas só este sabão, pode-se concluir que esse frasco vai durar para o resto da tua vida ;D.
Agora fora de brincadeiras, tens notado alguma alteração no cheiro do sabão?
Não sei se é por o meu estar aberto no armário da casa de banho, mas acho que o cheiro tem evoluído para melhor.
Não era grande apreciador do cheiro ao inicio, mas agora até gosto dele. Mas se calhar é impressão minha, ou então é de estar constipado :).

Ui... e que sacrifício vou eu andar a fazer o resto da minha vida! :D

Quanto ao aroma, tenho notado o mesmo. Se deixar o frasco tapado, o cheiro já não é tão bom, desenvolve um aroma mais orgânico e balsâmico.
Passei a deixar o boião aberto (como indicam nas instruções do mesmo, e curiosamente também nas do Dr. Selby) , e aí o aroma cada vez tem evoluído para melhor. Mais fresco, nota-se mais a lavanda e os tons mais leves.
Conclusão: ele não gosta de estar fechado!

Caros confrades,
Para fator de comparação, o Dr. Selby tem 125 gramas e na embalagem diz que é suficiente para "400 afeitados", ou seja, o,3125 gramas por escanhoado! Próximo dos resultados estimados por você, caro oversaturn!
Já o usei umas 50 vezes e só tem uma leve depressão central, então penso que deve durar umas 500 barbas!


Interessante e curioso é ver também que as instruções que se podem ler na embalagem do Dr. Selby são aproximadamente as mesmas que se podem ler no website do Martin de Candre. :) Engraçado, não é?  :D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Experiência com o Martin de Candre: quanto durará um sabão?
« Reply #26 on: January 29, 2011, 11:28:28 pm »
0
Falando em Dr. Selby, o meu quando chega?  ;D

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Experiência com o Martin de Candre: quanto durará um sabão?
« Reply #27 on: January 30, 2011, 12:09:27 am »
0
Falando em Dr. Selby, o meu quando chega?  ;D
Caros Lusitano e oversaturn,
Penso em viajar ao Uruguai em cerca de 1 mês! Ajeitar um final-de-semana sem plantões está complicado e são quase 500km de viagem!
Segurem a ansiedade!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Experiência com o Martin de Candre: quanto durará um sabão?
« Reply #28 on: January 30, 2011, 12:29:12 am »
0
Falando em Dr. Selby, o meu quando chega?  ;D
Caros Lusitano e oversaturn,
Penso em viajar ao Uruguai em cerca de 1 mês! Ajeitar um final-de-semana sem plantões está complicado e são quase 500km de viagem!
Segurem a ansiedade!

Vai ser difícil segurar tanta ansiedade  ;D O melhor é receitares uns ansiolíticos  :D

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal