Author Topic: Qual a diferença entre os Safety razors?  (Read 5615 times)

Offline Marcos

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 57
  • Respect: 0
Qual a diferença entre os Safety razors?
« on: August 29, 2014, 10:22:01 pm »
0
Olá pessoal, sou novo aqui no fórum e estou gostando muito do site.

Procurei e não achei nenhum tópico que explique a diferença entre os safetys razors. O porque de um ser mais caro que o outro. Quais características fazem de um safety razor melhor que o outro na hora de barbear e as diversos tipos (se é que existem) do mesmo.

Eu vi um numa loja da marca Mundial. É bem baratinho, acho que é uns R$10,00 se eu não me engano. Deve ser bem simples, vale a pena comprar?
Marcos.

Offline RamonLourenço

  • Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 334
  • Self Butcher
  • Respect: +1
    • Email
Re: Qual a diferença entre os Safety razors?
« Reply #1 on: August 29, 2014, 10:38:13 pm »
0
Bem vindo Marcos!

Para falar das diferenças de todas as SR escreveríamos um livro.
Vejo dessa forma: este da Mundial vai te dar uma ideia do barbear clássico. Se gostares do barbear, da sensação e tudo o mais você providencia um material mais apurado.
Comecei a pouco tempo e foi assim que fiz.
Ressalto que, a qualidade do barbear e a sensação após a barba feita serão muito superiores quando/se você comprar um "kit" de qualidade: pincel, sabão, SR, lâmina.... Eu não imaginava o quanto um "simples" sabão faz diferença no barbear. Mas faz.

Então, mais uma vez: bem vindo! Vai fundo nas experiencias que elas só acrescentam.

PS.: tem muita coisa sobre diferentes SR's no fórum. Procura direitinho que você acha.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Qual a diferença entre os Safety razors?
« Reply #2 on: August 29, 2014, 10:55:08 pm »
0
Por que um Fiat Palio não custa o mesmo que um Honda Civic? Por que uma camisa da C&A não custa o mesmo que da Abercrombie & Fitch?

Cada fabricante tem suas ideias do quanto cobrar por uma SR. Existem diferenças normais entre máquinas ajustáveis, pente aberto, fechado, se são de alumínio, aço ou metal vadio, marca X, Y ou Z...

Essa Mundial é uma porcaria em todos os aspectos. É mal projetada, de metal vagabundo, mal construída.... vai fazer a barba? Vai, provavelmente...mal!

Portanto, o que vai influenciar no preço de uma SR, em primeiro lugar, vai ser o material em que é construída, e em segundo lugar, a complexidade de sua estrutura. Além claro, do design. Desenvolver, testar e levar um produto ao mercado é uma coisa, copiar o projeto dos outros, é outra coisa, e isso influencia no preço.

Offline Fialho

  • Trade Count: (+7)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 704
  • Brasil - Rio de Janeiro
  • Respect: +20
    • Email
Re: Qual a diferença entre os Safety razors?
« Reply #3 on: August 29, 2014, 11:01:12 pm »
0
A minha primeira SR foi uma Mundial.

Enferrujou na 3ª vez que usei. Não aconselho.

A melhorzinha, das xing-ling, que usei, na minha opinião foi a enox mas, também não aconselho.

A solução, enquanto não importa uma ou compra de alguém, aqui do fórum, por exemplo, sempre aparece uma para vender, é procurar uma Gillette antiga no Mercado Livre ou ver com um parente mais idoso se não tem alguma esquecida numa gaveta. Ou a Paz em Gaia que faz uma nacional mais bem trabalhada.

Offline jpfilho

  • Trade Count: (+2)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 128
  • Respect: +13
Re: Qual a diferença entre os Safety razors?
« Reply #4 on: August 29, 2014, 11:48:58 pm »
0
Quando eu comprei este Mundial, a primeira coisa que pensei foi: "se eu fosse dono da Mundial, teria vergonha de vender esse negócio".

Tem um TTO (Twist to Open) da Mundial que de "Safety" não tem nada, tem que ser muito corajoso pra colocar aquilo na cara. (Sim, eu usei e joguei fora, um lixo total.)

Só por curiosidade, já comprei (e já usei), os dois modelos da Mundial, um Super Barba, e o da Enox. Sinceramente, não recomendo nenhum.

Se quiser um para "quebrar um galho" e já ir tendo um "gostinho" do barbear clássico, recomendo este aqui: http://www.reidacutelaria.com.br/produto/1289/aparelho-metal-para-barba-com-estojo-plastico-super-barba

Apesar da descrição do site dizer que é Super Barba, não é. Eu recebi exatamente o que está na foto, ou seja é um Giits, este aqui:


Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Qual a diferença entre os Safety razors?
« Reply #5 on: August 30, 2014, 12:17:57 am »
0
Esse Giits tem um aspecto bem razoável.
Parece ser uma versão do Weishi 828, também vendido sob a marca Timor. Já se falou desse aparelho aqui: http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=3737.0
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Qual a diferença entre os Safety razors?
« Reply #6 on: August 30, 2014, 12:25:04 am »
0
Tenho quase certeza que a GIITS é uma SR chinesa que se vende na Bestshave sobre outro nome, assim como em outros lugares.

Se for isso mesmo, eu tive uma, comprada na bestshave. Gozado é que comprei com uma marca, e recebi outra, acho que Ming Shi. Era uma imitação da Gillette Flare tip, com a ponta, que fazia de mecanismo TTO, em formato diferente. O material não era tão vabagundo, usei-a umas poucas vezes com resultados mais ou menos razoáveis. É a mesma que hoje o Rick do "Pawn stars" vende na TV americana como Micro touch One.

Esse Giits tem um aspecto bem razoável.
Parece ser uma versão do Weishi 828, também vendido sob a marca Timor. Já se falou desse aparelho aqui: http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=3737.0

A própria.

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: Qual a diferença entre os Safety razors?
« Reply #7 on: August 30, 2014, 12:44:35 am »
0
Uma parte do preço passa pelo material usado, sem dúvida, mas preço não tem nada a ver com custo.

O preço vai ser estipulado pelo fabricante em função da demanda e do que o povo está disposto a pagar. É o caso da Ikon, Pils, Feather, etc.

Claro que se o custo para produção ficar acima do preço, o produto é descontinuado. Não conheço fábrica no mundo que venda com prejuízo, salvo por razões estratégicas.
But the tigers come at night

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Qual a diferença entre os Safety razors?
« Reply #8 on: August 30, 2014, 01:09:17 am »
0
Preço tem a ver com custo sim. Pelo menos na maioria dos casos...


Se tem empresa que cobra 300 euros numa máquina porque sabe que vai ter quem pague, é outra questão; posicionamento de mercado...

Ps; 300 é exagero :P

« Last Edit: August 30, 2014, 01:15:57 am by Gago »

Offline Marcos

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 57
  • Respect: 0
Re: Qual a diferença entre os Safety razors?
« Reply #9 on: August 30, 2014, 03:21:42 am »
0
Quando eu comprei este Mundial, a primeira coisa que pensei foi: "se eu fosse dono da Mundial, teria vergonha de vender esse negócio".

Tem um TTO (Twist to Open) da Mundial que de "Safety" não tem nada, tem que ser muito corajoso pra colocar aquilo na cara. (Sim, eu usei e joguei fora, um lixo total.)

Só por curiosidade, já comprei (e já usei), os dois modelos da Mundial, um Super Barba, e o da Enox. Sinceramente, não recomendo nenhum.

Se quiser um para "quebrar um galho" e já ir tendo um "gostinho" do barbear clássico, recomendo este aqui: http://www.reidacutelaria.com.br/produto/1289/aparelho-metal-para-barba-com-estojo-plastico-super-barba

Apesar da descrição do site dizer que é Super Barba, não é. Eu recebi exatamente o que está na foto, ou seja é um Giits, este aqui:

(Image removed from quote.)

Gostei desse, vou comprar para ver como eu me saio no modo antigo de se barbear =D.

Agora outra pergunta: Digamos que eu use a mesma lamina neste aparelho que você postou o link e faça a barba. Depois eu pego a mesma lamina ( não a mesma realmente, mas a mesma marca e o modelo) e coloque em um aparelho, digamos "top", o resultado final do minha barba vai ter diferença? Se tiver o que influência nisso?
Marcos.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Qual a diferença entre os Safety razors?
« Reply #10 on: August 30, 2014, 03:33:29 am »
0
Lâmina não faz milagre. As diferenças entre uma e outra são MUITO mais sutis do que entre aparelhos SR.

Offline jpfilho

  • Trade Count: (+2)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 128
  • Respect: +13
Re: Qual a diferença entre os Safety razors?
« Reply #11 on: August 30, 2014, 03:50:51 am »
0
Lâmina não faz milagre. As diferenças entre uma e outra são MUITO mais sutis do que entre aparelhos SR.

É isto!

O que eu sinto entre uma lâmina e outra é mais uma questão de conforto, algumas são mais afiada, outras duram mais, etc. Também há relação entre lâmina e aparelho, por exemplo a lâmina Lord Platinum é bem barata e fácil de acha, no Edwin Jagger DE89 funciona muito bem pra mim, mas no Fatip é terrível, um outro exemplo a lâmina Feather considerada uma das melhores, não sinto muita diferença entre ela e a Lord no Edwin Jagger, com exceção da durabilidade, a Lord faz 3 barbas enquanto a Feather consigo chegar até a 5 usos.

Offline Cardoso

  • Trade Count: (+11)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1246
  • Brasil
  • Respect: +15
    • Email
Re: Qual a diferença entre os Safety razors?
« Reply #12 on: August 30, 2014, 04:06:20 am »
0
O anúncio não é meu, mas está barato e e melhor que a gilts.

http://saojoaodemeriti.olx.com.br/barbeador-antigo-da-gillette-iid-682552476
Aprendiz de enabler.

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: Qual a diferença entre os Safety razors?
« Reply #13 on: August 30, 2014, 01:46:16 pm »
+1
...
Agora outra pergunta: Digamos que eu use a mesma lamina neste aparelho que você postou o link e faça a barba. Depois eu pego a mesma lamina ( não a mesma realmente, mas a mesma marca e o modelo) e coloque em um aparelho, digamos "top", o resultado final do minha barba vai ter diferença? Se tiver o que influência nisso?

Sem dúvida o resultado será diferente.

Uma mesma lâmina em máquinas diferentes dá resultados diferentes.

Os resultados poderão ser muito diferentes ou nada diferentes, pois há máquinas parecidas entre si e máquinas completamente diferentes.

Por exemplo, entre uma Merkur closed comb e uma EJ, não haverá muita diferença. Entre uma Gillette Slim e uma Fatip, haverá muita diferença.

Complementando: nem sempre um aparelho mais caro irá barbear melhor. Tive a experiência com uma safety razor popular, a El Gordo Negro, que barbeava melhor que a EJ e Merkur.
« Last Edit: August 30, 2014, 01:48:12 pm by MotaJV »
But the tigers come at night

Offline Marcos

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 57
  • Respect: 0
Re: Qual a diferença entre os Safety razors?
« Reply #14 on: September 07, 2014, 11:39:59 pm »
0
Quando eu comprei este Mundial, a primeira coisa que pensei foi: "se eu fosse dono da Mundial, teria vergonha de vender esse negócio".

Tem um TTO (Twist to Open) da Mundial que de "Safety" não tem nada, tem que ser muito corajoso pra colocar aquilo na cara. (Sim, eu usei e joguei fora, um lixo total.)

Só por curiosidade, já comprei (e já usei), os dois modelos da Mundial, um Super Barba, e o da Enox. Sinceramente, não recomendo nenhum.

Se quiser um para "quebrar um galho" e já ir tendo um "gostinho" do barbear clássico, recomendo este aqui: http://www.reidacutelaria.com.br/produto/1289/aparelho-metal-para-barba-com-estojo-plastico-super-barba

Apesar da descrição do site dizer que é Super Barba, não é. Eu recebi exatamente o que está na foto, ou seja é um Giits, este aqui:

(Image removed from quote.)

Ele é fechado ou é aberto, você sabe?
Marcos.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal