Author Topic: Pincéis de Cavalo  (Read 2885 times)

Offline LRocha

  • Trade Count: (0)
  • Dia de Derby
  • *****
  • Posts: 97
  • Respect: +1
Pincéis de Cavalo
« on: September 13, 2014, 08:20:02 pm »
0
Qual a vossa opinião de um pincel de texugo vs cavalo.
Já percebi que do cavalo há pincéis com pelos da cauda e das crinas, correcto?

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re: Pincéis de Cavalo
« Reply #1 on: September 13, 2014, 10:49:00 pm »
0
Para mim, que tenho a pele muito sensível, os pelos espetam demais.
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Pincéis de Cavalo
« Reply #2 on: September 13, 2014, 11:09:59 pm »
0
Para mim, que tenho a pele muito sensível, os pelos espetam demais.

Para além disso têm tendência para emaranhar e criar nós. Eu só experimentei um pincel de cavalo até hoje, da Vie-Long, mas foi o suficiente para saber que não volto a comprar outro.
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Pincéis de Cavalo
« Reply #3 on: September 13, 2014, 11:30:12 pm »
0

Já percebi que do cavalo há pincéis com pelos da cauda e das crinas, correcto?

E uma mistura de ambos também! As vezes é 50/50, outras, mais da cauda (que é mais rijo) do que da crina ( mais suave).

A minha experiência com pinceis de cavalo é limitada. Recebi um Vie-Long 13064 do confrade Alex (dr_mancha) pois era apaixonado pelo cabo. Não o usei meia duzia de vezes, e troquei o nó de cavalo por um de texugo silvertip.

Das vezes que usei, achei o pelo até macio, mas molenga (floppy), e com certa tendência de embolar se usando movimentos circulares. O nó ainda está comigo (sinal de que não era de todo mau), estava esperando um cabo para se assentar. Mas a verdade é que não acho que torno a comprar um pincel de cavalo, existindo tantos boas opções de texugo, cerda e sintéticos. Um bom pincel de cerda suína, uma vez amaciado, é mais suave que a equina.

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Pincéis de Cavalo
« Reply #4 on: September 14, 2014, 03:06:37 pm »
0
Meu pincel de uso mais comum, é um pincel de crina de cavalo. Fui eu mesmo quem fez. Espeta mais? Espeta! É insuportável? NÃO!!!! Amacia bem com o tempo.

Há bem pouco tempo, comprei um Semogue 1305 de cerda de javali. É MUITO mais macio que o pincel de crina, mas é DIFERENTE... Nem melhor, nem pior.

Tudo, mais uma vez, vai da questão de COSTUME...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Pincéis de Cavalo
« Reply #5 on: September 14, 2014, 04:00:09 pm »
0
Mais um detalhe... Para quem tenha reais preocupações com questões ambientais e seja contrário a maus tratos a animais e/ou consumo animal, o pincel de crina de cavalo é a única alternativa de pincel de pelo natural.

Os texugos, são uma espécie de praga na China. São capturados, o pelo é tosquiado e o animal ABATIDO. Dizem que os chineses preparam alguns pratos típicos com a carne deles, afinal, na China tudo que se movimenta por conta própria acaba virando rango...

Não tenho informação a respeito do destino dos javalis, mas creio que sejam igualmente abatidos, pois sua carne é muito apreciada. Para os islâmicos, um pincel de cerda de javali seria inaceitável, pois eles não consomem produtos de origem suína. Não sei se o mesmo vale para os judeus...

Quanto à crina de cavalo, é um produto perfeitamente aceitável até para um vegano radical, pois a tosquia da crina, não só não é prejudicial ao cavalo, como é MUITO benéfica.
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Pincéis de Cavalo
« Reply #6 on: September 14, 2014, 04:06:47 pm »
0
E uma mistura de ambos também! As vezes é 50/50, outras, mais da cauda (que é mais rijo) do que da crina ( mais suave)........................

Aí depende um pouco da posição... O pelo da cauda do cavalo, é MUITO DURO próximo à raiz. Na extremidade, chega a ser bem mais macio que a crina do pescoço. E isso, também depende do tamanho que se deixa o pelo da cauda chegar. Na fazenda, costumamos tosquiar a crina do pescoço, quando atinge cerca de dois palmos. Já a cauda, a medida é um palmo do chão. Quando chega lá, é feita uma tosquia para que o pelo da cauda fique a dois palmos do chão, ou seja, corta-se cerca de um palmo. Esse palmo de pelo de cauda, pode ser considerado tão macio quanto a crina do pescoço...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Pincéis de Cavalo
« Reply #7 on: September 14, 2014, 06:23:58 pm »
0
Para além disso têm tendência para emaranhar e criar nós. Eu só experimentei um pincel de cavalo até hoje, da Vie-Long, mas foi o suficiente para saber que não volto a comprar outro.

Lamento ler isso, como bowl latherer, pensava que te ias dar bem com o pincel de cavalo  :-[

Qual a vossa opinião de um pincel de texugo vs cavalo.
Já percebi que do cavalo há pincéis com pelos da cauda e das crinas, correcto?

Aconselho pincéis de texugo para iniciantes, de cavalo não. Os pincéis de texugo são os mais fáceis, os de cavalo implicam certa técnica para serem usados.

Os pincéis de cavalo da Vie-Long que têm 35% ou 50% de crina são mais suaves do que maior parte dos pincéis de texugo (só não digo todos porque pode haver um mais suave que não tenha experimentado). Têm um grande defeito, os pelos grossos que dão firmeza espetam na cara se pressionados com a ponta contra a cara.

Também há texugos que picam que se fartam, mas como espumam com mais facilidade e rapidez, os seus efeitos nocivos não são tão latentes na cara.

Na Vie-Long, quanta mais crina tiver o pincel, mais suave e floppy é o mesmo. A marca também oferece mistura de pelo de cavalo com texugo, cerda ou pelo sintético, mas sobre esses não me posso pronunciar.

O pelo de texugo, varia consoante a espécie e a zona do animal de onde vem. Geralmente o pelo com as pontas mais escuras (negro-castanho-cinzento) é mais áspero. O mais suave chega a ter as pontas prateadas.

Muito mais se podia dizer sobre os pincéis, mas acho que já dá para ter uma ideia.

Offline LRocha

  • Trade Count: (0)
  • Dia de Derby
  • *****
  • Posts: 97
  • Respect: +1
Re: Pincéis de Cavalo
« Reply #8 on: September 14, 2014, 06:29:59 pm »
0
obrigado pelos esclarecimentos e dicas

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Pincéis de Cavalo
« Reply #9 on: November 04, 2014, 01:54:53 pm »
0
Recentemente ganhei do confrade Gago um pincel Vie Long de crina... Eu estava acostumado com o pincel que eu havia feito com crina colhida em minha fazenda. O Vie Long foi surpreendente... Ainda contatei o Gago para ter certeza de que o pincel realmente era de crina, tão macio que é.

Estou hoje com três pincéis... Meu "homemade" de crina, o Vie Long de crina e um Semogue 1305 de cerda. Com sabões sólidos, continuo usando o "homemade". Com cremes, agora estou revezando os outros dois...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Pincéis de Cavalo
« Reply #10 on: November 04, 2014, 03:02:34 pm »
0
Recentemente ganhei do confrade Gago um pincel Vie Long de crina... Eu estava acostumado com o pincel que eu havia feito com crina colhida em minha fazenda. O Vie Long foi surpreendente... Ainda contatei o Gago para ter certeza de que o pincel realmente era de crina, tão macio que é.

Estou hoje com três pincéis... Meu "homemade" de crina, o Vie Long de crina e um Semogue 1305 de cerda. Com sabões sólidos, continuo usando o "homemade". Com cremes, agora estou revezando os outros dois...

Fico contente que tenha gostado Edu. O Johnny me deu este pincel (na altura o nó estava separado do cabo, pois a intenção era me dar O cabo), mas alguns nós chegaram, cabos também, e acabou que ele não me teve utilidade. Daí que saber que estás gostando e dando-lhe uso me deixa satisfeito, e tenho certeza que de tabela, ao Johnny também  :)

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal