Author Topic: Semogue 2000 ou 2010  (Read 8187 times)

Offline Gulliver

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 206
  • Respect: +30
Semogue 2000 ou 2010
« on: October 12, 2014, 11:07:50 pm »
0
Boa noite a todos,
Como fiz saber num destes dias, noutro tópico, tenho um pincel de cavalo, vie-long 12705, que nunca me agradou e por essa razão pretendo substituí-lo. A dúvida é se opto pelas tradicionais cerdas, ou abro o leque ao texugo. Referi os modelos 2000 e 2010, porque estão dentro do limite que estava a pensar gastar. A única referência que tenho é o meu único pincel a uso, o semogue 1993. Qual o modelo que aconselham? Ou que outro sugerem?

Abraço,
Manuel

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Semogue 2000 ou 2010
« Reply #1 on: October 12, 2014, 11:15:07 pm »
0
E porque não o ex libris da cerda, o SOC Cerda? É para mim do melhor que pode haver em cerda e, perfiro um TOP cerda do que uma gama baixa de texugo.... por experiencia própria!!!
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Semogue 2000 ou 2010
« Reply #2 on: October 12, 2014, 11:16:44 pm »
0
Permite-me responder-te com perguntas  :D

Por que não gostas do Vie Long?

Preferes a densidade do Vie-Long ou do Semogue? E a altura de pelo?

Fazes espuma na cara ou na tigela? Usas sticks com frequência?

Offline Gulliver

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 206
  • Respect: +30
Re: Semogue 2000 ou 2010
« Reply #3 on: October 12, 2014, 11:26:50 pm »
0
Permite-me responder-te com perguntas  :D

Por que não gostas do Vie Long?

Preferes a densidade do Vie-Long ou do Semogue? E a altura de pelo?

Fazes espuma na cara ou na tigela? Usas sticks com frequência?

Não gosto do vie-long porque se o usar com movimentos circulares, tanto na cara como na tigela, fica cheio de nós, por dentro, e se usar com movimentos de "pintor" a espuma desaparece toda entre 2 passagens, entre cada passagem tinha que estar a fazer nova espuma.
Se uso sticks com frequência, por acaso não, mas foi o que ontem usei, e como disse, antes de cada passagem tive que passar o stick na cara, e fazer novamente espuma.
A altura do vie-long agrada mais, mas prefiro a sensação das cerdas na pele.

Quanto ao SOC, ultrapassa o orçamento, e o que eu me sinto à vontade em gastar num pincel...

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Semogue 2000 ou 2010
« Reply #4 on: October 12, 2014, 11:34:10 pm »
0
Quanto ao SOC, ultrapassa o orçamento, e o que eu me sinto à vontade em gastar num pincel...

É o SOC Cerda que estou a falar... é mais barato do que o 2010 que falaste...
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Semogue 2000 ou 2010
« Reply #5 on: October 12, 2014, 11:35:07 pm »
0
O que recomendaria seria algo como o Semogue 1800 ou até um 1438/1520.
Mas ainda não percebi bem se preferes fazer a espuma na cara ou na tigela. Ou se usas mais sabões duros ou cremes...
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Semogue 2000 ou 2010
« Reply #6 on: October 12, 2014, 11:44:49 pm »
0
Não gosto do vie-long porque se o usar com movimentos circulares, tanto na cara como na tigela, fica cheio de nós, por dentro, e se usar com movimentos de "pintor" a espuma desaparece toda entre 2 passagens, entre cada passagem tinha que estar a fazer nova espuma.
Se uso sticks com frequência, por acaso não, mas foi o que ontem usei, e como disse, antes de cada passagem tive que passar o stick na cara, e fazer novamente espuma.
A altura do vie-long agrada mais, mas prefiro a sensação das cerdas na pele.

Quanto ao SOC, ultrapassa o orçamento, e o que eu me sinto à vontade em gastar num pincel...

Se fazes nós com o Vie-Long também vais fazer com o Semogue de Texugo se usares a mesma pressão excessiva.

Recomendo-te cerda (a alternativa seria texugo com pelo Finest), Semogue 1305, 1800, 1250, 830... Presumo que o Semogue 2000 é capaz de ser um pincel grande demais para ti. Uma foto comparativa dos pincéis húmidos:


Offline Gulliver

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 206
  • Respect: +30
Re: Semogue 2000 ou 2010
« Reply #7 on: October 12, 2014, 11:48:14 pm »
0
Só usei o vie-long 3 ou 4 vezes, mas nunca gostei do desempenho. Da última vez fiz espuma na cara com o vie-long e o stick la toja. De resto, só uso o semogue com cremes e faço a espuma na tigela. Vario entre vários navalhetes e algumas SR's, mas quanto à espuma é sempre igual, semogue com creme na tigela.
Em relação ao preço, acho que vi um 2010 por 19€, e tinha ideia que o SOC cerdas era mais caro. Claro que preferia um bom pincel de cerdas a um entrada de gama de texugo.

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Semogue 2000 ou 2010
« Reply #8 on: October 13, 2014, 12:09:20 am »
0
Vai por mim. O SOC é excelente. :D
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Semogue 2000 ou 2010
« Reply #9 on: October 13, 2014, 12:10:01 am »
+1
Só usei o vie-long 3 ou 4 vezes, mas nunca gostei do desempenho. Da última vez fiz espuma na cara com o vie-long e o stick la toja. De resto, só uso o semogue com cremes e faço a espuma na tigela. Vario entre vários navalhetes e algumas SR's, mas quanto à espuma é sempre igual, semogue com creme na tigela.
Em relação ao preço, acho que vi um 2010 por 19€, e tinha ideia que o SOC cerdas era mais caro. Claro que preferia um bom pincel de cerdas a um entrada de gama de texugo.

Assim sendo, considera também o Semogue 2000 se gostares de um pincel grande. O 2010 está a bom preço mas não me parece que seja aquilo que queres.

O Soc fica mais caro.

Mas prepara-te que qualquer dos pincéis vai ser mais comilão tipo o Vie-Long.

Quanto ao Vie-Long, usa-o na tigela com mais creme, mais água e menos pressão no pincel (não é a presssão que vai fazer espuma). A água terá de ser suficiente para a espuma crescer logo cheia de bolhas de ar, só depois com algum trabalho é que ela vai adensar e preencher o pincel. Depois é aplicar com movimentos de pintor na cara (que se os fizeres com rapidez ainda vai adensar mais a espuma).

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Semogue 2000 ou 2010
« Reply #10 on: October 13, 2014, 01:02:05 am »
0
Se fazes nós com o Vie-Long também vais fazer com o Semogue de Texugo se usares a mesma pressão excessiva.

A minha experiência com pincéis de cavalo é reduzida, mas com texugos nem por isso, e não é isso que me diz. Tenho há muito tempo um Semogue 2020, ou seja, pêlo Best Badger, que usei com frequência e que é hoje usado pelo meu Pai em rotação diária alternada com um SOC Texugo, e aquilo nunca fez nós. Aliás, o pêlo até tem alguma grossura, mais por exemplo do que os actuais Best da Simpson que, não emaranhando, acabam por cruzar e quebrar alguns pêlos com relativa facilidade (mas transmitem também maior suavidade).
Já o meu Vie-Long 12705B, com meia dúzia de espumas (na tigela) começou imediatamente a emaranhar o pêlo, tornando o pincel inutilizável. Para o voltar a por em condições tive que o pentear com muito cuidado, e mesmo assim acabei por arrancar alguns pêlos.

Manuel, o teu plafond ronda os 20€, é isso? Já percebi que espumas maioritariamente na tigela, mas tens preferência por pincéis mais ou menos firmes, e com maior ou menor sensação na cara?
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Semogue 2000 ou 2010
« Reply #11 on: October 13, 2014, 02:21:38 am »
0
Vai por mim. O SOC é excelente. :D

Mais que isso; estupendo!  ;D

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Semogue 2000 ou 2010
« Reply #12 on: October 13, 2014, 04:25:34 am »
0
A minha experiência com pincéis de cavalo é reduzida, mas com texugos nem por isso, e não é isso que me diz. Tenho há muito tempo um Semogue 2020, ou seja, pêlo Best Badger, que usei com frequência e que é hoje usado pelo meu Pai em rotação diária alternada com um SOC Texugo, e aquilo nunca fez nós. Aliás, o pêlo até tem alguma grossura, mais por exemplo do que os actuais Best da Simpson que, não emaranhando, acabam por cruzar e quebrar alguns pêlos com relativa facilidade (mas transmitem também maior suavidade).
Já o meu Vie-Long 12705B, com meia dúzia de espumas (na tigela) começou imediatamente a emaranhar o pêlo, tornando o pincel inutilizável. Para o voltar a por em condições tive que o pentear com muito cuidado, e mesmo assim acabei por arrancar alguns pêlos.

Aqui a pedra de toque é força excessiva para o pincel em questão. Como o texugo espuma sem grande pressão, também não se exagera. Já o  cavalo quase que impele o utilizador a fazer asneiras, principalmente se o utilizador estiver habituado a usar outro pelo, principalmente cerda. Pode ser que o texugo não faça nós tão dramáticos mas a pressão vai dar cabo do pelo.

Mas eu também não falo com conhecimento de causa, porque eu trato os meus pincéis com delicadeza, nunca chegando a esses extremos, parando sempre que infiro que o caminho leva até eles. Aliás, posso dizer que estranhei a força que exige o pincel TGco para espumar (nunca pressionei tanto um pincel) e temo pela sua durabilidade a médio prazo.

Quanto ao Vie-Long 12705B, sinto-me culpado por teres comprado o pincel, afinal fui eu que o aconselhei e não sei se mais alguém o comprou por minha causa e está descontente. Ainda vamos ter que falar sobre esses pincéis.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Semogue 2000 ou 2010
« Reply #13 on: October 13, 2014, 09:30:07 am »
0
Também tenho um pincel de cavalo e apesar de nunca ter tido problemas de maior com ele, o comportamento do pêlo de cavalo não tem nada a ver com texugo.
Nunca tive um pincel de texugo que fosse propenso a fazer nós como os de cavalo. Já o meu pincel de cavalo requer por vezes um certo cuidado a esse respeito.

Cavalo e texugo têm naturezas totalmente diferentes, inclusive tenho o 2020 a que se refere o david, e zero problemas.

Mesmo entre os pincéis de cavalo, existem muitas vezes diferenças de comportamento assinaláveis; os modelos mais tradicionais tendem a dar menos problemas.
Já os outros que andaram praí a inventar para se adaptarem à "moda" actual dos utilizadores dos fóruns (modelos com lofts mais curtos, maior densidade, pêlos branqueados e semelhantes bizarrias) tendem a ser mais problemáticos no que toca a formar remoinhos...
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Latherão

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2709
  • Respect: +1618
    • Email
Re: Semogue 2000 ou 2010
« Reply #14 on: October 13, 2014, 01:35:09 pm »
0
Tenho um Semogue 740, que tem o mesmo pêlo do 2010, e gosto muito de o usar. É como diz o Emanuel: este pincel é a antítese do que se lê pelos fóruns: altura de pêlo longa e pouca rigidez do mesmo. Mas é muito suave e leve; não se agarra nada à espuma.

Este pêlo tipo puro tem a desvantagem de picar um pouco. Eu, que faço espuma na cara, só sinto isso na última passagem, quando a cara já está mais sensibilizada, e se fizer movimentos circulares. Como normalmente só faço movimentos de pintor nesta passagem (para espalhar a espuma já criada anteriormente) isso não me incomoda. Diz que o pêlo de cavalo tem a mesma característica, mas não posso confirmar.

Resumindo, pode ser incomodativo fazer espuma na cara a quem tiver a pele sensível. Nesse caso recomendo a cerda que, depois de quebrada, será tão suave como muitos texugos, sem a desvantagem de picar. Se tiver uma pele mais dura e curtida será até rejuvenescedor usar um texugo tipo puro da Semogue!

« Last Edit: October 13, 2014, 06:53:33 pm by Latherão »

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal